Você está aqui: Java ::: Coleções (Collections) ::: Vector

Como retornar a posição da última ocorrência de um determinado elemento em um Vector

Quantidade de visualizações: 8324 vezes


É possível obter a posição da última ocorrência de um determinado elemento em um Vector usando o método indexOf(). Este método recebe o elemento a ser pesquisado e retorna a posição da primeira ocorrência no Vector, ou -1 se este não for encontrado. Veja um exemplo:
import java.util.*;

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // Cria o Vector
    Vector<String> nomes = new Vector<String>();

    // adiciona itens ao Vector
    nomes.addElement("Osmar");
    nomes.addElement("Marcos");
    nomes.addElement("Ingrid");
    nomes.addElement("Osmar");
    nomes.addElement("Marcos");
    nomes.addElement("Ingrid");

    // verifica a última ocorrência da string
    // "Marcos"
    int pos = nomes.lastIndexOf("Marcos");
    
    if(pos > -1)
      System.out.println("A ultima ocorrencia " +
        "foi encontrada na posicao: " + pos);
    else
      System.out.println("Valor não encontrado.");  
  } 
}


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços

Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa (algorítmo) Java que usa o laço for para exibir uma tabela de conversões de milhas para quilômetros

Quantidade de visualizações: 3545 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa (algorítmo) Java que usa o laço for para exibir uma tabela de conversões de milhas para quilômetros. Sabendo que uma milha equivale a 1.609 quilômetros, seu programa deverá exibir uma saída parecida com:

Milhas		Quilômetros
-------------------------------
1		1.609
2		3.218
3		4.827
4		6.436
5		8.045
6		9.654
7		11.263
8		12.872
9		14.481
10		16.09
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args){
    System.out.println("Milhas\t\tQuilômetros");
    System.out.println("-------------------------------");

    // um laço for que repetirá 10 vezes
    for (int i = 1; i <= 10; i++){
      // usamos a variável de controle do laço para o cálculo
      System.out.println(i + "\t\t" + (i * 1.609));
    }
  }
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Manipulação de arquivos em Java - Como obter o tamanho de um arquivo em bytes usando o método length() da classe File do Java

Quantidade de visualizações: 12809 vezes
A classe File, do pacote java.io da linguagem Java, nos fornece o método length(), que retorna o tamanho de um arquivo em byes. O retorno é do tipo long.

Veja como podemos usá-lo no código abaixo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package arquivodecodigos;

import java.io.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    File arquivo = new File("c:\\estudos_java\\lago.jpg");
     
    // Obtém o tamanho do arquivo em bytes
    long tam = arquivo.length();
    System.out.println("Tamanho do arquivo em bytes: " + tam);    
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Tamanho do arquivo em bytes: 143060


Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games)

Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java - Jogo completo em Java com código comentado

Quantidade de visualizações: 5981 vezes
Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java

Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Java. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada.

Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos.

Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução:



Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo?

O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Java e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem.

Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Java, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo.

Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador:

// o jogador escolheu Pedra?
else if(jogador == 1){
  // o computador escolheu Papel?
  if(computador == 2){
    System.out.println("Você perdeu. Papel embrulha Pedra");
    vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador
  }
  else{ // o computador escolheu Tesoura
    System.out.println("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura");
    vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador
  }
}
// o jogador escolheu Papel?
else if(jogador == 2){
  // o computador escolheu Tesoura?
  if(computador == 3){
    System.out.println("Você perdeu. Tesoura corta Papel");
    vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador
  }
  else{ // o ocmputador escolheu Pedra
    System.out.println("Você ganhou. Papel embrulha Pedra");
    vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador
  }
}
Como posso obter este código fonte?

Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo:

1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.


Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Analise o seguinte código JavaScript

var a = (new Array(10)).toString();

Qual o valor da variável a após a execução desta linha de código?

A) a string "10".

B) um array de 10 strings vazias.

C) a string ",,,,,,,,,".

D) A instrução provoca um erro de execução.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Qual é a forma correta de se escrever o condicional if em JavaScript?

A) if a == 10 then

B) if (a == 10):

C) if (a == 10) {}

D) if a = 10:
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Python

Analise o seguinte código Python

palavra = "python"
palavra.upper()
print(palavra)

A) PYTHON

B) Um erro de execução na linha 2

C) python

D) Python
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira

Evolução das estruturas

Até o início do século XIX os metais exerciam uma função estrutural limitada nas edificações. O aço em abundância e econômico tornou-se disponível pela primeira vez na década de 1850. Assinale a opção correta quanto aos motivos que levaram à expansão da utilização de elementos metálicos em estruturas:

Selecione a resposta:

A) A utilização do ferro forjado e o sentido estético da época levaram a maior utilização da estrutura metálica.

B) Devido à introdução do Processo Bessemer, em que grandes quantidades de ferro podiam ser transformadas em aço, em aproximadamente 20 minutos resultando em um metal com propriedades estruturais bastante superiores ao do ferro fundido.

C) A carência de profissionais capacitados, artesãos, em trabalhar a alvenaria de pedra como elemento estrutural levaram a uma mudança em termos de tecnologia estrutural, havendo a utilização da estrutura metálica em larga escala.

D) O incremento da urbanização e a necessidade da rapidez na construção de casas para as pessoas que vinham para as cidades trabalhar nas fábricas levaram à larga utilização da estrutura metálica, reduzindo assim, o seu custo.

E) A verticalização das cidades e a ousadia dos arquitetos e dos construtores de se construir edifícios cada vez mais altos.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual é a forma correta de se declarar uma variável do tipo real em Python?

A) valor = float(6.3)

B) valor = Float(6.3)

C) valor = 6.3

D) As formas A, B e C estão corretas

E) As formas A e C estão corretas
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 42 usuários muito felizes estudando em nosso site.