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Como criar sua própria função substring() para retornar uma substring a partir de uma string em CQuantidade de visualizações: 16789 vezes |
Em algumas situações precisamos obter uma substring a partir de uma string. A linguagem C já fornece algumas funções que tornam isso possível. No entanto, nenhuma destas funções permite especificar o índice inicial da substring. Sendo assim, o trecho de código abaixo mostra como escrever uma função substring() que permite informar a string de origem, o índice inicial e a quantidade de caracteres que serão obtidos. O retorno da função será um ponteiro para a substring obtida:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> char *substring(char *origem, int inicio, int quant){ char *res = origem; int i = 0; // posição inicial menor que 0 ou // posição inicial muito exagerada? if((inicio < 0) || (inicio > strlen(origem))) inicio = 0; // quantidade de caracteres muito exagerada? if(quant > inicio + strlen(origem)) quant = strlen(origem) - inicio; // obtem os caracteres desejados for(i = 0; i <= quant - 1; i++){ res[i] = origem[inicio + i]; } // marca o fim da string res[i] = '\0'; return res; } int main(int argc, char *argv[]) { char texto[] = "Gosto muito de C e C++"; // não podemos bagunçar a string original char sub_temp[128]; strcpy(sub_temp, texto); // 10 caracteres começando // no índice 6 char *res = substring(sub_temp, 6, 10); // exibe o resultado puts(res); // exibe a string original puts(texto); system("pause"); return 0; } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: muito de C Gosto muito de C e C++ |
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C ::: Dicas & Truques ::: Struct (Estruturas, Registros) |
Como escrever um função que retorna uma estrutura (struct) usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 16101 vezes |
Muitas vezes precisamos escrever funções que retornam estruturas, ou melhor, que alocam e retornam ponteiros para estruturas. Esta não é, definitivamente, uma tarefa para iniciantes em C. Contudo, esta dica lhe fornecerá um código completo indicando-lhe uma das formas mais simples de conseguir tal proeza. Antes de executar o código, porém, dê uma olhada atenta na função obter_livro(). Veja que esta função recebe o título, o código e o número de páginas de um livro. Em seguida a função aloca memória para uma estrutura, preenche seus membros e retorna um ponteiro para tal estrutura. Eis a listagem completa: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> // define a estrutura Livro struct Livro{ char *titulo; int codigo; int paginas; }; // função que aloca e retorna um ponteiro para uma // estrutura Livro struct Livro* obter_livro(char *titulo, int codigo, int paginas){ // aloca memória para uma estrutura Livro struct Livro *temp = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro)); // preeche os membros da estrutura temp->titulo = titulo; temp->codigo = codigo; temp->paginas = paginas; return temp; } int main(int argc, char *argv[]){ // obtém uma instância da estrutura Livro struct Livro *a = obter_livro("Programando em Java", 345, 120); // verifica se a estrutura foi retornada com // sucesso if(a != NULL){ printf("Titulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n", a->titulo, a->codigo, a->paginas); } // obtém uma segunda instância da estrutura Livro struct Livro *b = obter_livro("JavaScript - Guia", 540, 800); // verifica se a estrutura foi retornada com // sucesso if(b != NULL){ printf("Titulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n", b->titulo, b->codigo, b->paginas); } puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Titulo: Programando em Java Codigo: 345 Paginas: 120 Titulo: JavaScript - Guia Codigo: 540 Paginas: 800 Pressione qualquer tecla para continuar... |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como contar as ocorrências de um determinado caractere em uma string usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 11196 vezes |
