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Como usar a instrução break da linguagem C para interromper a execução de um laçoQuantidade de visualizações: 15546 vezes |
Laços for, while, do...while e switch podem ter suas iterações (repetições) interrompidas com o uso da instrução break. Quando isso acontece, o fluxo de execução salta para a primeira instrução após o laço. Veja um exemplo:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { int i; for(i = 0; i <= 10; i++){ printf("%d ", i); if(i == 6) break; // sai do laço } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Este código exibirá os valores de 0 à 6. Veja que execução do laço é interrompida exatamente no ponto em que a instrução break é encontrada. Se houver mais instruções dentro do laço mas logo após o break, estas instruções não serão executadas. |
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C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular Velocidade Vetorial Média usando a linguagem C - C para Engenharia - Física - Mecânica - CinemáticaQuantidade de visualizações: 2690 vezes |
Como calcular Velocidade Vetorial Média usando a linguagem C Na Física, mais especificamente na Mecânica e Cinemática, nós estamos o tempo todo interessados em medir a "rapidez" com que uma partícula se move de um ponto para outro ponto. Por partícula podemos entender qualquer móvel: um carro, um avião, uma bola, uma pessoa, etc. No caso de um movimento bidimensional ou tridimensional nós devemos considerar a grandeza velocidade média como vetores e usar a notação vetorial. Em outras dicas do site você encontrará cálculos envolvendo vetores e até mesmo calculadoras com as operações vetoriais mais comuns. Dessa forma, a fórmula para obtenção da Velocidade Vetorial Média é: \[\vec{v}_\text{méd} = \frac{\Delta \vec{r}}{\Delta t} \] Onde __$\Delta \vec{r}__$ é a variação da posição da partícula e __$\Delta t__$ é a variação do tempo entre os dois deslocamentos cuja velocidade vetorial média querermos medir. Antes de vermos o código C, dê uma boa olhada na imagem a seguir: Nosso objetivo será calcular a velocidade vetorial média da partícula saindo da posição __$\vec{r}_1__$ = 10__$\hat{\imath}__$ + 7__$\hat{\jmath}__$ m (10, 7), no instante t1 = 2s, e indo para a posição __$\vec{r}_2__$ = 12__$\hat{\imath}__$ + 2__$\hat{\jmath}__$ m (12, 2) em t2 = 7s. Note que o trajeto da partícula foi marcado de verde na imagem. E agora, finalmente, vamos ao código C que lê os valores das coordenadas x e y dos dois vetores de posições (inicial e final), o tempo de deslocamento inicial e final e mostra o vetor velocidade média: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ // coordenadas dos dois vetores de posições float x1, y1, x2, y2; // guarda o vetor delta r (variação do deslocamento) float delta_r_x, delta_r_y; // guarda o tempo inicial, tempo final e variacao (em segundos) float tempo_inicial, tempo_final, delta_t; // guarda as coordenadas do vetor velocidade float vetor_vm_x, vetor_vm_y; // x e y do primeiro vetor printf("Coordenada x do primeiro vetor: "); scanf("%f", &x1); printf("Coordenada y do primeiro vetor: "); scanf("%f", &y1); // x e y do segundo vetor printf("Coordenada x do segundo vetor: "); scanf("%f", &x2); printf("Coordenada y do segundo vetor: "); scanf("%f", &y2); // vamos ler o tempo inicial e tempo final printf("Tempo inicial em segundos: "); scanf("%f", &tempo_inicial); printf("Tempo final em segundos: "); scanf("%f", &tempo_final); // vamos calcular o vetor delta r delta_r_x = x2 - x1; delta_r_y = y2 - y1; // vamos calcular o delta t (variação do tempo) delta_t = tempo_final - tempo_inicial; // finalmente calculamos o vetor velocidade média vetor_vm_x = delta_r_x / delta_t; vetor_vm_y = delta_r_y / delta_t; // mostramos o resultado printf("O Vetor Velocidade Média é: (%.2f, %.2f)m/s", vetor_vm_x, vetor_vm_y); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro vetor: 10 Coordenada y do primeiro vetor: 7 Coordenada x do segundo vetor: 12 Coordenada y do segundo vetor: 2 Tempo inicial em segundos: 2 Tempo final em segundos: 7 O Vetor Velocidade Média é: (0.40, -1.00)m/s Pressione qualquer tecla para continuar. . . Note que aqui nós estamos usando vetores do R2, mas o processo é o mesmo para vetores do R3. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico |
Exercícios Resolvidos de C - Como somar o primeiro e o último dígito de um número inteiro informado pelo usuário em CQuantidade de visualizações: 640 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C que pede para o usuário informar um número inteiro e mostre a soma do primeiro dígito com o último dígito. Atenção: você deve usar apenas os operadores matemáticos e a função log10(). Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro: 48763 A soma do primeiro e do último dígito é: 7 Veja a resolução comentada deste exercício usando C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português int numero, quant, primeiro_digito, ultimo_digito, soma; // vamos pedir para o usuário informar um número inteiro printf("Informe um número inteiro: "); scanf("%d", &numero); // vamos obter a quantidade (-1) de dígitos no número informado quant = (int)log10(numero); primeiro_digito = (int)(numero / pow(10, quant)); ultimo_digito = numero % 10; // soma o primeiro e o último dígito soma = primeiro_digito + ultimo_digito; // mostra o resultado printf("A soma do primeiro e do último dígito é: %d", soma); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cateto adjascente dadas as medidas da hipotenusa e do cateto oposto em CQuantidade de visualizações: 2201 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito do Teorema de Pitágoras para obter a medida do cateto adjascente quando temos as medidas da hipotenusa e do cateto oposto. Este teorema diz que "o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos", o que torna a nossa tarefa, na linguagem C, muito fácil. Comece observando a imagem a seguir: Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados. A medida da hipotenusa é, sem arredondamentos, 36.056 metros. Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras): \[c^2 = a^2 + b^2\] Tudo que temos que fazer é mudar a fórmula para: \[b^2 = c^2 - a^2\] Veja que agora o quadrado do cateto adjascente é igual ao quadrado da hipotenusa menos o quadrado do cateto oposto. Não se esqueça de que a hipotenusa é o maior lado do triângulo retângulo. Veja agora como esse cálculo é feito em linguagem C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ float c = 36.056; // medida da hipotenusa float a = 20; // medida do cateto oposto // agora vamos calcular a medida da cateto adjascente float b = sqrt(pow(c, 2) - pow(a, 2)); // e mostramos o resultado printf("A medida do cateto adjascente é: %f", b); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A medida do cateto adjascente é: 30.000586 Como podemos ver, o resultado retornado com o código C confere com os valores da imagem apresentada. |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Vigas a flexão simples: seções retangulares Além da preocupação com segurança e economia, o projetista estrutural precisa também se preocupar com a execução da obra. Vigas super armadas dificultam a concretagem, podendo resultar nos vazios do concreto, popularmente chamadas de bicheiras. Tendo isso em mente, qual é a largura mínima para uma viga com 3 barras de 16mm de armadura principal, dispostas na mesma camada, e estribo de 6,3mm? Considere que não há parede apoiada sobre a viga, a agressividade ambiental é classe III e o concreto tem brita 1. A) 12cm. B) 14cm. C) 19cm. D) 15cm. E) 20cm. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Equação da continuidade Um avião está se movendo pelo ar com velocidade de 220 m/s. As linhas de fluxo acima da asa estão comprimidas em 88% de sua área original. As linhas de fluxo abaixo da asa não estão comprimidas. Qual é a velocidade do ar acima da asa do avião em relação a esta? A) 220 m/s B) 26,4 m/s C) 414 m/s D) 194 m/s E) 250 m/s Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Analise o seguinte trecho de um documento HTML<p id="elem">Veja esse texto.</p> Qual é a sintáxe JavaScript correta para alterar o conteúdo desse elemento HTML? A) document.getElement("p").innerHTML = "texto"; B) document.getElementById("elem").innerHTML = "texto"; C) #elem.innerHTML = "texto"; D) document.getElementByName("p").innerHTML = "texto"; Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Cisalhamento e detalhamento de vigas A NBR 6118 (ABNT, 2014) determina que todos os elementos lineares submetidos à força cortante devem conter armadura transversal mínima (ρSW) constituída por estribos. Nesse contexo, marque a alternativa correta: A) O diâmetro da barra que constitui o estribo não pode exceder 20% da menor largura da viga. B) O diâmetro da barra que constitui o estribo deve ser exatamente de 5mm ou menor. C) Nos estribos em que as barras são lisas, o diâmetro não pode ser superior a 10mm. D) O espaçamento máximo entre as barras transversais dos estribos não deve ser superior a 20cm. E) O espaçamento mínimo adequado dos estribos deve ser aquele que permita a introdução do vibrador. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Introdução à Ética Aristóteles viveu entre grandes personalidades, já que foi discípulo de Platão e mestre de Alexandre, O Grande. Suas reflexões giravam em torno da política, da ética e da metafísica, e foram tão importantes que na atualidade influenciam campos científicos diversos, da política à biologia, passando, é claro, pela filosofia. Considerando essas informações, analise as afirmativas a seguir. I - Aristóteles foi o primeiro filósofo a elaborar tratados sistemáticos de ética, como a Ética a Nicômaco. II - Aristóteles investiga o que é a felicidade, e ela deve ser um bem perfeito que se busca por si mesmo, e não como meio para outra coisa. III - Ele partilhava da ideia de que uma pessoa virtuosa precisa viver numa sociedade regida por Deus, porque a ética não pode desvincular-se da religião. Está correto apenas o que se afirma em: A) I e II, apenas. B) III, apenas. C) I, apenas. D) II, apenas. E) II e III, apenas. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
Veja mais Dicas e truques de C |
Dicas e truques de outras linguagens |
Delphi - Como obter a quantidade de dias para um determinado ano usando a função DaysInAYear() do Delphi |
Códigos Fonte |
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