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Verificando se uma substring está contida em uma string usando o método include? da classe StringQuantidade de visualizações: 8199 vezes |
Esta dica mostra a você como usar o método include? para verificar se uma substring está contida em uma string. Veja o exemplo: # declara e inicializa uma variável string frase = "Gosto muito de Ruby" substring = "Ruby" # vamos verificar se a substring "Ruby" # está contida na string if frase.include? substring puts "A substring está contida na string" else puts "A substring NÃO está contida na string" end |
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Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como acessar variáveis de instâncias para escrita em Ruby sem a necessidade de métodos mutatórios usando a função attr_accessorQuantidade de visualizações: 7116 vezes |
Por padrão, variáveis de instância em Ruby só podem ser acessadas para escrita usando métodos mutatórios, ou seja, uma variável de instância @nome deve ser modificada usando um método definir_nome. É possível dispensar o uso de métodos mutatórios empregando o método attr_accessor nos nomes das variáveis que poderão ser acessadas e modificadas. Lembre-se que, ao contrário de attr_reader, o método attr_accessor possibilita o acesso à variável de instância tanto para leitura quanto para escrita. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # Definição da classe Cliente class Cliente attr_accessor :nome, :idade def initialize(nome, idade) @nome = nome @idade = idade end end # Cria uma instância da classe Cliente e inicializa as # variáveis de instância @nome e @idade cliente = Cliente.new("Osmar J. Silva", 35) # Acessa as variáveis de instância sem a necessidade # de métodos acessórios puts cliente.nome puts cliente.idade # Modifica as variáveis de instância sem a necessidade # de métodos mutatórios cliente.nome = "Carlos da Silva" cliente.idade = 56 # Obtém os resultados puts cliente.nome puts cliente.idade Se tentarmos acessar e modificar as variáveis nome e idade diretamente, sem os métodos mutatórios e a função attr_accessor nós teremos um erro do tipo: Traceback (most recent call last): estudos.arb:15:in `<main>': undefined method `nome' for #<Cliente:0x0000029a7211f080 @nome="Osmar J. Silva", @idade=35> (NoMethodError) |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como usar a classe DateTime da linguagem RubyQuantidade de visualizações: 7173 vezes |
A classe DateTime da linguagem Ruby extende a classe Date e inclui horas, minutos, segundos e frações de segundo. Além disso, esta classe fornece suporte básico a fuso horários. Fuso horários são representados como uma diferença do UTC (Universal Coordinated Time) em fração de um dia. Esta diferença é quanto a hora local é mais cedo ou mais tarde que o UTC. Uma diferença de UTC 0 está centralizada na Inglaterra (também conhecido como GMT). À medida que viajamos para o leste, a diferença aumenta até que alcancemos a linha de separação de data no meio do Oceano Pacífico. Quando viajamos para o oeste, a diferença diminui. Esta diferença é abreviada como "of" na classe Date. Veja um trecho de código no qual usamos a classe DateTime para obter a data e hora atual: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # importa o módulo date require "date" # obtém a data e hora atual agora = DateTime::now # exibe o resultado puts "Agora é " + agora.strftime("%e/%m/%Y - %H:%M:%S") Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Agora é 5/04/2022 - 11:51:06 |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em Ruby: Classes, objetos, métodos e variáveis de instânciaQuantidade de visualizações: 10954 vezes |
