Você está aqui: Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics |
Como desenhar texto na superfície de uma JLabel do Java Swing usando o método drawString() da classe GraphicsQuantidade de visualizações: 11591 vezes |
A classe Graphics possui um método chamado drawString() que é usado para desenhar uma string na superfície de um componente. Veja a assinatura deste método:public abstract void drawString(String str, int x,int y) Como podemos ver, só precisamos fornecer a string a ser desenhada, a coordenada x e a coordenada y. Estas coordenadas são obtidas a partir do canto superior esquerdo do componente no qual desenharemos. O trecho de código abaixo mostra como desenhar a string "Arquivo de Códigos" em um JLabel: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JLabel label; public Estudos() { super("Desenhando em um JLabel"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new BorderLayout()); // Cria um JLabel label = new JLabel(); c.add(label, BorderLayout.CENTER); // Cria um botão JButton btn = new JButton("Desenhar uma string"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ // Desenha uma string no JLabel Graphics graphics = label.getGraphics(); graphics.drawString("Arquivo de Códigos", 20, 50); } } ); // Adiciona o botão à janela c.add(btn, BorderLayout.SOUTH); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso. |
![]() |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Java - Como usar o laço for para percorrer os elementos de um array e exibí-los na ordem original e invertidosQuantidade de visualizações: 14905 vezes |
Pergunta/Tarefa: Considere o seguinte array de inteiros: // um array de inteiros contendo sete elementos int valores[] = {6, 9, 12, 34, 83, 20, 17}; Seu programa deverá exibir a seguinte saída: Ordem original: 6 9 12 34 83 20 17 Ordem inversa: 17 20 83 34 12 9 6 ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public static void main(String[] args){ // um vetor de inteiros contendo sete elementos int valores[] = {6, 9, 12, 34, 83, 20, 17}; // primeiro vamos exibir os valores do vetor na ordem original System.out.println("Ordem original:\n"); for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print(valores[i] + " "); } // agora vamos exibir na ordem inversa System.out.println("\n\nOrdem inversa:\n"); for(int i = valores.length - 1; i >= 0; i--){ System.out.print(valores[i] + " "); } } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como verificar se um arquivo ou diretório existe em Java usando o método exists() da classe FileQuantidade de visualizações: 13205 vezes |
Em algumas situações nós precisamos checar a existência de um arquivo ou diretório em Java. Para isso nós podemos usar o método exists() da classe File, do pacote java.io. Este método recebe uma string contendo o caminho do arquivo ou diretório e retorna true se o arquivo ou diretório indicado existir, e false em caso contrário. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.io.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos verificar a existência de um arquivo File arquivo = new File("C:\\estudos_java\\lago.jpg"); if(arquivo.exists()){ System.out.println("O arquivo existe"); } else{ System.out.println("O arquivo não existe"); } } } O arquivo existe no caminho indicado. É importante observar que o método exists() pode disparar uma exceção do tipo Security Exception se o arquivo ou diretório não possuir permissão de acesso ou escrita. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos |
POO - Programação Orientada a Objetos - Exercícios Resolvidos de Java - Ex. 2 - A classe Circulo (construtores, métodos, getters e setters e encapsulamento)Quantidade de visualizações: 19399 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva uma classe Circulo para representar círculos. Esta classe deverá conter os seguintes atributos e métodos: a) Uma variável privada do tipo double chamada raio que guardará o valor do raio atual do circulo. b) Métodos get() e set() públicos que permitem definir e acessar o valor da variável raio. c) Um construtor que recebe o valor do raio como argumento. d) Um método getArea() que calcula e retorna a área do círculo. e) Um método getCircunferencia() que calcula e retorna a circunferência do círculo. f) Um método aumentarRaio() que recebe um valor double e o usa como percentual para aumentar o raio do círculo. Crie uma classe contendo um método main() para testar a funcionalidade da classe Circulo. Eis um exemplo de entrada e saída: ![]() Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: Circulo.java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Circulo{ private double raio; // guarda o raio atual do círculo // construtor que recebe o valor do raio como argumento public Circulo(double raio){ this.raio = raio; } // permite obter o raio do círculo public double getRaio(){ return raio; } // permite definir o raio do círculo public void setRaio(double raio){ this.raio = raio; } // obtém a área do círculo public double getArea(){ double area = Math.PI * Math.pow(this.raio, 2); return area; } // obtém a circunferência do círculo public double getCircunferencia(){ double circunferencia = (2 * Math.PI) * this.raio; return circunferencia; } // permite aumentar o raio de acordo com uma porcentagem fornecida public void aumentarRaio(double porcentagem){ this.raio = this.raio + (porcentagem / 100.0) * this.raio; } } Veja agora o método main() que nos permite testar a funcionalidade da classe Circulo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos criar uma instância da classe Circulo Scanner entrada = new Scanner(System.in); System.out.print("Informe o raio do círculo: "); double raio = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); Circulo c = new Circulo(raio); // vamos mostrar o valor do raio atual System.out.println("Raio: " + c.getRaio()); // vamos mostrar a área System.out.println("Área: " + c.getArea() + " metros quadrados"); // vamos mostrar a circunferência System.out.println("Circunferência: " + c.getCircunferencia() + " metros"); // vamos aumentar o raio do circulo em uma determinada porcentagem System.out.print("\nInforme o percentual de aumento do raio: "); double percentual = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); c.aumentarRaio(percentual); // vamos mostrar o valor do raio atual System.out.println("Raio: " + c.getRaio()); // vamos mostrar a área System.out.println("Área: " + c.getArea() + " metros quadrados"); // vamos mostrar a circunferência System.out.println("Circunferência: " + c.getCircunferencia() + " metros"); } } |
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
![]() Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
![]() Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |