Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: C# ::: Windows Forms ::: DataGridView

Saiba mais sobre os modos de edição de um DataGridView

Quantidade de visualizações: 12752 vezes
A forma pela qual o conteúdo das células de um DataGridView pode ser editado é controlada pela propriedade EditMode. No .NET 2.0 e Visual C# 2005 esta propriedade pode receber um dos cinco valores disponíveis na enumeração DataGridViewEditMode. Antes de vê-los, vamos entender as condições sob as quais o conteúdo de uma célula do DataGridView pode ser editado.

Por padrão, o conteúdo da célula pode ser editado simplesmente digitando na célula selecionada ou pressionando a tecla F2. A célula automaticamente entra em modo de edição se todas as condições abaixo forem satisfeitas:

1) A fonte de dados do DataGridView suportar edição;
2) O controle DataGridView estiver habilitado;
3) O valor da propriedade EditMode não for EditProgrammatically;
4) As propriedades ReadOnly da célula, linha, coluna e controle estiverem todas com o valor false.

Veja agora os valores possíveis para a propriedade EditMode:

EditOnEnter - A edição se inicia quando a célula recebe o foco. Este modo é útil quando pressionamos a tecla TAB para entrar valores em toda a linha, ou quando pressionamos ENTER para inserir valores em uma coluna.

EditOnF2 - A edição se inicia quando a tecla F2 é pressionada com o foco na célula desejada. Este modo coloca o cursor no final do conteúdo da célula.

EditOnKeystroke - A edição começa quando qualquer tecla alfanumérica é pressionada com o foco na célula desejada.

EditOnKeystrokeOrF2 - A edição começa quando qualquer tecla alfanumérica ou a tecla F2 é pressionada com o foco na célula desejada.

EditProgrammatically - A edição se inicia somente quando o método BeginEdit() da classe DataGridView é chamado.

Veja um trecho de código no qual definimos o valor EditOnEnter para a propriedade EditMode de um DataGridView:

dataGridView1.EditMode = DataGridViewEditMode.EditOnEnter;


O valor padrão para a propriedade EditMode é EditOnKeystrokeOrF2.

Quando uma célula está sendo editada, podemos finalizar sua edição e gravar os dados internamente pressionando ENTER. Se quisermos que o conteúdo da célula seja revertido para o conteúdo original, basta pressional ESC.

Em algumas situações podemos querer saber o valor atual da propriedade EditMode. Isso pode ser feita assim:

string modoEdicao = dataGridView1.EditMode.ToString();
MessageBox.Show("O modo de edição é: " + modoEdicao);


Se quisermos comparar o valor da propriedade EditMode com um dos valores da enumeração DataGridViewEditMode podemos usar um código semelhante a:

if(dataGridView1.EditMode == 
    DataGridViewEditMode.EditOnKeystroke){
  MessageBox.Show("O modo de edição é EditOnKeystroke");


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

Veja mais Dicas e truques de C#

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 26 usuários muito felizes estudando em nosso site.