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Como usar o tipo de dados int da linguagem C++

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O tipo de dados int da linguagem C++ é usado quando queremos representar números inteiros, ou seja, sem partes fracionárias. Veja um trecho de código demonstrando seu uso (note que estes estudos foram feitos no Windows XP - 32 bits - usando Dev-C++):

#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // declara uma variável do tipo int
  int idade = 45;

  cout << "A idade é: " << idade << "\n\n";


A capacidade de armazenamento do tipo int depende da arquitetura na qual o programa está sendo executado. Uma forma muito comum de descobrir esta capacidade é usar os símbolos INT_MIN e INT_MAX, definidos no header climits (limits.h). Veja:

#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  cout << "Valor mínimo: " << INT_MIN << "\n";
  cout << "Valor máximo: " << INT_MAX << "\n\n";


Ao executar este programa você terá um resultado parecido com:

Valor mínimo: -2147483648
Valor máximo: 2147483647


Veja que o tipo inteiro aceita valores positivos e negativos. Tudo que você tem a fazer é tomar todo o cuidado para que os valores atribuidos a variáveis deste tipo não ultrapassem a faixa permitida. Veja um trecho de código que provoca o que chamamos de transbordamento (overflow):

#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  int soma = INT_MAX + 2;

  cout << "Resultado: " << soma << "\n";


Este programa exibirá o seguinte resultado:

Resultado: -2147483647


Note que este não é o resultado esperado, visto que INT_MAX + 2 deveria retornar:

2147483647 + 2 = 2147483649


Porém, como o valor máximo que pode ser armazenado em um int é 2147483647, o procedimento adotado pelo compilador foi tornar o número negativo e subtrair 1. É claro que, se você testar este código em arquiteturas diferentes o resultado poderá ser diferente do exemplificado aqui.

Em termos de bytes, é comum o tipo int ser armazenado em 4 bytes, o que resulta em 32 bits (um byte é formado por 8 bits, lembra?). Veja um trecho de código que mostra como usar o operador sizeof() para determinar a quantidade de bytes necessários para armazenar um variável do tipo int:

#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  cout << "Tamanho de um int: " << sizeof(int) 


O resultado da execução deste código será algo como:

Tamanho de um int: 4 bytes


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