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Como desenhar texto na superfície de uma JLabel do Java Swing usando o método drawString() da classe Graphics

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A classe Graphics possui um método chamado drawString() que é usado para desenhar uma string na superfície de um componente. Veja a assinatura deste método:

public abstract void drawString(String str,
  int x,int y)


Como podemos ver, só precisamos fornecer a string a ser desenhada, a coordenada x e a coordenada y. Estas coordenadas são obtidas a partir do canto superior esquerdo do componente no qual desenharemos.

O trecho de código abaixo mostra como desenhar a string "Arquivo de Códigos" em um JLabel:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;

public class Estudos extends JFrame{
  JLabel label;  

  public Estudos() {
    super("Desenhando em um JLabel");
    
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new BorderLayout());

    // Cria um JLabel
    label = new JLabel();
    c.add(label, BorderLayout.CENTER);

    // Cria um botão
    JButton btn = new 
      JButton("Desenhar uma string");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          
          // Desenha uma string no JLabel
          Graphics graphics = label.getGraphics();
          graphics.drawString("Arquivo de Códigos", 
            20, 50);     

        }
      }
    );
    
    // Adiciona o botão à janela
    c.add(btn, BorderLayout.SOUTH);

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso.

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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Java - Como usar o laço for para percorrer os elementos de um array e exibí-los na ordem original e invertidos

Quantidade de visualizações: 14905 vezes
Pergunta/Tarefa:

Considere o seguinte array de inteiros:

// um array de inteiros contendo sete elementos
int valores[] = {6, 9, 12, 34, 83, 20, 17};
Escreva um programa Java console que usa um laço for para percorrer todos os elementos deste vetor duas vezes e exibí-los na ordem original e invertidos (somente na exibição, ou seja, não é necessário alterar a ordem dos elementos no array).

Seu programa deverá exibir a seguinte saída:

Ordem original:
6  9  12  34  83  20  17  

Ordem inversa:
17  20  83  34  12  9  6 
Resposta/Solução:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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public static void main(String[] args){
  // um vetor de inteiros contendo sete elementos
  int valores[] = {6, 9, 12, 34, 83, 20, 17};
    
  // primeiro vamos exibir os valores do vetor na ordem original
  System.out.println("Ordem original:\n");

  for(int i = 0; i < valores.length; i++){
    System.out.print(valores[i] + "  ");
  }

  // agora vamos exibir na ordem inversa
  System.out.println("\n\nOrdem inversa:\n");

  for(int i = valores.length - 1; i >= 0; i--){
    System.out.print(valores[i] + "  ");
  }
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como verificar se um arquivo ou diretório existe em Java usando o método exists() da classe File

Quantidade de visualizações: 13205 vezes
Em algumas situações nós precisamos checar a existência de um arquivo ou diretório em Java. Para isso nós podemos usar o método exists() da classe File, do pacote java.io.

Este método recebe uma string contendo o caminho do arquivo ou diretório e retorna true se o arquivo ou diretório indicado existir, e false em caso contrário. Veja um exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

import java.io.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos verificar a existência de um arquivo
    File arquivo = new File("C:\\estudos_java\\lago.jpg");
        
    if(arquivo.exists()){
      System.out.println("O arquivo existe");
    }
    else{
      System.out.println("O arquivo não existe");
    }
  }
}

O arquivo existe no caminho indicado.

É importante observar que o método exists() pode disparar uma exceção do tipo Security Exception se o arquivo ou diretório não possuir permissão de acesso ou escrita.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos

POO - Programação Orientada a Objetos - Exercícios Resolvidos de Java - Ex. 2 - A classe Circulo (construtores, métodos, getters e setters e encapsulamento)

Quantidade de visualizações: 19399 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva uma classe Circulo para representar círculos. Esta classe deverá conter os seguintes atributos e métodos:

a) Uma variável privada do tipo double chamada raio que guardará o valor do raio atual do circulo.

b) Métodos get() e set() públicos que permitem definir e acessar o valor da variável raio.

c) Um construtor que recebe o valor do raio como argumento.

d) Um método getArea() que calcula e retorna a área do círculo.

e) Um método getCircunferencia() que calcula e retorna a circunferência do círculo.

f) Um método aumentarRaio() que recebe um valor double e o usa como percentual para aumentar o raio do círculo.

Crie uma classe contendo um método main() para testar a funcionalidade da classe Circulo. Eis um exemplo de entrada e saída:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

Circulo.java:

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no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

public class Circulo{
  private double raio; // guarda o raio atual do círculo

  // construtor que recebe o valor do raio como argumento
  public Circulo(double raio){
    this.raio = raio;  
  }
  
  // permite obter o raio do círculo
  public double getRaio(){
    return raio;
  }

  // permite definir o raio do círculo
  public void setRaio(double raio){
    this.raio = raio;
  }
  
  // obtém a área do círculo
  public double getArea(){
    double area = Math.PI * Math.pow(this.raio, 2); 
    return area;  
  }
  
  // obtém a circunferência do círculo
  public double getCircunferencia(){
    double circunferencia = (2 * Math.PI) * this.raio; 
    return circunferencia;  
  }
  
  // permite aumentar o raio de acordo com uma porcentagem fornecida
  public void aumentarRaio(double porcentagem){
    this.raio = this.raio + (porcentagem / 100.0) * this.raio;    
  }
}

Veja agora o método main() que nos permite testar a funcionalidade da classe Circulo:

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package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos criar uma instância da classe Circulo
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    System.out.print("Informe o raio do círculo: ");
    double raio = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    Circulo c = new Circulo(raio);
    
    // vamos mostrar o valor do raio atual
    System.out.println("Raio: " + c.getRaio());
    // vamos mostrar a área
    System.out.println("Área: " + c.getArea() + " metros quadrados");
    // vamos mostrar a circunferência
    System.out.println("Circunferência: " + c.getCircunferencia() + " metros");
    
    // vamos aumentar o raio do circulo em uma determinada porcentagem
    System.out.print("\nInforme o percentual de aumento do raio: ");
    double percentual = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    c.aumentarRaio(percentual);
    
    // vamos mostrar o valor do raio atual
    System.out.println("Raio: " + c.getRaio());
    // vamos mostrar a área
    System.out.println("Área: " + c.getArea() + " metros quadrados");
    // vamos mostrar a circunferência
    System.out.println("Circunferência: " + c.getCircunferencia() + " metros");
  }
}



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