Você está aqui: Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics

Como retornar a cor atual do contexto de desenho usando o método getColor() da classe Graphics do Java - Computação gráfica em Java

Quantidade de visualizações: 7836 vezes
Antes de efetuar qualquer desenho na superfície de um componente, é importante saber qual cor está definida no momento, assim podemos alterá-la se necessário. Para isso podemos usar o método getColor() da classe Graphics. Este método retorna um objeto da classe Color.

Veja um exemplo no qual obtemos a cor usada atualmente para desenhar na superfície de um JLabel:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;

public class Estudos extends JFrame{
  JLabel label;  

  public Estudos() {
    super("Desenhando");
    
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new BorderLayout());

    // Cria um JLabel
    label = new JLabel();
    c.add(label, BorderLayout.CENTER);

    // Cria um botão
    JButton btn = new 
      JButton("Obter a cor do contexto");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          
          Graphics graphics = label.getGraphics();
          
          // obtém a cor usada para desenhar no
          // contexto de desenho
          Color cor = graphics.getColor();
          JOptionPane.showMessageDialog(null,
            "A cor usada atualmente é " +
            cor.toString());
        }
      }
    );
    
    // Adiciona o botão à janela
    c.add(btn, BorderLayout.SOUTH);

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

A cor usada atualmente é java.awt.Color[r=0,g=0,b=0]

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Exercício Resolvido de Java - Escreva um método chamado inverter() que recebe um número inteiro e retorna este mesmo número invertido

Quantidade de visualizações: 7140 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um método Java chamado inverter() que recebe um número inteiro e retorna este mesmo número invertido. Este método deverá ter a seguinte assinatura:

public static int inverter(int numero){
  // sua implementação aqui
}
Este método deverá, obrigatoriamente, estar na classe principal (aquela que contém o método main()). Após a implementação do método inverter(), vá até o método main() e peça ao usuário para informar um número inteiro qualquer. Em seguida faça uma chamada ao método inverter() passando o valor informado como argumento, obtenha o retorno e exiba-o.

ATENÇÃO: Para a resolução deste exercício é permitido usar apenas os operadores aritméticos.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número inteiro: 487
O valor invertido é: 784
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import java.util.Scanner;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
     
    // vamos pedir ao usuário que informe um número inteiro
    System.out.print("Informe um número inteiro: ");
    int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
     
    // fazer efetuar uma chamada ao método inverter() e obter o valor invertido
    int invertido = inverter(numero);
     
    // e exibir o resultado
    System.out.println("O valor invertido é: " + invertido);
  }
   
  // método estático que recebe um número inteiro e o devolve invertido
  public static int inverter(int numero){
    int resultado = 0; // guarda o resultado da inversão
     
    // enquanto número for diferente de 0
    while(numero != 0){
      // obtém resto da divisão de número por 10
      int resto = numero % 10;
 
      // resultado recebe ele mesmo multiplicado por 10 mais o resto
      resultado = resultado * 10 + resto;
 
      // finalmente número recebe ele mesmo dividido por 10
      numero = numero / 10;
    }
 
    return resultado; // retorna o resultado
  }
}



Java ::: Reflection (introspecção) e RTI (Runtime Type Information) ::: Passos Iniciais

Saiba o que é Reflexão (Reflection) em Java - Como usar Reflexão (Reflection) na linguagem Java - Revisado

Quantidade de visualizações: 18274 vezes
Reflection (ou Reflexão), também conhecida como RTI (Runtime Type Information) em algumas linguagens, é um mecanismo para descobrir dados a respeito de um programa em tempo de execução. Reflection em Java nos permite descobrir informações sobre atributos ou membros (campos), métodos e construtores de classes. Podemos também operar nos campos e métodos que descobrimos.

A Reflection permite o que é normalmente chamada de programação dinâmica em Java.

A Reflection em Java é conseguida usando a Java Reflection API. Esta API consiste de classes nos pacotes java.lang e java.lang.reflect.

Antes de prosseguirmos, veja um exemplo de como podemos listar todos os métodos públicos da classe Object:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package arquivodecodigos;

import java.lang.reflect.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // vamos carregar a classe Object
    try{
      Class c = Class.forName("java.lang.Object");
 
      // obtém os nomes dos métodos
      Method[] metodos = c.getMethods(); 
 
      // exibe o nome de cada método
      for(int i = 0; i < metodos.length; i++){
        System.out.println(metodos[i].getName()); 
      }
    }
    catch(ClassNotFoundException e){
      System.out.println(e.getMessage()); 
    }
 
    System.exit(0);
  }
} 

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

wait
wait
wait
equals
toString
hashCode
getClass
notify
notifyAll

Eis uma lista das coisas que podemos fazer com a Java Reflection API:

1) Determinar a classe de um objeto;
2) Obter informações sobre os modificadores, campos (atributos), métodos, construtores e superclasses de uma classe;
3) Descobrir quais constantes e declarações de métodos pertencem a uma interface;
4) Criar uma instância de uma classe cujo nome não sabemos até o tempo de execução;
5) Obter e definir o valor do campo de um objeto;
6) Invocar um método em um objeto;
7) Criar um novo array, cujo tamanho e tipo de dados só saberemos em tempo de execução.

A Java Reflection API é geralmente usada para criar ferramentas de desenvolvimento tais como debuggers, class browsers e construtores de GUI. Geralmente, neste tipo de ferramentas, precisamos interagir como classes, objetos, métodos e campos, e não sabemos quais em tempo de compilação. Assim, a aplicação deve, dinamicamente, encontrar e acessar estes itens.

Esta dica foi revisada e testada no Java 8.


Java ::: Dicas & Truques ::: Sistema

Como efetuar captura de tela (screenshot) em seus programas Java usando o método createScreenCapture() da classe Robot

Quantidade de visualizações: 14902 vezes
Nesta dica eu vou mostrar como é possível usar o método createScreenCapture() da classe Robot, do pacote java.awt, para tirar um print screen, ou seja, capturar uma determinada região da tela do seu computador. Note que, ao tirar o print da região que queremos, nós salvamos a imagem em um determinado diretório.

Veja o código completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package arquivodecodigos;

import java.awt.AWTException;
import java.awt.Rectangle;
import java.awt.Robot;
import java.awt.image.BufferedImage;
import java.io.File;
import java.io.IOException;
import javax.imageio.ImageIO;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    try{
      Robot robot = new Robot();
      // Captura a tela na àrea definida pelo retângulo
      BufferedImage bi = robot.createScreenCapture(new
        Rectangle(0, 0, 300, 250));
      // Salva a imagem
      ImageIO.write(bi, "jpg", new 
        File("C:\\estudos_java\\captura_tela.jpg"));
    }
    catch(AWTException e){
      e.printStackTrace();
    }
    catch(IOException e){
      e.printStackTrace();
    }
  }
}

Execute este código e verá uma imagem JPG ser gravada no endereço "C:\\estudos_java\\captura_tela.jpg".


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 47 usuários muito felizes estudando em nosso site.