Você está aqui: Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como acessar os caracteres individuais de uma string em Ruby usando o método slice() da classe StringQuantidade de visualizações: 7387 vezes |
O método slice() da classe String da linguagem Ruby se torna realmente útil quando precisamos acessar os caracteres individuais de uma string. Neste caso, só precisamos fornecer o índice do caractere a ser acessado e o número 1. O retorno do método é uma nova string ou nulo. Veja o exemplo a seguir: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- nome = "Arquivo de Códigos" # vamos acessar os caracteres individualmente usando # o método slice for i in (0..nome.length - 1) letra = nome.slice(i, 1) print letra + " " end Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: A r q u i v o d e C ó d i g o s |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como retornar o tamanho de um array em Ruby usando o método length da classe ArrayQuantidade de visualizações: 7116 vezes |
Em algumas situações nós precisamos saber a quantidade de elementos em um array da linguagem Ruby. Para isso nós podemos usar a função length da classe Array. Este método retorna um valor inteiro representando a quantidade de elementos no vetor. O trecho de código abaixo mostra como obter a quantidade de elementos em um array em Ruby: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos declarar um vetor contendo 5 inteiros valores = [3, 6, 8, 2, 3] # Obtém a quantidade de elementos quant = valores.length puts "O array contém #{quant} elementos" Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: O array contém 5 elementos |
Ruby ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Ruby - Escreva um programa Ruby para mover todos os zeros para o final do vetor, sem alterar a ordem dos elementos já presentes no arrayQuantidade de visualizações: 1101 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dado o seguinte vetor de inteiros: # vamos declarar e construir um vetor de 8 inteiros valores = [0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9] Sua saída deverá ser parecida com: Vetor na ordem original: 0 3 0 5 7 4 0 9 Vetor com os zeros deslocados para o final: 3 5 7 4 9 0 0 0 Veja a resolução comentada deste exercício usando Ruby: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos declarar e construir um vetor de 8 inteiros valores = [0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9] # vamos mostrar o vetor na ordem original print("Vetor na ordem original:\n") for i in (0..valores.length - 1) printf("%d ", valores[i]) end # vamos inicializar j como 0 para que ele aponte para # o primeiro elemento do vetor j = 0 # agora o laço for percorre todos os elementos do vetor, # incrementanto a variável i e deixando o j em 0 for i in (0..valores.length - 1) # encontramos um valor que não é 0 if(valores[i] != 0) # fazemos a troca entre os elementos nos índices # i e j temp = valores[i] valores[i] = valores[j] valores[j] = temp # e avançamos o j para o elemento seguinte j = j + 1 end end # agora mostramos o resultado print("\n\nVetor com os zeros deslocados para o final:\n") for i in (0..valores.length - 1) printf("%d ", valores[i]) end Não se esqueça: A resolução do exercício deve ser feita sem a criação de um vetor, array ou lista adicional, e os elementos diferentes de zero devem permanecer na mesma ordem que eles estavam antes. |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como adicionar itens ao final de um array em Ruby usando o operador <<Quantidade de visualizações: 6481 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o operador << da linguagem Ruby para adicionar novos elementos no final de um array. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos criar um array de nomes nomes = [] # Lê entrada até que o valor -1 seja # fornecido loop do print "Digite um nome (-1 para sair): " nome = gets.chomp # vamos adicionar este nome no final do # array if nome != "-1" nomes << nome # adiciona o nome ao array end # vamos sair do laço se o valor for "-1" if nome == "-1" break end end # Exibe todos os valores do array puts "\nOs nomes fornecidos foram:" nomes.each do | nome | puts nome end Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Digite um nome (-1 para sair): FERNANDA Digite um nome (-1 para sair): LAURA Digite um nome (-1 para sair): ISADORA Digite um nome (-1 para sair): CINTIA Digite um nome (-1 para sair): -1 Os nomes fornecidos foram: FERNANDA LAURA ISADORA CINTIA |
Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D |
