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Apostila C++ para iniciantes - Como usar o tipo de dados short ou short int da linguagem C++Quantidade de visualizações: 13707 vezes |
O tipo de dados short (também chamado de short int) da linguagem C++ é uma variação do tipo int e geralmente possui a metade da capacidade de armazenamento deste. Nós o usamos quando queremos representar números inteiros, ou seja, sem partes fracionárias, que não sejam grandes o suficiente para exigir variáveis do tipo int. Veja um trecho de código demonstrando seu uso (note que estes estudos foram feitos no Windows XP - 32 bits - usando Dev-C++):#include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // declara uma variável do tipo short short idade = 45; cout << "A idade é: " << idade << "\n\n"; Veja que a maioria dos compiladores C++ não faz distinção entre os tipos short e short int. A capacidade de armazenamento do tipo short depende da arquitetura na qual o programa está sendo executado. Uma forma muito comum de descobrir esta capacidade é usar os símbolos SHRT_MIN e SHRT_MAX, definidos no header climits (limits.h). Veja: #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ cout << "Valor mínimo: " << SHRT_MIN << "\n"; cout << "Valor máximo: " << SHRT_MAX << "\n\n"; Ao executar este programa você terá um resultado parecido com: Valor mínimo: -32768 Valor máximo: 32767 Veja que o tipo short aceita valores positivos e negativos. Tudo que você tem a fazer é tomar todo o cuidado para que os valores atribuidos a variáveis deste tipo não ultrapassem a faixa permitida. Veja um trecho de código que provoca o que chamamos de transbordamento (overflow): #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ short soma = SHRT_MAX + 2; cout << "Resultado: " << soma << "\n"; Este programa exibirá o seguinte resultado: Resultado: -32767 Note que este não é o resultado esperado, visto que SHRT_MAX + 2 deveria retornar: 32767 + 2 = 32769 Porém, como o valor máximo que pode ser armazenado em um short é 32767, o procedimento adotado pelo compilador foi tornar o número negativo e subtrair 1. É claro que, se você testar este código em arquiteturas diferentes o resultado poderá ser diferente do exemplificado aqui. Em termos de bytes, é comum o tipo short ser armazenado em 2 bytes, o que resulta em 16 bits (um byte é formado por 8 bits, lembra?). Veja um trecho de código que mostra como usar o operador sizeof() para determinar a quantidade de bytes necessários para armazenar um variável do tipo short: #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ cout << "Tamanho de um short: " << sizeof(short) << " bytes\n\n"; O resultado da execução deste código será algo como: Tamanho de um short: 2 bytes |
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