Você está aqui: C# ::: Windows Forms ::: DataGridView |
Como usar o controle DataGridView do C# Windows FormsQuantidade de visualizações: 18825 vezes |
A classe DataGridView permite a exibição de dados em formato tabular, ou seja, linhas e colunas de informação. Esta classe substitui a classe DataGrid, presente no Windows Forms 1.0, com a adição de novas funcionalidades. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET:System.Object System.MarshalByRefObject System.ComponentModel.Component System.Windows.Forms.Control System.Windows.Forms.DataGridView É possível usar um controle DataGridView para exibir dados com ou sem uma fonte de dados (data source). Sem a fonte de dados, podemos criar linhas e colunas que contém dados e adicioná-las diretamente ao DataGridView. Alternativamente, podemos definir valores para as propriedades DataSource e DataMember. Isso liga o DataGridView a uma fonte de dados e automaticamente já preenche suas linhas e colunas com os dados desejados. O processo de incluir um DataGridView em seus formulários é muito simples. Basta localizar no Toolbox a seção Data. Clique no componente DataGridView e arraste-o para a posição desejada no formulário. Imediatamente você será perguntado se deseja informar a fonte de dados para o controle. Veja um trecho de código no qual adicionamos três colunas e três linhas (com conteúdo) em um DataGridView sem fonte de dados: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button2_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos adicionar três colunas no DataGridView dataGridView1.Columns.Add("cidade", "Cidade"); dataGridView1.Columns.Add("estado", "Estado"); dataGridView1.Columns.Add("populacao", "População"); // vamos adicionar três linhas dataGridView1.Rows.Add("Goiânia", "GO", "3.453,39"); dataGridView1.Rows.Add("Cuiabá", "MT", "1.876,12"); dataGridView1.Rows.Add("Curitiba", "PR", "5.346,98"); } |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos |
Como desenhar gráficos em C# usando GDI+ - Computação gráfica em C# - Passos iniciasQuantidade de visualizações: 16994 vezes |
Qualquer um que queira iniciar os estudos e desenhos de gráficos em C# usando Windows Forms deve obrigatoriamente entender um pouco de GDI e GDI+. GDI é o acrônimo de Graphics Device Interface e GDI+ é o seu sucessor em versões mais recentes do Microsoft Windows. Com a indepedência do GDI+ podemos desenhar em um formulário, na tela ou impressora sem qualquer modificação no código. O próprio GDI+ se encarrega dos detalhes da implementação de cada um destes diferentes dispositivos. O GDI+ é uma interface de programação de aplicações (API) que forma o sub-sistema do sistema operacional Microsoft Windows XP. Esta API é a responsável pela exibição de informações na tela e impressoras. O GDI+ é uma DLL Win32 chamada de gdiplus.dll que é distribuída com o Windows XP e versões mais recentes do Windows. Esta DLL está também disponível para uso em versões do Windows anteriores ao XP. A plataforma .NET encapsula as funcionalidades do GDI+ nos seguintes namespaces: System.Drawing, System.Drawing.Drawing2D, System.Drawing.Imaging, System.Drawing.Text e System.Drawing.Printing. Antes de iniciar seus desenhos em C# e Windows Forms, é importante entender o sistema de coordenadas do GDI+. Este sistema usa a medida de pixels ("picture elements"), que é a menor unidade de resolução no display de um monitor. Assim, o canto superior esquerdo de um controle GUI (um formulário, um painel, botão, etc) tem as coordenadas (0, 0), ou seja, x = 0 e y = 0. Lembre-se de que x é o eixo horizontal e y é o eixo vertical. A classe Graphics, do pacote System.Drawing, é quem fornece boa parte dos métodos que usamos para desenhar em C# e Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- System.Object System.MarshalByRefObject System.Drawing.Graphics Um objeto desta classe pode ser obtido com uma chamada ao método CreateGraphics() a partir de um objeto que herda de System.Windows.Forms.Control ou gerenciando o evento Paint do controle e acessando a propriedade Graphics da classe System.Windows.Forms.PaintEventArgs. Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário a partir do clique de um botão: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na // cor preta e espessura de 1 pixel g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80), new Point(320, 80)); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear ou mover arquivos em C# usando a função Move() da classe FileQuantidade de visualizações: 16351 vezes |
O método Move() da classe File é útil quando precisamos renomear ou mover arquivos. Este método recebe os caminhos e nomes antigo e novo do arquivo a ser renomeado ou movido de diretório. Veja um trecho de código no qual mostramos como renomear um arquivo texto (sem movê-lo para um diretório diferente): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ // não esqueça // using System.IO; // caminho e nome atual do arquivo string antigo = "C:\\estudos_csharp\\arquivo.txt"; // caminho e novo nome do arquivo string novo = "C:\\estudos_csharp\\arquivo2.txt"; // vamos renomear o arquivo File.Move(antigo, novo); Console.WriteLine("Arquivo renomeado com sucesso."); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } |
C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercício Resolvido de C# - Peça para o usuário informar o valor do primeiro elemento e gere os valores dos demais elementos com o dobro doQuantidade de visualizações: 304 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C# que cria um vetor de 5 posições de inteiros. Peça para o usuário informar o valor do primeiro elemento e gere os valores dos demais elementos com o dobro do elemento anterior. Assim, se o usuário informar o valor 3 para o primeiro elemento, o valor do segundo elemento será 6, o valor do terceiro elemento será 12, e assim por diante. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor do primeiro elemento: 5 Os elementos do vetor são: 5 10 20 40 80 Veja a resolução comentada deste exercício em C#: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos { class Principal { // função principal do programa C# static void Main(string[] args) { // vamos declarar e construir um vetor de inteiros // de 5 elementos int[] valores = new int[5]; // agora vamos pedir para o usuário informar o // valor do primeiro elemento Console.Write("Informe o valor do primeiro elemento: "); valores[0] = Int32.Parse(Console.ReadLine()); // agora vamos gerar os valores dos próximos elementos for (int i = 1; i < valores.Length; i++) { // recebe o elemento anterior multiplicado por 2 valores[i] = valores[i - 1] * 2; } // e agora mostramos o vetor gerado Console.WriteLine("\nOs elementos do vetor são:\n"); for (int i = 0; i < valores.Length; i++) { Console.Write(valores[i] + " "); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } |
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
Veja mais Dicas e truques de C# |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |