Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics

Como desenhar linhas em determinados ângulos usando o método drawLine() da classe Graphics - Computação Gráfica em Java

Quantidade de visualizações: 13729 vezes
É possível usar o método drawLine() da classe Graphics para desenhar linhas em determinados ângulos. Observe atentamente a assinatura deste método:

public abstract void drawLine(int x1,
  int y1, int x2, int y2)


Aqui x1 e x2 representam as coordenadas iniciais da linha e x2 e y2 representam as coordenadas finais. Assim, vamos analisar a fórmula matemática que permite definir o ângulo de desenho.

Comece definindo os valores para as coordenadas iniciais x1 e y1, o ângulo desejado e o comprimento da linha:

int x1 = 30;
int y1 = 50;
int ang = 0;
int comp = 100;


Vamos começar obtendo a coordenada x final, que chamaremos de x2. Já sabemos que o ângulo é 0, então obteremos uma linha horizontal para a direita. Vamos ao cálculo:

int x2 = (int)(x1 + 
  Math.cos(ang / 180.0 * Math.PI) * comp);


Já sabemos que o valor de x2 é igual a 0 pois (pode testar na barra de endereços de seu browser):

javascript:alert(0 / 180.0 * Math.PI)


resulta em 0 e:

javascript:alert(Math.cos(0))


resulta em 1. Assim: x1 + (1 * 100) = 130. Para que nosso código esteja correto, o valor de y2 deverá ser igual a y1. Vejamos:

int y2 = (int)(y1 - 
  Math.sin(ang / 180.0 * Math.PI) * comp);


Já sabemos que (ang / 180.0 * Math.PI) resulta em 0 e que o seno de 0 é 0. Assim: y1 - (0 * 100) = 50. Veja o código completo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as
suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)

Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar
a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-)
Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br 
----------------------------------------------------------------------

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;

public class Estudos extends JFrame{
  JLabel label;  

  public Estudos() {
    super("Desenhando em um JLabel");
    
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new BorderLayout());

    // Cria um JLabel
    label = new JLabel();
    c.add(label, BorderLayout.CENTER);

    // Cria um botão
    JButton btn = new 
      JButton("Desenhar uma linha (ângulo)");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          
          // Desenha uma string no JLabel
          int x1 = 30; // coordenada inicial x
          int y1 = 50; // coordenada inicial y
          int ang = 0; // ângulo
          int comp = 100; // comprimento
          // coordenada x final
          int x2 = (int)(x1 + 
            Math.cos(ang / 180.0 * Math.PI) * comp);
          // coordenada y final
          int y2 = (int)(y1 - 
            Math.sin(ang / 180.0 * Math.PI) * comp);

          Graphics graphics = label.getGraphics();
          
          graphics.drawLine(x1, y1, x2, y2);    

        }
      }
    );
    
    // Adiciona o botão à janela
    c.add(btn, BorderLayout.SOUTH);

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Experimente agora fornecer ângulos diferentes, por exemplo, 45 (uma linha diagonal para a direita e para cima), 90 (uma linha vertical para cima), 135 (uma linha diagonal para a esquerda e para cima), 180 (uma linha horizontal para a esquerda), 225 (uma linha diagonal para a esquerda e para baixo), 270 (uma linha vertical para baixo), 315 (uma linha diagonal para a direita e para baixo) e 360 (uma linha horizontal para a direita).

Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Como retornar o índice da última ocorrência de um elemento em uma ArrayList do Java usando a função lastIndexOf()

Quantidade de visualizações: 9282 vezes
Em algumas situações nós gostaríamos de pesquisar um valor em um ArrayList e retornar o índice de sua última aparição, para o caso desse elemento estar contido mais de uma vez na coleção. Para isso nós podemos usar o método lastIndexOf().

Se o elemento pesquisado não estiver na ArrayList, o valor -1 será retornado.

