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Como definir a posição (alinhar) componentes nas células de um GridBagLayout usando GridBagConstraints.anchorQuantidade de visualizações: 14824 vezes |
Por padrão, se um componente for menor que o espaço reservado a ele em uma célula de um GridBagLayout, ele será alinhado ao centro, tanto verticalmente quanto horizontalmente. Muitas vezes este não é o comportamente que queremos. Assim, podemos usar a variável GridBagConstraints.anchor para definir como o componente será alinhado na célula. Veja os valores possíveis: Valores absolutos (só um componente por célula): CENTER (padrão - centro), NORTH (cima), SOUTH (embaixo), EAST (direita), WEST (esquerda), NORTHEAST (acima e à direita), NORTHWEST (acima e à esquerda), SOUTHEAST (abaixo e à direita) e SOUTHWEST (abaixo e à esquerda). Valores relativos (mais de um componente por célula): PAGE_START, PAGE_END, LINE_START, LINE_END, FIRST_LINE_START, FIRST_LINE_END, LAST_LINE_START e LAST_LINE_END. O trecho de código abaixo mostra como alinhar botões em células que excedem seus tamanhos: import javax.swing.*; import javax.swing.border.*; import java.awt.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Como usar a classe GridBagLayout"); // define o layout setLayout(new GridBagLayout()); // define uma borda para aumentar o espaço // entre as bordas da janela e o gerenciador // de layout ((JComponent)getContentPane()).setBorder( new EmptyBorder(10, 10, 10, 10)); // cria o GridBagConstraints GridBagConstraints gbc = new GridBagConstraints(); // controla o espaço entre os componentes // e as linhas do GridBagLayout. // aqui nós definimos 2 pixels para os // lados de cima, esquerda, inferior e direita gbc.insets = new Insets(2, 2, 2, 2); // adiciona componentes à janela // este primeiro botão ocupará três células // na primeira linha gbc.gridy = 0; // linha gbc.gridx = 0; // coluna gbc.gridwidth = 3; // três células na linha // alinha o botão à esquerda gbc.anchor = GridBagConstraints.WEST; add(new JButton("Botão 1"), gbc); gbc.gridy = 1; // linha gbc.gridx = 0; // coluna gbc.gridwidth = 1; // alinha ao centro novamente gbc.anchor = GridBagConstraints.CENTER; add(new JButton("Botão 2"), gbc); gbc.gridy = 1; // linha gbc.gridx = 1; // coluna add(new JButton("Botão 3"), gbc); gbc.gridy = 1; // linha gbc.gridx = 2; // coluna add(new JButton("Botão 4"), gbc); // este último botão ocupará três células // na terceira linha gbc.gridy = 2; // linha gbc.gridx = 0; // coluna gbc.gridwidth = 3; // três células na linha // alinha o botão à direita gbc.anchor = GridBagConstraints.EAST; add(new JButton("Botão 5"), gbc); //setSize(350, 150); pack(); // ajusta o tamanho da janela ao // dos componentes setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres |
Exercícios Resolvidos de Java - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em Java - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondenteQuantidade de visualizações: 431 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um caractere: A Você informou o caractere: A O código ASCII correspondente é: 65 Veja a resolução comentada deste exercício em Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação System.out.print("Informe um caractere: "); // vamos ler o caractere informado char caractere = entrada.nextLine().charAt(0); // agora vamos obter o código ASCII correspondente int codigo = (int)caractere; // e mostramos o resultado System.out.println("Você informou o caractere: " + caractere); System.out.println("O código ASCII correspondente é: " + codigo); } } O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos. |
Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Java para iniciantes - Como embaralhar os elementos de uma ArrayList usando o método shuffle() da classe CollectionsQuantidade de visualizações: 13355 vezes |
Nesta dica mostrarei como usar o método estático shuffle() da classe Collections da linguagem Java para misturar, ou seja, embaralhar os elementos de um objeto da classe ArrayList. Veja o código completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.util.ArrayList; import java.util.Collections; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>(); // adiciona itens na lista nomes.add("Carlos"); nomes.add("Maria"); nomes.add("Fernanda"); nomes.add("Osmar"); // exibe os elementos da ArrayList System.out.println("Ordem original:\n"); for(int i = 0; i < nomes.size(); i++){ System.out.println(nomes.get(i)); } // Vamos embaralhar os itens da ArrayList Collections.shuffle(nomes); // exibe os elementos da ArrayList System.out.println("\nElementos embaralhados:\n"); for(int i = 0; i < nomes.size(); i++){ System.out.println(nomes.get(i)); } System.exit(0); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Ordem original: Carlos Maria Fernanda Osmar Elementos embaralhados: Carlos Fernanda Osmar Maria |
Java ::: Tratamento de Erros ::: Erros de Tempo de Execução |
Java para iniciantes - Como tratar o erro OutOfMemoryError no JavaQuantidade de visualizações: 11936 vezes |
O erro OutOfMemoryError é apresentado quando a Java Virtual Machine (JVM) não consegue alocar um objeto por falta de memória e o Garbagge Collector não liberou mais memória ainda. Este é um erro que não deve ser apanhado em um bloco try...catch, ou seja, se não há memória para alocar novos objetos, é fácil entender que não haverá memória para tal procedimento. O melhor a fazer é deixar o programa terminar e verificar a causa do problema. Veja a posição da classe OutOfMemoryError na hierarquia de classes da plataforma Java: java.lang.Object java.lang.Throwable java.lang.Error java.lang.VirtualMachineError java.lang.OutOfMemoryError Esta classe implementa a interface Serializable. Uma das causas mais comuns para o erro OutOfMemoryError é a instanciação exagerada de objetos, principalmente em laços (loops). Uma forma de aumentar a memória RAM a ser usada é definindo opções na linha de comando para o java.exe. Algumas destas opções são -Xss64k -Xoss300k -Xms4m e -Xmx10m. |
Vamos testar seus conhecimentos em Fundações |
Fundações profundas Fundações profundas podem ser classificadas de diferentes maneiras. Uma forma de distinguir os diferentes tipos de estaca é pelo material empregado em sua composição. Com base no exposto, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposições a seguir, sobre estacas de madeira. ( ) A madeira em contato com o oxigênio do ar tende a apresentar fungos que inibem a deterioração do material. ( ) As estacas de madeira apodrecem rapidamente se mantidas permanentemente debaixo d'água. ( ) No Brasil, estacas de madeira são amplamente utilizadas de forma permanente em obras comerciais e residenciais. Assinale a alternativa que indica, de cima para baixo, a ordem correta. A) V, F, F. B) V, V, V. C) F, F, F. D) F, F, V. E) V, V, F. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fundações |
Fundações Ano: 2019 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Jaru - RO Prova: IBADE - 2019 - Prefeitura de Jaru - RO - Engenheiro Civil Uma sondagem foi realizada segundo a norma ABNT NBR 6484:2001 (Solo - Sondagens de simples reconhecimento com SPT - Método de ensaio). Após a execução das 3 etapas previstas no ensaio, o seguinte resultado foi apresentado: 8/16 - 10/14 - 13/16 O índice de resistência à penetração (N) é: A) 18 B) 23 C) 31 D) 46 E) 54 Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia |
(Udesc 2011) Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), existem no Brasil oito bacias hidrográficas. Assinale a alternativa correta em relação a essas bacias. A) As bacias do Paraná e do Uruguai formam a Bacia Platina. Esta última drena somente 5% do território nacional, e seu potencial hidrelétrico instalado é pequeno e inexpressivo. B) A Bacia do Rio São Francisco é a segunda maior bacia brasileira, e seu rio principal é totalmente navegável. C) A maior bacia é a do rio Amazonas, que recebe afluentes dos dois lados e possui o maior volume de água do planeta. D) A Bacia do Rio Tocantins recebe seus dois principais afluentes: o Araguaia e o Tietê. Possui a segunda maior usina do país, mas seu potencial hidrelétrico é o menor de todas as bacias hidrográficas brasileiras. E) A Bacia do Atlântico Norte/Nordeste é a terceira maior bacia hidrográfica do Brasil. Seus rios principais são o Madeira e o Juruá. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual o resultado da execução do seguinte código Python?soma = 0 for i in range(0, 10): if i == 4 or i == 6: continue soma = soma + 3 print("A soma é: {0}".format(soma)) A) A soma é: 24 B) A soma é: 15 C) A soma é: 28 D) A soma é: 23 E) A soma é: 20 Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
O exercício do direito à propriedade Ainda sobre as ações judiciais correlatas aos direitos de vizinhança, mais especificamente sobre as ações de demarcação e divisão de propriedades, retificação de registros imobiliários e relação entre esses procedimentos, assinale a alternativa correta no que toca aos seus objetivos, às hipóteses de cabimento e às demais peculiaridades: A) A ação de demarcação serve para esclarecer os limites divisórios entre dois prédios de dois proprietários diferentes. B) O procedimento de retificação de matrícula serve para individualizar em matrículas separadas um bem que é de propriedade conjunta (condomínio). C) A ação de demarcação dispensa memorial descritivo e prova pericial no processo. D) As ações demarcatória e divisória não podem ser cumuladas na mesma ação, pois têm objetos diferentes. E) Os procedimentos ou as ações de marcação e divisão de propriedades só podem ser realizados judicialmente. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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Dicas e truques de outras linguagens |
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