Você está aqui: Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como usar o método eql? para testar se duas strings são iguais

Quantidade de visualizações: 6364 vezes


Esta dica mostra como usar o método eql? para verificar se duas strings são iguais. Este método retorna true se as duas strings forem idênticas e false em caso contrário. Veja:
frase1 = "Gosto muito de Ruby"
frase2 = "Gosto muito de Ruby"

# vamos testar se as duas strings são iguais
if frase1.eql? frase2
  puts "As duas strings são iguais"
else
  puts "As duas strings NÃO são iguais"
end


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos em Ruby: Classes, objetos, métodos e variáveis de instância

Quantidade de visualizações: 10961 vezes
A melhor forma de entender a programação orientada a objetos é começar com uma analogia simples. Suponha que você queira dirigir um carro e fazê-lo ir mais rápido pressionado o acelerador. O que deve acontecer antes que você seja capaz de fazer isso?

Bem, antes que você possa dirigir um carro, alguém tem que projetá-lo. Um carro geralmente começa com desenhos feitos pelos engenheiros responsáveis por tal tarefa, tal qual a planta de uma casa. Tais desenhos incluem o projeto de um acelerador que possibilita ao carro ir mais rápido.

O pedal do acelerador "oculta" os mecanismos complexos responsáveis por fazer o carro ir mais rápido, da mesma forma que o pedal de freio "oculta" os mecanismos que fazem o carro ir mais devagar e o volante "oculta" os mecanismos que fazem com que o carro possa virar para a direita ou esquerda. Isso permite que pessoas com pequeno ou nenhum conhecimento de motores possam facilmente dirigir um carro.

Infelizmente, não é possível dirigir o projeto de um carro. Antes que possamos dirigí-lo, o carro deve ser construído a partir do projeto que o descreve. Um carro já finalizado tem um pedal de aceleração de verdade, que faz com que o carro vá mais rápido. Ainda assim, é preciso que o motorista pressione o pedal. O carro não acelerará por conta própria.

Agora vamos usar nosso exemplo do carro para introduzir alguns conceitos de programação importantes à programação orientada a objetos. A execução de uma determinada tarefa em um programa exige um método ou função. O método (ou função) descreve os mecanismos que, na verdade, executam a tarefa.

O método oculta tais mecanismos do usuário, da mesma forma que o pedal de aceleração de um carro oculta do motorista os mecanismos complexos que fazem com que um carro vá mais rápido.

Em Ruby, começamos criando uma unidade de programa chamada classe para abrigar um método, da mesma forma que o projeto de um carro abriga o design do pedal de acelerador. Em uma classe fornecemos um ou mais métodos que são projetados para executar as tarefas da classe.

Por exemplo, a classe que representa uma conta bancária poderia conter muitos métodos, incluindo um método para depositar dinheiro na conta, outro para retirar dinheiro, um terceiro para verificar o saldo, e assim por diante.

Da mesma forma que não podemos dirigir o projeto de um carro, nós não podemos "dirigir" uma classe. Da mesma forma que alguém teve que construir um carro a partir de seu projeto antes que pudessémos dirigí-lo, devemos construir um objeto de uma classe antes de conseguirmos executar as tarefas descritas nela.

Quando dirigimos um carro, o pressionamento do acelerador envia uma mensagem ao carro informando-o da tarefa a ser executada (neste caso informando-o de que queremos ir mais rápido). Da mesma forma, enviamos mensagens aos objetos de uma classe. Cada mensagem é uma chamada de método e informa ao objeto qual ou quais tarefas devem ser executadas.

Até aqui nós usamos a analogia do carro para introduzir classes, objetos e métodos. Já é hora de saber que um carro possui atributos (propriedades) tais como cor, o número de portas, a quantidade de gasolina em seu tanque, a velocidade atual, etc. Tais atributos são representados como parte do projeto do carro. Quando o estamos dirigindo, estes atributos estão sempre associados ao carro que estamos usando, e cada carro construído a partir do projeto sofrerá variações nos valores destes atributos em um determinado momento.
Da mesma forma, um objeto tem atributos associados a ele quando o usamos em um programa. Estes atributos são definidos na classe a partir da qual o objeto é instanciado (criado) e são chamados de variáveis de instância da classe.

Veremos agora como definir uma classe em Ruby e usar um objeto desta classe em um programa. Veja o trecho de código abaixo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# Definição da classe Cliente
class Cliente
   def definir_nome(nome)
      @nome = nome
   end
    
   def obter_nome
      @nome
   end
end

# Cria uma instância da classe Cliente
cliente = Cliente.new

# Efetua uma chamada ao método definir_nome
cliente.definir_nome("Laura Maria dos Santos")

# Efetua uma chamada ao método obter_nome
print "O nome do cliente é " + cliente.obter_nome

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

O nome do cliente é Laura Maria dos Santos


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como remover elementos repetidos de um array em Ruby usando as funções uniq e uniq!

Quantidade de visualizações: 10063 vezes
Em algumas situações nós precisamos excluir os itens duplicados de um array em Ruby. Para isso nós podemos usar as funções uniq e uniq!. A função uniq remove os itens duplicados e retorna um novo array, enquanto uniq! opera no array original, ou seja, modificando seus valores.

Veja o código Ruby completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# Cria um array de inteiros com duplicações
valores = [2, 3, 3, 5, 5, 6, 3]

# Exibe os valores do array original
puts "Os valores do array são:\n"
valores.each do | valor |
  print valor.to_s + " "
end

# Obtém um novo array sem as duplicações
valores2 = valores.uniq
puts "\n\nO novo array sem repetições:\n"
valores2.each do | valor |
  print valor.to_s + " "
end

# Remove as duplicações do array original
valores.uniq!
puts "\n\nO array original sem repetições:\n"
valores.each do | valor |
  print valor.to_s + " "
end

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Os valores do array são:
2 3 3 5 5 6 3

O novo array sem repetições:
2 3 5 6

O array original sem repetições:
2 3 5 6


Ruby ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais

Como ler a entrada do usuário em Ruby usando a função gets

Quantidade de visualizações: 11816 vezes
Em várias ocasições nossos programas Ruby precisam interagir com o usuário, ou seja, precisamos ler informações do usuário com o propósito de efetuar algum cálculo ou tomar decisões sobre as tarefas a serem realizadas.

A entrada do usuário em um programa Ruby pode ser obtida por meio do método gets. Esta função recebe a entrada do usuário a partir do teclado em formato texto (string) e a armazena em uma variável do tipo string.

Veja um exemplo no qual usamos a função gets para solicitar que o usuário informe o seu nome. Em seguida imprimimos o nome informado na tela:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# Este exemplo mostra como ler entrada do usuário
# a partir do teclado

print "Informe seu nome: "

# Lê a entrada
nome = gets

# Remove o caractere de fim de linha
nome = nome.chomp

# Exibe o resultado
puts "Seu nome é: #{nome}"

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Informe seu nome: Osmar J. Silva
Seu nome é: Osmar J. Silva

Note o uso da função chomp para remover o caractere de fim de linha adicionando automaticamente pelo interpretador Ruby quando pressionamos a tecla Enter.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Ruby

Veja mais Dicas e truques de Ruby

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 22 usuários muito felizes estudando em nosso site.