Você está aqui: C ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como testar se um arquivo existe usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 14225 vezes |
Muitas vezes precisamos saber se um determinado arquivo existe antes de efetuarmos alguma operação. O trecho de código abaixo mostra como você pode implementar uma função file_exists() em C que pode ser usada em seus programas. O segredo aqui é tentar abrir o arquivo passado como argumento para a função. Se o arquivo for aberto com sucesso, sabemos que ele existe e a função retorna o valor 1 (true), do contrário retorna 0 (false):---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> /* Implementação de uma função file_exists() em C. Se o arquivo existir o valor 1 (true) será retornado. Caso contrário a função retornará 0 (false). */ int file_exists(const char *filename) { FILE *arquivo; if(arquivo = fopen(filename, "r")) { fclose(arquivo); return 1; } return 0; } int main(int argc, char *argv[]) { // testa se o arquivo existe if(file_exists("c:\\testes.txt")){ printf("O arquivo existe no local especificado.\n"); } else printf("O arquivo NAO existe no local especificado.\n"); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
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C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Exercício Resolvido de C - Como calcular o quadrante de uma coordenada cartesiana em CQuantidade de visualizações: 1527 vezes |
Pergunta/Tarefa: O Plano Cartesiano, ou Sistema de Coordenadas Cartesianas, é formado por duas retas reais perpendiculares, ou seja, o ângulo entre elas é de 90 graus. Essas retas determinam um único plano, que é denominado como sistema ortogonal de coordenadas cartesianas ou somente plano cartesiano. No ano de 1637, René Descartes teve a brilhante ideia de relacionar álgebra e geometria, dando início à conhecida geometria analítica, método que possibilita descrever a geometria utilizando uma menor quantidade de diagramas e desenhos. Apesar de os créditos dessa descoberta serem dados a Descartes, Pierre de Fermat já conhecia e utilizava alguns conceitos de geometria analítica, logo o plano cartesiano. Há quatro quadrantes no Sistema de Coordenadas Cartesianas, conforme a figura a seguir: ![]() Como podemos ver, no primeiro quadrante, tanto o x quanto o y são positivos. No segundo quadrante o x é negativo e o y é positivo. No terceiro quadrante, tanto o x quanto o y são negativos. Por fim, no quarto quadrante, o x é positivo e o y é negativo. Escreva um programa C que pede para o usuário informar os valores x e y de uma coordenada cartesiana e informe em qual quadrante essa coordenada se situa. Se os valores de x e y forem zero, informe que o ponto se situa na origem do plano cartesiano. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor x da coordenada: 12 Informe o valor y da coordenada: -7 A coordenada (12,-7) está no Quarto Quadrante (+,-) Veja a resolução comentada deste exercício em C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema int x, y; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos pedir para o usuário informar as coordenadas printf("Informe o valor x da coordenada: "); scanf("%d", &x); printf("Informe o valor y da coordenada: "); scanf("%d", &y); // a coordenada está no primeiro quadrante? if (x > 0 && y > 0){ printf("A coordenada (%d,%d) está no Primeiro Quadrante (+,+)", x, y); } // a coordenada está no segundo quadrante? else if (x < 0 && y > 0){ printf("A coordenada (%d,%d) está no Segundo Quadrante (-,+)", x, y); } // a coordenada está no terceiro quadrante? else if (x < 0 && y < 0){ printf("A coordenada (%d,%d) está no Terceiro Quadrante (-,-)", x, y); } // a coordenada está no quarto quadrante? else if (x > 0 && y < 0){ printf("A coordenada (%d,%d) está no Quarto Quadrante (+,-)", x, y); } // a coordenada está na origem else{ printf("A coordenada (%d,%d) está na origem", x, y); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como arredondar valores de ponto-flutuante usando a função round() da linguagem CQuantidade de visualizações: 17248 vezes |
A função round() da linguagem C é usada quando precisamos arredondar um valor de ponto-flutuante (com casas decimais) para cima ou para baixo, de acordo com as seguintes regras: a) Se a parte fracionária for igual ou maior que 0,5, o valor será arredondado para o menor inteiro maior que o valor fornecido à função (arredonda para cima). b) Se a parte fracionária for menor que 0,5, o valor será arredondado para o maior inteiro menor que o valor fornecido à função (arredonda para baixo). Para entender o funcionamento desta função, vamos considerar o valor 4.3. Ao aplicarmos a função round() a este valor, o retorno será 4.0. Isso pode ser comprovado no trecho de código abaixo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { printf("O valor 4.3 arredondado usando round() e %f", round(4.3)); printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: O valor 4.3 arredondado usando round() é 4.000000. |
