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Como criar sua própria função substring() para retornar uma substring a partir de uma string em C

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Em algumas situações precisamos obter uma substring a partir de uma string. A linguagem C já fornece algumas funções que tornam isso possível. No entanto, nenhuma destas funções permite especificar o índice inicial da substring. Sendo assim, o trecho de código abaixo mostra como escrever uma função substring() que permite informar a string de origem, o índice inicial e a quantidade de caracteres que serão obtidos. O retorno da função será um ponteiro para a substring obtida:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>

char *substring(char *origem, int inicio, int quant){
  char *res = origem;
  int i = 0;

  // posição inicial menor que 0 ou
  // posição inicial muito exagerada?
  if((inicio < 0) || (inicio > strlen(origem)))
    inicio = 0;

  // quantidade de caracteres muito exagerada?
  if(quant > inicio + strlen(origem))
    quant = strlen(origem) - inicio;

  // obtem os caracteres desejados
  for(i = 0; i <= quant - 1; i++){
    res[i] = origem[inicio + i];
  }

  // marca o fim da string
  res[i] = '\0';

  return res;
}

int main(int argc, char *argv[])
{
  char texto[] = "Gosto muito de C e C++";
  
  // não podemos bagunçar a string original
  char sub_temp[128];
  strcpy(sub_temp, texto);
  // 10 caracteres começando
  // no índice 6
  char *res = substring(sub_temp, 6, 10);

  // exibe o resultado
  puts(res);

  // exibe a string original
  puts(texto);

  system("pause");
  return 0;
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

muito de C
Gosto muito de C e C++

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C ::: Dicas & Truques ::: Struct (Estruturas, Registros)

Como escrever um função que retorna uma estrutura (struct) usando a linguagem C

Quantidade de visualizações: 16101 vezes
Muitas vezes precisamos escrever funções que retornam estruturas, ou melhor, que alocam e retornam ponteiros para estruturas. Esta não é, definitivamente, uma tarefa para iniciantes em C. Contudo, esta dica lhe fornecerá um código completo indicando-lhe uma das formas mais simples de conseguir tal proeza.

Antes de executar o código, porém, dê uma olhada atenta na função obter_livro(). Veja que esta função recebe o título, o código e o número de páginas de um livro. Em seguida a função aloca memória para uma estrutura, preenche seus membros e retorna um ponteiro para tal estrutura. Eis a listagem completa:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>

// define a estrutura Livro
struct Livro{
  char *titulo;
  int codigo;
  int paginas;
};

// função que aloca e retorna um ponteiro para uma
// estrutura Livro
struct Livro* obter_livro(char *titulo, int codigo, int paginas){
  // aloca memória para uma estrutura Livro
  struct Livro *temp = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro));

  // preeche os membros da estrutura
  temp->titulo = titulo;
  temp->codigo = codigo;
  temp->paginas = paginas;

  return temp;
}

int main(int argc, char *argv[]){
  // obtém uma instância da estrutura Livro
  struct Livro *a = obter_livro("Programando em Java", 345, 120);

  // verifica se a estrutura foi retornada com
  // sucesso
  if(a != NULL){
    printf("Titulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n",
      a->titulo, a->codigo, a->paginas);
  }

  // obtém uma segunda instância da estrutura Livro
  struct Livro *b = obter_livro("JavaScript - Guia", 540, 800);

  // verifica se a estrutura foi retornada com
  // sucesso
  if(b != NULL){
    printf("Titulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n",
      b->titulo, b->codigo, b->paginas);
  }

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Titulo: Programando em Java
Codigo: 345
Paginas: 120
Titulo: JavaScript - Guia
Codigo: 540
Paginas: 800

Pressione qualquer tecla para continuar...


