![]() |
|
||||
![]() Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Você está aqui: C# ::: Windows Forms ::: DataGridView |
||||||||||||
Saiba mais sobre os modos de edição de um DataGridViewQuantidade de visualizações: 12720 vezes |
||||||||||||
A forma pela qual o conteúdo das células de um DataGridView pode ser editado é controlada pela propriedade EditMode. No .NET 2.0 e Visual C# 2005 esta propriedade pode receber um dos cinco valores disponíveis na enumeração DataGridViewEditMode. Antes de vê-los, vamos entender as condições sob as quais o conteúdo de uma célula do DataGridView pode ser editado. Por padrão, o conteúdo da célula pode ser editado simplesmente digitando na célula selecionada ou pressionando a tecla F2. A célula automaticamente entra em modo de edição se todas as condições abaixo forem satisfeitas: 1) A fonte de dados do DataGridView suportar edição; 2) O controle DataGridView estiver habilitado; 3) O valor da propriedade EditMode não for EditProgrammatically; 4) As propriedades ReadOnly da célula, linha, coluna e controle estiverem todas com o valor false. Veja agora os valores possíveis para a propriedade EditMode: EditOnEnter - A edição se inicia quando a célula recebe o foco. Este modo é útil quando pressionamos a tecla TAB para entrar valores em toda a linha, ou quando pressionamos ENTER para inserir valores em uma coluna. EditOnF2 - A edição se inicia quando a tecla F2 é pressionada com o foco na célula desejada. Este modo coloca o cursor no final do conteúdo da célula. EditOnKeystroke - A edição começa quando qualquer tecla alfanumérica é pressionada com o foco na célula desejada. EditOnKeystrokeOrF2 - A edição começa quando qualquer tecla alfanumérica ou a tecla F2 é pressionada com o foco na célula desejada. EditProgrammatically - A edição se inicia somente quando o método BeginEdit() da classe DataGridView é chamado. Veja um trecho de código no qual definimos o valor EditOnEnter para a propriedade EditMode de um DataGridView:
O valor padrão para a propriedade EditMode é EditOnKeystrokeOrF2. Quando uma célula está sendo editada, podemos finalizar sua edição e gravar os dados internamente pressionando ENTER. Se quisermos que o conteúdo da célula seja revertido para o conteúdo original, basta pressional ESC. Em algumas situações podemos querer saber o valor atual da propriedade EditMode. Isso pode ser feita assim:
Se quisermos comparar o valor da propriedade EditMode com um dos valores da enumeração DataGridViewEditMode podemos usar um código semelhante a:
|
||||||||||||
![]() |
||||||||||||
C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Matemática e Estatística |
||||
Exercícios Resolvidos de C# - Como calcular juros simples em C# - Um programa C# que lê o valor principal, o tempoQuantidade de visualizações: 607 vezes |
||||
Pergunta/Tarefa: Saber como escrever um programa C# que recebe o valor principal, o tempo e a taxa de juros e retorna os juros simples a serem pagos ou recebidos é uma habilidade que todo programador deve aprender em algum ponto de sua carreira. Sendo assim, escreva um algoritmo em C# que pede para o usuário informar um valor a ser pago ou recebido, o tempo em dias, meses ou anos e a taxa de juros (sem dividi-la por 100) e retorne os juros simples a serem pagos ou recebidos. Note que, se você quiser mostrar o valor total a ser pago ou recebido, basta somar os juros ao valor principal. Antes, porém, veja a fórmula do cálculo de juros simples: \[\text{Juros} = \frac{\text{C} \times \text{i} \times \text{t}}{100}\] Onde: C é o valor a ser pago ou a ser recebido; i é a taxa de juros (sem dividir por 100); t é o tempo em dias, meses, anos, etc. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor principal: 600 Taxa de juros: 12 Informe o tempo: 5 Juros a serem pagos ou recebidos: 360.0 Veja a resolução comentada deste exercício usando C#:
| ||||
C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
||||||||
Como construir uma data e hora em C# usando o objeto DateTime e fornecendo o dia, mês, ano, horas, minutos e segundos da data e hora desejadasQuantidade de visualizações: 12428 vezes |
||||||||
Esta dica mostra como construir uma data e hora em C# usando o seguinte construtor da estrutura DateTime:
Este construtor pede seis valores inteiros representando o ano, mês, dia, horas, minutos e segundos da data e hora que queremos construir e retorna um objeto DateTime representando a data e hora recém-construidas (note que a hora deve ser informada no formato 0-23). Veja um exemplo:
Tome cuidade. Este método pode lançar exceções dos tipos ArgumentOutOfRangeException e ArgumentException se os valores fornecidos estiverem fora das faixas permitidas. | ||||||||
C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics |
||||||||
C# Windows Forms - Como passar um objeto da classe Graphics como argumento para um método e usá-lo para desenhar na superfície do formulárioQuantidade de visualizações: 5886 vezes |
||||||||
Em algumas situações gostaríamos de escrever um método que recebe um objeto da classe Graphics como argumento e usar este objeto para alguma tarefa, por exemplo, desenhar na superfície do formulário. Nesta dica eu mostro como isso é possível. Comece escrevendo o seguinte método:
Note que, na definição do parâmetro do método nós usamos a palavra-chave ref. Isso foi necessário porque queremos que o objeto Graphics seja passado por referência, uma vez que o estamos liberando dentro do corpo do método com uma chamada ao método Dispose(). Veja agora como obter o objeto Graphics relacionado ao formulário atual e passá-lo ao método desenhar():
| ||||||||
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
Veja mais Dicas e truques de C# |
Dicas e truques de outras linguagens |
Java - Como usar null em Java |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |