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Como usar a classe LinkedList do Java em suas aplicaçõesQuantidade de visualizações: 26919 vezes |
A classe LinkedList é uma implementação da interface List. Esta classe implementa boa parte das operações de uma lista e permite a inserção de qualquer tipo de elemento (incluindo null). Veja sua posição na hierarquia de classes Java: java.lang.Object java.util.AbstractCollection<E> java.util.AbstractList<E> java.util.AbstractSequentialList<E> java.util.LinkedList<E> Esta classe implementa as seguintes interfaces: Serializable, Cloneable, Iterable<E>, Collection<E>, Deque<E>, List<E> e Queue<E>. O uso mais comum de uma lista ligada é quando precisamos adicionar e remover elementos no início ou final da lista, acessar os elementos no início ou final e percorrer a lista elemento por elemento. Não é raro ver programadores usando a classe LinkedList como uma pilha ou fila. O trecho de código abaixo mostra como criar uma LinkedList, adicionar elementos e percorrê-los usando um ListIterator: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // Cria uma LinkedList de String LinkedList<String> lista = new LinkedList<String>(); // adiciona três elementos na lista lista.add("Cuiabá"); lista.add("Goiânia"); lista.add("Belo Horizonte"); // obtém um ListIterator para percorrer toda a // lista, começando no primeiro elemento ListIterator<String> iterador = lista.listIterator(0); while(iterador.hasNext()){ String cidade = iterador.next(); System.out.println(cidade); } } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Cuiabá Goiânia Belo Horizonte |
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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Ler um número inteiro, separar seus dígitos e imprimí-los individualmente separados por espaçosQuantidade de visualizações: 19174 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java console ou GUI que leia um inteiro de três dígitos, separe o valor em seus dígitos correspondentes e imprima-os individualmente separados por espaço. Por exemplo, se o usuário informar o valor 398, seu programa deverá exibir 3 9 8. Veja a saída que deverá ser gerada (use apenas os operadores aritméticos para a realização desta tarefa): Informe um valor inteiro de três dígitos: 398 Os dígitos separados são: 3 9 8 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public static void main(String[] args){ // não se esqueça de adicionar um import para a classe Scanner // import java.util.Scanner; // vamos criar um objeto da classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar ao usuário que informe um valor inteiro // na faixa 100 a 999 (incluindo) System.out.print("Informe um valor inteiro de três dígitos: "); // vamos ler o valor informado int valor = Integer.parseInt(entrada.next()); // vamos verificar se o valor está na faixa permitida if(valor < 100 || valor > 999){ System.out.println("Valor fora da faixa permitida"); System.exit(0); } // vamos extrair os dígitos indidualmente, da esquerda para a direita // vamos obter o primeiro dígito int primeiro = valor / 100; valor = valor % 100; // vamos obter o segundo dígito int segundo = valor / 10; valor = valor % 10; // vamos obter o terceiro valor int terceiro = valor; System.out.println("Os dígitos separados são: " + primeiro + " " + segundo + " " + terceiro); } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços |
Exercício Resolvido de Java - Faça um programa que sorteie um número aleatório entre 0 e 500 e pergunte ao usuário qual é o "número mágico". O programa deveráQuantidade de visualizações: 254 vezes |
Pergunta/Tarefa: Faça um programa que sorteie um número aleatório entre 0 e 500 e pergunte ao usuário qual é o "número mágico". O programa deverá indicar se a tentativa efetuada pelo usuário é maior ou menor que o número mágico e contar o número de tentativas. Quando o usuário conseguir acertar o número o programa deverá classificar o usuário como: De 1 a 3 tentativas: muito sortudo De 4 a 6 tentativas: sortudo De 7 a 10 tentativas: normal > 10 tentativas: tente novamente Sua saída deverá ser parecida com: Adivinhe o número mágico: 100 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 50 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 60 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 80 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 90 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 95 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 94 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 93 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 92 Você acertou o número em 9 tentativas. Classificação: Normal Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Random; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema int numero_magico, palpite, tentativas = 0; boolean acertou = false; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos sortear o número entre 0 e 500 Random rand = new Random(); numero_magico = rand.nextInt(501); // um laço que repete enquanto o usuário não // acertar o número mágico while (!acertou) { System.out.print("Adivinhe o número mágico: "); palpite = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // registra essa tentativa tentativas = tentativas + 1; // o usuário acertou o número mágico? if (palpite == numero_magico) { System.out.println("Você acertou o número em " + tentativas + " tentativas."); // mostra a classificação do usuário if (tentativas <= 3) { System.out.println("Classificação: Muito Sortudo"); } else if ((tentativas >= 4) && (tentativas <= 6)) { System.out.println("Classificação: Sortudo"); } else if ((tentativas >= 7) && (tentativas <= 10)) { System.out.println("Classificação: Normal"); } else { System.out.println("Classificação: Tente Novamente"); } // sai do laço acertou = true; } else { // indica se o palpite é maior ou menor if (palpite < numero_magico) { System.out.println("Tente um número maior.