Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: PHP ::: Dicas & Truques ::: Sessão

Como colocar e recuperar objetos em sessões PHP

Quantidade de visualizações: 16818 vezes


Sessões PHP permitem, não somente a passagem de valores entre páginas mas também a passagem de objetos. Veja um passo-a-passo de como isso é feito:

1) Comece criando a definição da classe cliente.php:
<?
  // definição da classe Cliente
  class Cliente{
    private $nome;
    
    public function definir_nome($nome){
      $this->nome = $nome;
    }

    public function obter_nome(){
      return $this->nome;
    }
  }
  // fim definição da classe Cliente
?>
2) Crie uma página testes.php:
<?
  // carrega a definição da classe Cliente
  require_once("cliente.php");
  
  // inicia a sessão
  session_start();
  
  // Cria uma instância da classe Cliente
  $cliente = new Cliente();

  // Define o nome do cliente
  $cliente->definir_nome("Osmar J. Silva");

  // coloca o objeto na sessão
  $_SESSION["cliente"] = $cliente;
  
  echo "Acesse testes2.php para obter os dados gravados.";
?>
3) Hora de recuperar o objeto. Crie uma página testes2.php:
<?
  // carrega a definição da classe Cliente
  require_once("cliente.php");
  
  // inicia a sessão
  session_start();
  
  // carrega a instância da classe Cliente que está
  // na sessão
  $cliente = $_SESSION["cliente"];

  // Obtém o nome do cliente
  $nome = $cliente->obter_nome();

  // Exibe o resultado
  echo "O nome do cliente é: " . $nome;
?>


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de PHP

Veja mais Dicas e truques de PHP

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 32 usuários muito felizes estudando em nosso site.