A melhor forma de entender a programação orientada a objetos é começar com uma analogia simples. Suponha que você queira dirigir um carro e fazê-lo ir mais rápido pressionado o acelerador. O que deve acontecer antes que você seja capaz de fazer isso? Bem, antes que você possa dirigir um carro, alguém tem que projetá-lo. Um carro geralmente começa com desenhos feitos pelos engenheiros responsáveis por tal tarefa, tal qual a planta de uma casa. Tais desenhos incluem o projeto de um acelerador que possibilita ao carro ir mais rápido. O pedal do acelerador "oculta" os mecanismos complexos responsáveis por fazer o carro ir mais rápido, da mesma forma que o pedal de freio "oculta" os mecanismos que fazem o carro ir mais devagar e o volante "oculta" os mecanismos que fazem com que o carro possa virar para a direita ou esquerda. Isso permite que pessoas com pequeno ou nenhum conhecimento de motores possam facilmente dirigir um carro. Infelizmente, não é possível dirigir o projeto de um carro. Antes que possamos dirigí-lo, o carro deve ser construído a partir do projeto que o descreve. Um carro já finalizado tem um pedal de aceleração de verdade, que faz com que o carro vá mais rápido. Ainda assim, é preciso que o motorista pressione o pedal. O carro não acelerará por conta própria. Agora vamos usar nosso exemplo do carro para introduzir alguns conceitos de programação importantes à programação orientada a objetos. A execução de uma determinada tarefa em um programa exige um método ou função. O método (ou função) descreve os mecanismos que, na verdade, executam a tarefa. O método oculta tais mecanismos do usuário, da mesma forma que o pedal de aceleração de um carro oculta do motorista os mecanismos complexos que fazem com que um carro vá mais rápido. Em Ruby, começamos criando uma unidade de programa chamada classe para abrigar um método, da mesma forma que o projeto de um carro abriga o design do pedal de acelerador. Em uma classe fornecemos um ou mais métodos que são projetados para executar as tarefas da classe. Por exemplo, a classe que representa uma conta bancária poderia conter muitos métodos, incluindo um método para depositar dinheiro na conta, outro para retirar dinheiro, um terceiro para verificar o saldo, e assim por diante. Da mesma forma que não podemos dirigir o projeto de um carro, nós não podemos "dirigir" uma classe. Da mesma forma que alguém teve que construir um carro a partir de seu projeto antes que pudessémos dirigí-lo, devemos construir um objeto de uma classe antes de conseguirmos executar as tarefas descritas nela. Quando dirigimos um carro, o pressionamento do acelerador envia uma mensagem ao carro informando-o da tarefa a ser executada (neste caso informando-o de que queremos ir mais rápido). Da mesma forma, enviamos mensagens aos objetos de uma classe. Cada mensagem é uma chamada de método e informa ao objeto qual ou quais tarefas devem ser executadas. Até aqui nós usamos a analogia do carro para introduzir classes, objetos e métodos. Já é hora de saber que um carro possui atributos (propriedades) tais como cor, o número de portas, a quantidade de gasolina em seu tanque, a velocidade atual, etc. Tais atributos são representados como parte do projeto do carro. Quando o estamos dirigindo, estes atributos estão sempre associados ao carro que estamos usando, e cada carro construído a partir do projeto sofrerá variações nos valores destes atributos em um determinado momento. Da mesma forma, um objeto tem atributos associados a ele quando o usamos em um programa. Estes atributos são definidos na classe a partir da qual o objeto é instanciado (criado) e são chamados de variáveis de instância da classe. Veremos agora como definir uma classe em Ruby e usar um objeto desta classe em um programa. Veja o trecho de código abaixo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # Definição da classe Cliente class Cliente def definir_nome(nome) @nome = nome end def obter_nome @nome end end # Cria uma instância da classe Cliente cliente = Cliente.new # Efetua uma chamada ao método definir_nome cliente.definir_nome("Laura Maria dos Santos") # Efetua uma chamada ao método obter_nome print "O nome do cliente é " + cliente.obter_nome Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: O nome do cliente é Laura Maria dos Santos |
Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia |
