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Como usar a instrução break para interromper a execução de um laço em C#Quantidade de visualizações: 13360 vezes |
A instrução break é usada quando queremos interromper a execução de uma laço while, do..while, for ou foreach. A execução é abandonada exatamente no ponto no qual a instrução break for encontrada. Veja um exemplo: static void Main(string[] args){ // um laço for que deveria contar de 0 até 10 for(int i = 0; i <= 10; i++){ // vamos parar o laço se o valor da variável // de controle for igual a 6 if(i == 6) break; Console.WriteLine("{0}", i); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } static void Main(string[] args){ // variável de controle int valor = 1; while(valor <= 10){ // interrompe o laço se o valor da variável de // controle for igual a 6 if(valor == 6) break; Console.WriteLine("{0}", valor); valor++; } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } static void Main(string[] args){ for(int i = 1; i <= 3; i++){ for(int x = 1; x <= 5; x++){ // sai do laço interno se o valor de x for // igual a 3 if(x == 3) break; Console.WriteLine("i = {0}; x = {1}", i, x); } } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } |
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C# ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
C# para iniciantes - Programação orientada a objetos em C#: Classes, objetos, métodos e variáveis de instânciaQuantidade de visualizações: 30561 vezes |
A melhor forma de entender a programação orientada a objetos é começar com uma analogia simples. Suponha que você queira dirigir um carro e fazê-lo ir mais rápido pressionado o acelerador. O que deve acontecer antes que você seja capaz de fazer isso? Bem, antes que você possa dirigir um carro, alguém tem que projetá-lo. Um carro geralmente começa com desenhos feitos pelos engenheiros responsáveis por tal tarefa, tal qual a planta de uma casa. Tais desenhos incluem o projeto de um acelerador que possibilita ao carro ir mais rápido. O pedal do acelerador "oculta" os mecanismos complexos responsáveis por fazer o carro ir mais rápido, da mesma forma que o pedal de freio "oculta" os mecanismos que fazem o carro ir mais devagar e o volante "oculta" os mecanismos que fazem com que o carro possa virar para a direita ou esquerda. Isso permite que pessoas com pequeno ou nenhum conhecimento de motores possam facilmente dirigir um carro. Infelizmente, não é possível dirigir o projeto de um carro. Antes que possamos dirigí-lo, o carro deve ser construído a partir do projeto que o descreve. Um carro já finalizado tem um pedal de aceleração de verdade, que faz com que o carro vá mais rápido. Ainda assim, é preciso que o motorista pressione o pedal. O carro não acelerará por conta própria. Agora vamos usar nosso exemplo do carro para introduzir alguns conceitos de programação importantes à programação orientada a objetos. A execução de uma determinada tarefa em um programa exige um método. O método descreve os mecanismos que, na verdade, executam a tarefa. O método oculta tais mecanismos do usuário, da mesma forma que o pedal de aceleração de um carro oculta do motorista os mecanismos complexos que fazem com que um carro vá mais rápido. Em C#, começamos criando uma unidade de programa chamada classe para abrigar um método, da mesma forma que o projeto de um carro abriga o design do pedal de acelerador. Em uma classe fornecemos um ou mais métodos que são projetados para executar as tarefas da classe. Por exemplo, a classe que representa uma conta bancária poderia conter muitos métodos, incluindo um método para depositar dinheiro na conta, outro para retirar dinheiro, um terceiro para verificar o saldo, e assim por diante. Da mesma forma que não podemos dirigir o projeto de um carro, nós não podemos "dirigir" uma classe. Da mesma forma que alguém teve que construir um carro a partir de seu projeto antes que pudessémos dirigí-lo, devemos construir um objeto de uma classe antes de conseguirmos executar as tarefas descritas nela. Quando dirigimos um carro, o pressionamento do acelerador envia uma mensagem ao carro informando-o da tarefa a ser executada (neste caso informando-o de que queremos ir mais rápido). Da mesma forma, enviamos mensagens aos objetos de uma classe. Cada mensagem é uma chamada de método e informa ao objeto