Veja o código completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as
suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)

Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar
a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-)
Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br 
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import java.util.ArrayList;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // cria uma ArrayList que conterá strings
    ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>();
    
    // adiciona itens na lista
    nomes.add("Carlos");
    nomes.add("Maria");
    nomes.add("Fernanda");
    nomes.add("Osmar");
    nomes.add("Maria");    
	
    // obtém o índice da última ocorrência do
    // nome "Maria"
    int indice = nomes.lastIndexOf("Maria");

    System.out.println("O último índice do nome pesquisado é: " 
      + indice); 

    System.exit(0);
  }
}

Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado:

O último índice do nome pesquisado é: 4


Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como converter de binário para decimal usando o método parseInt() da classe Integer da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 15753 vezes
Nesta dica eu mostro como podemos usar o método parseInt() da classe Integer do Java para converter um valor binário em um valor decimal. Para isso só precisamos forcecer o valor 2 como segundo argumento para o método parseInt().

Veja o código completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as
suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)

Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar
a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-)
Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br 
----------------------------------------------------------------------

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    String binario = "00000110";
     
    // efetua a conversão de binário para
    // decimal
    int decimal = Integer.parseInt(binario, 2);
 
    // exibe o resultado
    System.out.println("O valor binário " + binario + 
      " convertido para decimal é: " + decimal);
 
    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este exemplo nós teremos o seguinte resultado:

O valor binário 00000110 convertido para decimal é: 6


Java ::: Classes e Componentes ::: JMenuBar, JMenu, JMenuItem e Afins

Java Swing - Como criar e adicionar uma barra de menus à uma janela JFrame

Quantidade de visualizações: 18348 vezes
Nesta dica eu mostro como adicionar uma barra de menus à uma janela JFrame do Java Swing. Observe que a barra de menus contém apenas um menu que, por sua vez, contém apenas um ítem de menu.

Construí este exemplo "na mão" mesmo, ou seja, não usei nenhum editor visual tal como aquele encontrado na IDE Netbeans. Esta abordagem é muito útil para entender todas as partes que forma uma aplicação Java Swing.

Veja o código completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as
suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)

Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar
a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-)
Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br 
----------------------------------------------------------------------

import javax.swing.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Menus");
 
    // Cria a barra de menus
    JMenuBar barra = new JMenuBar();
    setJMenuBar(barra);
 
    // Cria um menu
    JMenu arquivo = new JMenu("Arquivo");
 
    // Cria um item de menu e o adiciona no menu
    JMenuItem fechar = new JMenuItem("Fechar");
    arquivo.add(fechar);
 
    // Adiciona o menu à barra de menus
    barra.add(arquivo);
 
    setSize(300, 150);
    setVisible(true);    
  }
 
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Como obter o índice da primeira ocorrência de um elemento no ArrayList do Java usando o método indexOf()

Quantidade de visualizações: 12416 vezes
Este exemplo mostra como usar o método indexOf() para obter o índice da primeira ocorrência de um item na ArrayList. Se o ítem não for encontrado, o valor retornado é -1.

Veja o código completo para a dica:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as
suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)

Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar
a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-)
Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br 
----------------------------------------------------------------------

package arquivodecodigos;

import java.util.ArrayList;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // cria uma ArrayList que conterá strings
    ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>();
     
    // adiciona itens na lista
    nomes.add("Carlos");
    nomes.add("Maria");
    nomes.add("Fernanda");
    nomes.add("Osmar");
    nomes.add("Maria");    
     
    // obtém o índice da primeira ocorrência do
    // nome "Maria"
    int indice = nomes.indexOf("Maria");
 
    System.out.println("O índice do nome pesquisado é: " 
       + indice); 
 
    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O índice do nome pesquisado é: 1


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de Java - Um programa que lê três números inteiros e mostra o maior

Quantidade de visualizações: 9595 vezes
Pergunta/Tarefa:

Faça um programa Java que solicita três números inteiros e mostra o maior deles. Exiba uma mensagem caso os três números não forem diferentes. Sua saída deverá ser parecida com:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as
suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)

Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar
a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-)
Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br 
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
    
