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Como desenhar texto na superfície de uma JLabel do Java Swing usando o método drawString() da classe GraphicsQuantidade de visualizações: 11520 vezes |
A classe Graphics possui um método chamado drawString() que é usado para desenhar uma string na superfície de um componente. Veja a assinatura deste método:public abstract void drawString(String str, int x,int y) Como podemos ver, só precisamos fornecer a string a ser desenhada, a coordenada x e a coordenada y. Estas coordenadas são obtidas a partir do canto superior esquerdo do componente no qual desenharemos. O trecho de código abaixo mostra como desenhar a string "Arquivo de Códigos" em um JLabel: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JLabel label; public Estudos() { super("Desenhando em um JLabel"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new BorderLayout()); // Cria um JLabel label = new JLabel(); c.add(label, BorderLayout.CENTER); // Cria um botão JButton btn = new JButton("Desenhar uma string"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ // Desenha uma string no JLabel Graphics graphics = label.getGraphics(); graphics.drawString("Arquivo de Códigos", 20, 50); } } ); // Adiciona o botão à janela c.add(btn, BorderLayout.SOUTH); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso. |
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Java ::: Dicas & Truques ::: Ordenação e Pesquisa (Busca) |
Como implementar a ordenação Quicksort em Java - Apostila de Java para iniciantesQuantidade de visualizações: 315 vezes |
A ordenação Quicksort é um dos algorítmos de ordenação mais encontrados em aplicações reais de programação. No Delphi esta ordenação é encontrada no objeto TList. No Java podemos encontrá-lo no método Arrays.sort(). Na linguagem C a ordenação Quicksort é implementada na função qsort() da biblioteca padrão. O algoritmo de ordenação Quicksort é do tipo dividir para conquistar (divide-and-conquer principle). Neste tipo de algoritmo o problema é dividido em sub-problemas e a solução é concatenada quando as chamadas recursivas atingirem o caso base. O vetor (ou array) a ser ordenado é dividido em duas sub-listas por um elemento chamado pivô, resultando em uma lista com elementos menores que o pivô e outra lista com os elementos maiores que o pivô. Esse processo é repetido para cada chamada recursiva. Sim, a ordenação Quicksort faz uso extensivo de recursividade, razão pela qual devemos ter muito cuidado para não estourar a pilha do sistema. Existem muitos estudos sobre o pivô ideal para a ordenação Quicksort. Nessa dica adotarei o último elemento do array ou sub-array como pivô. Em vetores não ordenados essa estratégia, em geral, resulta em uma boa escolha. Vamos ao código Java então? Veja um programa Java completo demonstrando o uso da ordenação Quicksort para um array de 10 elementos inteiros: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos declarar um array de 10 elementos int valores[] = new int[10]; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir ao usuário para informar os valores para o vetor for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print("Informe o valor do elemento " + i + ": "); valores[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); } // vamos mostrar o array informado System.out.println("\nO array informado foi:\n"); for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print(valores[i] + " "); } // vamos ordenar o vetor usando a ordenação Quicksort quickSort(valores, 0, valores.length - 1); System.out.println("\n\nO array ordenado é:\n"); for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print(valores[i] + " "); } System.out.println("\n\n"); } // função de implementação da ordenação Quicksort public static void quickSort(int vetor[], int inicio, int fim) { // o início é menor que o fim? if (inicio < fim) { // vamos obter o novo índice da partição int indiceParticao = particionar(vetor, inicio, fim); // efetuamos novas chamadas recursivas quickSort(vetor, inicio, indiceParticao - 1); quickSort(vetor, indiceParticao + 1, fim); } } // função que retorna o índice de partição private static int particionar(int vetor[], int inicio, int fim) { // para guardar o pivô int pivot = vetor[fim]; int i = (inicio - 1); for (int j = inicio; j < fim; j++) { if (vetor[j] <= pivot) { i++; // fazemos a troca int temp = vetor[i]; vetor[i] = vetor[j]; vetor[j] = temp; } } // efetua