Você está aqui: C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Mensagens e Notificações do Windows

Entendendo a mensagem WM_CLOSE

Quantidade de visualizações: 7918 vezes


A mensagem WM_CLOSE é enviada a uma janela quando o usuário clica no botão Fechar ou pressiona Alt+F4. A forma mais comum de interceptar esta mensagem é na Windows Procedure da janela. Veja:
LRESULT CALLBACK WndProc(HWND hwnd, UINT msg, 
  WPARAM wParam, LPARAM lParam){
    switch(msg){
      case WM_CLOSE:
        DestroyWindow(hwnd);
        break;
      case WM_DESTROY:
        PostQuitMessage(0);
        break;
      default:
        return DefWindowProc(hwnd, msg, wParam,
          lParam);
    }

  return 0;
}
Nesta Windows Procedure nós estamos interceptando as mensagens WM_CLOSE e WM_DESTROY. Note que se a mensagem for WM_CLOSE nós efetuamos uma chamada à função DestroyWindow() fornecendo uma referência para a janela atual. Neste momento o sistema envia a mensagem WM_DESTROY, que destrói a janela atual e a remove da memória. Se a janela for a única janela da aplicação, uma chamada à PostQuitMessage() fará com que o programa seja fechado. O valor 0 retornado no fim da função de callback completa a tarefa.

É importante notar que a interceptação da mensagem WM_CLOSE é útil quando queremos perguntar ao usuário se ele deseja mesmo fechar a janela, talvez para salvar algum arquivo ou evitar fechamentos acidentais. Assim, basta comentar a chamada à função DestroyWindow() para que o fechamento da janela seja cancelado:
case WM_CLOSE:
  //DestroyWindow(hwnd);
  break;
Os parâmetros wParam e lParam da Windows Procedure não são usados nesta mensagem. Tenha isso em mente quando precisar enviar a mensagem WM_CLOSE a alguma janela usando a função SendMessage().

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

C++ ::: C++ para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como calcular a Energia Potencial Gravitacional de um corpo dado a sua massa e altura em C++

Quantidade de visualizações: 311 vezes
A Energia Potencial Gravitacional ou Energia Gravitacional é a energia potencial que um objeto massivo tem em relação a outro objeto massivo devido à gravidade. É a energia potencial associada ao campo gravitacional, que é parcialmente convertida em energia cinética quando os objetos caem uns contra os outros. A energia potencial gravitacional aumenta quando dois objetos são separados.

A fórmula para obtenção da Energia Potencial Gravitacional de um corpo em relação à sua massa e distância do chão, ou seja, da superfície terrestre, é:

\[ E_\text{pg} = \text{m} \cdot \text{g} \cdot \text{h} \]

Onde:

Epg ? energia potencial gravitacional (em joule, J).

m ? massa do corpo (em kg).

g ? aceleração da gravidade (m/s2).

h ? altura do objeto em relação ao chão (em metros).

Como podemos ver, a Energia Potencial Gravitacional está diretamente relacionada à distância do corpo em relação à superfície terrestre. Dessa forma, quanto mais distante da terra o objeto estiver, maior a sua energia gravitacional. Isso nós diz também que, um objeto de altura zero possui Energia Potencial Gravitacional nula.

Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado:

1) Uma pessoa levanta um tijolo com peso de 2 quilogramas à distância de 1,5 metros do chão. Qual é a Energia Potencial Gravitacional deste corpo?

