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Usando GridBagConstraints.gridheight para definir a quantidade de células em uma coluna que um determinado componente ocuparáQuantidade de visualizações: 7915 vezes |
Muitas vezes precisamos que um determinado componente ocupe mais de uma célula na vertical em um GridBagLayout. Isso pode ser feito com o uso de GridBagConstraints.gridheight. Por padrão este valor é 1, ou seja, cada componente ocupará apenas uma célula na vertical. É possível atribuir à GridBagConstraints.gridheight os valores GridBagConstraints.REMAINDER e GridBagConstraints.RELATIVE. Se GridBagConstraints.REMAINDER for usado, o componente ocupará desde sua célula principal até a última célula na coluna. Se GridBagConstraints.RELATIVE for usado, o componente ocupará desde sua célula até a célula antes da última célula na coluna. O trecho de código abaixo mostra como usar GridBagConstraints.gridheight para fazer com que componentes ocupam mais de uma célula por coluna: import javax.swing.*; import javax.swing.border.*; import java.awt.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Como usar a classe GridBagLayout"); // define o layout setLayout(new GridBagLayout()); // define uma borda para aumentar o espaço // entre as bordas da janela e o gerenciador // de layout ((JComponent)getContentPane()).setBorder( new EmptyBorder(10, 10, 10, 10)); // cria o GridBagConstraints GridBagConstraints gbc = new GridBagConstraints(); // controla o espaço entre os componentes // e as linhas do GridBagLayout. // aqui nós definimos 2 pixels para os // lados de cima, esquerda, inferior e direita gbc.insets = new Insets(2, 2, 2, 2); // adiciona componentes à janela // este primeiro botão ocupará duas células // na primeira coluna gbc.gridy = 0; // linha gbc.gridx = 0; // coluna gbc.gridheight = 2; // duas células na coluna // redimensiona o botão para ocupar toda a célula gbc.fill = GridBagConstraints.VERTICAL; add(new JButton("Botão 1"), gbc); gbc.gridy = 0; // linha gbc.gridx = 1; // coluna gbc.gridheight = 1; gbc.fill = GridBagConstraints.NONE; // zera o fill add(new JButton("Botão 2"), gbc); gbc.gridy = 1; // linha gbc.gridx = 1; // coluna add(new JButton("Botão 3"), gbc); pack(); // ajusta o tamanho da janela ao // dos componentes setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
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Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Java para iniciantes - Como usar o tipo de dados boolean em seus códigos JavaQuantidade de visualizações: 22510 vezes |
O tipo de dados boolean representa dois valores lógicos representados pelos literais true ou false. Valores boolean são produzidos pelos operadores relacionais (<, <=, > e >=), condicionais (&& e ||), lógicos (& e |) e de igualdade (== e !=) e são usados para gerenciar o fluxo de controle durante a execução do programa. Veja um trecho de código exemplificando o uso deste tipo de dados: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ public static void main(String args[]){ boolean continuar = true; if(continuar == true){ System.out.println("Podemos continuar."); } else{ System.out.println("Vamos parar."); } System.exit(0); } } Quando quisermos testar se o valor de uma variável ou constante do tipo boolean é true, podemos omitir o operador e o literal. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- if(continuar){ System.out.println("Podemos continuar."); } O mesmo vale para a negação: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- if(!continuar){ System.out.println("Podemos parar."); } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos |
Algorítmos Resolvidos de Java - A classe Retangulo (construtores, getters e setters, encapsulamento e static)Quantidade de visualizações: 14768 vezes |
Exercícios Resolvidos de Java - A classe Retangulo (construtores, getters e setters, encapsulamento e static) Pergunta/Tarefa: Escreva uma classe Retangulo para representar um retângulo. A classe deve conter: a) Dois campos de dados do tipo double chamados largura e altura que especificam a largura e a altura do retângulo. Os valores padrões são 1 tanto para a largura quanto para a altura. b) Um campo de dado do tipo String chamado cor que especifica a cor do retângulo. Para este exercício em particular, assuma que TODOS os retângulos possuirão a mesma cor. A cor padrão é branco. c) Um construtor sem argumentos que cria um retângulo padrão. d) Um construtor que cria um retângulo com a largura e altura especificadas. e) Métodos get() e set() para os três campos de dados da classe. f) Um método chamado getArea() que retorna a área do retângulo. g) Um método chamado getPerimetro() que retorna o perímetro do retângulo. Escreva um programa de teste que cria dois objetos da classe Retangulo. Sua saída deverá ser parecida com: Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: Retangulo.java ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Retangulo { private double largura; // largura do retângulo private double altura; // altura do retângulo // O exercício pede que TODOS os retângulos tenham a mesma cor // consulte a dica http://www.arquivodecodigos.net/dicas/1158 para mais // detalhes sobre o modificador static private static String cor = "branco"; // cor do retângulo // construtor sem argumentos public Retangulo(){ this.largura = 1; this.altura = 1; } // construtor que permite