Você está aqui: Java ::: Tratamento de Erros ::: Passos Iniciais |
Como usar try catch em Java - Aprenda a tratar erros em Java usando o bloco try...catchQuantidade de visualizações: 39890 vezes |
A forma mais comum de tratar e se recuperar de erros em uma aplicação Java é usando o bloco try...catch. Todo o código que apresenta a possibilidade de erros ou falhas é colocado em um bloco try. E o código a ser executado caso o erro ou falha aconteça é colocado em um bloco catch. Veja a sintáxe:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- try{ // código que pode provocar erros } catch(Tipo_Exceção nome){ // tratamento do erro } A palavra-chave catch é seguida por uma declaração do tipo de exceção sendo lançada. É aqui que entram detalhes interessantes. Antes de tratar um erro, é preciso que você saiba qual erro estará tratando. Em Java temos três tipos de erros: runtime exceptions, checked exceptions e errors. Errors não precisam ser tratados com bloco try...catch, runtime exceptions (erros causados por códigos mal escritos ou mal testados) opcionalmente usam try...catch e checked exceptions (erros que fogem ao controle do programador) devem obrigatoriamente usar try...catch. Vamos ver um exemplo do uso de try...catch: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- import java.io.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ try{ DataInputStream in = new DataInputStream( new BufferedInputStream( new FileInputStream("conteudo.txt"))); while(in.available() != 0) System.out.print((char) in.readByte()); } catch(IOException e){ System.out.print(e.getMessage()); } System.exit(0); } } Neste trecho de código nós tentamos ler o conteúdo de um arquivo. O que aconteceria se o arquivo não existisse? O programa entraria em colapso. Além disso, todas as operações de entrada e saída (IO) estão suscetíveis a falhas externas. Por esta razão, o compilador nos força a usar try...catch nestas situações. Neste exemplo podemos ver que o bloco catch é seguido por uma definição da classe IOException. No entanto, este trecho de código pode também disparar a exceção FileNotFoundException. Olhando a documentação vemos que FileNotFoundException herda de IOException, que por sua vez herda de Exception. Isso nos mostra que, se não estivermos certos de qual exceção será lançada, podemos usar a superclasse Exception e usarmos o método getMessage() ou demais métodos para obter maiores informações sobre o erro. Vamos ver mais um exemplo de try...catch. Desta vez veremos como evitar uma exceção StringIndexOutOfBoundsException: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ String palavra = "Java"; Scanner in = new Scanner(System.in); System.out.print("Informe um inteiro: "); int indice = in.nextInt(); try{ System.out.println("O caractere no índice " + "informado é " + palavra.charAt(indice)); } catch(StringIndexOutOfBoundsException e){ System.out.println("Erro:" + e.getMessage()); } } } Compile, execute este código e forneça um inteiro maior que 3 para ver o resultado. |
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Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como comparar strings em Java usando o método equals() da classe StringQuantidade de visualizações: 191 vezes |
Em várias ocasiões nós precisamos efetuar a comparação de textos, frases ou palavras em Java. Para isso nós podemos usar o método equals() da classe String. Esta função recebe as duas strings a serem testadas e retorna true se as duas strings forem iguais e false em caso contrário. Veja um exemplo de seu uso: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- // Este exemplo mostra como comparar duas strings // em Java usando o método equals() package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { // vamos declarar duas strings String s1 = "Gosto de Java"; String s2 = "Gosto de java"; // e agora vamos verificar se as duas são iguais if(s1.equals(s2)){ System.out.println("As duas strings são iguais"); } else{ System.out.println("As duas strings são diferentes"); } System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: As duas strings são diferentes. É importante ter em mente que o método equals() diferencia maiúsculas de minúsculas. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Threads |
Threads em Java - Como definir as prioridades das threads JavaQuantidade de visualizações: 12478 vezes |
