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Como testar se uma variável string contém o valor null (ainda não recebeu nenhum valor)Quantidade de visualizações: 44 vezes |
class Program{ string nome; static void Main(string[] args){ Program prog = new Program(); if(prog.nome == null) Console.WriteLine("O valor da variável nome é null"); else Console.WriteLine("A variável nome já possui um valor"); Console.ReadKey(); } } |
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C# ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
C# para iniciantes - Programação orientada a objetos em C#: Classes, objetos, métodos e variáveis de instânciaQuantidade de visualizações: 30523 vezes |
A melhor forma de entender a programação orientada a objetos é começar com uma analogia simples. Suponha que você queira dirigir um carro e fazê-lo ir mais rápido pressionado o acelerador. O que deve acontecer antes que você seja capaz de fazer isso? Bem, antes que você possa dirigir um carro, alguém tem que projetá-lo. Um carro geralmente começa com desenhos feitos pelos engenheiros responsáveis por tal tarefa, tal qual a planta de uma casa. Tais desenhos incluem o projeto de um acelerador que possibilita ao carro ir mais rápido. O pedal do acelerador "oculta" os mecanismos complexos responsáveis por fazer o carro ir mais rápido, da mesma forma que o pedal de freio "oculta" os mecanismos que fazem o carro ir mais devagar e o volante "oculta" os mecanismos que fazem com que o carro possa virar para a direita ou esquerda. Isso permite que pessoas com pequeno ou nenhum conhecimento de motores possam facilmente dirigir um carro. Infelizmente, não é possível dirigir o projeto de um carro. Antes que possamos dirigí-lo, o carro deve ser construído a partir do projeto que o descreve. Um carro já finalizado tem um pedal de aceleração de verdade, que faz com que o carro vá mais rápido. Ainda assim, é preciso que o motorista pressione o pedal. O carro não acelerará por conta própria. Agora vamos usar nosso exemplo do carro para introduzir alguns conceitos de programação importantes à programação orientada a objetos. A execução de uma determinada tarefa em um programa exige um método. O método descreve os mecanismos que, na verdade, executam a tarefa. O método oculta tais mecanismos do usuário, da mesma forma que o pedal de aceleração de um carro oculta do motorista os mecanismos complexos que fazem com que um carro vá mais rápido. Em C#, começamos criando uma unidade de programa chamada classe para abrigar um método, da mesma forma que o projeto de um carro abriga o design do pedal de acelerador. Em uma classe fornecemos um ou mais métodos que são projetados para executar as tarefas da classe. Por exemplo, a classe que representa uma conta bancária poderia conter muitos métodos, incluindo um método para depositar dinheiro na conta, outro para retirar dinheiro, um terceiro para verificar o saldo, e assim por diante. Da mesma forma que não podemos dirigir o projeto de um carro, nós não podemos "dirigir" uma classe. Da mesma forma que alguém teve que construir um carro a partir de seu projeto antes que pudessémos dirigí-lo, devemos construir um objeto de uma classe antes de conseguirmos executar as tarefas descritas nela. Quando dirigimos um carro, o pressionamento do acelerador envia uma mensagem ao carro informando-o da tarefa a ser executada (neste caso informando-o de que queremos ir mais rápido). Da mesma forma, enviamos mensagens aos objetos de uma classe. Cada mensagem é uma chamada de método e informa ao objeto qual ou quais tarefas devem ser executadas. Até aqui nós usamos a analogia do carro para introduzir classes, objetos e métodos. Já é hora de saber que um carro possui atributos (propriedades) tais como cor, o número de portas, a quantidade de gasolina em seu tanque, a velocidade atual, etc. Tais atributos são representados como parte do projeto do carro. Quando o estamos dirigindo, estes atributos estão sempre associados ao carro que estamos usando, e cada carro construído a partir do projeto sofrerá variações nos valores destes atributos em um determinado momento. Da mesma forma, um objeto tem atributos associados a ele quando o usamos em um programa. Estes atributos são definidos na classe a partir da qual o objeto é instanciado (criado) e são chamados de variáveis de instância da classe. Veremos agora como definir uma classe em C# e usar um objeto desta classe em um programa. Se estiver usando o Visual C# 2005 ou 2008, a forma mais comum de adicionar uma classe ao seu projeto é clicando com o botão direito no namespace do projeto (o primeiro filho do solution explorer) e escolhendo a opção Add -> Class. Em seguida dê o nome "Cliente.cs" para a classe e clique o botão Add. Imediatamente o código inicial para a classe será exibido, contendo o namespace e alguns using padrões. Agora faça sua classe Cliente parecida com o código abaixo (não altere nada em relação ao namespace): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- class Cliente{ private String nome; // Um método que permite definir um valor // para a variável privada nome public void setNome(String nome){ this.nome = nome; } // Um método que permite obter o valor // da variável privada nome public String getNome(){ return this.nome; } } Agora vamos aprender a usar esta classe a partir da classe principal do programa (aquela que contém o método Main). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ // Cria uma instância da classe Cliente Cliente c = new Cliente(); // Define um nome para o cliente c.setNome("Osmar J. Silva"); // Obtém o nome do cliente string nome = c.getNome(); Console.WriteLine(nome); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } |
C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C# Básico |
Exercício Resolvido de C# - Como ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor em C#Quantidade de visualizações: 947 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C# para ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor. O usuário poderá informar um valor positivo ou negativo. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro: 16 O número informado foi: 16 O antecessor é 15 O sucessor é: 17 Veja a resolução comentada deste exercício usando C#: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos { class Principal { static void Main(string[] args) { // vamos pedir ao usuário que informe um número inteiro Console.Write("Informe um número inteiro: "); int numero = Int32.Parse(Console.ReadLine()); // vamos calcular o sucessor do número informado int sucessor = numero + 1; // vamos calcular o antecessor do número informado int antecessor = numero - 1; // e agora mostramos os resultados Console.WriteLine("O número informado foi: {0}", numero); Console.WriteLine("O antecessor é {0}", antecessor); Console.WriteLine("O sucessor é: {0}", sucessor); Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como obter a quantidade de dias em um determinado mês usando o método GetDaysInMonth() da classe GregorianCalendar do C#Quantidade de visualizações: 12010 vezes |
Em algumas situações precisamos saber quantos dias há em um determinado mês. Para isso podemos usar o método GetDaysInMonth() da classe Calendar (ou alguma de suas subclasses). Este método recebe dois valores inteiros: o ano e o mês desejado. Na classe GregorianCalendar (que extende Calendar) o método GetDaysInMonth() retorna 28 para os anos comuns e 29 para os anos bissextos. Veja um trecho de código no qual usamos o método GetDaysInMonth() para obter a quantidade de dias para o mês de Março de 2009: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ // using System.Globalization; // obtém uma instância da classe GregorianCalendar Calendar c = new GregorianCalendar(); // obtém a quantidade de dias para março de 2009 int dias = c.GetDaysInMonth(2009, 3); // exibe o resultado Console.WriteLine("Este mês possui {0} dias", dias); // pausa o programa Console.ReadKey(); } Note, contudo, que o mesmo resultado pode ser obtido por meio do calendário padrão independente de cultura, desde que as regiões as quais o programa se destina tenham compatibilidade de calendários: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Calendar c = CultureInfo.InvariantCulture.Calendar; O método GetDaysInMonth() pode atirar uma exceção do tipo ArgumentOutOfRangeException se os valores do ano ou mês estiverem fora das faixas permitidas pelo calendário. Veja: System.ArgumentOutOfRangeException was unhandled Message="Month must be between one and twelve. Parameter name: month" Source="mscorlib" ParamName="month" |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
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