Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Aplicativos e Outros

C++ Windows API GUI - Como criar sua primeira aplicação de interface gráfica usando C++ e WinAPI

Quantidade de visualizações: 47625 vezes
Esta dica mostra o código completo para uma aplicação de interface gráfica usando C++ e a Win32 (WinAPI - Windows Programming Interface). Trata-se de uma janela simples, mas com todas as características presentes em todas as janelas das aplicações Windows: uma barra de títulos, o ícone e os botões de maximizar, minimizar e fechar.

Antes de executar o exemplo observe que este código contém o ponto inicial para a criação de qualquer aplicação gráfica em C++/WinAPI, a saber: A função de entrada WinMain, o laço de mensagens Message Loop, a função de callback Window Procedure e as técnicas de registrar e criar a janela.

Neste momento não discutimos os detalhes do código. Em outras dicas você encontrará análises mais aprofundadas de cada parte.

Este código foi escrito e testado no Dev-C++, mas, deve funcionar sem problemas em outros compiladores C++ para Windows. Assim, abra o Dev-C++, vá em File -> New -> Projec. Na aba Basic, selecione Console Application, dê um nome ao projeto e deixe a opção C++ Project marcada. Salve o projeto e inclua o código abaixo no arquivo .cpp principal:

----------------------------------------------------------------------
Precisa de ajuda? Chama no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)

Este código foi útil? Paga um cafezinho pra mim :-(
PIX: osmar@arquivodecodigos.com.br 
----------------------------------------------------------------------

#include <windows.h>

// define o nome da classe de janela
const char nomeJanela[] = "aCodigos";

// esta é a Window Procedure
LRESULT CALLBACK WndProc(HWND hwnd, UINT msg, WPARAM 
  wParam, LPARAM lParam){
    switch(msg){
      case WM_CLOSE:
        DestroyWindow(hwnd);
        break;
      case WM_DESTROY:
        PostQuitMessage(0);
        break;
      default:
        return DefWindowProc(hwnd, msg, wParam, 
          lParam);
    }

  return 0;
}

// função de entrada da aplicação
int WINAPI WinMain(HINSTANCE hInstance, HINSTANCE 
    hPrevInstance, LPSTR lpCmdLine, int nCmdShow){
  WNDCLASSEX wc;
  HWND hwnd;
  MSG Msg;

  // vamos registrar a Window Class
  wc.cbSize = sizeof(WNDCLASSEX);
  wc.style = 0;
  wc.lpfnWndProc = WndProc;
  wc.cbClsExtra = 0;
  wc.cbWndExtra = 0;
  wc.hInstance = hInstance;
  wc.hIcon = LoadIcon(NULL, IDI_APPLICATION);
  wc.hCursor = LoadCursor(NULL, IDC_ARROW);
  wc.hbrBackground = (HBRUSH)(COLOR_WINDOW + 1);
  wc.lpszMenuName = NULL;
  wc.lpszClassName = nomeJanela;
  wc.hIconSm = LoadIcon(NULL, IDI_APPLICATION);

  if(!RegisterClassEx(&wc)){
    MessageBox(NULL, "Erro ao registrar a janela!",
      "Erro!", MB_ICONEXCLAMATION | MB_OK);
    return 0;
  }

  // cria a janela
  hwnd = CreateWindowEx(WS_EX_CLIENTEDGE, nomeJanela,
    "Minha primeira aplicação Win32",
    WS_OVERLAPPEDWINDOW, CW_USEDEFAULT, CW_USEDEFAULT,
    350, 200, NULL, NULL, hInstance, NULL);

  if(hwnd == NULL){
    MessageBox(NULL, "Erro ao criar a janela!",
      "Erro!", MB_ICONEXCLAMATION | MB_OK);
    return 0;
  }

  // mostra a janela
  ShowWindow(hwnd, nCmdShow);
  UpdateWindow(hwnd);

  // Este é o laço de mensagens (Message Loop)
  while(GetMessage(&Msg, NULL, 0, 0) > 0){
    TranslateMessage(&Msg);
    DispatchMessage(&Msg);
  }

  return Msg.wParam;
}

Pronto! Só compilar (geralmente F9 no Dev-C++), observar o resultado e estudar o código atentamente.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++

Veja mais Dicas e truques de C++

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 30 usuários muito felizes estudando em nosso site.