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Apostila Java para iniciantes - Como usar o tipo de dados referência em seus códigos JavaQuantidade de visualizações: 11506 vezes |
O Java contém 8 tipos de dados primitivos e um tipo referência. No entanto, poucos livros dedicam exemplos a este último tipo. Vamos começar analisando o trecho de código abaixo:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ public static void main(String args[]){ String nome = "Osmar J. Silva"; System.out.println(nome); System.exit(0); } } Se observarmos este código, veremos que a variável nome não é um tipo primitivo e sim uma referência. Desta forma, qualquer variável ou constante que não seja do tipo primitivo é uma referência a um objeto de uma classe, interface, etc. Arrays não são tipos primitivos também. Assim, variáveis ou constantes que apontam para arrays (vetores e matrizes) também são referências. É importante entender bem a noção de referências, visto que é por meio delas que acessamos um determinado objeto na memória. Além disso, como objetos e arrays são sempre passados por referência aos métodos Java, fica fácil entender como várias referências podem apontar para o mesmo objeto ao mesmo tempo. E, caso você tenha esquecido, os tipos primitivos nunca são passados por referêcia aos métodos. Em vez disso, eles são passados por valor (o que quer dizer que uma alteração nos argumentos fornecidos ao métodos não altera a cópia original da variável). |
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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercício Resolvido de Java - Um programa Java que lê dois números e mostra a soma, subtração, multiplicação e a divisão dos números lidosQuantidade de visualizações: 1590 vezes |
Pergunta/Tarefa: Faça um programa em Java que receba dois números e no final mostre a soma, subtração, multiplicação e a divisão dos números lidos. Os números deverão ser informados pelo usuário. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número: 9 Informe o segundo numero: 4 A soma é: 13 A subtração é: 5 A multiplicação é: 36 A divisão é: 2.25 Veja a resolução completa para o exercício em Java, comentada linha a linha: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos usar a classe Scanner para efetuar a leitura Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler o primeiro número System.out.print("Informe o primeiro número: "); int n1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos ler o segundo número System.out.print("Informe o segundo numero: "); int n2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // primeiro vamos somar os dois números int soma = n1 + n2; System.out.println("A soma é: " + soma); // agora vamos subtrair int subtracao = n1 - n2; System.out.println("A subtração é: " + subtracao); // agora a multiplicação int multiplicacao = n1 * n2; System.out.println("A multiplicação é: " + multiplicacao); // e finalmente a divisão. Note o truque para não arredondar // a divisão double divisao = (n1 * 1.0) / n2; System.out.println("A divisão é: " + divisao); } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa Java console ou GUI que exiba um número aleatório inteiro entre 0 e 10 (incluindo)Quantidade de visualizações: 12707 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java console ou GUI que exiba um número aleatório inteiro entre 0 e 10 (incluindo). Em seguida escreva um nova versão que exiba um número aleatório entre 10 e 20 (incluindo): Resposta/Solução: Veja a resolução e explicação para o código Java que exibe um número aleatório entre 0 e 10 (incluindo o 0 e 10): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- O método random() da classe Math retorna um número aleatório maior que ou igual a 0,0 e menor que 1,0. Assim, se o número gerado for: 0.46095278727662825 e o multiplicarmos por 10, teremos 4.609527872766282. Se aplicarmos uma conversão para inteiro teremos 4. Assim, para garantir que o número 10 também poderá ser sorteado, basta multiplicarmos Math.random() por 11. Veja: public static void main(String[] args){ // vamos gerar um número aleatório entre 0 e 10 int numero = (int)(Math.random() * 11); // vamos exibir o número aleatório gerado System.out.println("O número gerado foi: " + numero); } Para sortear um número aleatório entre 10 e 20, só precisamos somar 10 ao número gerado. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- public static void main(String[] args){ // vamos gerar um número aleatório entre 10 e 20 int numero = 10 + (int)(Math.random() * 11); // vamos exibir o número aleatório gerado System.out.println("O número gerado foi: " + numero); } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Ordenação e Pesquisa (Busca) |
Como implementar a ordenação Quicksort em Java - Apostila de Java para iniciantesQuantidade de visualizações: 389 vezes |