Em algumas situações precisamos obter a quantidade de vezes que um caractere ocorre dentro de uma string. Para isso podemos usar a função personalizada char_count(). Esta função recebe a string e o caractere que desejamos pesquisar e retorna um inteiro contendo a quantidade de vezes que o caractere foi encontrado. Veja o código (usando apenas ANSI-C): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> // função personalizada que permite contar as // ocorrências de um caractere em uma string int char_count(const char *str, char caractere){ int i, quant = 0; // vamos percorrer todos os caracteres da string for(i = 0; str[i]; i++){ if(str[i] == caractere){ // localizamos quant++; } } return quant; } int main(int argc, char *argv[]){ char frase[] = "Gosto muito de Java, JavaScript e Python"; printf("Ocorrencias encontradas: %d", char_count(frase, 'a')); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Ocorrencias encontradas: 4 |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de C - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equiláteroQuantidade de visualizações: 2260 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra: A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B). Escreva um programa C que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro lado do triângulo: 30 Informe o segundo lado do triângulo: 40 Informe o terceiro lado do triângulo: 60 O triângulo é escaleno Veja a resolução comentada deste exercício usando C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> int main(int argc, char *argv[]){ setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português int lado_a, lado_b, lado_c; // vamos ler o primeiro lado do triângulo printf("Informe o primeiro lado do triângulo: "); scanf("%d", &lado_a); // vamos ler o segundo lado do triângulo printf("Informe o segundo lado do triângulo: "); scanf("%d", &lado_b); // vamos ler o terceiro lado do triângulo printf("Informe o terceiro lado do triângulo: "); scanf("%d", &lado_c); // os lados informados formam um triângulo? if((lado_a < (lado_b + lado_c)) && (lado_b < (lado_a + lado_c)) && (lado_c < (lado_a + lado_b))){ // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)? if((lado_a == lado_b) && (lado_b == lado_c)){ printf("\nO triângulo é equilátero\n"); } else{ // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)? if((lado_a == lado_b) || (lado_a == lado_c) || (lado_c == lado_b)){ printf("\nO triângulo é isósceles\n"); } else{ // é escaleno printf("\nO triângulo é escaleno\n"); } } } else{ printf("\nOs lados informados não formam um triângulo.\n"); } printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Qual das seguintes instruções JavaScript é uma definição correta de um array? A) a = new Array[100]; B) var a = new Array(100); C) var[] a = new String[100]; D) var a = new Array[100]; Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Equação da continuidade Um avião está se movendo pelo ar com velocidade de 220 m/s. As linhas de fluxo acima da asa estão comprimidas em 88% de sua área original. As linhas de fluxo abaixo da asa não estão comprimidas. Qual é a velocidade do ar acima da asa do avião em relação a esta? A) 220 m/s B) 26,4 m/s C) 414 m/s D) 194 m/s E) 250 m/s Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D |
Survey Points e COGO Points Em relação aos Survey Points e COGO Points, qual das afirmações abaixo é VERDADEIRA? A) Survey points podem ser editados na janela Properties. B) Cogo points são exibidos na aba Settings. C) Survey points são exibidos tanto na aba Prospector quanto na aba Survey. D) Survey points são exibidos somente na aba Prospector. E) Cogo points são exibidos apenas na aba Survey. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Topografia |
Rumo e Azimute Concurso Analista Ambiental - Engenheiro Agrimensor. Observe a figura abaixo e assinale a alternativa correta. A) Rumo de A2: N59ºE e Azimute de A1: 59º B) Rumo de A2: S37ºW e Azimute de A2: 217º C) Rumo de A1: N23ºE e Azimute de A2: 337º D) Rumo de A3: S48ºE e Azimute de A1: 37º E) Rumo de A2: N37ºE e Azimute de A1: 132º Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
Instalações prediais de águas pluviais Os cálculos para a vazão de entrada, por vezes, podem ser simplificados. A NBR 10844 permite simplificações para pequenas áreas que agilizam o trabalho e possibilitam a não utilização de curvas IDF. Tendo isso em mente, considere que uma casa tem projeção em planta de 90m2 e um telhado com duas águas com largura de 6m, comprimento de 10m e altura de 1,20m. Qual será a vazão utilizada para o cálculo da calha? A) 165L/min. B) 125L/min. C) 150L/min. D) 190L/min. E) 145L/min. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
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