(Udesc 2011) Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), existem no Brasil oito bacias hidrográficas. Assinale a alternativa correta em relação a essas bacias. A) As bacias do Paraná e do Uruguai formam a Bacia Platina. Essa última drena somente 5% do território nacional e seu potencial hidrelétrico instalado é pequeno e inexpressivo. B) A Bacia do Rio São Francisco é a segunda maior bacia brasileira e seu rio principal é totalmente navegável. C) A maior bacia é a do Rio Amazonas, que recebe afluentes dos dois lados e possui o maior volume de água do planeta. D) A Bacia do Rio Tocantins recebe seus dois principais afluentes: o Araguaia e o Tietê. Possui a segunda maior usina do país, mas seu potencial hidrelétrico é o menor de todas as bacias hidrográficas brasileiras. E) A Bacia do Atlântico Norte/Nordeste é a terceira maior bacia hidrográfica do Brasil. Seus rios principais são o Madeira e o Juruá. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
Evolução das estruturas Até o início do século XIX os metais exerciam uma função estrutural limitada nas edificações. O aço em abundância e econômico tornou-se disponível pela primeira vez na década de 1850. Assinale a opção correta quanto aos motivos que levaram à expansão da utilização de elementos metálicos em estruturas: Selecione a resposta: A) A utilização do ferro forjado e o sentido estético da época levaram a maior utilização da estrutura metálica. B) Devido à introdução do Processo Bessemer, em que grandes quantidades de ferro podiam ser transformadas em aço, em aproximadamente 20 minutos resultando em um metal com propriedades estruturais bastante superiores ao do ferro fundido. C) A carência de profissionais capacitados, artesãos, em trabalhar a alvenaria de pedra como elemento estrutural levaram a uma mudança em termos de tecnologia estrutural, havendo a utilização da estrutura metálica em larga escala. D) O incremento da urbanização e a necessidade da rapidez na construção de casas para as pessoas que vinham para as cidades trabalhar nas fábricas levaram à larga utilização da estrutura metálica, reduzindo assim, o seu custo. E) A verticalização das cidades e a ousadia dos arquitetos e dos construtores de se construir edifícios cada vez mais altos. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Equação de Bernoulli Considere o tubo de fluxo abaixo contendo óleo, que flui de forma a podermos considera-lo um fluido ideal. Ele flui por um tubo que sobe de nível e se estreita. Dois manômetros marcam a pressão em dois pontos do tubo, como mostra a figura. Qual o valor da pressão indicada no segundo manômetro? (Dados: ρóleo = 900 kg / m3 e g = 9,8 m/s2) A) 38,4 kPa B) 162 kPa C) 64,4 kPa D) 135 kPa E) 74,0 kPa Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
O código de ética profissional: Concorrência Em relação à concorrência perfeita, podemos dizer que se trata da competição pura. Essa estrutura sugere o funcionamento ideal ou equilibrado do mercado. A concorrência perfeita apresenta quatro características que a tornam o modelo econômico mais adequado. Assinale a alternativa que contém essas características. A) Baixo número de compradores e vendedores; produtos homogêneos; informações disponíveis; mobilidade. B) Elevado número de compradores e vendedores; produtos heterogêneos; informações disponíveis; mobilidade. C) Elevado número de compradores e vendedores; produtos homogêneos; informações confidenciais; mobilidade. D) Elevado número de compradores e vendedores; produtos homogêneos; informações disponíveis; mobilidade. E) Elevado número de compradores e vendedores; produtos homogêneos; informações disponíveis; fixidez. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Velocidade de entrada e saída de um fluido O tanque tem uma entrada e uma saída de água. Determine a altura H do tanque em função da área A, velocidade de entrada V1 em um bocal com diâmetro d1 e velocidade de saída V2 em um bocal com diâmetro d2, após um intervalo de tempo t, sendo que o tanque se encontrava vazio. Determine também o tempo de enchimento do tanque conforme os dados: H = 10m; A = 2,5m2; V1 = 0,7m/s; d1 = 20cm; V2 = 3m/s; d2 = 15 cm. A) H = (V2d22 - V1d12)tπ/4A 0,08 segundos. B) H = (V2 - V1)t/A 10,87 segundos. C) H = (V2d22 - V1d12)tπ/4A 806 segundos. D) H = (V2d22 - V1d12)tπ/A 201 segundos. E) H = (V2d22 - V1d12)tπ/2A 403 segundos. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Ruby |
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