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Entendendo a mensagem WM_CLOSEQuantidade de visualizações: 7926 vezes |
A mensagem WM_CLOSE é enviada a uma janela quando o usuário clica no botão Fechar ou pressiona Alt+F4. A forma mais comum de interceptar esta mensagem é na Windows Procedure da janela. Veja: LRESULT CALLBACK WndProc(HWND hwnd, UINT msg, WPARAM wParam, LPARAM lParam){ switch(msg){ case WM_CLOSE: DestroyWindow(hwnd); break; case WM_DESTROY: PostQuitMessage(0); break; default: return DefWindowProc(hwnd, msg, wParam, lParam); } return 0; } É importante notar que a interceptação da mensagem WM_CLOSE é útil quando queremos perguntar ao usuário se ele deseja mesmo fechar a janela, talvez para salvar algum arquivo ou evitar fechamentos acidentais. Assim, basta comentar a chamada à função DestroyWindow() para que o fechamento da janela seja cancelado: case WM_CLOSE: //DestroyWindow(hwnd); break; |
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C++ ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como testar se um número é primo em C++Quantidade de visualizações: 3016 vezes |
O Número Primo é o número maior que 1 e que só pode ser dividido por 1 e por ele mesmo, ou seja, números primos não podem ser divididos por outros números, a não ser por ele mesmo e pelo número 1. Dessa forma, 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, etc, são todos números primos. É importante observar que 0 e 1 não são números primos, e que o número 2 é o único número primo par. Veja agora um código C++ completo que pede para o usuário informar um número inteiro positivo e mostra uma mensagem indicando se o número informado é primo ou não: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> #include <cstdlib> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ int numero; bool primo = true; // vamos solicitar um número inteiro positivo cout << "Informe um número inteiro positivo: "; cin >> numero; // o número é negativo? if(numero < 0){ cout << "Número inválido.\n\n"; } // é 0 ou 1? else if((numero == 0) || (numero == 1)){ cout << "Número válido, mas não é primo.\n\n"; } // passou até aqui. Vamos testar se o número é primo else{ for (int i = 2; i <= (numero / 2); i++){ // se passar no teste, não é primo if (numero % i == 0) { primo = false; break; } } if(primo){ cout << "O número informado é primo\n\n"; } else{ cout << "O número informado não é primo\n\n"; } } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Informe um número inteiro positivo: 9 O número informado não é primo |
C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Arquivos e Diretórios |
C++ Windows API - Como ler o conteúdo de um arquivo usando a função ReadFile() da Win32 APIQuantidade de visualizações: 8838 vezes |
A função ReadFile() é usada quando queremos ler o conteúdo de um arquivo. A leitura se inicia na posição zero do arquivo e mantém um ponteiro de arquivo, a partir do qual as leituras subsequentes ocorrerão. Esta função pode ser usada para leituras síncronas e assíncronas. Para leituras apenas assíncronas devemos usar ReadFileEx(). Veja seu protótipo na documentação da API do Windows: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- BOOL WINAPI ReadFile( HANDLE hFile, LPVOID lpBuffer, DWORD nNumberOfBytesToRead, LPDWORD lpNumberOfBytesRead, LPOVERLAPPED lpOverlapped ); Antes de vermos um exemplo de como usar a função ReadFile(), vamos dar uma olhada em seus parâmetros: a) HANDLE hFile - Este é o handle para o arquivo a partir do qual queremos ler. Tal handle deve ser criado com o direito de acesso GENERIC_READ. b) LPVOID lpBuffer - Um ponteiro para o buffer que receberá os dados lidos do arquivo. c) DWORD nNumberOfBytesToRead - O número máximo de bytes a serem lidos de cada vez. Geralmente este número está relacionado à quantidade de bytes dos elementos do buffer. d) LPDWORD lpNumberOfBytesRead - Um ponteiro para uma variável que receberá o número de bytes lidos. A função ReadFile() define o valor desta variável como 0 antes de cada leitura e verificação de erros. e) LPOVERLAPPED lpOverlapped - Um ponteiro para um estrutura OVERLAPPED. Esta estrutura é exigida se o handle para o arquivo for obtido usando FILE_FLAG_OVERLAPPED para o parâmetro dwFlagsAndAttributes