Quando estamos trabalhando com threads em Java, precisamos estar cientes de que cada thread possui uma prioridade de execução. É por meio da prioridade de cada uma que o gerenciador de threads decidirá qual thread deverá ser executada primeiro. Por padrão, todas as threads possuem prioridade NORM_PRIORITY. Esta é uma constante que possui o valor 5 e está declarada na classe Thread. Além disso, cada thread herda automaticamente a prioridade da thread que a criou. As constantes MAX_PRIORITY (prioridade máxima), MIN_PRIORITY (prioridade mínima) e NORM_PRIORITY (prioridade normal) são usadas para definir as prioridades das threads Java. Veja um exemplo no qual temos duas threads. A primeira possui a prioridade máxima enquanto a segunda possui a prioridade mínima: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- // criamos uma classe que servirá como thread class MinhaThread extends Thread{ private String nome; public MinhaThread(String nome){ this.nome = nome; } public void run(){ for(int i = 1; i <= 20; i++){ System.out.println(nome + ": " + i); } } } public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar duas threads MinhaThread t1 = new MinhaThread("Thread 1"); t1.setPriority(Thread.MAX_PRIORITY); // prioridade máxima t1.start(); MinhaThread t2 = new MinhaThread("Thread 2"); t2.setPriority(Thread.MIN_PRIORITY); // prioridade mínima t2.start(); } } Execute este exemplo e veja como a segunda thread só é executada quando a primeira finaliza. Remova as linhas que definem a prioridade e note como o tempo de cada thread é novamente fracionado. É importante ter em mente que aqui estamos falando de um ambiente de processador único. Em ambientes de múltiplos processadores o comportamento pode ser diferente do abordado na dica. Não devemos confiar em prioridades de threads quando o objetivo é aguardar a finalização de uma thread e só então permitir o processamento das instruções contidas no método run() de outra thread. Para estes casos o recomendável é usar alguma forma para sinalizar as demais threads de que a thread atual concluiu sua tarefa. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
Java Avançado - Como verificar se a tecla Caps Lock está ativada usando o método getLockingKeyState() da classe Toolkit do JavaQuantidade de visualizações: 11328 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método getLockingKeyState() da classe Toolkit da linguagem Java para verificar se a tecla Caps Lock estão ou não ativada no seu computador. Note o valor KeyEvent.VK_CAPS_LOCK sendo passado para o método. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.awt.Toolkit; import java.awt.event.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ Toolkit tk = Toolkit.getDefaultToolkit(); if(tk.getLockingKeyState(KeyEvent.VK_CAPS_LOCK)) System.out.println("A tecla Caps Lock está ativada"); else System.out.println("A tecla Caps Lock não está ativada"); System.exit(0); } } Ao executarmos este código você verá uma mensagem parecida com: A tecla Caps Lock está ativada |
Java ::: Java para Engenharia ::: Unidades de Medida |
Como converter Metros Quadrados em Quilômetros Quadrados em Java - Java para Física e EngenhariaQuantidade de visualizações: 346 vezes |
Em muitas situações nós temos uma medida de área em m2 e queremos transformá-la em km2, ou seja, converter Metros Quadrados para Quilômetros Quadrados. Para isso só precisamos dividir os metros quadrados por 1.000.000. Veja a fórmula: \[\text{Quilômetros Quadrados} = \frac{\text{Metros Quadrados}}{1.000.000} \] Agora veja o código Java que pede para o usuário informar a medida de área em metros quadrados e a converte para quilômetros quadrados. Note que mostrei como exibir o resultado em notação científica e sem notação científica: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler a medida em metros quadrados System.out.print("Informe os metros quadrados: "); double m_quadrados = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // agora calculamos os quilometros quadrados double km_quadrados = m_quadrados / 1000000.00; // e mostramos o resultado System.out.println("Você informou " + m_quadrados + " metros quadrados."); System.out.println("Isso equivale a " + km_quadrados + " quilometros quadrados."); System.out.printf("Sem notação científica: %f\n", km_quadrados); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Informe os metros quadrados: 80 Você informou 80.0 metros quadrados. Isso equivale a 8.0E-5 quilômetros quadrados. Sem notação científica: 0,000080 |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como converter um valor inteiro em um caractere da tabela ASCII em Java fazendo um cast de int para charQuantidade de visualizações: 109 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível ler um valor inteiro e obter o caractere correspondente na tabela ASCII. Veja que tudo que temos a fazer é realizar uma conversão forçada de int para char. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar um número System.out.print("Informe um número inteiro: "); int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos converter o número para um caractere char letra = (char)numero; // e agora mostramos o resultado System.out.println("A letra correspondente é: " + letra); System.exit(0); } } Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado: Informe um número inteiro: 65 A letra correspondente é: A |
