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Gerando um número aleatório entre 1 e 10 usando C++

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Esta dica mostra a você como gerar um número randômico entre 1 e 10. Para isso usaremos a função rand(), disponível no cabeçalho cstdlib. Esta função retorna um número pseudo-randômico entre 0 e RAND_MAX (que em várias implementações é 32767). O truque aqui é usar o operador de módulo % para obter a faixa de valores desejada. Veja o código:
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[])
{
  // inicializa o gerador de números
  // randômicos
  srand(time(NULL));

  // gera um número aleatório entre 1 e
  // 10 (inclusive)
  int valor = rand() % 10 + 1;

  cout << "Número gerado: " << valor << endl;

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}


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C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais

C++ do básico ao avançado - Conheça a origem da linguagem C++

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C++ começou como uma versão expandida de C. As extensões C++ foram inventadas primeiramente por Bjarne Stroustrup, em 1979, no Bell Laboratories em Murray Hill, New Jersey. Ele inicialmente chamou a nova linguagem de "C com classes". Contudo, em 1983 o nome foi mudado para C++.

Embora C fosse uma das linguagens preferidas e mais usadas para programação profissional em todo o mundo, a invenção de C++ se fez necessária devido a um fator de programação: o aumento da complexidade. No decorrer dos anos, programas de computador se tornaram maiores e mais complexos. Mesmo sendo uma excelente linguagem de programação, C tem seus limites. Em C, uma vez que um programa atinja a marca de 25.000 à 100.000 linhas de códigos, este se torna tão complexo que é difícil analisá-lo como um todo. A manutenção de seu código se torna um pesadelo. O propósito de C++ é quebrar esta barreira. A essência do C++ é permitir que programadores compreendam e gerenciem programas cada vez mais complexos.

A maioria das adições feitas ao C por Stroustrup suportam a programação orientada a objetos, às vezes chamada de POO. Stroustrup afirmou que algumas das características da orientação a objetos de C++ foram inspiradas em uma linguagem chamada Simula67. Assim, C++ representa a combinação de dois métodos poderosos de programação.

Desde que C++ foi inventada, ela já passou por três revisões importantes, com adições e modificações da linguagem. A primeira revisão ocorreu em 1985 e a segunda em 1990. A terceira ocorreu durante a padronização do C++. Há vários anos que este trabalho de padronização foi iniciado. Para esta finalidade, uma associação entre a ANSI (American National Standards Institute) e a ISO (International Standards Organization) resultou em um comitê de padronização.

O primeiro documento contendo o padrão proposto foi criado em 25 de janeiro de 1994. Neste documento, o comitê ANSI/ISO C++ manteve as características definidas por Stroustrup e acrescentou algumas outras. Mas, no geral, este documento inicial refletiu o estado de C++ na época.

Logo após a finalização do primeiro documento de padronização C++, um evento ocorreu e com ele a linguagem foi amplamente expandida: a criação da Standard Template Library (STL) por Alexander Stepanov. A STL é um conjunto de rotinas generícas que podemos usar para manipular dados. A STL não é somente poderosa e elegante, mas também muito extensa.


C++ ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o cosseno de um ângulo em C++ usando a função cos() do header math.h - Calculadora de cosseno em C++

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Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria.

No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem:



Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles.

Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula:

\[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \]

Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos).

Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima.

Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem C++. Esta função, que faz parte do header math.h, recebe um valor numérico double e retorna um valor double, ou seja, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <iostream>
#include <math.h>
#include <cstdlib>
  
using namespace std;
  
int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos gerar o cosseno de três números
  cout << "Cosseno de 0 = " << cos(0) << "\n";
  cout << "Cosseno de 1 = " << cos(1) << "\n";
  cout << "Cosseno de 2 = " << cos(2) << "\n\n";
      
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Cosseno de 0 = 1
Cosseno de 1 = 0.540302
Cosseno de 2 = -0.416147

Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo:




C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: unordered_map

Como contar as frequências de palavras em uma frase ou texto em C++ usando um unordered_map

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Nesta dica mostrarei como podemos usar o mapa não ordenado (unordered_map) da linguagem C++ para contar as frequências das palavras individuais de uma palavra ou texto. O exemplo mostrado aqui serve como base para a criação de aplicações muito interessantes.

Veja o código C++ completo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <string>
#include <iostream>
#include <unordered_map>
#include <bits/stdc++.h>

using namespace std;

// protótipo da função que exibe a frequência de palavras em uma
// frase ou texto
void exibir_frequencias(const string &frase);

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos declarar uma frase
  // retirei acentos e pontuações de propósito
  string frase = "Gosto de Java e Python pois quero aprender Java";
  
  // mostramos a frase
  cout << "A frase é: " << frase << endl;
  
  // chamamos a função que exibe as frequencias
  cout << "\nA frequência das palavras é:\n" << endl;
  exibir_frequencias(frase);
 
  cout << "\n\n";
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS; 
}

// função que exibe a frequência de palavras em uma
// frase ou texto
void exibir_frequencias(const string &frase){
  // vamos declarar um mapa que terá como chave uma string
  // e como valor um int
  unordered_map<string, int> frequencias;
  
  // agora convertemos a frase recebido como argumento
  // em um objeto stringstream
  stringstream ss(frase);
  
  // e percorremos as palavras individualmente
  string palavra;
  while (ss >> palavra){
    // essa palavra já existe no mapa?
    if (frequencias.find(palavra) == frequencias.end()){
      // adiciona esta palavra ao mapa
      frequencias[palavra] = 1;
    }
    else{
      // já existe. Vamos incrementar esta frequência
      frequencias[palavra] = frequencias[palavra] + 1;
    }
  }
  
  // agora percorremos o mapa não ordenado, acessando
  // cada chave e mostrando a frequencia de cada palavra
  unordered_map<string, int>:: iterator p;
  for (p = frequencias.begin(); p != frequencias.end(); p++){
    cout << "(" << p->first << ", " << p->second << ")\n";
  }
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

A frase é: Gosto de Java e Python pois quero aprender Java

A frequência das palavras é:

(aprender, 1)
(quero, 1)
(pois, 1)
(Gosto, 1)
(Java, 2)
(e, 1)
(de, 1)
(Python, 1)


Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira

Evolução das estruturas

O concreto armado, no qual barras de aço são inseridas nas peças de concreto, foi desenvolvido na década de 1850. A junção do aço ao concreto contribui na melhoria do desempenho estrutural do concreto em relação à:

Selecione a resposta:

A) Resistência à compressão.

B) Resistência à tração.

C) Resistência à umidade.

D) Resistência ao fogo.

E) Resistência à infiltração.
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

O código de ética profissional: Concorrência

Ao longo da história, os mercados foram se estruturando de diversas formas. Nesse contexto, em cada estrutura, a relação oferta e demanda assume comportamentos distintos em função das suas particularidades. Assim, podemos afirmar que, classicamente, o mercado, hoje, está estruturado de uma forma bem definida. Indique a alternativa que contém as possibilidades de estrutura de mercado.

A) Oligopólio, concorrência monopolista, empresa concorrencial, concorrência perfeita.

B) Monopólio, oligopólio, concorrência monopolista e concorrência interna.

C) Monopsônio, concorrência monopolista, oligopólio e concorrência perfeita.

D) Monopólio, oligopsônio, concorrência monopolista e concorrência perfeita.

E) Monopólio, oligopólio, concorrência monopolista, concorrência perfeita.
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais

Materiais empregados para instalação de água fria e esgoto

Em terminais de pias e acessórios embutidos na parede, onde são rosqueadas mangueiras e conexões, é indicada a aplicação de joelhos reforçados, em que a rosca é metálica, embutida sob pressão no PVC. A identificação dessa conexão é por um anel azul em sua face. Em relação ao joelho convencional, que é todo em PVC, a vantagem é:

A) estética, uma vez que a face do joelho proporciona um acabamento rente ao azulejo superior à comum.

B) econômica pois elimina uma série de outros componentes e conexões.

C) o sistema de engate rapido por meio de utilização de anel de vedação junto à rosca.

D) o fato de que, com o joelho reforçado, o risco de acontecer trinca resultante de aperto é menor.

E) que fica exposta, eliminando o encaixe na alvenaria, diferentemente das comuns.
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Vamos testar seus conhecimentos em Fundações

Questões de Concurso Engenharia Civil - Fundações

COPEL - No estudo do subsolo para projeto de fundações, o número de golpes dados com um peso padrão, caindo em queda livre, de uma altura constante, necessários para a penetração de um amostrador padrão à profundidade de 30cm é denominado:

A) Índice coesivo.

B) Índice SPT.

C) Carga morta.

D) Índice de resistência à penetração.

E) Carga aparente.
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Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Viscosidade dinâmica

A viscosidade dinâmica é uma substância dada em função do aumento das tensões de cisalhamento aplicadas à substância. A proporção em que o fluido se deforma em função do tempo é chamada de:

A) velocidade do fluido.

B) viscosidade do fluido.

C) taxa de deformação do fluido.

D) densidade do fluido.

E) força aplicada ao fluido.
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Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++

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