Você está aqui: Java ::: Coleções (Collections) ::: Vector |
Como testar se um Vector está vazio (não contém nenhum elemento)Quantidade de visualizações: 13016 vezes |
Podemos testar se um Vector está vazio, ou seja, não contém nenhum elemento, usando o método isEmpty(). Este método retorna true se o Vector estiver vazio e false em caso contrário: import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // Cria um Vector Vector<Integer> valores = new Vector<Integer>(); // adiciona itens ao Vector valores.addElement(54); valores.addElement(87); valores.addElement(6); // Lista os itens do Vector for(Enumeration e = valores.elements(); e.hasMoreElements();){ int valor = (Integer)e.nextElement(); System.out.print(valor + " "); } // testa se o vector está vazio if(valores.isEmpty()) System.out.println("\nO Vector esta vazio."); else System.out.println("\nO Vector NAO esta vazio."); // remove todos os elementos valores.clear(); // testa se o vector está vazio if(valores.isEmpty()) System.out.println("O Vector esta vazio."); else System.out.println("O Vector NAO esta vazio."); } } |
![]() |
Java ::: Java Swing - JTable e classes relacionadas ::: JTable |
Como aplicar cores alternadas às linhas de uma JTable do Java SwingQuantidade de visualizações: 123 vezes |
Nesta dica eu mostrarei como aplicar o tão falado "efeito zebrinha" nas linhas de uma tabela JTable do Java Swing. A técnica é muito simples é, uma vez aprendida, possibilita a criação de códigos cada vez mais interessantes. Veja como efetuo uma chamada ao método prepareRenderer() para obter um Component representando a célula que está sendo renderizada. Se o índice da linha da célula for par e não estiver selecionada, nós efetuamos uma chamada à setBackground() da classe Component para definir a sua cor de fundo. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import java.awt.*; import javax.swing.table.*; public class Estudos extends JFrame { public Estudos() { super("Exemplo de uma tabela com efeito zebrinha"); // colunas da tabela String[] colunas = {"Cidade", "Estado", "Habitantes"}; // conteúdo da tabela Object[][] conteudo = { {"Goiânia", "GO", "43.023.432"}, {"São Paulo", "SP", "5.343.234"}, {"Rio de Janeiro", "RJ", "6.434.212"}, {"Jussara", "GO", "87.454"}, {"Barra do Garças", "MT", "64.344"} }; // constrói a tabela final JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas) { @Override public Component prepareRenderer(TableCellRenderer renderer, int rowIndex, int vColIndex) { Component c = super.prepareRenderer(renderer, rowIndex, vColIndex); if (rowIndex % 2 == 0 && !isCellSelected(rowIndex, vColIndex)) { c.setBackground(Color.YELLOW); } else { c.setBackground(getBackground()); } return c; } }; tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 150)); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout()); JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela); c.add(scrollPane); setSize(400, 300); setVisible(true); } public static void main(String args[]) { Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executar este código Java Swing nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Ler um número de três dígitos, separá-lo e invertê-lo, escrevendo o número lido e sua forma inversaQuantidade de visualizações: 15903 vezes |
Exercício Resolvido de Java - Ler um número de três dígitos, separá-lo e invertê-lo, escrevendo o número lido e sua forma inversa Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java console ou GUI que leia um número de 3 dígitos e o inverta, escrevendo o número lido e o invertido. Por exemplo, se o usuário informar o valor 753, seu programa deverá invertê-lo, resultando em 357. Seu programa deverá exibir a seguinte saída: Informe um valor inteiro de três dígitos: 753 O valor original é: 753 O valor invertido é: 357 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public static void main(String[] args){ // não se esqueça de adicionar um import para a classe Scanner // import java.util.Scanner; // vamos criar um objeto da classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar ao usuário que informe um valor inteiro // na faixa 100 a 999 (incluindo) System.out.print("Informe um valor inteiro de três dígitos: "); // vamos ler o valor informado int valor = Integer.parseInt(entrada.next()); // vamos verificar se o valor está na faixa permitida if(valor < 100 || valor > 999){ System.out.println("Valor fora da faixa permitida"); System.exit(0); } // vamos criar uma variável temporária para manter intacto o valor lido int temp = valor; int inverso = 0; // guardará o valor invertido // vamos inverter o valor agora while(temp != 0){ inverso = (inverso * 10) + (temp % 10); temp = temp / 10; } // vamos mostrar o resultado System.out.println("O valor original é: " + valor); System.out.println("O valor invertido é: " + inverso); } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa Java console ou GUI que exiba um número aleatório inteiro entre 0 e 10 (incluindo)Quantidade de visualizações: 12652 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java console ou GUI que exiba um número aleatório inteiro entre 0 e 10 (incluindo). Em seguida escreva um nova versão que exiba um número aleatório entre 10 e 20 (incluindo): Resposta/Solução: Veja a resolução e explicação para o código Java que exibe um número aleatório entre 0 e 10 (incluindo o 0 e 10): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- O método random() da classe Math retorna um número aleatório maior que ou igual a 0,0 e menor que 1,0. Assim, se o número gerado for: 0.46095278727662825 e o multiplicarmos por 10, teremos 4.609527872766282. Se aplicarmos uma conversão para inteiro teremos 4. Assim, para garantir que o número 10 também poderá ser sorteado, basta multiplicarmos Math.random() por 11. Veja: public static void main(String[] args){ // vamos gerar um número aleatório entre 0 e 10 int numero = (int)(Math.random() * 11); // vamos exibir o número aleatório gerado System.out.println("O número gerado foi: " + numero); } Para sortear um número aleatório entre 10 e 20, só precisamos somar 10 ao número gerado. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public static void main(String[] args){ // vamos gerar um número aleatório entre 10 e 20 int numero = 10 + (int)(Math.random() * 11); // vamos exibir o número aleatório gerado System.out.println("O número gerado foi: " + numero); } |
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
![]() Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
![]() Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |