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Como usar a função WinMain das aplicações C++ GUI usando a Windows APIQuantidade de visualizações: 9665 vezes |
Cada programa de interface gráfica escrito em C++ e usando a Windows API possui como ponto de entrada de execução, a função WinMain(). Esta função é a equivalente do main() em aplicações console. Veja sua assinatura:int WINAPI WinMain(HINSTANCE hInstance, HINSTANCE hPrevInstance, LPSTR lpCmdLine, int nCmdShow) É possível usar esta função sem a macro WINAPI, ou seja: int WinMain(HINSTANCE hInstance, HINSTANCE hPrevInstance, LPSTR lpCmdLine, int nCmdShow) O primeiro passo a observar é que esta função deve retornar um valor inteiro quando finalizar. Isso serve para informar ao sistema operacional se algum erro ocorreu durante a tentativa de sua execução. Vejamos agora uma explicação detalhada de seus parâmetros: HINSTANCE hInstance - É um handle para o módulo executável do programa (o arquivo .exe na memória). HINSTANCE hPrevInstance - Sempre NULL para programas Win32. LPSTR lpCmdLine - Os argumentos da linha de comando como uma única string. Não inclui o nome do programa. int nCmdShow - Um valor inteiro que pode ser passado para a função ShowWindow(). hInstance é usado para tarefas tais como carregar recursos ou outras que são realizadas em um módulo. Um módulo é um EXE ou DLL carregada em seu programa. hPrevInstance era usado como um handle para uma instância executada anteriormente no Win16. Este cenário não mais ocorre. Em Win32 podemos ignorar por completo este parâmetro. |
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C++ ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o comprimento da hipotenusa em C++ dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascenteQuantidade de visualizações: 2096 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar a linguagem C++ para retornar o comprimento da hipotenusa dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascente. Vamos começar analisando a imagem a seguir: Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados. Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras): \[c^2 = a^2 + b^2\] Tudo que temos a fazer a converter esta fórmula para código C++. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> #include <math.h> #include <cstdlib> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ float a = 20; // medida do cateto oposto float b = 30; // medida do cateto adjascente // agora vamos calcular o comprimento da hipotenusa float c = sqrt(pow(a, 2) + pow(b, 2)); // e mostramos o resultado cout << "O comprimento da hipotenusa é: " << c << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: O comprimento da hipotenusa é: 36.0555 Como podemos ver, o resultado retornado com o código C++ confere com os valores da imagem apresentada. |
C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Apostila C++ para iniciantes - Como usar o tipo de dados short ou short int da linguagem C++Quantidade de visualizações: 13592 vezes |
O tipo de dados short (também chamado de short int) da linguagem C++ é uma variação do tipo int e geralmente possui a metade da capacidade de armazenamento deste. Nós o usamos quando queremos representar números inteiros, ou seja, sem partes fracionárias, que não sejam grandes o suficiente para exigir variáveis do tipo int. Veja um trecho de código demonstrando seu uso (note que estes estudos foram feitos no Windows XP - 32 bits - usando Dev-C++):---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // declara uma variável do tipo short short idade = 45; cout << "A idade é: " << idade << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Veja que a maioria dos compiladores C++ não faz distinção entre os tipos short e short int. A capacidade de armazenamento do tipo short depende da arquitetura na qual o programa está sendo executado. Uma forma muito comum de descobrir esta capacidade é usar os símbolos SHRT_MIN e SHRT_MAX, definidos no header climits (limits.h). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ cout << "Valor mínimo: " << SHRT_MIN << "\n"; cout << "Valor máximo: " << SHRT_MAX << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este programa você terá um resultado parecido com: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Valor mínimo: -32768 Valor máximo: 32767 Veja que o tipo short aceita valores positivos e negativos. Tudo que você tem a fazer é tomar todo o cuidado para que os valores atribuidos a variáveis deste tipo não ultrapassem a faixa permitida. Veja um trecho de código que provoca o que chamamos de transbordamento (overflow): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ short soma = SHRT_MAX + 2; cout << "Resultado: " << soma << "\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Este programa exibirá o seguinte resultado: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Resultado: -32767 Note que este não é o resultado esperado, visto que SHRT_MAX + 2 deveria retornar: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- 32767 + 2 = 32769 Porém, como o valor máximo que pode ser armazenado em um short é 32767, o procedimento adotado pelo compilador foi tornar o número negativo e subtrair 1. É claro que, se você testar este código em arquiteturas diferentes o resultado poderá ser diferente do exemplificado aqui. Em termos de bytes, é comum o tipo short ser armazenado em 2 bytes, o que resulta em 16 bits (um byte é formado por 8 bits, lembra?). Veja um trecho de código que mostra como usar o operador sizeof() para determinar a quantidade de bytes necessários para armazenar um variável do tipo short: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ cout << "Tamanho de um short: " << sizeof(short) << " bytes\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } O resultado da execução deste código será algo como: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Tamanho de um short: 2 bytes |
C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Arquivos e Diretórios |
Como obter o diretório atual usando a função GetCurrentDirectory() da API do Windows - C++ e WinAPIQuantidade de visualizações: 9490 vezes |
Nesta dica mostrarei como chamar, a partir de um programa C++, a função GetCurrentDirectory() da API do Windows com o propósito de obter o diretório atual, ou seja, o diretório de trabalho da nossa aplicação. Esta função é declarada no header winbase.h (que vem junto quando fazemos include do header windows.h). Veja o exemplo completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { // buffer que receberá o nome do diretório TCHAR szDirAtual[MAX_PATH]; // chama a função GetCurrentDirectory GetCurrentDirectory(MAX_PATH, szDirAtual); // Exibe o resultado cout << "O diretório atual é " << szDirAtual << "\n\n"; system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O diretório atual é C:\estudos_c++ |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++ |
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