Você está aqui: C ::: Dicas & Truques ::: Rotinas de Conversão

Como converter uma string em um valor inteiro usando a função atoi() da linguagem C

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Em algumas situações, pode ser necessário converter uma string em um valor numérico inteiro. Para isso podemos usar a função atoi().

Esta função recebe uma matriz de caracteres e tenta transformá-la em um valor inteiro. Se a conversão não for possível, o valor 0 é retornado. Os sinais "+" e "-" são válidos na string a ser convertida. Veja um exemplo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // valor inteiro em forma de string
  char valor_str[] = "10";

  // A linha abaixo causa um comportamento estranho
  //int res = 40 + valor_str;
......


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Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercícios Resolvidos de Python - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equilátero

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Pergunta/Tarefa:

Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra:

A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B).

Escreva um programa Python que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais).

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro lado do triângulo: 30
Informe o segundo lado do triângulo: 40
Informe o terceiro lado do triângulo: 60
O triângulo é escaleno
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

# método principal
def main():
  # vamos ler o primeiro lado do triângulo
  lado_a = int(input("Informe o primeiro lado do triângulo: "))
  
  # vamos ler o segundo lado do triângulo
  lado_b = int(input("Informe o segundo lado do triângulo: "))

  # vamos ler o terceiro lado do triângulo
  lado_c = int(input("Informe o terceiro lado do triângulo: "))
    
  # os lados informados formam um triângulo?
  if((lado_a < (lado_b + lado_c)) and (lado_b < (lado_a + lado_c)) 
    and (lado_c < (lado_a + lado_b))):
    # é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)?
......



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercício Resolvido de Java - Um programa Java que lê dois números e mostra a soma, subtração, multiplicação e a divisão dos números lidos

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Pergunta/Tarefa:

Faça um programa em Java que receba dois números e no final mostre a soma, subtração, multiplicação e a divisão dos números lidos. Os números deverão ser informados pelo usuário.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro número: 9
Informe o segundo numero: 4
A soma é: 13
A subtração é: 5
A multiplicação é: 36
A divisão é: 2.25
Resposta/Solução:

Veja a resolução completa para o exercício em Java, comentada linha a linha:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos usar a classe Scanner para efetuar a leitura
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler o primeiro número
    System.out.print("Informe o primeiro número: ");
    int n1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // vamos ler o segundo número
    System.out.print("Informe o segundo numero: ");
    int n2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // primeiro vamos somar os dois números
......



Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games)

Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java - Jogo completo em Java com código comentado

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Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java

Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Java. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada.

Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos.

Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução:



Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo?

O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Java e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem.

Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Java, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo.

Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador:

// o jogador escolheu Pedra?
else if(jogador == 1){
  // o computador escolheu Papel?
  if(computador == 2){
    System.out.println("Você perdeu. Papel embrulha Pedra");
    vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador
  }
  else{ // o computador escolheu Tesoura
    System.out.println("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura");
    vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador
  }
}
// o jogador escolheu Papel?
else if(jogador == 2){
  // o computador escolheu Tesoura?
  if(computador == 3){
    System.out.println("Você perdeu. Tesoura corta Papel");
    vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador
  }
  else{ // o ocmputador escolheu Pedra
    System.out.println("Você ganhou. Papel embrulha Pedra");
    vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador
  }
}
Como posso obter este código fonte?

Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo:

1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.


Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid

Como obter a quantidade de linhas em um controle TDBGrid do Delphi (duas formas)

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A quantidade de linhas em um controle TDBGrid pode ser obtida de duas formas diferentes. A primeira consiste em fazer uma conversão de TDBGrid para TStringGrid e usar a propriedade RowCount. Veja:

procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
var
  quantLinhas: Integer;
begin
  // vamos obter a quantidade de linhas no DBGrid
  quantLinhas := TStringGrid(DBGrid1).RowCount;
......


Ao executar este código você verá um mensagem parecida com:

"O DBGrid possui 5 linhas."

Note que a propriedade RowCount inclui a linha reservada aos títulos das colunas do DBGrid, ou seja, uma linha a mais que a quantidade de registros no controle.

A segunda forma de se obter a quantidade de linhas no DBGrid consiste em obter a quantidade de registros no TDataSet no qual o DBGrid está conectado por meio de sua propriedade DataSource. Veja como isso pode ser feito:

procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
var
  quantLinhas: Integer;
begin
  // vamos obter a quantidade de linhas no DBGrid
  quantLinhas := DBGrid1.DataSource.DataSet.RecordCount;
......


Veja que aqui nós usamos a propriedade RecordCount para obter a quantidade de registros no DataSet. Note que agora a contagem de linhas não inclui a linha reservada para os títulos das colunas.

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.


C++ ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o seno de um número ou ângulo em C++ usando a função sin()

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Em geral, quando falamos de seno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função seno disponível nas linguagens de programação para calcular o seno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria.

No entanto, é sempre importante entender o que é a função seno. Veja a seguinte imagem:



Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles.

Assim, o seno é a razão entre o cateto oposto (oposto ao ângulo theta) e a hipotenusa, ou seja, o cateto oposto dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula:

\[\text{Seno} = \frac{\text{Cateto oposto}}{\text{Hipotenusa}} \]

Então, se dividirmos 20 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.5547, que é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa (em radianos).

Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.5547. O resultado será 0.9828 (em radianos). Convertendo 0.9828 radianos para graus, nós obtemos 56.31º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto oposto e a hipotenusa na figura acima.

Pronto! Agora que já sabemos o que é seno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função sin() da linguagem C++. Esta função, disponível no header math.h, recebe um valor numérico e retorna um valor, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:

#include <iostream>
#include <math.h>
#include <cstdlib>
 
using namespace std;
 
int main(int argc, char *argv[]){
  cout << "Seno de 0 = " << sin(0) << "\n";
  cout << "Seno de 0 = " << sin(1) << "\n";
......


Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Seno de 0 = 0
Seno de 0 = 0.841471
Seno de 0 = 0.909297

Note que calculamos os senos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função seno mostrada abaixo:




Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++

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