Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesCódigo-Fonte Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais
Você está aqui: Qt ::: Classes, Controles e Componentes ::: QLineEdit

Entenda a classe QLineEdit e aprenda a usar este controle em seus programas Qt

Quantidade de visualizações: 8502 vezes


A classe QLineEdit possibilita a criação de controles do tipo caixas de textos de uma linha. Objetos desta classe são muito usados para a criação de campos para a inserção e edição de nomes, senhas, etc.

Antes de estudar as dicas relativas a esta classe, é importante que você saiba como inserir um controle QLineEdit em uma janela. Para este exemplo, vamos mostrar como realizar esta tarefa em uma janela QDialog. Comece analisando o arquivo de cabeçalho (dialogo.h) para a classe Dialogo:
#ifndef DIALOGO_H
#define DIALOGO_H

#include <QDialog>

class QPushButton;
class QLineEdit;

class Dialogo : public QDialog
{
  Q_OBJECT

  public:
    Dialogo(QWidget *parent = 0);

  private:
    // referência a um QPushButton
    QPushButton *btnOK;
    // referência a um QLineEdit
    QLineEdit *txtCampo;

  private slots:
    // slot para o evento click do botão
    void btnOKClicked();
};

#endif
Veja que aqui nós temos a declaração de dois controles: QPushButton e QLineEdit. Veja ainda a declaração de um slot para uma função que será chamada ao clicarmos no botão. Veja agora a implementação da classe Dialogo (dialogo.cpp):
#include <QtGui>

#include "dialogo.h"

Dialogo::Dialogo(QWidget *parent)
  : QDialog(parent)
{
  // cria o QLineEdit  
  txtCampo = new QLineEdit();
  // define a largura e altura
  txtCampo->setMinimumSize(120, 22);

  // cria o QPushButton
  btnOK = new QPushButton(tr("&Ok"));
  btnOK->setDefault(true);
  btnOK->setMinimumSize(50, 24);

  // conecta o botão ao slot btnOKClicked()
  connect(btnOK, SIGNAL(clicked()),
    this, SLOT(btnOKClicked()));
  
  QHBoxLayout *layout = new QHBoxLayout;
  layout->addWidget(txtCampo);
  layout->addWidget(btnOK);
  layout->setAlignment(Qt::AlignTop | Qt::AlignLeft);

  setLayout(layout);

  setWindowTitle(tr("Estudos Qt"));
  resize(300, 150);
}

void Dialogo::btnOKClicked()
{
  // obtém o texto do QLineEdit
  QString texto = txtCampo->text();  

  // exibe o texto do QLineEdit
  QMessageBox::information(this, 
    "Mensagem", 
    tr("O texto do QLineEdit é: %1").arg(texto));
}
A parte mais importante deste código é a função btnOKClicked(). Observe a linha usada para obter o texto do QLineEdit:
QString texto = txtCampo->text();
Após obter o texto, usamos um QMessageBox para exibir uma mensagem:
QMessageBox::information(this, 
  "Mensagem", 
  tr("O texto do QLineEdit é: %1").arg(texto));


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Veja mais Dicas e truques de Qt

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 23 usuários muito felizes estudando em nosso site.