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Java Swing - Como usar a classe JSplitPane para dividir o espaço ocupado pelos componentes de suas aplicações Java SwingQuantidade de visualizações: 10302 vezes |
A classe JSplitPane é usada quando precisamos controlar o espaço ocupado por dois ou mais componentes. Objetos desta classe podem ser redimensionados, de modo a aumentar ou diminuir a área ocupada por um dos componentes. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes Java:java.lang.Object java.awt.Component java.awt.Container javax.swing.JComponent javax.swing.JSplitPane No trecho de código abaixo você verá como é possível dividir a área ocupada por duas áreas de texto (JTextArea). Execute a aplicação e experimente aumentar ou diminuir o espaço ocupado pelos componentes: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import javax.swing.*; import java.awt.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Como usar a classe JSplitPane"); // primeira área de texto JTextArea textArea1 = new JTextArea(5, 30); textArea1.setText("Sou a área de texto 1."); JScrollPane sPane1 = new JScrollPane(textArea1); // segunda área de texto JTextArea textArea2 = new JTextArea(5, 30); textArea2.setText("Sou a área de texto 2."); JScrollPane sPane2 = new JScrollPane(textArea2); // Cria o JSplitPane JSplitPane splitPane = new JSplitPane( JSplitPane.HORIZONTAL_SPLIT, sPane1, sPane2); add(splitPane, BorderLayout.CENTER); setSize(300, 150); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executar esta aplicação Java Swing nós teremos o seguinte resultado: |
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Java ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cosseno de um ângulo em Java usando o método cos() da classe Math - Calculadora de cosseno em JavaQuantidade de visualizações: 1484 vezes |
Como calcular o cosseno de um ângulo em Java usando o método cos() da classe Math - Calculadora de cosseno em Java Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem: Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem Java. Esta método, que faz parte da classe Math, recebe um valor numérico e retorna um valor, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ System.out.println("Cosseno de 0 = " + Math.cos(0)); System.out.println("Cosseno de 1 = " + Math.cos(1)); System.out.println("Cosseno de 2 = " + Math.cos(2)); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Cosseno de 0 = 1.0 Cosseno de 1 = 0.5403023058681398 Cosseno de 2 = -0.4161468365471424 Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo: |
Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como adicionar todos os elementos de uma ArrayList ou coleção à uma outra ArrayList do Java usando o método addAll()Quantidade de visualizações: 15442 vezes |
Em algumas situações pode ser necessário adicionar todos os elementos de uma ArrayList ou outra coleção a uma determinada ArrayList já existente. Isso pode ser feito por meio do uso do método addAll() da classe ArrayList. Na versão 1.5 do Java, este método possui duas assinaturas. Veja a primeira:public boolean addAll(Collection<? extends E> c) Aqui nós podemos adicionar à uma ArrayList existente todos os elementos de uma determinada coleção, desde que, é claro, esta coleção implemente ou descenda de alguma classe que implemente a interface Collection. Note também o uso de genéricos na coleção a ser fornecida como argumento. É importante observar que, se passarmos uma coleção de tipos diferentes daquela na qual estamos chamando o método addAll() teremos um erro de compilação. Veja um exemplo no qual adicionamos todos os elementos de uma ArrayList no final de outra: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.util.ArrayList; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>(); // cria uma segunda ArrayList que conterá mais strings ArrayList<String> nomes2 = new ArrayList<String>(); // adiciona itens na primeira lista nomes.add("Carlos"); nomes.add("Maria"); nomes.add("Fernanda"); // adiciona itens na segunda lista nomes2.add("Osmar"); nomes2.add("Zacarias"); // vamos adicionar os elementos da segunda lista // no final da primeira lista nomes.addAll(nomes2); // vamos exibir o resultado for(int i = 0; i < nomes.size(); i++){ System.out.println(nomes.get(i)); } System.exit(0); } } A segunda assinatura do método addAll() nos permite definir a posição no ArrayList alvo a partir da qual os elementos da coleção fonte serão adicionados. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public boolean addAll(int index, Collection<? extends E> c) Eis um exemplo no qual inserimos os elementos de uma ArrayList a partir do segundo elemento da ArrayList alvo. Note que os itens existentes têm suas posições alteradas de forma a acomodar os novos elementos: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.util.ArrayList; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>(); // cria uma segunda ArrayList que conterá mais strings ArrayList<String> nomes2 = new ArrayList<String>(); // adiciona itens na primeira lista nomes.add("Carlos"); nomes.add("Maria"); nomes.add("Fernanda"); // adiciona itens na segunda lista nomes2.add("Osmar"); nomes2.add("Zacarias"); // vamos adicionar os elementos da segunda lista // a partir do segundo elemento da primeira lista nomes.addAll(1, nomes2); // vamos exibir o resultado for(int i = 0; i < nomes.size(); i++){ System.out.println(nomes.get(i)); } System.exit(0); } } Como resultado da execução deste código nós teremos: Carlos Osmar Zacarias Maria Fernanda |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Como testar se um número é positivo ou negativo em JavaQuantidade de visualizações: 12911 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um número inteiro. Em seguida seu código deverá informar se o número informado é positivo, negativo ou neutro. O zero não é um número positivo nem negativo, já que não é maior nem menor que si mesmo. Por essa razão dizemos que ele é um número neutro. Sua saída deve ser parecida com: Informe um número inteiro: 3 O número 3 é positivo. Informe um número inteiro: -5 O número -5 é negativo. Informe um número inteiro: 0 O número 0 é neutro. Veja a solução comentada deste exercício usando a linguagem Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler o número System.out.print("Informe um número inteiro: "); int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // o número é positivo? if(numero > 0){ System.out.println("O número " + numero + " é positivo."); } // o número é negativo? else if(numero < 0){ System.out.println("O número " + numero + " é negativo."); } else{ // o número é neutro System.out.println("O número " + numero + " é neutro."); } } } |
Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D |
A paleta Toolspace Qual aba da paleta Toolspace é usada para exibir os objetos do Civil 3D em uma lista resumida e expansível? A) Settings B) Prospector C) Toolbox D) Survey Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D |
Survey Points e COGO Points Em relação aos Survey Points e COGO Points, qual das afirmações abaixo é VERDADEIRA? A) Survey points podem ser editados na janela Properties. B) Cogo points são exibidos na aba Settings. C) Survey points são exibidos tanto na aba Prospector quanto na aba Survey. D) Survey points são exibidos somente na aba Prospector. E) Cogo points são exibidos apenas na aba Survey. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fundações |
Fundações diretas ou rasas A viga de fundação é também chamada de viga baldrame. É utilizada para conectar sapatas isoladas e distribuir melhor o peso da estrutura para as camadas do solo. A partir disso, projete uma viga de fundação para os pilares P1 e P2, indicados na figura, sendo a taxa no solo σs = 0,4. Considere: P1 = P2 = 1.800KN. Dimensões P1 e P2 = 25cmX100cm. A) a = 400cm e b = 280cm. B) a = 365cm e b = 250cm. C) a = 250cm e b = 365cm. D) a = 345cm e b = 230cm. E) a = 405cm e b = 315cm. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Analise o seguinte código Pythonletras = ['ab', 'cd'] for i in range(0, 2): letras.append(letras[i].upper()) print(letras) Qual é o resultado de sua execução? A) ['ab', 'cd'] B) ['AB', 'CD'] C) ['AB', 'CD', 'AB', 'CD'] D) ['ab', 'cd', 'AB', 'CD'] Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fundações |
Sondagem à Percussão (SPT) e Rotativa (RQD) Identifique a qualidade do maciço através do RQD de uma porção da rocha cuja manobra na sondagem rotativa foi de 1,5m e recuperou-se os seguintes fragmentos: 12cm + 16cm + 7cm + 35cm + 6cm + 14cm + 8cm + 2cm + 50cm. A) Trata-se de um maciço muito fraco. RQD menor que 25%. B) Trata-se de um maciço fraco, com RQD entre 25 e 50%. C) Trata-se de um maciço regular, com RQD entre 50 e 75%. D) Trata-se de um maciço bom, com RQD entre 75 e 90%. E) Trata-se de um maciço excelente, RQD=100%. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
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