Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresCódigo-Fonte Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Você está aqui: Ruby ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Entendendo a classe Time

Quantidade de visualizações: 6508 vezes


A classe Time contém a interface do Ruby para as bibliotecas C, e, é geralmente tudo o que precisamos na maioria de nossas aplicações que lidam com datas e horas.

Esta classe tem muito código no estilo Ruby. No entanto, boa parte de seus métodos têm nomes estranhos ao mundo Ruby, tais como strftime e strptime. Este é sem dúvida um benefício para aqueles que já conhecem bem as bibliotecas C, ou uma de suas outras interfaces (tais como Perl ou Python).

A representação interna de um objeto Time é o número de segundos antes ou desde a "hora zero". A hora zero para o Ruby é a época Unix (Unix epoch): o primeiro segundo GMT de 1º de janeiro de 1970.

Podemos obter a data e hora atual com uma chamada à Time.now. Veja:
# obtém a hora e hora atual
data_hora = Time.now

# exibe o resultado
puts data_hora
Este código retornará algo como:
Mon Nov 17 22:57:01 -0200 2008
Veja que podemos também obter uma determinada data e hora fornecendo um determinado número de segundos deste a época Unix. Veja:
# obtém uma data e hora a partir de um determinado
# número de segundos deste 1º de janeiro de 1970

segundos = 1226970389
data_hora = Time.at(segundos)

# exibe o resultado
puts data_hora
Uma desvantagem do uso da classe Time é que, em sistemas de 32 bits, sua implementação não consegue lidar com datas antes de dezembro de 1901 ou depois de janeiro de 2037. Esta restrição não se aplica a sistemas de 64 bits.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como criar um diretório em Ruby usando a função FileUtils.mkdir()

Quantidade de visualizações: 8106 vezes
O trecho de código a seguir mostra como criar um diretório em Ruby usando o método mkdir() da classe FileUtils. Esta função recebe uma string contendo o nome e caminho do diretório a ser criado.

Veja o código Ruby completo para o exemplo:

Este código completo faz parte do nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.
Domine lógica de programação e várias linguagens de programação com o nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.

Torne-se um(a) expert em Java, Portugol, VisuAlg, Python, PHP, JavaScript, Delphi, C, C++, C#, VB.NET, LISP, Ruby, e muito mais. São mais de 15.000 páginas com conteúdo exclusivo para você estudar onde e quando quiser.
Me Fala Mais


Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Diretório criado com sucesso

Veja que, se o diretório não puder ser criado, a seguinte mensagem de erro será exibida:

C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:243:in `mkdir': File 
  exists - estudos (Errno::
EEXIST)
  from C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:243:in `fu_mkdir'
  from C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:172:in `mkdir'
  from C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:171:in `each'
  from C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:171:in `mkdir'
  from estudos.rb:7



Ruby ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como usar a classe Date do Ruby em seus programas

Quantidade de visualizações: 7484 vezes
A classe Date da linguagem Ruby representa datas. Ela o faz trabalhando com anos, meses, semanas e dias. Tenha em mente que, ao usar a classe Date não temos acesso a nada relacionado a horas, minutos ou segundos.

Internamente, uma data é representada como um número: ajd (Astronomical Julian Day Number). O dia da reforma do calendário (Day of Calendar Reform), sg, também é armazenado, para conversões para outros formatos de datas (há também um campo chamado "of" para a diferença de fuso horário, mas este é usado somente na subclasse DateTime).

Um novo objeto Date é criado usando-se um dos métodos de criação de objetos da classe. E tais métodos recebem nomes de acordo com o formato de data. Além disso, os argumentos fornecidos devem obedecer ao formato de data desejado, por exemplo, Date::civil() (apelido para Date::new()) com ano, mês e dia do ano, ou Date::ordinal() com ano e dia do ano. Todos estes métodos de criação de objetos da classe também aceitam o dia da reforma do calendário (Day of Calendar Reform) como um argumento opcional.

Objetos Date são imutáveis após sua criação.

Após criarmos um objeto Date, valores de data podem ser obtidos para os diferentes formatos de data suportados usando métodos de instância. Por exemplo, mon() retorna o mês civil, cwday() retorna o dia comercial da semana, e yday() retorna o dia ordinal do ano. Valores Date podem ser obtidos em qualquer formato, independente de qual formato foi usado para criar a instância do objeto.

A classe Date inclui o módulo Comparable, o que permite que objetos Date possam ser comparados e ordenados, faixas de datas possam ser criadas e assim por diante.

Veja no trecho de código abaixo como podemos criar um objeto Date representando a data atual:

Este código completo faz parte do nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.
Domine lógica de programação e várias linguagens de programação com o nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.

Torne-se um(a) expert em Java, Portugol, VisuAlg, Python, PHP, JavaScript, Delphi, C, C++, C#, VB.NET, LISP, Ruby, e muito mais. São mais de 15.000 páginas com conteúdo exclusivo para você estudar onde e quando quiser.
Me Fala Mais



Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como remover espaços no início e final de uma string usando as funções strip e strip! da linguagem Ruby

Quantidade de visualizações: 10357 vezes
As funções strip e strip! são úteis quando precisamos remover espaços no início e final de uma string. A função strip retorna uma nova string, enquanto strip! opera na string original. Veja o exemplo:

Este código completo faz parte do nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.
Domine lógica de programação e várias linguagens de programação com o nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.

Torne-se um(a) expert em Java, Portugol, VisuAlg, Python, PHP, JavaScript, Delphi, C, C++, C#, VB.NET, LISP, Ruby, e muito mais. São mais de 15.000 páginas com conteúdo exclusivo para você estudar onde e quando quiser.
Me Fala Mais


Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Tenho espaços no início e final.
Tenho espaços no início e final.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Ruby

Veja mais Dicas e truques de Ruby

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 29 usuários muito felizes estudando em nosso site.