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Como usar o laço while em C - Linguagem C para iniciantes em programaçãoQuantidade de visualizações: 33426 vezes |
O laço while é usado quando queremos que um bloco de instruções seja executado ENQUANTO uma condição for verdadeira (true). Veja um trecho de código exemplificando isso:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- int valor = 1; while(valor <= 10){ printf("%d ", valor); valor++; } Este trecho de código exibe os números de 1 à 10 na página. Veja agora o mesmo trecho de código, desta vez contando de 10 à 1: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- int valor = 10; while(valor >= 1){ printf("%d ", valor); valor--; } Lembre-se de que a condição testada em um laço while deve resultar em um valor boolean (true ou false). O trecho de código seguinte deixa isso mais claro: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { int continuar = 1; // 1 é true em C int valor = 1; while(continuar){ printf("%d ", valor); valor++; if(valor > 10) continuar = 0; // 0 é false em C } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Para finalizar, lembre-se de que um laço while pode nunca ser executado, ou seja, se a condição testada na primeira iteração já resultar false, o fluxo de código é transferido para a primeira instrução após o laço. |
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C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Engenharia Civil - Cálculo Estrutural |
Exercícios Resolvidos de C - Como calcular as reações de apoio, momento de flexão máxima e forças cortantes em uma viga bi-apoiada com carga distribuída retangular usando CQuantidade de visualizações: 953 vezes |
Pergunta/Tarefa: Veja a seguinte figura: ![]() Nesta imagem temos uma viga bi apoiada com uma carga q distribuída de forma retangular a uma distância l. Para fins didáticos, vamos considerar que a carga q será em kN/m e a distância l será em metros. O apoio A é de segundo gênero e o apoio B é de primeiro gênero. Escreva um programa C que solicita ao usuário que informe o valor da carga q e a distância l entre os apoios A e B. Em seguida mostre os valores das reações nos apoios A e B, o momento de flexão máxima da viga e o momento de flexão para uma determinada distância (que o usuário informará) a partir do apoio A. Mostre também as forças cortantes nos apoios A e B. Lembre-se de que, para uma carga distribuída de forma retangular, o diagrama de momento fletor é uma parábola, enquanto o diagrama de cortante é uma reta (com o valor zero para a força cortante no meio da viga). Sua saída deve ser parecida com: Valor da carga em kN/m: 10 Distância em metros: 13 A reação no apoio A é: 65.000000 kN A reação no apoio B é: 65.000000 kN O momento fletor máximo é: 211.250000 kN Informe uma distância a partir do apoio A: 4 O momento fletor na distância informada é: 180.000000 kN A força cortante no apoio A é: 65.000000 kN A força cortante no apoio B é: -65.000000 kN Veja a resolução comentada deste exercício usando C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variáveis usadas na resolução do problema float carga, distancia, reacao_a, reacao_b; float flexao_maxima, distancia_temp, flexao_distancia; float cortante_a, cortante_b; // vamos pedir para o usuário informar o valor da carga printf("Valor da carga em kN/m: "); scanf("%f", &carga); // vamos pedir para o usuário informar a distância entre os apoios printf("Distancia em metros: "); scanf("%f", &distancia); // vamos calcular a reação no apoio A reacao_a = (1.0 / 2.0) * carga * distancia; // vamos calcular a reação no apoio B reacao_b = reacao_a; // vamos calcular o momento fletor máximo flexao_maxima = (1.0 / 8.0) * carga * pow(distancia, 2.0); // e mostramos o resultado printf("\nA reacao no apoio A e: %f kN", reacao_a); printf("\nA reacao no apoio B e: %f kN", reacao_b); printf("\nO momento fletor maximo e: %f kN", flexao_maxima); // vamos pedir para o usuário informar uma distância a // partir do apoio A printf("\n\nInforme uma distancia a partir do apoio A: "); scanf("%f", &distancia_temp); // vamos mostrar o momento fletor na distância informada if (distancia_temp > distancia) { printf("\nDistancia invalida.\n"); } else { flexao_distancia = (1.0 / 2.0) * carga * distancia_temp * (distancia - distancia_temp); printf("O momento fletor na distancia informada e: %f kN", flexao_distancia); } // vamos mostrar a força cortante no apoio A cortante_a = (1.0 / 2.0) * carga * distancia; printf("\n\nA forca cortante no apoio A e: %f kN", cortante_a); // vamos mostrar a força cortante no apoio B cortante_b = cortante_a * -1; printf("\nA forca cortante no apoio B e: %f kN\n\n", cortante_b); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular porcentagem em C - Como efetuar cálculos de porcentagem em CQuantidade de visualizações: 28627 vezes |
Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em C. Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas. Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- // Algoritmo que calcula porcentagem em C #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variáveis usadas na resolução do problema float valor, percentual, valor_final; valor = 178.00; // valor original percentual = 15.0 / 100.0; // 15% valor_final = valor + (percentual * valor); // mostra o resultado printf("O valor final do produto é: %f", valor_final); // O resultado será 204,70 printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- // Algoritmo que calcula porcentagem em C #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variáveis usadas na resolução do problema float valor, percentual, valor_final; valor = 250.00; // valor original percentual = 8.0 / 100.0; // 8% valor_final = valor - (percentual * valor); // mostra o resultado printf("O valor final do produto é: %f", valor_final); // O resultado será 230,00 printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- // Algoritmo que calcula porcentagem em C #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variáveis usadas na resolução do problema float perguntas, acertos; perguntas = 90.0; acertos = 72.0; // mostra a porcentagem de acertos printf("Porcentagem de acertos: %f%%", ((acertos / perguntas) * 100)); // mostra a porcentagem de erros printf("\nPorcentagem de erros: %f%%", ((perguntas - acertos) / perguntas) * 100); // Os resultados serão 80% e 20% printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- // Algoritmo que calcula porcentagem em C #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variáveis usadas na resolução do problema float valor_anterior, novo_valor, porcentagem_lucro; valor_anterior = 300.0; // valor anterior novo_valor = 340.0; // valor novo // calcula a porcentagem de lucro // efetua o cálculo porcentagem_lucro = ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100; printf("A porcentagem de lucro foi de: %f%%", porcentagem_lucro); // O resultado será 13,33 printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- // Algoritmo que calcula porcentagem em C #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variáveis usadas na resolução do problema float valor, percentual, comissao; valor = 70.0; // valor do produto percentual = 5.0 / 100.0; // 5% // calcula a comissão comissao = percentual * valor; // mostra o resultado printf("O valor repassado ao vendedor é: %f", comissao); // O resultado será 3,5 printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória |
Apostila C para iniciantes - Como usar ponteiros na linguagem CQuantidade de visualizações: 32395 vezes |
Antes de pensarmos em ponteiros, é importante nos lembrarmos de alguns aspectos referentes à variáveis. Dependendo do seu conhecimento de programação, você deve saber que variáveis possuem nomes que as identificam durante a execução do programa. Você deve saber também que uma variável armazena um valor (que pode ser fixo, no caso de uma constante, ou pode mudar durante a execução de seus códigos). O que poucos programadores se lembram é que uma variável possui um endereço, e que o nome da variável não é nada mais que um apelido para a localização deste endereço. Desta forma, um ponteiro não é nada mais que um tipo especial de variável que armazena o endereço de outra. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variável do tipo int int valor = 10; // ponteiro para uma variável do tipo int int *p = &valor; // exibe o valor da variável "valor", apontada // pelo ponteiro p printf("%d", *p); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Neste código nós temos a declaração e definição de duas variáveis: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- int valor = 10; int *p = &valor; A primeira variável é uma variável do tipo int e a segunda é um ponteiro para uma variável do tipo int. Veja que devemos sempre usar "*" antes do nome de um ponteiro em sua declaração. O símbolo "&" serve para indicar que estamos acessando o endereço de uma variável e não o seu conteúdo. O resultado destas duas linhas é que agora temos um ponteiro que nos permite acessar e manipular a variável valor. Observe a linha: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- printf("%d", *p); Aqui nós estamos acessando o valor da variável apontada por p. Veja o uso do símbolo "*" para acessar o valor da variável. Isso é chamado de desreferenciamento de ponteiros. Pareceu complicado? Veja uma linha de código que altera indiretamente o valor da variável valor para 30: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- *p = 30; Ponteiros são ferramentas muito importantes na programação em C. No entanto, é preciso ter muito cuidado ao lidar com eles. A primeira coisa a ter em mente é que um ponteiro não está apontando para nenhum lugar até que atribuimos a ele o endereço de uma outra variável. E é aí que mora o perigo. Um programa entra em colapso absoluto se tentarmos acessar um ponteiro que aponta para um local de memória que já foi liberado novamente ao sistema. No caso menos grave, estaremos tentando acessar locais de memória inválidos ou reservados a outros programas ou tarefas do sistema operacional. Isso me lembra os velhos tempos da tela azul de morte. |
C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória |
Como usar ponteiros void na linguagem C - Curso de Linguagem C para iniciantesQuantidade de visualizações: 16691 vezes |
Em dicas desta seção você aprendeu que é possível criar ponteiros para os mais diferentes tipos. Veja:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- int *ponteiro_int; float *ponteiro_float; double *ponteiro_double; Existe, porém, um tipo de ponteiro que pode ser usado com todos os tipos de dados existentes ou ainda a serem criados. Este tipo é conhecido como void, ou seja, um ponteiro genérico e pode ser declarado da seguinte forma: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- void *ponteiro; // ponteiro genérico Veja um trecho de código no qual usamos um ponteiro genéríco para apontar para variáveis de diferentes tipos: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { int valor = 20; float valor2 = 5.23; void *ponteiro; // ponteiro genérico ponteiro = &valor; // aponta para um inteiro printf("%d\n", *(int *)ponteiro); ponteiro = &valor2; // aponta para um float printf("%0.2f\n", *(float *)ponteiro); system("PAUSE"); return 0; } Uma observação importante é a necessidade de uma conversão explícita (cast) no momento de desreferenciar um ponteiro genéríco. Neste caso ele precisa ser convertido para o tipo de ponteiro sendo usado no momento. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- printf("%d\n", *(int *)ponteiro); A parte (int *)ponteiro converte o ponteiro genérico em um ponteiro do tipo int e o símbolo * externo é usado para desreferenciar. Se essa conversão não for feita teremos um aviso e erro na maioria dos compiladores. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- printf("%d\n", *ponteiro); [Warning] dereferencing 'void *' pointer invalid use of void expression Embora essa conversão seja necessária quando estamos desreferenciando um ponteiro genérico, podemos abrir mão dela na atribuição de um ponteiro genérico a um ponteiro de um tipo específico: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- ponteiro = &valor; // aponta para um inteiro int *ponteiro_int = ponteiro; printf("%d\n", *ponteiro_int); Para finalizar, saiba que as funções malloc() e calloc() retornam ponteiros void, ou seja, ponteiros genéricos que podem ser atribuídos a ponteiros de qualquer tipos. Neste caso, o ponteiro retornado por estas funções aponta para a primeira posição do bloco de memória requisitada. |
C ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples |
Estruturas de Dados em C - Como inserir antes de um determinado nó em uma lista encadeada simples usando CQuantidade de visualizações: 1917 vezes |