    // vamos solicitar os três números inteiros
    System.out.print("Informe o primeiro número: ");
    int num1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o segundo número: ");
    int num2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o terceiro número: ");
    int num3 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // o primeiro número é o maior?
    if((num1 > num2) && (num1 > num3)){
      System.out.println("O primeiro número é o maior");
    }
    // o segundo número é o maior?
    else if((num2 > num1) && (num2 > num3)){
      System.out.println("O segundo número é o maior");
    }
    // o terceiro número é o maior?
    else if((num3 > num1) && (num3 > num2)){
      System.out.println("O terceiro número é o maior");
    }
    // os número não são diferentes
    else{
      System.out.println("Os três números não são diferentes");
    }
    
    System.out.println("\n");
  }
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como retornar o menor valor em um array de inteiros em Java

Quantidade de visualizações: 1084 vezes
Nesta dica eu mostro como obter o menor valor em um array (vetor) de inteiros. Veja o código completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as
suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)

Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar
a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-)
Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br 
----------------------------------------------------------------------
 
package arquivodecodigos;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    int[] valores = new int[5];
  
    // inicializa os elementos do array
    valores[0] = 23;
    valores[1] = 65;
    valores[2] = 2;
    valores[3] = 87;
    valores[4] = 34;
     
    // obtém o menor valor
    int menor = menor(valores);
     
    System.out.println("O menor valor é: " + menor);
   
    System.exit(0);
  }
 
  public static int menor(int[] a){
    int min = a[0];
    for(int i = 1; i < a.length; i++){
      if(a[i] < min){
        min = a[i];
      }
    }
     
    return min;
  }
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

O menor valor é: 2


Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação orientada a objetos em Java - Como usar o modificador protected em suas variáveis e métodos Java

Quantidade de visualizações: 10665 vezes
O modificador protected pode ser aplicado às variáveis e métodos de uma classe. Membros de uma classe marcados como protected podem ser acessados por qualquer classe no mesmo pacote (package) ou por suas classes derivadas (subclasses), mesmo que estas classes estejam em pacotes diferentes.

Contudo, a discussão sobre este modificador é um pouco mais profunda. Subclasses residentes em outros pacotes tem algumas limitações em relação ao acesso de variáveis e métodos marcados como protected em suas superclasses. Em resumo, uma subclasse em um pacote diferente pode sobrescrever métodos protected de suas superclasses. Além disso, instâncias destas subclasses podem acessar ou modificar variáveis protected herdadas de suas superclasses, assim como chamar os métodos protected herdados. Porém, estas instâncias não têm liberdade para efetuar estas ações em outras instâncias das mesmas subclasses.

Veja um exemplo no qual mostramos como acessar variáveis marcadas como protected em uma classe a partir de sua classe derivada:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as
suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)

Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar
a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-)
Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br 
----------------------------------------------------------------------

// superclasse
class Pessoa{
  protected String nome;

  public String getNome(){
    return this.nome;
  }
}

// subclasse
class Aluno extends Pessoa{
  public Aluno(){
    this.nome = "Osmar J. Silva";
  }
}

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // Cria um objeto da classe Aluno
    Aluno a = new Aluno();
    System.out.println(a.getNome());
  } 
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como obter a média dos valores dos elementos de um vetor de inteiros na linguagem Java

Quantidade de visualizações: 17039 vezes
Nesta dica mostrarei como obter a média dos valores dos elementos de um array (vetor) de ints. A média que vamos obter é aritmética, ou seja, somamos todos os valores e dividimos pela quantidade de valores no vetor.

Veja o código completo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as
suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)

Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar
a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-)
Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br 
----------------------------------------------------------------------

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    int[] valores = new int[5];
  
    // inicializa os elementos do vetor
    valores[0] = 23;
    valores[1] = 65;
    valores[2] = 2;
    valores[3] = 87;
    valores[4] = 34;
     
    // obtém a média
    double media = media(valores);
     
    System.out.println("A media dos valores é: " + media);
   
    System.exit(0);
  }
 
  // método que recebe um vetor de ints e retorna a média
  // dos valores de seus elementos
  public static double media(int[] a){
    double total = 0.0;
    for(int i = 0; i < a.length; i++){
      total += a[i];  
    }
     
    return (total / a.length);
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

A media dos valores é: 42.2


Vamos testar seus conhecimentos em Java

Analise o seguinte código Java

double a = 3.0 / 0;
System.out.println(a);

Qual é o resultado de sua execução?