especificar a largura e a altura public Retangulo(double largura, double altura){ this.largura = largura; this.altura = altura; } // obtém a altura public double getAltura() { return altura; } // define a altura public void setAltura(double altura){ this.altura = altura; } // obtém a largura public double getLargura(){ return largura; } // define a largura public void setLargura(double largura){ this.largura = largura; } // obtém a cor de TODOS os retângulos public static String getCor(){ return cor; } // define a cor de TODOS os retângulos public static void setCor(String cor){ Retangulo.cor = cor; } // este método retorna a área do retângulo (em metros quadrados) public double getArea(){ return (this.largura * this.altura); } // este método retorna o perímetro do retângulo (em metros) public double getPerimetro(){ return ((2 * this.largura) + (2 * this.altura)); } } Agora o teste no método main(): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos criar uma instância da classe Retangulo com // os valores padrões Retangulo a = new Retangulo(); // agora vamos informar a largura e a altura Retangulo b = new Retangulo(10, 5); // os dois retângulos terão a cor verde Retangulo.setCor("verde"); // vamos mostrar os resultados do primeiro retângulo System.out.println("Primeiro retângulo"); System.out.println("Largura: " + a.getLargura()); System.out.println("Altura: " + a.getAltura()); System.out.println("Cor: " + Retangulo.getCor()); System.out.println("Área: " + a.getArea() + " metros quadrados"); System.out.println("Perímetro: " + a.getPerimetro() + " metros"); // vamos mostrar os resultados do segundo retângulo System.out.println("\nSegundo retângulo"); System.out.println("Largura: " + b.getLargura()); System.out.println("Altura: " + b.getAltura()); System.out.println("Cor: " + Retangulo.getCor()); System.out.println("Área: " + b.getArea() + " metros quadrados"); System.out.println("Perímetro: " + b.getPerimetro() + " metros"); } } |
Java ::: Pacote java.lang ::: String |
Apostila de Java Básico - Como usar o método replace() da classe String para efetuar a substituição de substrings em uma stringQuantidade de visualizações: 7851 vezes |
A substituição de substrings, ou seja, pedaços de texto, é uma das tarefas mais comuns em programação. Em Java isso pode ser feito por meio do método replace() da classe String. Veja sua assinatura:public String replace(CharSequence target, CharSequence replacement) Veja um trecho de código no qual usamos o método replace() para substituir todas as ocorrências de "C++" por "Java": ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos { public static void main(String[] args) { String frase = "Programar em C++ é muito bom! Gosto muito de C++"; System.out.println("Frase original: " + frase); // vamos substituir todas as ocorrências de "C++" por "Java" frase = frase.replace("C++", "Java"); System.out.println("Depois da substituição: " + frase); } } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: Frase original: Programar em C++ é muito bom! Gosto muito de C++ Depois da substituição: Programar em Java é muito bom! Gosto muito de Java Note que o método replace() pode atirar uma exceção do tipo NullPointerException se o parâmetro target ou replacement for null. |
Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D |
Conjuntos de Description Key no AutoCAD Civil 3D Quando estamos usando conjuntos de Description Key, qual parâmetro nos permite controlar automaticamente os parâmetros de alguns pontos? A) Location description (Descrição de localização) B) Marker style (Estilo de marcador) C) Raw description (Descrição crua) D) Full description (Descrição completa) Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D |
Comando Create Alignment from Objects Qual dos objetos abaixo não pode ser usado para criar um alinhamento quando acionamos o comando Create Alignment from Objects, disponível no item Alignment da aba Create Design? A) Line B) Arc C) Circle D) Polyline Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual o resultado da execução do seguinte código Python?valor = 76.1234 print("O valor é: %0.2f" % valor) A) O valor é: 76.00 B) O valor é: 76.12 C) O valor é: 0076 D) O valor é: 0.76 E) O valor é: 76.13 Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia |
Considerando as características da Bacia do Rio São Francisco, marque a alternativa correta. A) Apresenta somente rios perenes na sua área de abrangência. B) Está localizada somente na Região Nordeste do Brasil. C) A sua principal usina hidrelétrica é a de Furnas. D) Apresenta como regimes formadores o pluvial e o nival. E) Possui grande importância econômica para a população local. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Escoamento laminar Em escoamento laminar, a região de entrada do fluido é definida por um comprimento de entrada. Esse comprimento é compreendido entre quais distâncias? A) Entre a região de entrada e a região de comportamento completamente desenvolvido. B) Entre a região de entrada e a região de comportamento parcialmente desenvolvido. C) Entre a região de entrada e a região de saída do escoamento. D) Entre a região de comportamento completamente desenvolvido e a região de saída do escoamento. E) Entre a região de entrada e a região com defeito de velocidade. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
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