Java ::: Estruturas de Dados ::: Pilhas |
Como criar uma pilha em Java usando um vetor (array) - Estruturas de Dados em JavaQuantidade de visualizações: 2371 vezes |
A Pilha é uma estrutura de dados do tipo LIFO - Last-In, First-Out (Último a entrar, primeiro a sair). Neste tipo de estrutura, o último elemento a ser inserido é o primeiro a ser removido. Veja a imagem a seguir:![]() Embora seja mais comum a criação de uma estrutura de dados do tipo Pilha de forma dinâmica (usando ponteiros e referências), nesta dica eu mostrarei como podemos criá-la em Java usando um array, ou seja, um vetor. No exemplo eu usei inteiros, mas você pode modificar para o tipo de dados que você achar mais adequado. Veja o código completo para uma classe Pilha usando um vetor de ints. Veja que o tamanho do vetor é informado no construtor da classe. Note também a lógica empregada na construção dos métodos empilhar(), desempilhar() e imprimirPilha(): Código para Pilha.java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Pilha { private int elementos[]; // elementos na pilha private int topo; // o elemento no topo da pilha private int maximo; // a quantidade máxima de elementos na pilha // construtor da classe Pilha public Pilha(int tamanho) { // constrói o vetor this.elementos = new int[tamanho]; // define o topo como -1 this.topo = -1; // ajusta o tamanho da pilha para o valor recebido this.maximo = tamanho; } // método usado para empilhar um novo elemento na pilha public void empilhar(int item) { // a pilha já está cheia? if (this.topo == (this.maximo - 1)) { System.out.println("\nA pilha está cheia\n"); } else { // vamos inserir este elemento no topo da pilha this.elementos[++this.topo] = item; } } // méodo usado para desempilhar um elemento da pilha public int desempilhar() { // a pilha está vazia if (this.topo == -1) { System.out.println("\nA pilha está vazia\n"); return -1; } else { System.out.println("Elemento desempilhado: " + elementos[topo]); return this.elementos[this.topo--]; } } // método que permite imprimir o conteúdo da pilha public void imprimirPilha() { // pilha vazia if (this.topo == -1) { System.out.println("\nA pilha está vazia\n"); } else { // vamos percorrer todos os elementos da pilha for (int i = 0; i <= this.topo; i++) { System.out.println("Item[" + (i + 1) + "]: " + this.elementos[i]); } } } } Veja agora o código para a classe principal, ou seja, a classe Main usada para testar a funcionalidade da nossa pilha: Código para Principal.java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar uma nova pilha com capacidade para 5 elementos Pilha p = new Pilha(5); // vamos empilhar 3 elementos p.empilhar(34); p.empilhar(52); p.empilhar(18); // vamos mostrar os elementos na pilha System.out.println("Itens presentes na Pilha\n"); p.imprimirPilha(); // agora vamos remover e retornar dois elementos da pilha System.out.println(); p.desempilhar(); p.desempilhar(); // vamos mostrar os elementos na pilha novamente System.out.println("\nItens presentes na Pilha\n"); p.imprimirPilha(); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Itens presentes na Pilha Item[1]: 34 Item[2]: 52 Item[3]: 18 Elemento desempilhado: 18 Elemento desempilhado: 52 Itens presentes na Pilha Item[1]: 34 |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercício Resolvido de Java - Um programa que lê três números inteiros e mostra o maiorQuantidade de visualizações: 9595 vezes |
Pergunta/Tarefa: Faça um programa Java que solicita três números inteiros e mostra o maior deles. Exiba uma mensagem caso os três números não forem diferentes. Sua saída deverá ser parecida com: ![]() Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar os três números inteiros System.out.print("Informe o primeiro número: "); int num1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o segundo número: "); int num2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o terceiro número: "); int num3 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // o primeiro número é o maior? if((num1 > num2) && (num1 > num3)){ System.out.println("O primeiro número é o maior"); } // o segundo número é o maior? else if((num2 > num1) && (num2 > num3)){ System.out.println("O segundo número é o maior"); } // o terceiro número é o maior? else if((num3 > num1) && (num3 > num2)){ System.out.println("O terceiro número é o maior"); } // os número não são diferentes else{ System.out.println("Os três números não são diferentes"); } System.out.println("\n"); } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercício Resolvido de Java - Como ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor em JavaQuantidade de visualizações: 1212 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java para ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor. O usuário poderá informar um valor positivo ou negativo. