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Como usar try catch em Java - Aprenda a tratar erros em Java usando o bloco try...catchQuantidade de visualizações: 39678 vezes |
A forma mais comum de tratar e se recuperar de erros em uma aplicação Java é usando o bloco try...catch. Todo o código que apresenta a possibilidade de erros ou falhas é colocado em um bloco try. E o código a ser executado caso o erro ou falha aconteça é colocado em um bloco catch. Veja a sintáxe:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- try{ // código que pode provocar erros } catch(Tipo_Exceção nome){ // tratamento do erro } A palavra-chave catch é seguida por uma declaração do tipo de exceção sendo lançada. É aqui que entram detalhes interessantes. Antes de tratar um erro, é preciso que você saiba qual erro estará tratando. Em Java temos três tipos de erros: runtime exceptions, checked exceptions e errors. Errors não precisam ser tratados com bloco try...catch, runtime exceptions (erros causados por códigos mal escritos ou mal testados) opcionalmente usam try...catch e checked exceptions (erros que fogem ao controle do programador) devem obrigatoriamente usar try...catch. Vamos ver um exemplo do uso de try...catch: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.io.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ try{ DataInputStream in = new DataInputStream( new BufferedInputStream( new FileInputStream("conteudo.txt"))); while(in.available() != 0) System.out.print((char) in.readByte()); } catch(IOException e){ System.out.print(e.getMessage()); } System.exit(0); } } Neste trecho de código nós tentamos ler o conteúdo de um arquivo. O que aconteceria se o arquivo não existisse? O programa entraria em colapso. Além disso, todas as operações de entrada e saída (IO) estão suscetíveis a falhas externas. Por esta razão, o compilador nos força a usar try...catch nestas situações. Neste exemplo podemos ver que o bloco catch é seguido por uma definição da classe IOException. No entanto, este trecho de código pode também disparar a exceção FileNotFoundException. Olhando a documentação vemos que FileNotFoundException herda de IOException, que por sua vez herda de Exception. Isso nos mostra que, se não estivermos certos de qual exceção será lançada, podemos usar a superclasse Exception e usarmos o método getMessage() ou demais métodos para obter maiores informações sobre o erro. Vamos ver mais um exemplo de try...catch. Desta vez veremos como evitar uma exceção StringIndexOutOfBoundsException: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ String palavra = "Java"; Scanner in = new Scanner(System.in); System.out.print("Informe um inteiro: "); int indice = in.nextInt(); try{ System.out.println("O caractere no índice " + "informado é " + palavra.charAt(indice)); } catch(StringIndexOutOfBoundsException e){ System.out.println("Erro:" + e.getMessage()); } } } Compile, execute este código e forneça um inteiro maior que 3 para ver o resultado. |
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Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics |
Como desenhar linhas em determinados ângulos usando o método drawLine() da classe Graphics - Computação Gráfica em JavaQuantidade de visualizações: 13641 vezes |
É possível usar o método drawLine() da classe Graphics para desenhar linhas em determinados ângulos. Observe atentamente a assinatura deste método:public abstract void drawLine(int x1, int y1, int x2, int y2) Aqui x1 e x2 representam as coordenadas iniciais da linha e x2 e y2 representam as coordenadas finais. Assim, vamos analisar a fórmula matemática que permite definir o ângulo de desenho. Comece definindo os valores para as coordenadas iniciais x1 e y1, o ângulo desejado e o comprimento da linha: int x1 = 30; int y1 = 50; int ang = 0; int comp = 100; Vamos começar obtendo a coordenada x final, que chamaremos de x2. Já sabemos que o ângulo é 0, então obteremos uma linha horizontal para a direita. Vamos ao cálculo: int x2 = (int)(x1 + Math.cos(ang / 180.0 * Math.PI) * comp); Já sabemos que o valor de x2 é igual a 0 pois (pode testar na barra de endereços de seu browser): javascript:alert(0 / 180.0 * Math.PI) resulta em 0 e: javascript:alert(Math.cos(0)) resulta em 1. Assim: x1 + (1 * 100) = 130. Para que nosso código esteja correto, o valor de y2 deverá ser igual a y1. Vejamos: int y2 = (int)(y1 - Math.sin(ang / 180.0 * Math.PI) * comp); Já sabemos que (ang / 180.0 * Math.PI) resulta em 0 e que o seno de 0 é 0. Assim: y1 - (0 * 100) = 50. Veja o código completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JLabel label; public Estudos() { super("Desenhando em um JLabel"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new BorderLayout()); // Cria um JLabel label = new JLabel(); c.add(label, BorderLayout.CENTER); // Cria um botão JButton btn = new JButton("Desenhar uma linha (ângulo)"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ // Desenha uma string no JLabel int x1 = 30; // coordenada inicial x int y1 = 50; // coordenada inicial y int ang = 0; // ângulo int comp = 100; // comprimento // coordenada x final int x2 = (int)(x1 + Math.cos(ang / 180.0 * Math.PI) * comp); // coordenada y final int y2 = (int)(y1 - Math.sin(ang / 180.0 * Math.PI) * comp); Graphics graphics = label.getGraphics(); graphics.drawLine(x1, y1, x2, y2); } } ); // Adiciona o botão à janela c.add(btn, BorderLayout.SOUTH); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Experimente agora fornecer ângulos diferentes, por exemplo, 45 (uma linha diagonal para a direita e para cima), 90 (uma linha vertical para cima), 135 (uma linha diagonal para a esquerda e para cima), 180 (uma linha horizontal para a esquerda), 225 (uma linha diagonal para a esquerda e para baixo), 270 (uma linha vertical para baixo), 315 (uma linha diagonal para a direita e para baixo) e 360 (uma linha horizontal para a direita). Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de Java - Como criar um conversor de moedas em Java - Um programa Java para converter de Real para Dólar e de Dólar para RealQuantidade de visualizações: 1908 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java para converter de Real para Dólar e vice-versa. Seu programa deverá ler o valor a ser convertido e a opção de conversão, ou seja, se o usuário quer converter de Real para Dólar ou se quer converter de Dólar para Real. Em seguida mostre o valor convertido. Você pode pedir também a cotação do Dólar ou já deixar definido no código. Na resolução eu fixei a cotação no código mesmo, tomando como base a cotação do Dólar na data 20/02/2023. Sua saída deverá ser parecida com: Valor a ser convertido: 7 1. Converter de Real para Dólar 2. Converter de Dólar para Real Sua opção: 1 O valor convertido para Dólar é: $ 1,28 Valor a ser convertido: 1 1. Converter de Real para Dólar 2. Converter de Dólar para Real Sua opção: 2 O valor convertido para Real é: R$ 5,46 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos registrar aqui a cotaçao do dólar double cotacao_dolar = 5.4613; // 20/02/2023 // valor informado e valor convertido double valor, valor_convertido; // para ler a opção do usuário int opcao; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar o valor a ser convertido System.out.print("Valor a ser convertido: "); valor = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // vamos mostrar as opções de conversão System.out.println("\n1. Converter de Real para Dólar"); System.out.println("2. Converter de Dólar para Real"); System.out.print("Sua opção: "); opcao = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos fazer a conversão entre as moedas switch(opcao){ case 1: // efetua a conversão de Real para Dólar valor_convertido = valor / cotacao_dolar; System.out.printf("\nO valor convertido para Dólar é: $ %.2f\n\n", valor_convertido); break; case 2: // efetua a conversão de Dólar para Real valor_convertido = valor * cotacao_dolar; System.out.printf("\nO valor convertido para Real é: R$ %.2f\n\n", valor_convertido); break; default: System.out.println("\nVocê informou uma opção inválida.