C ::: Dicas & Truques ::: Ordenação e Pesquisa (Busca) |
Ordenação e pesquisa em C - Como ordenar um vetor de inteiros usando a ordenação Insertion Sort (Ordenação por Inserção)Quantidade de visualizações: 2689 vezes |
A ordenação Insertion Sort, ou Ordenação por Inserção, possui uma complexidade de tempo de execução igual à ordenação Bubble Sort (Ordenação da Bolha), ou seja, O(n2). Embora mais rápido que o Bubble Sort, e ser um algorítmo de ordenação quadrática, a ordenação Insertion Sort é bastante eficiente para problemas com pequenas entradas, sendo o mais eficiente entre os algoritmos desta ordem de classificação, porém, nunca recomendada para um grande conjunto de dados. A forma mais comum para o entendimento da ordenação Insertion Sort é compará-la com forma pela qual algumas pessoas organizam um baralho num jogo de cartas. Imagine que você está jogando as cartas. Você está com as cartas na mão e elas estão ordenadas. Você recebe uma nova carta e deve colocá-la na posição correta da sua mão de cartas, de forma que as cartas obedeçam à ordenação. A cada nova carta adicionada à sua mão de cartas, a nova carta pode ser menor que algumas das cartas que você já tem na mão ou maior, e assim, você começa a comparar a nova carta com todas as cartas na sua mão até encontrar sua posição correta. Você insere a nova carta na posição correta, e, novamente, a sua mão é composta de cartas totalmente ordenadas. Então, você recebe outra carta e repete o mesmo procedimento. Então outra carta, e outra, e assim em diante, até não receber mais cartas. Esta é a ideia por trás da ordenação por inserção. Percorra as posições do vetor (array), começando com o índice 1 (um). Cada nova posição é como a nova carta que você recebeu, e você precisa inseri-la no lugar correto no sub-vetor ordenado à esquerda daquela posição. Vamos ver a implementação na linguagem C agora? Observe o seguinte código, no qual temos um vetor de inteiros com os elementos {4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11}: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // função que permite ordenar um vetor de inteiros // usando a ordenação Insertion Sort void insertionSort(int vetor[], int tam){ int i, temp, j; // este laço varre os elementos a partir do segundo // elemento, ou seja, o índice 1 for(i = 1; i < tam; i++){ // guardamos o elemento atual em temp temp = vetor[i]; for(j = i; ((j > 0) && (vetor[j - 1] > temp)); j--){ vetor[j] = vetor[j - 1]; // houve uma troca } vetor[j] = temp; // colocamos temp em seu devido lugar } } int main(int argc, char *argv[]){ int valores[] = {4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11}; int i, tamanho = 9; // imprime a matriz sem a ordenação puts("Sem ordenação:\n"); for(i = 0; i < 9; i++){ printf("%d ", valores[i]); } // vamos ordenar a matriz insertionSort(valores, tamanho); // imprime a matriz ordenada puts("\n\nOrdenada usando Insertion Sort:\n"); for(i = 0; i < 9; i++){ printf("%d ", valores[i]); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Sem ordenação: 4 6 2 8 1 9 3 0 11 Ordenada usando Insertion Sort: 0 1 2 3 4 6 8 9 11 |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Matemática e Estatística |
Exercício Resolvido de C - Escreva um programa C que pede um número inteiro e informa se o número informado é um número de ArmstrongQuantidade de visualizações: 857 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um número é chamado de número de Armstrong quando a soma de cada um dos seus dígitos, elevado à quantidade de dígitos do número, equivale ao próprio número. Por exemplo, 153 e 93084 são números de Armstrong, já que: 153 = 13 + 53 + 33 93084 = 95 + 35 + 05 + 85 + 45 Escreva um programa C que pede para o usuário informar um número inteiro e informa se o número informado é um número de Armstrong ou não. Seu código deve usar apenas os operadores matemáticos disponíveis na linguagem C. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro: 153 O número informado é um número de Armstrong Veja a resolução comentada deste exercício usando C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema int numero, quant_digitos = 0, temp, resto, soma = 0; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos pedir para o usuário informar um número printf("Informe um número inteiro: "); scanf("%d", &numero); // o primeiro passo é obter a quantidade de dígitos que o número informado // possui temp = numero; while(temp != 0) { quant_digitos = quant_digitos + 1; temp = temp / 10; } // agora efetuamos o cálculo que verifica se o número é um número // de Armstrong ou não temp = numero; while(temp > 0){ resto = temp % 10; soma = soma + (int)(pow(resto, quant_digitos)); temp = temp / 10; } if(soma == numero){ printf("O número informado é um número de Armstrong"); } else{ printf("O número informado não é um número de Armstrong"); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
C ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como usar o tipo time_t do header <time.h> da linguagem CQuantidade de visualizações: 5112 vezes |
O tipo time_t, presente no header <time.h> é usado quando precisamos representar datas e horas e, quando necessário, efetuar operações aritméticas envolvendo as mesmas. Este tipo é obtido por meio de uma chamada à função time(). Veja:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <time.h> int main(int argc, char *argv[]){ // declara uma variável do tipo time_t e atribui a ela // o resultado de uma chamada à função time() time_t hora_atual = time(NULL); printf("Segundos desde 01/01/1970: %d\n\n", hora_atual); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este trecho de código teremos algo parecido com: Segundos desde 01/01/1970: 1334017044 Como podemos ver, o tipo time_t é apenas um apelido para um long, como declarado no header time.h: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- typedef long time_t; Desta forma, time_t guarda a quantidade de segundos decorridos desde a meia-noite do dia 01/01/1970 UTC. |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como criar sua própria função substring() para obter uma substring a partir de uma string em CQuantidade de visualizações: 16899 vezes |
Em algumas situações precisamos obter uma substring a partir de uma string. A linguagem C já fornece algumas funções que tornam isso possível. No entanto, nenhuma destas funções permite especificar o índice inicial da substring. Sendo assim, o trecho de código abaixo mostra como escrever uma função substring() que permite informar a string de origem, o índice inicial e a quantidade de caracteres que serão obtidos. O retorno da função será um ponteiro para a substring obtida:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> char *substring(char *origem, int inicio, int quant){ char *res = origem; int i = 0; // posição inicial menor que 0 ou // posição inicial muito exagerada? if((inicio < 0) || (inicio > strlen(origem))) inicio = 0; // quantidade de caracteres muito exagerada? if(quant > inicio + strlen(origem)) quant = strlen(origem) - inicio; // obtem os caracteres desejados for(i = 0; i <= quant - 1; i++){ res[i] = origem[inicio + i]; } // marca o fim da string res[i] = '\0'; return res; } int main(int argc, char *argv[]) { char texto[] = "Gosto muito de C e C++"; // não podemos bagunçar a string original char sub_temp[128]; strcpy(sub_temp, texto); // 10 caracteres começando // no índice 6 char *res = substring(sub_temp, 6, 10); // exibe o resultado puts(res); // exibe a string original puts(texto); system("pause"); return 0; } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: muito de C Gosto muito de C e C++ |
C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como converter radianos em graus na linguagem CQuantidade de visualizações: 5534 vezes |
Todos os métodos e funções trigonométricas em C recebem seus argumentos em radianos, em vez de graus. Um exemplo disso é a função sin() do header math.h. Esta função recebe o ângulo em radianos e retorna o seu seno. No entanto, há momentos nos quais precisamos retornar alguns valores como graus. Para isso é importante sabermos fazer a conversão de radianos para graus. Veja a fórmula abaixo: \[Graus = Radianos \times \frac{180}{\pi}\] Agora veja como esta fórmula pode ser escrita em código C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // vamos definir o valor de PI #define PI 3.14159265358979323846 int main(int argc, char *argv[]){ // valor em radianos double radianos = 1.5; // obtém o valor em graus double graus = radianos * (180 / PI); // mostra o resultado printf("%f radianos convertidos para graus é %f\n\n", radianos, graus); system("PAUSE"); return 0; } Ao executarmos este código C nós teremos o seguinte resultado: 1.500000 radianos convertidos para graus é 85.943669 Para fins de memorização, 1 radiano equivale a 57,2957795 graus. |
C ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples |
Estrutura de Dados em C - Como inserir nós no final de uma lista singularmente ligada em CQuantidade de visualizações: 8044 vezes |