a troca int temp = vetor[i + 1]; vetor[i + 1] = vetor[fim]; vetor[fim] = temp; return i + 1; } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor do elemento 0: 7 Informe o valor do elemento 1: 2 Informe o valor do elemento 2: 43 Informe o valor do elemento 3: 1 Informe o valor do elemento 4: 9 Informe o valor do elemento 5: 6 Informe o valor do elemento 6: 22 Informe o valor do elemento 7: 3 Informe o valor do elemento 8: 37 Informe o valor do elemento 9: 5 O array informado foi: 7 2 43 1 9 6 22 3 37 5 O array ordenado é: 1 2 3 5 6 7 9 22 37 43 |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Valor da diária, valor médio arrecadado com e sem promoção e o lucro ou prejuízo mensal de uma promoção em um hotelQuantidade de visualizações: 14393 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java para resolver o seguinte problema: Um hotel com 42 apartamentos resolveu fazer promoções para os fins de semana fora da alta temporada, isto é, nos meses de abril, maio, junho, agosto, setembro, outubro e novembro. A taxa da promoção é de 22% da diária normal. A ocupação média do hotel sem promoção é de 40%. A expectativa é aumentar a taxa de ocupação para 70%. Supondo que as expectativas se confirmem, escrever um algoritmo que lê a diária normal, que calcule e escreva as seguintes informações: (a) O valor da diária no período da promoção. (b) O valor médio arrecadado sem a promoção, durante um mês. (c) O valor médio arrecadado com a promoção, durante um mês. (d) O lucro ou prejuízo mensal com a promoção. Seu código Java deverá apresentar uma saída parecida com: Informe o valor da diária normal: 120 Diária no período de promoção: 26,40 Média arrecadada sem a promoção durante um mês: 8064,00 Média arrecadada com a promoção durante um mês: 3104,64 Prejuízo mensal com a promoção: 4959,36 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console (lendo a entrada do usuário por meio do uso da classe Scanner): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos criar um objeto da classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // valor da diária em período normal double valor_diaria_normal; // valor da diária no período de promoção double valor_diaria_promocao; // vamos obter o valor da diária no período normal System.out.print("Informe o valor da diária normal: "); valor_diaria_normal = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // vamos obter o valor da diária no período promocional valor_diaria_promocao = valor_diaria_normal * (22.0 / 100.0); // vamos calcular o valor médio arrecadado sem a promoção, durante um mês // estamos assumindo 4 finais de semana por mês double media_arrecado_sem_promocao = (valor_diaria_normal * (42 * (40.0 / 100.0)) * 4); // vamos calcular o valor médio arrecadado com a promoção, durante um mês // estamos assumindo 4 finais de semana por mês double media_arrecado_com_promocao = (valor_diaria_promocao * (42 * (70.0 / 100.0)) * 4); System.out.printf("Diária no período de promoção: %.2f\n", valor_diaria_promocao); System.out.printf("Média arrecadada sem a promoção durante um mês: %.2f\n", media_arrecado_sem_promocao); System.out.printf("Média arrecadada com a promoção durante um mês: %.2f\n", media_arrecado_com_promocao); // houve lucro ou prejuízo? if (media_arrecado_sem_promocao < media_arrecado_com_promocao) { System.out.printf("Lucro mensal com a promoção: %.2f\n", media_arrecado_com_promocao - media_arrecado_sem_promocao); } else { System.out.printf("Prejuízo mensal com a promoção: %.2f\n", media_arrecado_sem_promocao - media_arrecado_com_promocao); } } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços |
Exercícios Resolvidos de Java - Como calcular a tabuada de multiplicação para os números de 1 a 9 em JavaQuantidade de visualizações: 3911 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que usa o laço for para calcular e exibir a tabuada de multiplicação dos números 1 a 9. Sua saída deve ser parecida com: Tabuada de Multiplicação ---------------------------------------------- 1 2 3 4 5 6 7 8 9 ---------------------------------------------- 1 | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 2 | 2 4 6 8 10 12 14 16 18 3 | 3 6 9 12 15 18 21 24 27 4 | 4 8 12 16 20 24 28 32 36 5 | 5 10 15 20 25 30 35 40 45 6 | 6 12 18 24 30 36 42 48 54 7 | 7 14 21 28 35 42 49 56 63 8 | 8 16 24 32 40 48 56 64 72 9 | 9 18 27 36 45 54 63 72 81 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // mostra