Como o exercício nos dá a massa do objeto em kg e a distância dele em relação ao chão já está em metros, tudo que temos a fazer é jogar na fórmula. Veja o código C++ completo para o cálculo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <iostream>

using namespace std;

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // gravidade terrestre em m/s2
  double gravidade = 9.80665;
  // massa do corpo
  double massa = 2; // em kg
  // altura do corpo em relação ao chão
  double altura = 1.5; // em metros
  
  // vamos calcular a energia potencial gravitacional
  double epg = massa * gravidade * altura;
  
  // mostramos o resultado
  cout << "A Energia Potencial Gravitacional é: " << epg << "J";
		
  cout << "\n" << endl;
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

A Energia Potencial Gravitacional é: 29.419950J


C++ ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória

Como usar ponteiros em C++ - Apostila de C++ para iniciantes

Quantidade de visualizações: 8004 vezes
Antes de pensarmos em ponteiros, é importante nos lembrarmos de alguns aspectos referentes à variáveis. Dependendo do seu conhecimento de programação, você deve saber que variáveis possuem nomes que as identificam durante a execução do programa. Você deve saber também que uma variável armazena um valor (que pode ser fixo, no caso de uma constante, ou pode mudar durante a execução de seus códigos).

O que poucos programadores se lembram é que uma variável possui um endereço, e que o nome da variável não é nada mais que um apelido para a localização deste endereço. Desta forma, um ponteiro não é nada mais que um tipo especial de variável que armazena o endereço de outra. Veja um exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // variável do tipo int
  int valor = 10;

  // ponteiro para uma variável do tipo int
  int *p = &valor;

  // exibe o valor da variável "valor", apontada
  // pelo ponteiro p
  cout << *p << endl;

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Neste código nós temos a declaração e definição de duas variáveis:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

int valor = 10;
int *p = &valor;

A primeira variável é uma variável do tipo int e a segunda é um ponteiro para uma variável do tipo int. Veja que devemos sempre usar "*" antes do nome de um ponteiro em sua declaração. O símbolo "&" serve para indicar que estamos acessando o endereço de uma variável e não o seu conteúdo. O resultado destas duas linhas é que agora temos um ponteiro que nos permite acessar e manipular a variável valor.

Observe a linha:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
 
cout << *p << endl;

Aqui nós estamos acessando o valor da variável apontada por p. Veja o uso do símbolo "*" para acessar o valor da variável. Isso é chamado de desreferenciamento de ponteiros. Pareceu complicado? Veja uma linha de código que altera indiretamente o valor da variável valor para 30:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
 
*p = 30;

Ponteiros são ferramentas muito importantes na programação em C++. No entanto, é preciso ter muito cuidado ao lidar com eles. A primeira coisa a ter em mente é que um ponteiro não está apontando para nenhum lugar até que atribuimos a ele o endereço de uma outra variável. E é aí que mora o perigo. Um programa entra em colapso absoluto se tentarmos acessar um ponteiro que aponta para um local de memória que já foi liberado novamente ao sistema. No caso menos grave, estaremos tentando acessar locais de memória inválidos ou reservados a outros programas ou tarefas do sistema operacional. Isso me lembra os velhos tempos da tela azul de morte.


C++ ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como inicializar os valores dos elementos de um vetor C++ usando valores randômicos - Revisado

Quantidade de visualizações: 9670 vezes
Esta dica mostra como atribuir números aleatórios aos elementos de um array (vetor). Veja que cada elemento recebe um valor randômico na faixa de 0 a 100:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <iostream>
 
using namespace std;
 
int main(int argc, char *argv[])
{
  // declara uma matriz de 10 elementos
  int valores[10];
 
  // vamos inicializar os elementos da matriz
  // usando valores aleatórios de 0 a 100
  srand(time(NULL));
 
  for(int i = 0; i < 10; i++){
    valores[i] = rand() % 100;
  }
 
  // exibe o resultado
  for(int i = 0; i < 10; i++){
    cout << "Índice: " << i << " - Valor: " <<
      valores[i] << endl;
  }
 
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executarmos este código nós teremos um resultado parecido com:

Indice: 0 - Valor: 46
Indice: 1 - Valor: 11
Indice: 2 - Valor: 28
Indice: 3 - Valor: 74
Indice: 4 - Valor: 49
Indice: 5 - Valor: 50
Indice: 6 - Valor: 27
Indice: 7 - Valor: 98
Indice: 8 - Valor: 11
Indice: 9 - Valor: 81


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++

Veja mais Dicas e truques de C++

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 29 usuários muito felizes estudando em nosso site.