Você está aqui: Ruby On Rails ::: Dicas & Truques ::: Action Controller

Saiba o que são e como usar Controllers em suas aplicações Ruby On Rails

Quantidade de visualizações: 8351 vezes


No mundo Ruby On Rails, um Action Controller recebe requisições e direciona cada uma destas requisições para um ação específica (action). Um Action Controller trabalha lado a lado com uma Action View, resultando no que conhecemos por Action Pack.

Action Controllers são classes que herdam de ActionController::Base e formam a lógica de negócio da aplicação. É importante perceber que temos controladores para diferentes partes da aplicação. Um sistema acadêmico, por exemplo, poderia ter controladores para matrículas, gerenciamento de baixas de mensalidades, notas, etc. Daí, podemos afirmar que controladores são agrupados de acordo com os dados que eles operam ou suas funcionalidades.

A melhor forma de entender um Action Controller é criando um. Se você ainda não o fez, pesquisa dicas sobre como criar a estrutura de uma aplicação Ruby On Rails. Em seguida, entre no diretório da aplicação e dispare o comando:
ruby script\generate controller Teste
Aqui o nome do controlador é "Teste". Após alguns segundos você verá o seguinte resultado:
  exists  app/controllers/
  exists  app/helpers/
  create  app/views/teste
  exists  test/functional/
  create  app/controllers/teste_controller.rb
  create  test/functional/teste_controller_test.rb
  create  app/helpers/teste_helper.rb
Vá até o diretório app/controllers e verá um arquivo chamado teste_controller.rb. Abra este arquivo e terá o seguinte resultado:
class TesteController < ApplicationController
end
Você pode testar este controller da seguinte forma:

1) Abra uma janela de comando e entre no diretório da aplicação;
2) Dispare o comando:
ruby script/server
Depois que o servidor for iniciado, direcione seu browser para:
http://127.0.0.1:3000/teste
Veja que aqui nós acessamos o endereço do controller que acabamos de criar. Mas não fique muito feliz, pois teremos uma página nos informando de que a action correspondente a index não foi encontrada:
Unknown action
No action responded to index
Isso acontece porque um controller é composto de actions, que não são nada mais que métodos públicos de uma classe controladora. E, quando não temos nenhuma action em um controller, a action index padrão é chamada. Assim:
http://127.0.0.1:3000/teste/atualizar
chama a action atualizar de um controller chamado teste. Façamos um teste. Abra o arquivo teste_controller.rb e modifique-o para esta nova versão:
class TesteController < ApplicationController
  def index
    render :action => 'index'
  end
end
Agora vá no diretório app\views\teste e crie um arquivo chamado index.rhtml com o seguinte conteúdo:
<html>
<head>
  <title>Estudos Ruby On Rails</title>
</head>
<body>

<h3>Sou a view para a action index</h3>

</body>
</html>
Agora execute a aplicação novamente pelos endereços:
http://127.0.0.1:3000/teste/index
ou
http://127.0.0.1:3000/teste
Como podemos ver, um Action Controller inclui um módulo de roteamento que mapeia a URL da aplicação para determinadas actions. E, após o código contido em uma action ser executado, uma view correspondente à action pode ser exibida para mostrar ao usuário uma página com os resultados do processamento efetuado.

Controllers são usados com muita frequencia para tratar as regras de negócio da aplicação, ou seja, quando uma action é chamada, podemos acessar o domínio da aplicação (a parte model do MCV), obter ou processar determinadas informações e, finalmente, exibir o resultado em uma view.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Veja mais Dicas e truques de Ruby On Rails

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 39 usuários muito felizes estudando em nosso site.