Em algumas situações nós precisamos inserir o novo nó antes de um determinado nó na lista encadeada simples. Veja, por exemplo, uma lista com o seguintes valores: 45 | 3 | 98 | 47 Suponha que queremos inserir o valor 50 antes do 98, então o novo conteúdo da lista será: 45 | 3 | 50 | 98 | 47 Observe que neste exemplo eu tratei o caso de inserir antes do primeiro nó, ou seja, antes do 45, mas não tratei a lista vazia. Há também a questão do laço infinito caso o usuário queira inserir antes de um nó não existente (não tratada). Veja o código completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // estrutura Nó struct No{ int valor; struct No *proximo; }; // fim da estrutura Nó // função que permite exibir os valores de // todos os nós da lista void exibir(struct No *n){ if(n != NULL){ do{ printf("%d\n", n->valor); n = n->proximo; }while(n != NULL); } else printf("A lista esta vazia\n\n"); } // função que permite inserir um novo nó // antes de um determinado valor struct No *inserir_antes_valor(struct No *n, int v, int v_antes){ // reserva memória para o novo nó struct No *novo = (struct No*)malloc(sizeof(struct No)); novo->valor = v; // guarda o nó antes do valor que procuramos struct No *anterior = NULL; struct No *temp = n; // aponta para o início da lista // enquanto for diferente do valor que estamos procurando while(temp->valor != v_antes){ anterior = temp; // anterior recebe temp // e temp recebe o seu próximo temp = temp->proximo; } // ATENÇÃO: não estamos tratando a condição // de lista vazia. Para isso veja minha dica // sobre como inserior no início da lista // devemos inserior no início da lista? if(anterior == NULL){ // o próximo do novo nó é o início da lista novo->proximo = n; n = novo; // início da lista é o novo nó } else{ // o proximo do anterior é o novo nó anterior->proximo = novo; // e o próximo do novo nó é temp novo->proximo = temp; } return n; } // função que permite inserir nós no // final da lista. // veja que a função recebe o valor a ser // armazenado em cada nó e um ponteiro para o // início da lista. A função retorna um // ponteiro para o início da lista struct No *inserir_final(struct No *n, int v){ // reserva memória para o novo nó struct No *novo = (struct No*)malloc(sizeof(struct No)); novo->valor = v; // verifica se a lista está vazia if(n == NULL){ // é o primeiro nó...não deve apontar para // lugar nenhum novo->proximo = NULL; return novo; // vamos retornar o novo nó como sendo o início da lista } else{ // não está vazia....vamos inserir o nó no final // o primeiro passo é chegarmos ao final da lista struct No *temp = n; // vamos obter uma referência ao primeiro nó // vamos varrer a lista até chegarmos ao último nó while(temp->proximo != NULL){ temp = temp->proximo; } // na saída do laço temp aponta para o último nó da lista // novo será o último nó da lista...o campo próximo dele deve // apontar para NULL novo->proximo = NULL; // vamos fazer o último nó apontar para o nó recém-criado temp->proximo = novo; return n; // vamos retornar o início da lista intacto } } int main(int argc, char *argv[]) { // declara a lista struct No *inicio = NULL; // vamos inserir quatro valores no final // da lista inicio = inserir_final(inicio, 45); inicio = inserir_final(inicio, 3); inicio = inserir_final(inicio, 98); inicio = inserir_final(inicio, 47); // vamos exibir a lista puts("Valores atuais:\n"); exibir(inicio); // vamos inserir o valor 50 antes do 98 inicio = inserir_antes_valor(inicio, 50, 98); // vamos exibir a lista novamente puts("\nValores agora:\n"); exibir(inicio); puts("\n\n"); system("pause"); return 0; } |
C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular a energia cinética de um corpo dado sua massa e sua velocidade usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 1446 vezes |