qual ou quais tarefas devem ser executadas. Até aqui nós usamos a analogia do carro para introduzir classes, objetos e métodos. Já é hora de saber que um carro possui atributos (propriedades) tais como cor, o número de portas, a quantidade de gasolina em seu tanque, a velocidade atual, etc. Tais atributos são representados como parte do projeto do carro. Quando o estamos dirigindo, estes atributos estão sempre associados ao carro que estamos usando, e cada carro construído a partir do projeto sofrerá variações nos valores destes atributos em um determinado momento. Da mesma forma, um objeto tem atributos associados a ele quando o usamos em um programa. Estes atributos são definidos na classe a partir da qual o objeto é instanciado (criado) e são chamados de variáveis de instância da classe. Veremos agora como definir uma classe em C# e usar um objeto desta classe em um programa. Se estiver usando o Visual C# 2005 ou 2008, a forma mais comum de adicionar uma classe ao seu projeto é clicando com o botão direito no namespace do projeto (o primeiro filho do solution explorer) e escolhendo a opção Add -> Class. Em seguida dê o nome "Cliente.cs" para a classe e clique o botão Add. Imediatamente o código inicial para a classe será exibido, contendo o namespace e alguns using padrões. Agora faça sua classe Cliente parecida com o código abaixo (não altere nada em relação ao namespace): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- class Cliente{ private String nome; // Um método que permite definir um valor // para a variável privada nome public void setNome(String nome){ this.nome = nome; } // Um método que permite obter o valor // da variável privada nome public String getNome(){ return this.nome; } } Agora vamos aprender a usar esta classe a partir da classe principal do programa (aquela que contém o método Main). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ // Cria uma instância da classe Cliente Cliente c = new Cliente(); // Define um nome para o cliente c.setNome("Osmar J. Silva"); // Obtém o nome do cliente string nome = c.getNome(); Console.WriteLine(nome); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
C# para iniciantes - Como criar e inicializar um vetor (array) de strings em C#Quantidade de visualizações: 33756 vezes |
Neste dica mostrarei como declarar e inicializar um array (um vetor) de strings na linguagem C#. Veja que se trata de um vetor de nomes de cidades. Depois de inicializar o array com quatro nomes de cidades nós usamos o índice 3 para exibir o nome da quarta cidade. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos{ class Program{ static void Main(string[] args) { // cria e inicializa um array de strings string[] cidades = {"Goiânia", "São Paulo", "Rio de Janeiro", "Curitiba"}; // exibe o valor do quarto elemento Console.WriteLine("A cidade escolhida foi: {0}", cidades[3]); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: A cidade escolhida foi: Curitiba |
C# ::: Windows Forms ::: CheckBox |
Como testar se uma CheckBox do C# Windows Forms está marcada ou desmarcadaQuantidade de visualizações: 22182 vezes |
Em algumas situações precisamos verificar se uma CheckBox do C# Windows Forms está marcada ou desmarcada. Para isso só precisamos acessar sua propriedade Checked. Esta propriedade retorna um valor true se a CheckBox estiver marcada e false em caso contrário. Veja o trecho de código abaixo (estou assumindo que você colocou um Button e uma CheckBox no seu formulário): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos verificar se a CheckBox está marcada ou desmarcada if(checkBox1.Checked) MessageBox.Show("A CheckBox está marcada"); else MessageBox.Show("A CheckBox está desmarcada"); } Se você quiser inverter o teste, ou seja, verificar primeiro se a CheckBox está desmarcada, poderá fazer algo assim: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos verificar se a CheckBox está marcada ou desmarcada if(!checkBox1.Checked) MessageBox.Show("A CheckBox está desmarcada"); else MessageBox.Show("A CheckBox está marcada"); } |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
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VisuAlg - Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como calcular e exibir os 50 primeiros números primos em VisuAlg |
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