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Como usar a instrução break da linguagem C para interromper a execução de um laço

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Laços for, while, do...while e switch podem ter suas iterações (repetições) interrompidas com o uso da instrução break. Quando isso acontece, o fluxo de execução salta para a primeira instrução após o laço. Veja um exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  int i;

  for(i = 0; i <= 10; i++){
    printf("%d  ", i);

    if(i == 6)
      break; // sai do laço
  }

  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Este código exibirá os valores de 0 à 6. Veja que execução do laço é interrompida exatamente no ponto em que a instrução break é encontrada. Se houver mais instruções dentro do laço mas logo após o break, estas instruções não serão executadas.

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C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como calcular Velocidade Vetorial Média usando a linguagem C - C para Engenharia - Física - Mecânica - Cinemática

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Como calcular Velocidade Vetorial Média usando a linguagem C

Na Física, mais especificamente na Mecânica e Cinemática, nós estamos o tempo todo interessados em medir a "rapidez" com que uma partícula se move de um ponto para outro ponto. Por partícula podemos entender qualquer móvel: um carro, um avião, uma bola, uma pessoa, etc.

No caso de um movimento bidimensional ou tridimensional nós devemos considerar a grandeza velocidade média como vetores e usar a notação vetorial. Em outras dicas do site você encontrará cálculos envolvendo vetores e até mesmo calculadoras com as operações vetoriais mais comuns.

Dessa forma, a fórmula para obtenção da Velocidade Vetorial Média é:

\[\vec{v}_\text{méd} = \frac{\Delta \vec{r}}{\Delta t} \]

Onde __$\Delta \vec{r}__$ é a variação da posição da partícula e __$\Delta t__$ é a variação do tempo entre os dois deslocamentos cuja velocidade vetorial média querermos medir.

Antes de vermos o código C, dê uma boa olhada na imagem a seguir:



Nosso objetivo será calcular a velocidade vetorial média da partícula saindo da posição __$\vec{r}_1__$ = 10__$\hat{\imath}__$ + 7__$\hat{\jmath}__$ m (10, 7), no instante t1 = 2s, e indo para a posição __$\vec{r}_2__$ = 12__$\hat{\imath}__$ + 2__$\hat{\jmath}__$ m (12, 2) em t2 = 7s. Note que o trajeto da partícula foi marcado de verde na imagem.

E agora, finalmente, vamos ao código C que lê os valores das coordenadas x e y dos dois vetores de posições (inicial e final), o tempo de deslocamento inicial e final e mostra o vetor velocidade média:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
    
int main(int argc, char *argv[]){
  // coordenadas dos dois vetores de posições
  float x1, y1, x2, y2;
  // guarda o vetor delta r (variação do deslocamento)
  float delta_r_x, delta_r_y;
  // guarda o tempo inicial, tempo final e variacao (em segundos)
  float tempo_inicial, tempo_final, delta_t;
  // guarda as coordenadas do vetor velocidade
  float vetor_vm_x, vetor_vm_y; 
        
  // x e y do primeiro vetor
  printf("Coordenada x do primeiro vetor: ");
  scanf("%f", &x1);
  printf("Coordenada y do primeiro vetor: ");
  scanf("%f", &y1);
      
  // x e y do segundo vetor
  printf("Coordenada x do segundo vetor: ");
  scanf("%f", &x2);
  printf("Coordenada y do segundo vetor: ");
  scanf("%f", &y2);   
      
  // vamos ler o tempo inicial e tempo final    
  printf("Tempo inicial em segundos: ");
  scanf("%f", &tempo_inicial);
  printf("Tempo final em segundos: ");
  scanf("%f", &tempo_final);
	    
  // vamos calcular o vetor delta r
  delta_r_x = x2 - x1;
  delta_r_y = y2 - y1;
  
  // vamos calcular o delta t (variação do tempo)
  delta_t = tempo_final - tempo_inicial;
      
  // finalmente calculamos o vetor velocidade média
  vetor_vm_x = delta_r_x / delta_t;    
  vetor_vm_y = delta_r_y / delta_t; 
	    
  // mostramos o resultado
  printf("O Vetor Velocidade Média é: (%.2f, %.2f)m/s",
   vetor_vm_x, vetor_vm_y);
   
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro vetor: 10
Coordenada y do primeiro vetor: 7
Coordenada x do segundo vetor: 12
Coordenada y do segundo vetor: 2
Tempo inicial em segundos: 2
Tempo final em segundos: 7
O Vetor Velocidade Média é: (0.40, -1.00)m/s

Pressione qualquer tecla para continuar. . .

Note que aqui nós estamos usando vetores do R2, mas o processo é o mesmo para vetores do R3.


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico

Exercícios Resolvidos de C - Como somar o primeiro e o último dígito de um número inteiro informado pelo usuário em C

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C que pede para o usuário informar um número inteiro e mostre a soma do primeiro dígito com o último dígito. Atenção: você deve usar apenas os operadores matemáticos e a função log10().