COGO Points e Survey Points no AutoCAD Civil 3D Quando selecionamos um COGO Point no AutoCAD Civil 3D e usamos suas alças (que permite mover e rotacionar), quantas formas de rotação existem para o marcador de ponto, o rótulo e a combinação ponto e rótulo? A) Quatro B) Um C) Três D) Cinco Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
A responsabilidade moral A ética leva o homem a questionar constantemente suas ações e as atitudes alheias, tentando definir se elas são boas ou más, corretas ou incorretas. Na condição de disciplina, essa ciência se preocupa com a análise das ideias que envolvem a produção do bem e do mal, ou seja, dedica-se aos seus aspectos teóricos. Em tal perspectiva, pode-se afirmar que o conceito de ética se refere a: A) quando o ser humano não pode falhar. B) um conjunto de conhecimentos extraídos dos meios de comunicação. C) um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano. D) um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação da moral. E) quando o ser humano falha. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Turbomáquinas Uma turbomáquina é um dispositivo no qual a energia é transferida para ou de um fluido em movimento contínuo. A linha da lâmina gira e altera a pressão do fluido, realizando trabalhos no fluido (bomba hidráulica) ou realizando o trabalho na linha da lâmina pelo fluido (turbina). Qual classe de máquinas hidráulicas é especialmente excluída quando é considerada essa definição apresentada? A) Essa definição exclui a classe de turbinas eólicas, pois, apesar de referenciar o termo genérico "turbina", não engloba os dispositivos cujos fluidos não são a água e cuja a vazão do fluido pode ser variável. B) Essa definição exclui as máquinas hidráulicas que contêm um eixo de rotação. Nesse caso, foram excluídos, especialmente, os motores hidráulicos, um grupo amplo e com muitos dispositivos com vazão alta. C) Essa definição exclui a classe de dispositivos chamados máquinas de deslocamento positivo. Nesses dispositivos, há limites móveis que forçam o fluido a se mover ou são forçados a se mover pelo fluido. D) Essa definição exclui a classe de dispositivos chamados motores elétricos. Tais máquinas hidráulicas são responsáveis por receber a energia mecânica produzida por dispositivos, como as turbinas eólicas. E) Essa definição exclui a classe de dispositivos chamados máquinas de deslocamento negativo. Nesses dispositivos, há limites móveis que forçam o fluido a se mover ou são forçados a se mover pelo fluido. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
Materiais empregados para instalação de água fria e esgoto O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat - PBQP-H tem como uma de suas atribuições qualificar fornecedores de materiais para a construção civil, incluindo fabricantes de tubos e conexões de água fria e esgoto, tendo como diretrizes as Normas Técnicas Brasileiras (ABNT), especificamente a ABNT NBR 5626 para instalação predial de água fria e a ABNT NBR 8160 para sistemas prediais de esgoto sanitário. Nesse sentido, quanto à bitola de tubos e conexões para água fria e esgoto, é correto afirmar que: A) cada fabricante segue sua padronização, o que evita o encaixe de seus tubos e conexões com as de outros fabricantes. B) há uma combinação entre fabricantes parceiros, que comunicam o PBQP-H de suas parcerias e, então, fabricam peças com especificações dimensionais diferenciadas da concorrência. C) tubos e conexões são produzidos com diâmetros e tolerâncias conforme as Normas, com definição de espessura de parede, o que permite que sejam encaixados independentemente de fabricante. D) As normas citadas atendem especificamente à questão das cores dos tubos, de acordo com a aplicação. E) Em função das normas citadas, o construtor pode importar tubos de conexões de países que atendam às normas ISO e DIN. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Dimensionamento de pilares de extremidade Dimensionar a área de aço para as armaduras é uma das etapas mais importantes no dimensionamento dos pilares de extremidade. Esses pilares podem ter uma armadura longitudinal que deve atender aos requisitos de armadura mínima estabelecidos em norma, como também uma armadura transversal e, em alguns casos, uma armadura transversal suplementar. Diante disso, qual é o valor da área de aço da armadura longitudinal e armadura mínima do pilar de extremidade a seguir? A) As = 10,35cm2; Asmínima = 2,42cm2. B) As = 15cm2; Asmínima = 10cm2. C) As = 35cm2; Asmínima = 5cm2. D) As = 23cm2; Asmínima = 15cm2. E) As = 18,5cm2; Asmínima = 7,45cm2. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Ruby |
Veja mais Dicas e truques de Ruby |
Dicas e truques de outras linguagens |
JavaScript - Como usar objetos Set em seus códigos JavaScript |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |