Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: Java ::: Gerenciadores de Layout ::: GridBagLayout

Definindo como os componentes serão redimensionados para ocupar seus espaços nas células de um GridBagLayout

Quantidade de visualizações: 8156 vezes


Muitas vezes as células de um GridBagLayout, nas quais exibiremos nossos componentes, possuem um espaço maior que a área ocupada pelo componente. Nestes casos, podemos definir como, e se, o componente será redimensionado (isso na hora de inserir o componente no gerenciador de layout; redimensionar em tempo de execução é outra estória).

Por padrão, as células de um GridBagLayout possuem o valor GridBagConstraints.NONE, ou seja, o componente não é redimensionado para ocupar todo o espaço da célula. O valor GridBagConstraints.HORIZONTAL faz com que o componente seja redimensionado na horizontal, GridBagConstraints.VERTICAL faz com que o componente seja redimensionado na vertical e GridBagConstraints.BOTH redimensiona o componente tanto na vertical quanto na horizontal.

Veja um trecho de código que faz com que um botão seja redimensionado na vertical:
// redimensiona o botão para ocupar toda a célula
// gbc é uma referência a um objeto da classe
// GridBagConstraints
gbc.fill = GridBagConstraints.VERTICAL;
add(new JButton("Botão 1"), gbc);


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 18 usuários muito felizes estudando em nosso site.