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número inteiro: 48763
A soma do primeiro e do último dígito é: 7
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>
#include <math.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português

  int numero, quant, primeiro_digito, ultimo_digito, soma;

  // vamos pedir para o usuário informar um número inteiro
  printf("Informe um número inteiro: ");
  scanf("%d", &numero);
    
  // vamos obter a quantidade (-1) de dígitos no número informado
  quant = (int)log10(numero);
  primeiro_digito = (int)(numero / pow(10, quant));
  ultimo_digito = numero % 10;
  	
  // soma o primeiro e o último dígito
  soma = primeiro_digito + ultimo_digito;
	
  // mostra o resultado
  printf("A soma do primeiro e do último dígito é: %d", soma);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}



C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o cateto adjascente dadas as medidas da hipotenusa e do cateto oposto em C

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Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito do Teorema de Pitágoras para obter a medida do cateto adjascente quando temos as medidas da hipotenusa e do cateto oposto. Este teorema diz que "o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos", o que torna a nossa tarefa, na linguagem C, muito fácil.

Comece observando a imagem a seguir:



Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados. A medida da hipotenusa é, sem arredondamentos, 36.056 metros.

Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras):

\[c^2 = a^2 + b^2\]

Tudo que temos que fazer é mudar a fórmula para:

\[b^2 = c^2 - a^2\]

Veja que agora o quadrado do cateto adjascente é igual ao quadrado da hipotenusa menos o quadrado do cateto oposto. Não se esqueça de que a hipotenusa é o maior lado do triângulo retângulo.

Veja agora como esse cálculo é feito em linguagem C:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>
 
int main(int argc, char *argv[]){
  float c = 36.056; // medida da hipotenusa
  float a = 20; // medida do cateto oposto
  
  // agora vamos calcular a medida da cateto adjascente
  float b = sqrt(pow(c, 2) - pow(a, 2));
 
  // e mostramos o resultado
  printf("A medida do cateto adjascente é: %f", b);
 
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

A medida do cateto adjascente é: 30.000586

Como podemos ver, o resultado retornado com o código C confere com os valores da imagem apresentada.


Vamos testar seus conhecimentos em

Vigas a flexão simples: seções retangulares

Além da preocupação com segurança e economia, o projetista estrutural precisa também se preocupar com a execução da obra. Vigas super armadas dificultam a concretagem, podendo resultar nos vazios do concreto, popularmente chamadas de bicheiras.

Tendo isso em mente, qual é a largura mínima para uma viga com 3 barras de 16mm de armadura principal, dispostas na mesma camada, e estribo de 6,3mm? Considere que não há parede apoiada sobre a viga, a agressividade ambiental é classe III e o concreto tem brita 1.

A) 12cm.

B) 14cm.

C) 19cm.

D) 15cm.

E) 20cm.
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Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Equação da continuidade

Um avião está se movendo pelo ar com velocidade de 220 m/s. As linhas de fluxo acima da asa estão comprimidas em 88% de sua área original. As linhas de fluxo abaixo da asa não estão comprimidas. Qual é a velocidade do ar acima da asa do avião em relação a esta?

A) 220 m/s

B) 26,4 m/s

C) 414 m/s

D) 194 m/s

E) 250 m/s
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Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Analise o seguinte trecho de um documento HTML

<p id="elem">Veja esse texto.</p>

Qual é a sintáxe JavaScript correta para alterar o conteúdo desse elemento HTML?

A) document.getElement("p").innerHTML = "texto";

B) document.getElementById("elem").innerHTML = "texto";

C) #elem.innerHTML = "texto";

D) document.getElementByName("p").innerHTML = "texto";
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Vamos testar seus conhecimentos em

Cisalhamento e detalhamento de vigas

A NBR 6118 (ABNT, 2014) determina que todos os elementos lineares submetidos à força cortante devem conter armadura transversal mínima (&#961;SW) constituída por estribos.

Nesse contexo, marque a alternativa correta:

A) O diâmetro da barra que constitui o estribo não pode exceder 20% da menor largura da viga.

B) O diâmetro da barra que constitui o estribo deve ser exatamente de 5mm ou menor.

C) Nos estribos em que as barras são lisas, o diâmetro não pode ser superior a 10mm.

D) O espaçamento máximo entre as barras transversais dos estribos não deve ser superior a 20cm.

E) O espaçamento mínimo adequado dos estribos deve ser aquele que permita a introdução do vibrador.
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Introdução à Ética

Aristóteles viveu entre grandes personalidades, já que foi discípulo de Platão e mestre de Alexandre, O Grande. Suas reflexões giravam em torno da política, da ética e da metafísica, e foram tão importantes que na atualidade influenciam campos científicos diversos, da política à biologia, passando, é claro, pela filosofia.

Considerando essas informações, analise as afirmativas a seguir.

I - Aristóteles foi o primeiro filósofo a elaborar tratados sistemáticos de ética, como a Ética a Nicômaco.

II - Aristóteles investiga o que é a felicidade, e ela deve ser um bem perfeito que se busca por si mesmo, e não como meio para outra coisa.

III - Ele partilhava da ideia de que uma pessoa virtuosa precisa viver numa sociedade regida por Deus, porque a ética não pode desvincular-se da religião.

Está correto apenas o que se afirma em:

A) I e II, apenas.

B) III, apenas.

C) I, apenas.

D) II, apenas.

E) II e III, apenas.
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Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C

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