Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesCódigo-Fonte Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais
Você está aqui: Java ::: Gerenciadores de Layout ::: GridBagLayout

Como definir a posição (alinhar) componentes nas células de um GridBagLayout usando GridBagConstraints.anchor

Quantidade de visualizações: 14889 vezes


Por padrão, se um componente for menor que o espaço reservado a ele em uma célula de um GridBagLayout, ele será alinhado ao centro, tanto verticalmente quanto horizontalmente. Muitas vezes este não é o comportamente que queremos. Assim, podemos usar a variável GridBagConstraints.anchor para definir como o componente será alinhado na célula. Veja os valores possíveis:

Valores absolutos (só um componente por célula): CENTER (padrão - centro), NORTH (cima), SOUTH (embaixo), EAST (direita), WEST (esquerda), NORTHEAST (acima e à direita), NORTHWEST (acima e à esquerda), SOUTHEAST (abaixo e à direita) e SOUTHWEST (abaixo e à esquerda).

Valores relativos (mais de um componente por célula): PAGE_START, PAGE_END, LINE_START, LINE_END, FIRST_LINE_START, FIRST_LINE_END, LAST_LINE_START e LAST_LINE_END.

O trecho de código abaixo mostra como alinhar botões em células que excedem seus tamanhos:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
import javax.swing.*;
import javax.swing.border.*;
import java.awt.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Como usar a classe GridBagLayout");
 
    // define o layout
    setLayout(new GridBagLayout());
     
    // define uma borda para aumentar o espaço
    // entre as bordas da janela e o gerenciador
    // de layout
    ((JComponent)getContentPane()).setBorder(
       new EmptyBorder(10, 10, 10, 10));
 
    // cria o GridBagConstraints
    GridBagConstraints gbc = new GridBagConstraints();
 
    // controla o espaço entre os componentes
    // e as linhas do GridBagLayout.
    // aqui nós definimos 2 pixels para os
    // lados de cima, esquerda, inferior e direita
    gbc.insets = new Insets(2, 2, 2, 2);
 
    // adiciona componentes à janela
    // este primeiro botão ocupará três células
    // na primeira linha
    gbc.gridy = 0; // linha
    gbc.gridx = 0; // coluna
    gbc.gridwidth = 3; // três células na linha
    // alinha o botão à esquerda
    gbc.anchor = GridBagConstraints.WEST;
    add(new JButton("Botão 1"), gbc);
 
    gbc.gridy = 1; // linha
    gbc.gridx = 0; // coluna
    gbc.gridwidth = 1;
    // alinha ao centro novamente
    gbc.anchor = GridBagConstraints.CENTER;
    add(new JButton("Botão 2"), gbc);
 
    gbc.gridy = 1; // linha
    gbc.gridx = 1; // coluna
    add(new JButton("Botão 3"), gbc);
 
    gbc.gridy = 1; // linha
    gbc.gridx = 2; // coluna
    add(new JButton("Botão 4"), gbc);   
     
    // este último botão ocupará três células
    // na terceira linha
    gbc.gridy = 2; // linha
    gbc.gridx = 0; // coluna
    gbc.gridwidth = 3; // três células na linha
    // alinha o botão à direita
    gbc.anchor = GridBagConstraints.EAST;
    add(new JButton("Botão 5"), gbc);
 
    //setSize(350, 150);
    pack(); // ajusta o tamanho da janela ao
            // dos componentes
    setVisible(true);   
  }
 
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Como excluir de uma ArrayList todos os elementos contidos em outra ArrayList ou coleção do Java usando o método removeAll()

Quantidade de visualizações: 10143 vezes
Em algumas situações pode ser útil sabermos como remover de uma ArrayList todos os elementos contidos em outra ArrayList ou coleção. Para isso podemos usar o método removeAll(), que a classe ArrayList herda da interface java.util.List.

Veja sua assinatura:

1
boolean removeAll(Collection<?> c)


E agora veja um exemplo de seu uso:

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
import java.util.ArrayList;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // cria uma ArrayList que conterá strings
    ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>();
 
    // cria uma segunda ArrayList que conterá mais strings
    ArrayList<String> nomes2 = new ArrayList<String>();
     
    // adiciona itens na primeira lista
    nomes.add("Carlos");
    nomes.add("Maria");
    nomes.add("Fernanda");
    nomes.add("Osmar");
......



Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como remover todos os espaços de uma string usando o método replace() da classe String da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 2 vezes
Nesta dica mostrarei como usar o método replace() da classe String do Java para remover todos os espaços de uma frase ou texto, tanto no início, fim e no meio. Note que esta dica remove TODOS os espaços, não somente os espaço excessivos. Para isso veja outras dicas dessa seção.

Veja o código Java completo para o exemplo:

1
2
3
4
5
6
7
package arquivodecodigos;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String frase = "Programar em Java é muito bom";
    System.out.println("Com espaços: " + frase);
......


Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Com espaços: Programar em Java é muito bom
Sem espaços: ProgramaremJavaémuitobom


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias

Quantidade de visualizações: 398 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias para iluminar um determinado cômodo de uma residência. Dados de entrada: a potência da lâmpada utilizada (em watts), as dimensões (largura e comprimento, em metros) do cômodo. Considere que a potência necessária é de 18 watts por metro quadrado.

Sua saída deverá ser parecida com:

1
2
3
4
Informe a potência da lâmpada (em watts): 100
Informe a largura do cômodo (em metros): 6
Informe o comprimento do cômodo (em metros): 4
Serão necessárias 4 lâmpadas.
Resposta/Solução:

Veja a resolução completa para o exercício em Java, comentada linha a linha:

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
// Como calcular o número de lâmpadas necessárias
package estudos;
 
import java.util.Scanner;
 
public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    double potencia_lampada, largura_comodo, comprimento_comodo;
    double area_comodo, potencia_total;
    int quant_lampadas;
 
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
     
    // vamos ler a potência da lâmpada
    System.out.print("Informe a potência da lâmpada (em watts): ");
    potencia_lampada = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
 
    // vamos ler a largura do cômodo
    System.out.print("Informe a largura do cômodo (em metros): ");
    largura_comodo = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
 
    // agora vamos ler o comprimento do cômodo 
......



Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 32 usuários muito felizes estudando em nosso site.