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Como retornar o nome e caminho do diretório atual (no qual o programa está sendo executado)Quantidade de visualizações: 7388 vezes |
Em muitas ocasiões precisamos saber o nome e caminho do diretório atual, ou seja, aquele a partir do qual o programa está sendo executado. Isso pode ser feito usando-se o método pwd() da classe FileUtils. Veja o exemplo: require 'fileutils' # obtém o diretório atual diretorio_atual = FileUtils.pwd() # exibe o resultado puts diretorio_atual |
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Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como converter uma string em um valor real em Ruby usando a função to_fQuantidade de visualizações: 6274 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função to_f do objeto String da linguagem Ruby para converter uma string em um valor de ponto-flutuante, ou seja, um valor real, com casas decimais. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # Este exemplo mostra como usar o método to_f # para converter uma string em um valor numérico # de ponto-flutuante # vamos pedir para o usuário informar # dois números print "Informe o primeiro número: " num1 = (gets.chomp).to_f print "Informe o segundo número: " num2 = (gets.chomp).to_f # vamos exibir a soma dos valores informados puts "A soma dos valores é: #{num1 + num2}" Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Informe o primeiro número: 5 Informe o segundo número: 3 A soma dos valores é: 8.0 Note que usei gets para ler o texto informado pelo usuário. Em seguida usei chomp para remover quaisquer quebras de linhas no final do texto e, finamente, usei to_f para converter a string lida em um valor do tipo float. |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como concatenar strings em Ruby usando o operador +Quantidade de visualizações: 9501 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o operador + (operador de adição ou soma) para concatenar strings na linguagem Ruby. Veja:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- frase1 = "Gosto muito de Ruby" frase2 = " e de Java" # vamos concatenar as duas strings res = frase1 + frase2 # exibe o resultado puts res Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Gosto muito de Ruby e de Java |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em Ruby: Classes, objetos, métodos e variáveis de instânciaQuantidade de visualizações: 10961 vezes |
A melhor forma de entender a programação orientada a objetos é começar com uma analogia simples. Suponha que você queira dirigir um carro e fazê-lo ir mais rápido pressionado o acelerador. O que deve acontecer antes que você seja capaz de fazer isso? Bem, antes que você possa dirigir um carro, alguém tem que projetá-lo. Um carro geralmente começa com desenhos feitos pelos engenheiros responsáveis por tal tarefa, tal qual a planta de uma casa. Tais desenhos incluem o projeto de um acelerador que possibilita ao carro ir mais rápido. O pedal do acelerador "oculta" os mecanismos complexos responsáveis por fazer o carro ir mais rápido, da mesma forma que o pedal de freio "oculta" os mecanismos que fazem o carro ir mais devagar e o volante "oculta" os mecanismos que fazem com que o carro possa virar para a direita ou esquerda. Isso permite que pessoas com pequeno ou nenhum conhecimento de motores possam facilmente dirigir um carro. Infelizmente, não é possível dirigir o projeto de um carro. Antes que possamos dirigí-lo, o carro deve ser construído a partir do projeto que o descreve. Um carro já finalizado tem um pedal de aceleração de verdade, que faz com que o carro vá mais rápido. Ainda assim, é preciso que o motorista pressione o pedal. O carro não acelerará por conta própria. Agora vamos usar nosso exemplo do carro para introduzir alguns conceitos de programação importantes à programação orientada a objetos. A execução de uma determinada tarefa em um programa exige um método ou função. O método (ou função) descreve os mecanismos que, na verdade, executam a tarefa. O método oculta tais mecanismos do usuário, da mesma forma que o pedal de aceleração de um carro oculta do motorista os mecanismos complexos que fazem com que um carro vá mais rápido. Em Ruby, começamos criando uma unidade de programa chamada classe para abrigar um método, da mesma forma que o projeto de um carro abriga o design do pedal de acelerador. Em uma classe fornecemos um ou mais métodos que são projetados para executar as tarefas da classe. Por exemplo, a classe que representa uma conta bancária poderia conter muitos métodos, incluindo um método para depositar dinheiro na conta, outro para retirar dinheiro, um terceiro para verificar o saldo, e assim por diante. Da mesma forma que não podemos dirigir o projeto de um carro, nós não podemos "dirigir" uma classe. Da mesma forma que alguém teve que construir um carro a partir de seu projeto antes que pudessémos dirigí-lo, devemos construir um objeto de uma classe antes de conseguirmos executar as tarefas descritas nela. Quando dirigimos um carro, o pressionamento do acelerador envia uma mensagem ao carro informando-o da tarefa a ser executada (neste caso informando-o de que queremos ir mais rápido). Da mesma forma, enviamos mensagens aos objetos de uma classe. Cada mensagem é uma chamada de método e informa ao objeto qual ou quais tarefas devem ser executadas. Até aqui nós usamos a analogia do carro para introduzir classes, objetos e métodos. Já é hora de saber que um carro possui atributos (propriedades) tais como cor, o número de portas, a quantidade de gasolina em seu tanque, a velocidade atual, etc. Tais atributos são representados como parte do projeto do carro. Quando o estamos dirigindo, estes atributos estão sempre associados ao carro que estamos usando, e cada carro construído a partir do projeto sofrerá variações nos valores destes atributos em um determinado momento. Da mesma forma, um objeto tem atributos associados a ele quando o usamos em um programa. Estes atributos são definidos na classe a partir da qual o objeto é instanciado (criado) e são chamados de variáveis de instância da classe. Veremos agora como definir uma classe em Ruby e usar um objeto desta classe em um programa. Veja o trecho de código abaixo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # Definição da classe Cliente class Cliente def definir_nome(nome) @nome = nome end def obter_nome @nome end end # Cria uma instância da classe Cliente cliente = Cliente.new # Efetua uma chamada ao método definir_nome cliente.definir_nome("Laura Maria dos Santos") # Efetua uma chamada ao método obter_nome print "O nome do cliente é " + cliente.obter_nome Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: O nome do cliente é Laura Maria dos Santos |
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