C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como contar as ocorrências de um determinado caractere em uma string usando a linguagem C

Quantidade de visualizações: 11196 vezes
Em algumas situações precisamos obter a quantidade de vezes que um caractere ocorre dentro de uma string. Para isso podemos usar a função personalizada char_count(). Esta função recebe a string e o caractere que desejamos pesquisar e retorna um inteiro contendo a quantidade de vezes que o caractere foi encontrado.
Veja o código (usando apenas ANSI-C):

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
 
// função personalizada que permite contar as
// ocorrências de um caractere em uma string
int char_count(const char *str, char caractere){
  int i, quant = 0;
 
  // vamos percorrer todos os caracteres da string
  for(i = 0; str[i]; i++){
    if(str[i] == caractere){ // localizamos
      quant++;
    }
  }
 
  return quant;
}
 
int main(int argc, char *argv[]){
  char frase[] = "Gosto muito de Java, JavaScript e Python";
 
  printf("Ocorrencias encontradas: %d",
    char_count(frase, 'a'));
 
  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Ocorrencias encontradas: 4


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercícios Resolvidos de C - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equilátero

Quantidade de visualizações: 2260 vezes
Pergunta/Tarefa:

Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra:

A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B).

Escreva um programa C que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais).

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro lado do triângulo: 30
Informe o segundo lado do triângulo: 40
Informe o terceiro lado do triângulo: 60
O triângulo é escaleno
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>
  
int main(int argc, char *argv[]){
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
  
  int lado_a, lado_b, lado_c;
    
  // vamos ler o primeiro lado do triângulo
  printf("Informe o primeiro lado do triângulo: ");
  scanf("%d", &lado_a);
    
  // vamos ler o segundo lado do triângulo
  printf("Informe o segundo lado do triângulo: ");
  scanf("%d", &lado_b);
    
  // vamos ler o terceiro lado do triângulo
  printf("Informe o terceiro lado do triângulo: ");
  scanf("%d", &lado_c);
    
  // os lados informados formam um triângulo?
  if((lado_a < (lado_b + lado_c)) && (lado_b < (lado_a + lado_c)) 
    && (lado_c < (lado_a + lado_b))){
    // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)?
    if((lado_a == lado_b) && (lado_b == lado_c)){
      printf("\nO triângulo é equilátero\n");  
    }
    else{
      // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)?
      if((lado_a == lado_b) || (lado_a == lado_c) || (lado_c == lado_b)){
        printf("\nO triângulo é isósceles\n");  
      }
      else{
        // é escaleno
        printf("\nO triângulo é escaleno\n");
      }
    }
  }
  else{
    printf("\nOs lados informados não formam um triângulo.\n");
  }
  
  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}



Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Qual das seguintes instruções JavaScript é uma definição correta de um array?

A) a = new Array[100];

B) var a = new Array(100);

C) var[] a = new String[100];

D) var a = new Array[100];
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Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Equação da continuidade

Um avião está se movendo pelo ar com velocidade de 220 m/s. As linhas de fluxo acima da asa estão comprimidas em 88% de sua área original. As linhas de fluxo abaixo da asa não estão comprimidas. Qual é a velocidade do ar acima da asa do avião em relação a esta?

A) 220 m/s

B) 26,4 m/s

C) 414 m/s

D) 194 m/s

E) 250 m/s
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Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D

Survey Points e COGO Points

Em relação aos Survey Points e COGO Points, qual das afirmações abaixo é VERDADEIRA?

A) Survey points podem ser editados na janela Properties.

B) Cogo points são exibidos na aba Settings.

C) Survey points são exibidos tanto na aba Prospector quanto na aba Survey.

D) Survey points são exibidos somente na aba Prospector.

E) Cogo points são exibidos apenas na aba Survey.
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Vamos testar seus conhecimentos em Topografia

Rumo e Azimute

Concurso Analista Ambiental - Engenheiro Agrimensor.

Observe a figura abaixo e assinale a alternativa correta.



A) Rumo de A2: N59ºE e Azimute de A1: 59º

B) Rumo de A2: S37ºW e Azimute de A2: 217º

C) Rumo de A1: N23ºE e Azimute de A2: 337º

D) Rumo de A3: S48ºE e Azimute de A1: 37º

E) Rumo de A2: N37ºE e Azimute de A1: 132º
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais

Instalações prediais de águas pluviais

Os cálculos para a vazão de entrada, por vezes, podem ser simplificados. A NBR 10844 permite simplificações para pequenas áreas que agilizam o trabalho e possibilitam a não utilização de curvas IDF. Tendo isso em mente, considere que uma casa tem projeção em planta de 90m2 e um telhado com duas águas com largura de 6m, comprimento de 10m e altura de 1,20m. Qual será a vazão utilizada para o cálculo da calha?

A) 165L/min.

B) 125L/min.

C) 150L/min.

D) 190L/min.

E) 145L/min.
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