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro: 16 O número informado foi: 16 O antecessor é 15 O sucessor é: 17 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar um número inteiro System.out.print("Informe um número inteiro: "); int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos calcular o sucessor do número informado int sucessor = numero + 1; // vamos calcular o antecessor do número informado int antecessor = numero - 1; // e agora mostramos os resultados System.out.println("O número informado foi: " + numero); System.out.println("O antecessor é " + antecessor); System.out.println("O sucessor é: " + sucessor); } } |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual o resultado da execução do seguinte código Python?palavra = "FACULDADE" resultado = palavra[0:len(palavra):2] print(resultado) A) EALCF B) FACULDADE C) FA D) DADE E) FCLAE Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil |
Revestimentos: técnicas construtivas Marque a alternativa correta em se tratando das técnicas de aplicação dos revestimentos cerâmicos. A) A argamassa deve ser preparada com o auxílio de misturador mecânico limpo, adicionando água na quantidade recomendada na embalagem do produto. B) Existem duas técnicas de aplicação da cerâmica, a simples colagem e a dupla colagem. Mas, de acordo com a NBR 13753 (ABNT, 1996), deve-se sempre optar pela dupla colagem, pois garante mais segurança à obra. C) As placas cerâmicas com argamassa colante devem ser assentadas no máximo a cada 3 m2. D) É indicado aplicar o rejunte, mesmo que as juntas estejam sujas com argamassa de assentamento, pois dessa forma irá ocorrer economia da argamassa de rejunte. E) Caso se verifique a ocorrência de placas cerâmicas mal assentadas, não há problemas, pois a argamassa de rejunte irá resolver o problema. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Equação de Manning A equação de Manning é uma expressão empírica que se aplica ao fluxo uniforme em canais abertos, relacionando a velocidade do fluido, a área da seção e a inclinação do canal. Sobre a fórmula de Manning, selecione a alternativa correta. A) O valor do coeficiente de rugosidade n representa a perda de carga localizada, uma vez que se refere à interferência do atrito nas paredes das tubulações e canais de condução de fluidos. B) A fórmula de Manning só apresenta resultados precisos para canais naturais, sendo os artificiais complexos, pois o coeficiente de rugosidade n varia na produção do material. C) O valor do coeficiente de rugosidade n representa a perda de carga distribuída atribuída ao atrito e é sempre calculado em campo para que erros associados a ele sejam minimizados. D) Em canais artificiais, o valor do coeficiente de Manning n representa a perda de carga causada apenas pelas paredes, se fazendo necessário aplicar uma correção para o fundo do canal. E) A fórmula de Manning fornece resultados confiáveis para os canais naturais ou artificiais e o coeficiente de rugosidade n representa a perda de carga distribuída relacionada ao atrito. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Madeiras Na construção civil, é comum a utilização de diferentes tipos de madeira em diversos elementos estruturais e de acabamento de uma edificação, tais como cobertura, paredes, pisos, entre outros. É necessário ter um conhecimento aprofundado das características intrínsecas de cada tipo de madeira disponível no mercado a fim de garantir uma seleção adequada e eficiente do material a ser utilizado em cada aplicação específica. Sobre os tipos de madeiras utilizadas na construção civil, avalie as seguintes asserções e a relação entre elas: I. A MLC é amplamente utilizada na construção de vigas e colunas devido à sua resistência e à capacidade de suportar cargas pesadas. PORQUE II. A MLC é um tipo de material composto por várias camadas de madeira dispostas de forma a manter suas fibras paralelas entre si. Assinale a alternativa correta: A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. B) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. E) As asserções I e II são proposições falsas. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D |
Survey Points e COGO Points Em relação aos Survey Points e COGO Points, qual das afirmações abaixo é VERDADEIRA? A) Survey points podem ser editados na janela Properties. B) Cogo points são exibidos na aba Settings. C) Survey points são exibidos tanto na aba Prospector quanto na aba Survey. D) Survey points são exibidos somente na aba Prospector. E) Cogo points são exibidos apenas na aba Survey. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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Python - Como inserir uma determinada quantidade de espaços à esquerda de um valor numérico usando Python |
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