A) Infinity

B) NaN

C) Uma exceção java.lang.ArithmeticException: / by zero

D) 0
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Viscosidade dinâmica

A viscosidade cinemática de um óleo lubrificante é de 0,028m2/s, e seu peso específico relativo é de 0,85. Qual a sua viscosidade dinâmica, em Pa.s? Sabe-se que a aceleração gravitacional local é de 10m/s2.

A) 233Pa.s.

B) 85Pa.s.

C) 85000Pa.s.

D) 23,8Pa.s.

E) 2,38Pa.s.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em

Resistência do concreto

Quando não forem feitos ensaios e não existirem dados mais precisos sobre o concreto usado na idade de 28 dias, pode-se estimar o valor do seu módulo de elasticidade utilizando como base os critérios expostos no item 8.2.8 da NBR 6118/2014 - Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento.

Determine qual seria o módulo de elasticidade estimado para um concreto com fck = 60 MPa, considerando o uso do basalto como agregado graúdo.

A) Eci = 47,4 GPa.

B) Eci = 49,5 GPa.

C) Eci = 49,9 GPa.

D) Eci = 52,1 GPa.

E) Eci = 60 GPa.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Turbomáquinas

Uma turbomáquina é um dispositivo no qual a energia é transferida para ou de um fluido em movimento contínuo. A linha da lâmina gira e altera a pressão do fluido, realizando trabalhos no fluido (bomba hidráulica) ou realizando o trabalho na linha da lâmina pelo fluido (turbina).

Qual classe de máquinas hidráulicas é especialmente excluída quando é considerada essa definição apresentada?

A) Essa definição exclui a classe de turbinas eólicas, pois, apesar de referenciar o termo genérico "turbina", não engloba os dispositivos cujos fluidos não são a água e cuja a vazão do fluido pode ser variável.

B) Essa definição exclui as máquinas hidráulicas que contêm um eixo de rotação. Nesse caso, foram excluídos, especialmente, os motores hidráulicos, um grupo amplo e com muitos dispositivos com vazão alta.

C) Essa definição exclui a classe de dispositivos chamados máquinas de deslocamento positivo. Nesses dispositivos, há limites móveis que forçam o fluido a se mover ou são forçados a se mover pelo fluido.

D) Essa definição exclui a classe de dispositivos chamados motores elétricos. Tais máquinas hidráulicas são responsáveis por receber a energia mecânica produzida por dispositivos, como as turbinas eólicas.

E) Essa definição exclui a classe de dispositivos chamados máquinas de deslocamento negativo. Nesses dispositivos, há limites móveis que forçam o fluido a se mover ou são forçados a se mover pelo fluido.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em

Madeiras

A madeira desempenha um papel significativo na construção civil, sendo empregada em uma variedade de aplicações, desde montagem de canteiros de obras, escoramentos e formas até esquadrias e estruturas de cobertura. Essa versatilidade da madeira na construção civil está diretamente relacionada às suas propriedades físicas e mecânicas, que determinam suas diversas funcionalidades.

Com relação às propriedades das madeiras, assinale a resposta correta:

A) A resistência à flexão da madeira é uma das propriedades físicas que permitem que esse material seja usado na construção civil.

B) O módulo de elasticidade das madeiras varia em função da espécie, da direção considerada e da umidade da madeira.

C) A fluência na madeira é inversamente proporcional ao tempo em que o carregamento atua.

D) A resistência das madeiras é a mesma, independentemente da direção na qual a peça será mobilizada.

E) A estabilidade dimensional da madeira está relacionada à resistência da madeira à penetração ou ao desgaste.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 27 usuários muito felizes estudando em nosso site.