o título da tabela System.out.print(" Tabuada de Multiplicação"); System.out.println("\n----------------------------------------------"); // exibe os números na parte superior System.out.print(" "); for(int i = 1; i <= 9; i++){ System.out.print(" " + i); } System.out.println("\n----------------------------------------------"); // mostra o corpo da tabuada for(int i = 1; i <= 9; i++){ System.out.print(i + " |"); for(int j = 1; j <= 9; j++){ System.out.printf("%4d", i * j); } System.out.println(); } System.out.println("\n"); } } |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Introdução à Ética Aristóteles viveu entre grandes personalidades, já que foi discípulo de Platão e mestre de Alexandre, O Grande. Suas reflexões giravam em torno da política, da ética e da metafísica, e foram tão importantes que na atualidade influenciam campos científicos diversos, da política à biologia, passando, é claro, pela filosofia. Considerando essas informações, analise as afirmativas a seguir. I - Aristóteles foi o primeiro filósofo a elaborar tratados sistemáticos de ética, como a Ética a Nicômaco. II - Aristóteles investiga o que é a felicidade, e ela deve ser um bem perfeito que se busca por si mesmo, e não como meio para outra coisa. III - Ele partilhava da ideia de que uma pessoa virtuosa precisa viver numa sociedade regida por Deus, porque a ética não pode desvincular-se da religião. Está correto apenas o que se afirma em: A) I e II, apenas. B) III, apenas. C) I, apenas. D) II, apenas. E) II e III, apenas. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual o resultado da execução do seguinte código Python?palavra = "ESTUDAR" resultado = palavra[::-1] print(resultado) A) ESTUDAR B) EST C) RADUTSE D) TUDAR E) ESTUDA Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
Instalações prediais de águas pluviais Um professor de engenharia que gostava de fazer os alunos pensarem ativamente e questionarem a base das tabelas e ábacos fez uma pergunta em classe a partir dos ábacos da NBR 10844 de instalações prediais de águas pluviais: por que os ábacos com saída do tipo aresta viva fornecem maiores diâmetros que as do tipo funil? Cinco principais explicações foram fornecidas pelas classes, mas apenas uma estava correta. Marque a opção que explica corretamente o fenômeno. A) As saídas do tipo aresta viva fornecem maior capacidade de escoamento por permitir maior lâmina de água imediatamente sobre a entrada. B) As saídas do tipo funil geram aumento da perda de carga, ocasionando uma redução da capacidade hidráulica, que é, então, expressa no ábaco. C) As saídas em aresta viva geram uma incorporação de ar indesejada ao escoamento, ocasionando um efeito de sucção que reduz a capacidade hidráulica. D) As saídas do tipo funil necessitam de maior altura até chegar ao diâmetro da tubulação e isso é compensado em relação ao parâmetro L do ábaco. E) As saídas em arestas vivas têm menor perda de carga, o que implica a incorporação de ar com consequente redução da capacidade hidráulica. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D |
Survey Points e COGO Points Em relação aos Survey Points e COGO Points, qual das afirmações abaixo é VERDADEIRA? A) Survey points podem ser editados na janela Properties. B) Cogo points são exibidos na aba Settings. C) Survey points são exibidos tanto na aba Prospector quanto na aba Survey. D) Survey points são exibidos somente na aba Prospector. E) Cogo points são exibidos apenas na aba Survey. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
Ações em estruturas: apresentação dos principais carregamentos na análise de estruturas convencionais Um gerador industrial movido a gás natural, colocado na laje de cobertura de um prédio, apresentou defeito em um dos cilindros. Foi contratada uma empresa para prestar manutenção no gerador. A equipe da manutenção é formada por três pessoas, que carregam consigo cerca de 100 kg em equipamentos. Tendo em vista a descrição acima feita, a equipe e os equipamentos podem ser enquadrados em que classificação de carregamento? A) Ação permanente direta. B) Ação excepcional. C) Ação acidental direta. D) Ação permanente indireta. E) Ação acidental indireta. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
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JavaScript - Como usar objetos Set em seus códigos JavaScript |
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