Você está aqui: Java ::: Coleções (Collections) ::: Vector |
Como retornar a posição da última ocorrência de um determinado elemento em um VectorQuantidade de visualizações: 8324 vezes |
É possível obter a posição da última ocorrência de um determinado elemento em um Vector usando o método indexOf(). Este método recebe o elemento a ser pesquisado e retorna a posição da primeira ocorrência no Vector, ou -1 se este não for encontrado. Veja um exemplo: import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // Cria o Vector Vector<String> nomes = new Vector<String>(); // adiciona itens ao Vector nomes.addElement("Osmar"); nomes.addElement("Marcos"); nomes.addElement("Ingrid"); nomes.addElement("Osmar"); nomes.addElement("Marcos"); nomes.addElement("Ingrid"); // verifica a última ocorrência da string // "Marcos" int pos = nomes.lastIndexOf("Marcos"); if(pos > -1) System.out.println("A ultima ocorrencia " + "foi encontrada na posicao: " + pos); else System.out.println("Valor não encontrado."); } } |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços |
Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa (algorítmo) Java que usa o laço for para exibir uma tabela de conversões de milhas para quilômetrosQuantidade de visualizações: 3545 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa (algorítmo) Java que usa o laço for para exibir uma tabela de conversões de milhas para quilômetros. Sabendo que uma milha equivale a 1.609 quilômetros, seu programa deverá exibir uma saída parecida com: Milhas Quilômetros ------------------------------- 1 1.609 2 3.218 3 4.827 4 6.436 5 8.045 6 9.654 7 11.263 8 12.872 9 14.481 10 16.09 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args){ System.out.println("Milhas\t\tQuilômetros"); System.out.println("-------------------------------"); // um laço for que repetirá 10 vezes for (int i = 1; i <= 10; i++){ // usamos a variável de controle do laço para o cálculo System.out.println(i + "\t\t" + (i * 1.609)); } } } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Manipulação de arquivos em Java - Como obter o tamanho de um arquivo em bytes usando o método length() da classe File do JavaQuantidade de visualizações: 12809 vezes |
A classe File, do pacote java.io da linguagem Java, nos fornece o método length(), que retorna o tamanho de um arquivo em byes. O retorno é do tipo long. Veja como podemos usá-lo no código abaixo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.io.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ File arquivo = new File("c:\\estudos_java\\lago.jpg"); // Obtém o tamanho do arquivo em bytes long tam = arquivo.length(); System.out.println("Tamanho do arquivo em bytes: " + tam); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Tamanho do arquivo em bytes: 143060 |
Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games) |
Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java - Jogo completo em Java com código comentadoQuantidade de visualizações: 5981 vezes |
Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Java. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada. Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos. Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução: Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo? O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Java e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem. Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Java, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo. Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador: // o jogador escolheu Pedra? else if(jogador == 1){ // o computador escolheu Papel? if(computador == 2){ System.out.println("Você perdeu. Papel embrulha Pedra"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o computador escolheu Tesoura System.out.println("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } // o jogador escolheu Papel? else if(jogador == 2){ // o computador escolheu Tesoura? if(computador == 3){ System.out.println("Você perdeu. Tesoura corta Papel"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o ocmputador escolheu Pedra System.out.println("Você ganhou. Papel embrulha Pedra"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Analise o seguinte código JavaScriptvar a = (new Array(10)).toString(); Qual o valor da variável a após a execução desta linha de código? A) a string "10". B) um array de 10 strings vazias. C) a string ",,,,,,,,,". D) A instrução provoca um erro de execução. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Qual é a forma correta de se escrever o condicional if em JavaScript? A) if a == 10 then B) if (a == 10): C) if (a == 10) {} D) if a = 10: Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Analise o seguinte código Pythonpalavra = "python" palavra.upper() print(palavra) A) PYTHON B) Um erro de execução na linha 2 C) python D) Python Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
Evolução das estruturas Até o início do século XIX os metais exerciam uma função estrutural limitada nas edificações. O aço em abundância e econômico tornou-se disponível pela primeira vez na década de 1850. Assinale a opção correta quanto aos motivos que levaram à expansão da utilização de elementos metálicos em estruturas: Selecione a resposta: A) A utilização do ferro forjado e o sentido estético da época levaram a maior utilização da estrutura metálica. B) Devido à introdução do Processo Bessemer, em que grandes quantidades de ferro podiam ser transformadas em aço, em aproximadamente 20 minutos resultando em um metal com propriedades estruturais bastante superiores ao do ferro fundido. C) A carência de profissionais capacitados, artesãos, em trabalhar a alvenaria de pedra como elemento estrutural levaram a uma mudança em termos de tecnologia estrutural, havendo a utilização da estrutura metálica em larga escala. D) O incremento da urbanização e a necessidade da rapidez na construção de casas para as pessoas que vinham para as cidades trabalhar nas fábricas levaram à larga utilização da estrutura metálica, reduzindo assim, o seu custo. E) A verticalização das cidades e a ousadia dos arquitetos e dos construtores de se construir edifícios cada vez mais altos. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual é a forma correta de se declarar uma variável do tipo real em Python? A) valor = float(6.3) B) valor = Float(6.3) C) valor = 6.3 D) As formas A, B e C estão corretas E) As formas A e C estão corretas Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
Java - Java Swing - Como criar sua primeira JTree usando um vetor de nomes de linguagens de programação |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |