Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
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Subtraindo horas, dias, semanas, meses, anos, etc, do valor de um campo do time DATE ou DATETIME usando a função DATE_SUB()

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A função DATE_SUB() é muito útil quando precisamos subtrair horas, dias, semanas, meses, etc, do valor de um campo do tipo DATE ou DATETIME. Esta função é composta de três partes:
 
DATE_SUB(date, INTERVAL expr unit)

O argumento date deve ser do tipo DATE ou DATETIME. O argumento expr indica um número inteiro que indica a quantidade de horas, dias, meses, etc, que será usada como intervalo. O argumento unit indica a unidade a ser usada. Valores possíveis são: HOUR, DAY, WEEK, MONTH, QUARTER, YEAR, etc.

Veja um exemplo no qual subtraimos 15 dias da data atual:
 
SELECT DATE_SUB(NOW(), INTERVAL 15 DAY)
Suponha que você tenha um campo chamado data_hora_compra do tipo DATETIME e que este campo tenha o valor 2008-03-30 02:30:15. A query:
SELECT DATE_SUB(data_hora_compra, INTERVAL 
2 MONTH) FROM tabela_estudos
retornará 2008-01-30 02:30:15.

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Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como substituir todas as ocorrências de uma substring em uma string em Delphi sem considerar maiúsculas e minúsculas usando a função ReplaceText()

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Algumas vezes precisamos substituir todas as ocorrências de uma substring em uma string mas não queremos diferenciar letras maiúsculas de letras minúsculas. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função ReplaceText(). Esta função requer a string na qual a substituição ocorrerá, a substring a ser substituída e a nova substring. O resultado será uma nova string resultante da substituição. Veja o exemplo:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte da Coleção 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos em Java, Python, VisuAlg, Portugol, Delphi, C#, C, C++, VB.NET, AutoCAD, Civil 3D, Revit, PyQGIS, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

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Lembre-se de que esta função não diferencia maiúsculas e minúsculas.

Não se esqueça de adicionar a unit StrUtils no uses do seu formulário.

Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games)

Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java - Jogo completo em Java com código comentado

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Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java

Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Java. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada.

Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos.

Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução:



Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo?

O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Java e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem.

Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Java, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo.

Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador:

// o jogador escolheu Pedra?
else if(jogador == 1){
  // o computador escolheu Papel?
  if(computador == 2){
    System.out.println("Você perdeu. Papel embrulha Pedra");
    vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador
  }
  else{ // o computador escolheu Tesoura
    System.out.println("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura");
    vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador
  }
}
// o jogador escolheu Papel?
else if(jogador == 2){
  // o computador escolheu Tesoura?
  if(computador == 3){
    System.out.println("Você perdeu. Tesoura corta Papel");
    vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador
  }
  else{ // o ocmputador escolheu Pedra
    System.out.println("Você ganhou. Papel embrulha Pedra");
    vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador
  }
}
Como posso obter este código fonte?

Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo:

1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Gráficos e Cores

Computação gráfica em PHP - Como obter informações sobre a biblioteca GD instalada

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Nesta dica vou mostrar como é possível efetuar uma chamada ao método gd_info() da linguagem PHP para verificar quais recursos da biblioteca GD estão habilitados em nossa instalação do PHP.

Veja o código abaixo:

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Ao executarmos este código nós teremos um resultado parecido com:

GD Version: bundled (2.1.0 compatible)
FreeType Support: Habilitado
FreeType Linkage: Habilitado
GIF Read Support: Habilitado
GIF Create Support: Habilitado
JPEG Support: Habilitado
PNG Support: Habilitado
WBMP Support: Habilitado
XPM Support: Habilitado
XBM Support: Habilitado
WebP Support: Habilitado
BMP Support: Habilitado
TGA Read Support: Habilitado
JIS-mapped Japanese Font Support: Desabilitado

É sempre bom fazer este teste antes de usar as funções gráficas da GD no PHP.


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como adicionar itens ao final de um array em Ruby usando o operador <<

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Nesta dica mostrarei como podemos usar o operador << da linguagem Ruby para adicionar novos elementos no final de um array.

Veja o código completo para o exemplo:

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Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Digite um nome (-1 para sair): FERNANDA
Digite um nome (-1 para sair): LAURA
Digite um nome (-1 para sair): ISADORA
Digite um nome (-1 para sair): CINTIA
Digite um nome (-1 para sair): -1

Os nomes fornecidos foram:
FERNANDA
LAURA
ISADORA
CINTIA


GNU Octave ::: GNU Octave para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

GNU Octave para Álgebra Linear - Como calcular o determinante de uma matriz usando a função det() do GNU Octave

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Na Matemática e na Álgebra Linear, o determinante é uma função matricial que associa a cada matriz quadrada um escalar, ou seja, o determinante é uma função que transforma uma matriz quadrada em um número real.

O determinante, ou melhor, a função determinante, permite saber se a matriz tem ou não inversa (matriz inversa), pois, as matriz que não tem inversa, são precisamente aquelas cujo determinante é igual a 0. Se o determinante for diferente de zero, então a matriz é uma matriz invertível.

O determinante de uma matriz A é denotado por det(A), det A ou |A|.

O software GNU Octave nos fornece uma forma rápida para obtermos o determinante de uma matriz: a função det(). Veja o exemplo a seguir (digitando diretamente na Janela de Comandos):

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Veja que declaramos uma matriz 3x3 com o nome A e em seguida usamos a função det() para obter o seu determinante.

Vamos ver agora como podemos fazer esse mesmo cálculo em um script do GNU Octave:

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Não se esqueça de pesquisar sobre as propriedades do determinante. São cerca de 10 propriedades que nos ajudam a calcular o determinante da matriz simplesmente olhando para a sua composição.


Veja mais Dicas e truques de GNU Octave

Dicas e truques de outras linguagens

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Osmar J. Silva
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98553-6711

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
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Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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