\n"); } else { System.out.println("Tente um número menor.\n"); } } } } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de Java - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equiláteroQuantidade de visualizações: 12435 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra: A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B). Escreva um programa Java que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro lado do triângulo: 30 Informe o segundo lado do triângulo: 40 Informe o terceiro lado do triângulo: 60 O triângulo é escaleno Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler o primeiro lado do triângulo System.out.print("Informe o primeiro lado do triângulo: "); int ladoA = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos ler o segundo lado do triângulo System.out.print("Informe o segundo lado do triângulo: "); int ladoB = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos ler o terceiro lado do triângulo System.out.print("Informe o terceiro lado do triângulo: "); int ladoC = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // os lados informados formam um triângulo? if((ladoA < (ladoB + ladoC)) && (ladoB < (ladoA + ladoC)) && (ladoC < (ladoA + ladoB))){ // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)? if((ladoA == ladoB) && (ladoB == ladoC)){ System.out.println("O triângulo é equilátero"); } else{ // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)? if((ladoA == ladoB) || (ladoA == ladoC) || (ladoC == ladoB)){ System.out.println("O triângulo é isósceles"); } else{ // é escaleno System.out.println("O triângulo é escaleno"); } } } else{ System.out.println("Os lados informados não formam um triângulo."); } } } |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil |
Formas: Confecção e colocação O artifício chamado de contraflecha, usual no processo de execução de formas para estruturas em concreto armado, é utilizado para impedir o quê? A) A tração. B) A compressão. C) A flexão. D) A torção. E) O cisalhamento. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil |
Formas: Confecção e colocação As formas e os escoramentos possuem diversos elementos, sobre eles, assinale a alternativa correta. A) As travessas têm a finalidade de impedir que os painéis se abram por ocasião do lançamento e adensamento do concreto. B) As cunhas são colocadas abaixo do par de pranchas, servindo para distribuir as tensões nas bases, principalmente na anulação do efeito do puncionamento. C) O chapuz apoia o painel da laje. São colocados de 50,0 em 50,0 cm. Servem para evitar que o painel deforme por flexão (flecha). D) Os pontaletes, também chamados de prumos ou pés-direitos, são os elementos de apoio da forma e devem ter diâmetro mínimo de 8,0 cm ou 5,0x7,0 cm. E) Os painéis são feitos de madeira de pinho, pregadas de cutelo, podendo também ser usados em formato de caibros de 5,0x7,0 cm ou 7,0x7,0 cm. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
A linguagem JavaScript diferencia letras maiúsculas de letras minúsculas (case-sensitive)? A) Sim B) Não Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Dimensionamento de lajes maciças à flexão Determinadas estruturas, como as empregadas em pavimentos de garagens de edificações residenciais, demandam o emprego de vãos maiores entre os pilares, de modo a garantir espaço para a manobra dos veículos. A partir disso, analise as afirmativas a seguir: I. O acréscimo de altura nas seções transversais é a solução mais empregada para aumentar a rigidez da laje e, desse modo, aumentar a capacidade desta em resistir aos esforços de flexão. PORÉM II. O acréscimo de altura provoca o aparecimento de sobrecargas na laje, sendo necessário proceder ao redimensionamento da estrutura, de modo a verificar se os critérios de segurança e serviço serão atendidos. Assinale a alternativa correta: A) As afirmações I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I. B) As afirmações I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I. C) A afirmativa I é uma proposição verdadeira, e a II, falsa. D) A afirmação II é uma proposição verdadeira, e a I, falsa. E) As afirmações I e II são proposições falsas. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fundações |
Fundações profundas Fundações profundas podem ser classificadas de diferentes maneiras. Uma forma de distinguir os diferentes tipos de estaca é pelo material empregado em sua composição. Com base no exposto, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposições a seguir, sobre estacas de madeira. ( ) A madeira em contato com o oxigênio do ar tende a apresentar fungos que inibem a deterioração do material. ( ) As estacas de madeira apodrecem rapidamente se mantidas permanentemente debaixo d'água. ( ) No Brasil, estacas de madeira são amplamente utilizadas de forma permanente em obras comerciais e residenciais. Assinale a alternativa que indica, de cima para baixo, a ordem correta. A) V, F, F. B) V, V, V. C) F, F, F. D) F, F, V. E) V, V, F. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
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