Energia Cinética é a forma de energia relacionada aos corpos em movimento e é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade do corpo. Sendo uma grandeza física escalar, a energia cinética possui como unidade de medida, de acordo com as unidades do SI (Sistema Internacional de Medidas), o joule. A energia cinética é a capacidade de algum corpo em movimento realizar trabalho, modificando o estado de movimento dos corpos ao seu redor ou deformando-os. Quanto maior é a velocidade e a massa do corpo, maior é a sua capacidade de realizar trabalho quando estiver em movimento. De forma análoga, podemos pensar que um corpo que apresenta uma grande energia cinética necessita de uma grande quantidade de energia para cessar o seu movimento. A fórmula para obtenção da Energia Cinética de um corpo, quando temos a sua massa e a sua velocidade é: \[ E_c = \frac{\text{m} \cdot v^2}{\text{2}} \] Onde: Ec ? energia cinética (em joule, J). m ? massa do corpo (em kg). v ? velocidade do corpo (em m/s). É comum, também, encontrarmos essa fórmula escrita da seguinte forma: \[ E_c = \frac{1}{2} \text{m} \cdot v^2 \] É importante observarmos que, caso um corpo se encontre em repouso, a energia cinética a ele associada é nula, ou seja, zero. Além disso, a energia cinética depende da velocidade desse corpo ao quadrado. Sendo assim, ao duplicarmos a velocidade de um corpo, sua energia cinética aumenta quatro vezes e, ao triplicá-la, a energia cinética desse corpo fica nove vezes maior. Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado: 1) Um ciclista e sua bicicleta possuem uma massa total de 100kg, e uma velocidade de 54km/h. Calcule sua energia cinética. O exercício já nos dá a massa total em kg, mas precisamos converter km/h em m/s antes de realizar o cálculo da energia cinética. Fique atento(a). Veja o código C completo que efetua este cálculo e exibe a energia cinética resultante: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ // a massa total float massa = 100; // em kg // velocidade (em m/s) float velocidade = 54 / 3.6; // converti de km/h para m/s // agora calculamos a energia cinética float energia_cinetica = (massa * pow(velocidade, 2)) / 2; // mostramos o resultado printf("A energia cinética é: %fJ", energia_cinetica); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A energia cinética é: 11250.000000J |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como escrever uma função strtolower() para transformar uma palavra inteira em letras minúsculas usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 9907 vezes |
O C padrão não possui uma função para transformar todas as letras de uma palavra em minúsculas, embora alguns compiladores a forneça. O que temos é a função: int tolower(int c); que permite transformar um caractere em seu correspondente minúsculo. Podemos tirar vantagem disso e escrever uma função strtolower() personalizada. Veja a listagem logo abaixo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> void strtolower(char *string){ while(*string){ *string = tolower(*string); string++; } } int main(int argc, char *argv[]) { char frase[] = "PROGRAMANDO EM C"; strtolower(frase); printf("%s\n\n", frase); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: programando em c Pressione qualquer tecla para continuar... |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercício Resolvido de C - Usando um laço for para percorrer os elementos de uma matriz e exibir a soma dos valores positivos e a quantidade de valores negativosQuantidade de visualizações: 11793 vezes |
Exercícios Resolvidos de C - Usando um laço for para percorrer os elementos de uma matriz e exibir a soma dos valores positivos e a quantidade de valores negativos Pergunta/Tarefa: Considere a seguinte matriz de inteiros: // uma matriz de inteiros contendo sete elementos int valores[] = {-3, 9, 12, -34, -2, 20, 10}; Escreva um programa C que usa um laço for para percorrer todos os elementos desta matriz e exibir a soma dos valores positivos e a quantidade de valores negativos. Seu programa deverá exibir uma saída com a mensagem: A soma dos valores positivos é: 51 A quantidade de valores negativos é: 3 Resposta/Solução: Veja abaixo a resolução completa para esta tarefa: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // uma matriz de inteiros contendo sete elementos int valores[] = {-3, 9, 12, -34, -2, 20, 10}; // o primeiro passo é criar uma variável que vai receber a soma // dos valores positivos int soma_positivos = 0; // agora uma variável para receber a quantidade de valores negativos int quant_negativos = 0; int i; // agora vamos usar uma laço for para percorrer todos os elementos // da matriz for(i = 0; i < 7; i++){ // vamos verificar se o valor do elemento atual é negativo if(valores[i] < 0){ quant_negativos++; } else{ // o valor é positivo soma_positivos = soma_positivos + valores[i]; } } // vamos exibir a soma dos valores positivos printf("A soma dos valores positivos é: %d\n", soma_positivos); // vamos exibir a quantidade de valores negativos printf("A quantidade de valores negativos é: %d\n", quant_negativos); system("PAUSE"); return 0; } |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