\n\n"); } } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Exercícios Resolvidos de Java - Como calcular a área de um losango em JavaQuantidade de visualizações: 4533 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um losango é um quadrilátero equilátero, ou seja, é um polígono formado por quatro lados de igual comprimento. Um losango é também um paralelogramo. Alguns autores exigem ainda que nenhum dos ângulos do quadrilátero seja reto para que ele seja considerado um losango. A área (em metros quadrados) de um losango pode ser calculada usando-se a seguinte fórmula: Onde D1 é a diagonal maior e D2 é a diagonal menor. Escreva um programa Java que leia a diagonal maior e a diagonal menor e calcule a área do losango. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a medida da diagonal maior: 5 Informe a medida da diagonal menor: 10 A área (em metros quadrados) do losango é: 25 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler os valores das diagonais maior e menor System.out.print("Informe a medida da diagonal maior: "); int diagonalMaior = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe a medida da diagonal menor: "); int diagonalMenor = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // calcula a area do losango int area = (diagonalMaior * diagonalMenor) / 2; // mostra o resultado System.out.println("A área (em metros quadrados) do losango é: " + area); System.out.println("\n"); } } |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Qual é a forma correta de se criar um array em JavaScript? A) var cores = ["vermelho", "verde", "azul"]; B) var cores = (1: "vermelho", 2: "verde", 3: "azul"); C) var cores = "vermelho", "verde", "azul"; D) var cores = 1: ("vermelho"), 2: ("verde"), 3: ("azul"); Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
O manômetro Um manômetro é o instrumento utilizado para medir a pressão de fluidos contidos em recipientes fechados. O manômetro para medição da pressão absoluta é usado quando pressões devem ser medidas, independentemente da pressão atmosférica. A pressão do meio medido é determinada contra uma pressão de referência, sendo que esta última corresponde ao ponto zero da pressão absoluta. Nesse contexto, determine a pressão manométrica em P devido à deflexão do mercúrio do manômetro em U da figura a seguir. A) Aproximadamente 77kPa. B) Aproximadamente 89kPa. C) Aproximadamente 94kPa. D) Aproximadamente 106kPa. E) Aproximadamente 111kPa. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
O código de ética profissional: Concorrência Ao longo da história, os mercados foram se estruturando de diversas formas. Nesse contexto, em cada estrutura, a relação oferta e demanda assume comportamentos distintos em função das suas particularidades. Assim, podemos afirmar que, classicamente, o mercado, hoje, está estruturado de uma forma bem definida. Indique a alternativa que contém as possibilidades de estrutura de mercado. A) Oligopólio, concorrência monopolista, empresa concorrencial, concorrência perfeita. B) Monopólio, oligopólio, concorrência monopolista e concorrência interna. C) Monopsônio, concorrência monopolista, oligopólio e concorrência perfeita. D) Monopólio, oligopsônio, concorrência monopolista e concorrência perfeita. E) Monopólio, oligopólio, concorrência monopolista, concorrência perfeita. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Velocidade de entrada e saída de um fluido O tanque tem uma entrada e uma saída de água. Determine a altura H do tanque em função da área A, velocidade de entrada V1 em um bocal com diâmetro d1 e velocidade de saída V2 em um bocal com diâmetro d2, após um intervalo de tempo t, sendo que o tanque se encontrava vazio. Determine também o tempo de enchimento do tanque conforme os dados: H = 10m; A = 2,5m2; V1 = 0,7m/s; d1 = 20cm; V2 = 3m/s; d2 = 15 cm. A) H = (V2d22 - V1d12)tπ/4A 0,08 segundos. B) H = (V2 - V1)t/A 10,87 segundos. C) H = (V2d22 - V1d12)tπ/4A 806 segundos. D) H = (V2d22 - V1d12)tπ/A 201 segundos. E) H = (V2d22 - V1d12)tπ/2A 403 segundos. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual das formas abaixo é usada para criar uma LIST em Python? A) valores = {5, 1, 9, 4} B) valores = [5, 1, 9, 4] C) valores = (5, 1, 9, 4) D) valores = [5.. 1.. 9.. 4] E) valores = list[5, 1, 9, 4] Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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