Você está aqui: C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como testar se um arquivo existe usando C#

Quantidade de visualizações: 23735 vezes


Esta dica mostra como verificar se um determinado arquivo existe. Isso é feito com o auxílio do método Exists() da classe File. Este método recebe uma string contendo o caminho e nome do arquivo a ser verificado e retorna um valor boolean dependendo do resultado. Veja o código:
static void Main(string[] args){
  // não esqueça
  // using System.IO;
  
  // caminho e nome do arquivo
  string arquivo = "C:\\estudos_csharp\\arquivo.txt";
  
  // vamos verificar se este arquivo existe
  if(File.Exists(arquivo))
    Console.WriteLine("O arquivo existe");
  else
    Console.WriteLine("O arquivo não existe");

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

C# ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados

C# para iniciantes - Como usar o tipo de dados char da linguagem C#

Quantidade de visualizações: 15604 vezes
O tipo de dados char é usado quando queremos declarar, definir e usar caracteres em nossos programas. Em C#, uma variável do tipo char armazena um caractere Unicode, que são caracteres de 16 bits usados para representar a maioria das linguagens escritas mais conhecidas no mundo.

O tipo char é um apelido C# para o tipo System.Char da plataforma .NET e sua faixa de valores varia de U+0000 à U+ffff (de 0 à 65535).

Variáveis do tipo char podem ser declaradas e receber valores literais de três formas. Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

// define uma letra
char letra = 'A';

// define um valor hexadecimal equivalente à letra "A"
char letra2 = '\x0041';

// define um valor Unicode equivalente à letra "A"
char letra3 = '\u0041';

Há ainda a possibilidade de efetuar um cast de um valor inteiro para o tipo char. Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

// converte o valor 65 para um char
char letra = (char)65;

// exibe o resultado
Console.WriteLine("A letra é: " + letra);

Quando se trata de conversões implícitas, o tipo char pode ser convertido implicitamente para os tipos ushort, int, uint, long, ulong, float, double e decimal. Contudo, o caminho contrário não é possível, ou seja, nenhum outro tipo de dados pode ser convertido para o tipo char sem a necessidade de um cast (conversão explícita).

Para finalizar, veja um trecho de código que exibe o alfabeto completo em letras maiúsculas:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

static void Main(string[] args){
  for(int i = 65; i <= 90; i++){
    char letra = (char)i;
    Console.Write(letra + " ");
  }
  
  // pausa o programa
  Console.ReadKey();
}



C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como comparar strings em C# usando o método Equals() da classe String

Quantidade de visualizações: 21719 vezes
Em várias situações nós precisamos efetuar a comparação de strings (palavras, frase e textos) na linguagem C#. Para isso podemos usar o método Equals() da classe String. Este método retorna true se as duas strings forem idênticas e false em caso contrário.

Veja o código completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

using System;

namespace Estudos{
  class Program{
    static void Main(string[] args) {
      string frase1 = "gosto de java e c#";
      string frase2 = "Gosto de Java e C#";

      if (frase1.Equals(frase2))
        Console.WriteLine("As duas strings são iguais");
      else
        Console.WriteLine("As duas strings são diferentes");

      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

As duas strings são diferentes.


C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics

Desenhando retângulos usando o método DrawRectangle() da classe Graphics do C#

Quantidade de visualizações: 7101 vezes
Retângulos podem ser desenhados em C# e Windows Forms usando o método DrawRectangle() da classe Graphics. Este método pede a caneta de desenho (um objeto da classe Pen), as coordenadas do canto superior esquerdo e a largura e altura do retângulo. Veja a assinatura do método DrawRectangle() mais comumente usada:

Graphics.DrawRectangle(Pen, Single, Single, Single, Single)


Veja um trecho de código no qual desenhamos um retângulo com 250 pixels de largura por 150 pixels de altura:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar um retângulo de 250 pixels de largura por 150
  // pixels de altura
  g.DrawRectangle(new Pen(Color.Red, 1), 50, 50, 250, 150);

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}

As coordenadas do canto superior esquerdo e a largura e altura do retângulo podem ser especificadas como um objeto da estrutura Rectangle. Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar um retângulo de 250 pixels de largura por 150
  // pixels de altura
  g.DrawRectangle(new Pen(Color.Red, 1), 
    new Rectangle(100, 100, 250, 150));

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}



Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual o resultado da execução do seguinte código Python?

for i in range(0, 10, 3):
  print(i, end="  ")

A) 0 3 6 9

B) 0 1 2 3

C) 3 6 9 12

D) 10 20 30 40

E) 0 0 0 0
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira

O aço no edifício

A estrutura de estabilização da moldura estrutural da edificação da figura a seguir, que é formada por paredes rígidas, feitas de aço, concreto ou alvenaria de concreto armado, pode ser chamada de:



A) Estrutura contraventada.

B) Moldura amarrada excentricamente.

C) Moldura resistente a momentos.

D) Paredes de cisalhamento.

E) Nenhuma das alternativas anteriores.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Analise o seguinte código JavaScript

var a = (new Array(10)).toString();

Qual o valor da variável a após a execução desta linha de código?

A) a string "10".

B) um array de 10 strings vazias.

C) a string ",,,,,,,,,".

D) A instrução provoca um erro de execução.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil

Locação da obra

Locar ou marcar a obra é uma das etapas de maior importância da construção. Sobre essa etapa, assinale a alternativa que apresenta a afirmação verdadeira.

A) A demarcação dos pontos que definem o edifício no terreno é feita a partir de um referencial previamente definido, considerando-se três coordenadas, sendo duas planimétricas e uma altimétrica.

B) Para a locação da obra, são necessários somente os projetos de estrutura e de arquitetura.

C) A locação da obra deve ser realizada somente após a movimentação de terra e a execução das fundações.

D) As tábuas que compõem os quadros de madeira (gabaritos) só precisam ser niveladas nos casos em que o terreno possui desnível superior a um metro.

E) O gabarito somente poderá ser desmontado após a execução da totalidade da estrutura de concreto.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D

Conjuntos de Description Key no AutoCAD Civil 3D

Quando estamos usando conjuntos de Description Key, qual parâmetro nos permite controlar automaticamente os parâmetros de alguns pontos?

A) Location description (Descrição de localização)

B) Marker style (Estilo de marcador)

C) Raw description (Descrição crua)

D) Full description (Descrição completa)
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

Veja mais Dicas e truques de C#

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 20 usuários muito felizes estudando em nosso site.