da função CreateFile(). Geralmente usamos NULL para este parâmetro. A função ReadFile() retorna quando um erro ocorre ou a quantidade de bytes solicitados é alcançada. Veja um trecho de código no qual lemos o conteúdo de um arquivo chamado testes.txt: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> #define TAM_BUFFER 256 // tamanho do buffer em bytes using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // nome do arquivo CHAR arquivo[] = "C:\\testes.txt"; CHAR buffer[TAM_BUFFER]; // buffer para o conteúdo do arquivo DWORD nIn; // bytes lidos // vamos abrir o arquivo para leitura. // se o arquivo não existir uma mensagem de erro é exibida. HANDLE hArquivo = CreateFile(arquivo, GENERIC_READ, FILE_SHARE_READ, NULL, OPEN_EXISTING, FILE_ATTRIBUTE_NORMAL, NULL); if(hArquivo == INVALID_HANDLE_VALUE){ cout << "Erro ao abrir o arquivo: " << GetLastError() << endl; } else{ // arquivo aberto com sucesso. Vamos ler while(ReadFile(hArquivo, buffer, TAM_BUFFER, &nIn, NULL) && nIn > 0){ cout << "Efetuei a leitura de " << nIn << " bytes." << endl; // vamos adicionar o caractere de final de linha // caso os bytes lidos não preencham todo o buffer buffer[nIn] = 0; cout << "Conteudo da leitura: " << buffer << endl; } } // vamos fechar o handle CloseHandle(hArquivo); system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } |
C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Processos |
Como usar a função EnumProcesses() da WinAPI em seus códigos C++ para obter os identificadores de cada processo ativo no WindowsQuantidade de visualizações: 8360 vezes |
A função EnumProcesses() pode ser usada quando queremos obter os ids de todos os processos sendo executados no momento no Windows. Veja o protótipo desta função:BOOL WINAPI EnumProcesses( DWORD* pProcessIds, DWORD cb, DWORD* pBytesReturned ); Esta função possui três parâmetros: a) DWORD* pProcessIds - Um ponteiro para uma matriz que receberá a lista de identificadores dos processos. É importante definir uma matriz um pouco grande, visto que não sabemos de antemão quantos processos serão retornados. b) DWORD cb - O tamanho da matriz pProcessIds em bytes. c) DWORD* pBytesReturned - O números de bytes retornados na matriz pProcessIds. Podemos facilmente saber quantos processos foram encontrados simplesmente dividindo o número de bytes retornados pela quantidade de bytes em um DWORD. Veja um trecho de código no qual listamos os ids de todos os processos sendo executados atualmente. ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> #include <psapi.h> /* Este exemplo usa o header <psapi.h> É necessário fazer uma referência à psapi.lib */ using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ DWORD processos[1024]; // vamos listar até 1024 processos DWORD pBytesReturned; // bytes retornados pela função EnumProcesses() // vamos listar os processos EnumProcesses(processos, sizeof(processos), &pBytesReturned); // quantidade de processos retornados int retornados = pBytesReturned / sizeof(DWORD); // agora vamos listar os ids dos processos retornados for(int i = 0; i < retornados; i++){ if(!processos[i] == 0){ cout << "Processo " << (i + 1) << ": " << processos[i] << endl; } } system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } O id de um processo pode ser fornecido para muitas funções úteis do Windows, entre elas OpenProcess(). Veja um trecho de código no qual fechamos (forçadamente) um processo mediante o fornecimento de seu id: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos fechar o processo com o id 3040 // CUIDADO: Verifique o id do processo antes de fechá-lo // pode ser que você esteja fechando processos essenciais // para o bom funcionamento do Windows // vamos abrir o processo desejado // vai retornar ERROR_INVALID_HANDLE se o processo não // puder ser aberto HANDLE hProcesso = OpenProcess(PROCESS_TERMINATE, 0, 3040); // vamos fechar o processo if(TerminateProcess(hProcesso, 0)){ cout << "Processo finalizado com sucesso." << endl; } else{ cout << "Erro ao finalizar o processo: " << GetLastError() << endl; } // vamos fechar o handle do processo CloseHandle(hProcesso); system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } |
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