Esta dica mostra como inserir nós no final de uma lista singularmente ligada. A estrutura usada para representar cada nó é a seguinte:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- struct No{ int valor; struct No *proximo; }; Note que cada nó contém apenas um valor inteiro e um ponteiro para o próximo nó. Ao analisar o código você perceberá que tanto a inserção no final quanto a exibição dos nós são feitas usando funções. Isso permitirá o reaproveitamento deste código em suas próprias implementações. Vamos ao código: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // estrutura Nó struct No{ int valor; struct No *proximo; }; // fim da estrutura Nó // função que permite exibir os valores de // todos os nós da lista void exibir(struct No *n){ if(n != NULL){ do{ printf("%d\n", n->valor); n = n->proximo; }while(n != NULL); } else printf("A lista esta vazia\n\n"); } // função que permite inserir nós no // final da lista. // veja que a função recebe o valor a ser // armazenado em cada nó e um ponteiro para o // início da lista. A função retorna um // ponteiro para o início da lista struct No *inserir_final(struct No *n, int v){ // reserva memória para o novo nó struct No *novo = (struct No*)malloc(sizeof(struct No)); novo->valor = v; // verifica se a lista está vazia if(n == NULL){ // é o primeiro nó...não deve apontar para // lugar nenhum novo->proximo = NULL; return novo; // vamos retornar o novo nó como sendo o início da lista } else{ // não está vazia....vamos inserir o nó no final // o primeiro passo é chegarmos ao final da lista struct No *temp = n; // vamos obter uma referência ao primeiro nó // vamos varrer a lista até chegarmos ao último nó while(temp->proximo != NULL){ temp = temp->proximo; } // na saída do laço temp aponta para o último nó da lista // novo será o último nó da lista...o campo próximo dele deve // apontar para NULL novo->proximo = NULL; // vamos fazer o último nó apontar para o nó recém-criado temp->proximo = novo; return n; // vamos retornar o início da lista intacto } } int main(int argc, char *argv[]) { // declara a lista struct No *inicio = NULL; // vamos inserir quatro valores no final // da lista inicio = inserir_final(inicio, 45); inicio = inserir_final(inicio, 3); inicio = inserir_final(inicio, 98); inicio = inserir_final(inicio, 47); // vamos exibir o resultado exibir(inicio); system("pause"); return 0; } |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Analise o seguinte código JavaScriptconst verdadeiro = true == []; const falso = true == ![]; document.write(verdadeiro + falso); Qual o resultado de sua execução? A) "true" B) 1 C) false D) 0 E) "false" Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil |
Esquadrias Quais são materiais de fabricação de esquadrias? A) OSB. B) Somente PVC. C) Madeira, PVC, alumínio e ferro. D) MDF. E) Somente vidro. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
Perfil em aço Alguns materiais fazem parte do processo de produção do aço ou até são resultantes de suas variações. Eles apresentam características que diferem entre si. Um desses materiais contém de 3 a 4% de carbono em sua composição. Assinale a alternativa que indica corretamente qual é esse material. A) Aço. B) Aço macio. C) Ferro fundido. D) Ferro forjado. E) Aço de médio carbono. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Dimensionamento de lajes e escadas maciças Considere uma laje retangular maciça, com condições de contorno definidas na imagem a seguir. A laje tem vãos de 4,00m x 3,00m e está sujeita a uma máxima reação de apoio correspondente ao lado do engaste de Vd = 9,97kN/m. A laje tem espessura de 8cm (com altura útil igual a 6cm), em concreto fck 20MPa. Considere que 50% da armadura inferior não chega até o apoio (k = 1), que a laje terá armadura mínima e que não há força normal atuando na laje. ![]() Em relação à utilização de armaduras para combater o esforço cortante, é correto afirmar que:​ A) VRd1 = 20,87kN e a laje pode prescindir de armadura para força cortante. B) VRd1 = 20,9 N, sendo necessária a utilização de armadura para força cortante. C) VRd1 = 9,97kN e a laje pode prescindir de armadura para força cortante. D) VRd1 = 16,97kN, sendo necessária a utilização de armadura para força cortante. E) VRd1 = 12,35kN, sendo necessária a utilização de armadura para força cortante. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
O projeto de instalação hidrossanitária Em relação ao histograma, considere as seguintes sentenças: I - Histograma consiste em um gráfico que apresenta a distribuição de frequências de uma variável por meio de retângulos justapostos, feitos sobre as classes dessa variável, sendo que a área de cada retângulo é proporcional à frequência observada da correspondente classe. II - Histogramas são obrigatórios em todos os projetos civis, sendo, inclusive, exigidos pelos órgãos para liberação do habite-se; III - Histogramas são recomendáveis apenas em projetos muito grandes ou de grande complexidade. Assinale a alternativa correta: A) Apenas as sentenças I e II estão corretas. B) Apenas as sentenças II e III estão corretas. C) Apenas a sentença I está correta. D) Apenas a sentença III está correta. E) Todas as sentenças estão corretas. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
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Java - Java Swing - Como obter a quantidade de colunas em uma JTable usando o método getColumnCount() Revit Python Shell - Como pedir para o usuário selecionar somente um elemento no Revit usando a função PickObject() do objeto Selection do Revit Python Shell |
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