Ações em estruturas: apresentação dos principais carregamentos na análise de estruturas convencionais As variações de temperatura causam ações nas estruturas. Tanto isso é verdade que é recomendado, em lajes com área grande, as tão conhecidas juntas de dilatação para evitar que ocorram fissuras no concreto devido às deformações causadas pelo carregamento térmico. A ação devido às variações de temperatura é classificada como? A) Ação acidental direta. B) Ação permanente indireta. C) Ação permanente direta. D) Ação acidental indireta. E) Ação excepcional. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Ética Empresarial e Profissional: Noções Gerais A ética investiga a forma do comportamento humano e da moral e busca explicá-los. É nesse contexto que se concentra o verdadeiro valor da ética. Portanto, a ética fornece a compreensão racional do comportamento humano, o qual será, posteriormente, o elemento formador da consciência. Assinale a alternativa que explica a função da consciência. A) A consciência nos leva a buscar o que é realmente bom, correto e justo, mantendo as mesmas condições que determinam limites e capacidades. B) A consciência não nos leva a buscar necessariamente o que é correto e justo. C) A consciência não é influenciada pela ética em nenhum aspecto ou momento. D) A consciência nos leva a buscar o que é realmente bom, correto e justo, visando a identificar e a estabelecer os novos parâmetros que nortearão os limites e as capacidades. E) A consciência nos leva a buscar o que é realmente bom, correto e justo, condicionando-se aos interesses particulares. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
O manômetro Um manômetro é o instrumento utilizado para medir a pressão de fluidos contidos em recipientes fechados. O manômetro para medição da pressão absoluta é usado quando pressões devem ser medidas, independentemente da pressão atmosférica. A pressão do meio medido é determinada contra uma pressão de referência, sendo que esta última corresponde ao ponto zero da pressão absoluta. Nesse contexto, determine a pressão manométrica em P devido à deflexão do mercúrio do manômetro em U da figura a seguir. ![]() A) Aproximadamente 77kPa. B) Aproximadamente 89kPa. C) Aproximadamente 94kPa. D) Aproximadamente 106kPa. E) Aproximadamente 111kPa. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil |
Serviços preliminares e instalações provisórias Em um canteiro de obras: A) São permitidas a entrada e a permanência de trabalhadores que não sejam compatíveis com a fase da obra. B) É permitida a entrada rápida de trabalhadores que não estejam assegurados. C) São proibidas a entrada e a permanência de quaisquer trabalhadores, independentemente da fase da obra. D) É proibida a entrada de trabalhadores que não estejam assegurados, mas é permitida a permanência de trabalhadores que não sejam compatíveis com a fase da obra. E) São proibidas a entrada e a permanência de trabalhadores que não estejam assegurados e que não sejam compatíveis com a fase da obra. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Turbinas hidráulicas Turbinas hidráulicas têm como principal aplicação a geração de energia, transformando energia cinética da água em energia mecânica, que será posteriormente convertida em energia elétrica. Sobre as turbinas hidráulicas, marque a alternativa correta: A) Uma turbina do tipo Francis apresenta uma baixa eficiência e pode ser operada apenas em baixas vazões. B) Uma turbina do tipo Francis tem eficiência relativamente baixa, porém tem ampla faixa de operação. C) A turbina do tipo Pelton tem um conjunto de pás fixas que podem ajustar o ângulo de entrada da água. D) A turbina do tipo Kaplan foi adaptada a partir da turbina de hélice e pode ser operada em grandes vazões. E) Uma turbina do tipo Pelton tem suas pás em formato de conchas e são operadas em grandes vazões. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
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