A ordenação Quicksort é um dos algorítmos de ordenação mais encontrados em aplicações reais de programação. No Delphi esta ordenação é encontrada no objeto TList. No Java podemos encontrá-lo no método Arrays.sort(). Na linguagem C a ordenação Quicksort é implementada na função qsort() da biblioteca padrão. O algoritmo de ordenação Quicksort é do tipo dividir para conquistar (divide-and-conquer principle). Neste tipo de algoritmo o problema é dividido em sub-problemas e a solução é concatenada quando as chamadas recursivas atingirem o caso base. O vetor (ou array) a ser ordenado é dividido em duas sub-listas por um elemento chamado pivô, resultando em uma lista com elementos menores que o pivô e outra lista com os elementos maiores que o pivô. Esse processo é repetido para cada chamada recursiva. Sim, a ordenação Quicksort faz uso extensivo de recursividade, razão pela qual devemos ter muito cuidado para não estourar a pilha do sistema. Existem muitos estudos sobre o pivô ideal para a ordenação Quicksort. Nessa dica adotarei o último elemento do array ou sub-array como pivô. Em vetores não ordenados essa estratégia, em geral, resulta em uma boa escolha. Vamos ao código Java então? Veja um programa Java completo demonstrando o uso da ordenação Quicksort para um array de 10 elementos inteiros: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos declarar um array de 10 elementos int valores[] = new int[10]; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir ao usuário para informar os valores para o vetor for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print("Informe o valor do elemento " + i + ": "); valores[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); } // vamos mostrar o array informado System.out.println("\nO array informado foi:\n"); for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print(valores[i] + " "); } // vamos ordenar o vetor usando a ordenação Quicksort quickSort(valores, 0, valores.length - 1); System.out.println("\n\nO array ordenado é:\n"); for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print(valores[i] + " "); } System.out.println("\n\n"); } // função de implementação da ordenação Quicksort public static void quickSort(int vetor[], int inicio, int fim) { // o início é menor que o fim? if (inicio < fim) { // vamos obter o novo índice da partição int indiceParticao = particionar(vetor, inicio, fim); // efetuamos novas chamadas recursivas quickSort(vetor, inicio, indiceParticao - 1); quickSort(vetor, indiceParticao + 1, fim); } } // função que retorna o índice de partição private static int particionar(int vetor[], int inicio, int fim) { // para guardar o pivô int pivot = vetor[fim]; int i = (inicio - 1); for (int j = inicio; j < fim; j++) { if (vetor[j] <= pivot) { i++; // fazemos a troca int temp = vetor[i]; vetor[i] = vetor[j]; vetor[j] = temp; } } // efetua a troca int temp = vetor[i + 1]; vetor[i + 1] = vetor[fim]; vetor[fim] = temp; return i + 1; } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor do elemento 0: 7 Informe o valor do elemento 1: 2 Informe o valor do elemento 2: 43 Informe o valor do elemento 3: 1 Informe o valor do elemento 4: 9 Informe o valor do elemento 5: 6 Informe o valor do elemento 6: 22 Informe o valor do elemento 7: 3 Informe o valor do elemento 8: 37 Informe o valor do elemento 9: 5 O array informado foi: 7 2 43 1 9 6 22 3 37 5 O array ordenado é: 1 2 3 5 6 7 9 22 37 43 |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa Java que pede ao usuário que informe seu nome e exiba uma mensagem de boas-vindasQuantidade de visualizações: 15647 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que pede ao usuário que informe seu nome e exiba uma mensagem de boas-vindas. Se o usuário informar "Osmar J. Silva" seu programa deverá exibir a mensagem: Seja bem-vindo(a), Osmar J. Silva Faça duas versões do exercício. Na primeira você deverá usar a classe Scanner para efetuar a leitura e System.out.println() para exibir a saída. Na segunda versão você deverá usar os métodos showInputDialog() e showMessageDialog() da classe JOptionPane (presente no pacote javax.swing). Resposta/Solução: Vamos primeiro à resolução do exercício usando a classe Scanner para efetuar a leitura e System.out.println() para exibir a saída: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- public static void main(String[] args){ // não se esqueça de adicionar um import para a classe Scanner // import java.util.Scanner; // vamos criar um objeto da classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar ao usuário que informe seu nome System.out.print("Informe seu nome: "); // vamos ler o nome informado String nome = entrada.nextLine(); // agora vamos exibir a mensagem de boas-vindas System.out.println("Seja bem-vinda(a), " + nome); } Agora veja a resolução usando os métodos showInputDialog() e showMessageDialog() da classe JOptionPane: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- public static void main(String[] args){ // não se esqueça de adicionar um import para a classe JOptionPane // import javax.swing.JOptionPane; // vamos solicitar ao usuário que informe seu nome String nome = JOptionPane.showInputDialog(null, "Informe seu nome"); // agora vamos exibir a mensagem de boas-vindas JOptionPane.showMessageDialog(null, "Seja bem-vinda(a), " + nome); } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Dados - Listas Ligadas |
Exercícios Resolvidos de Java - Como remover no início de uma lista ligada em Java - Escreva um programa Java que cria uma lista dinamicamente encadeadaQuantidade de visualizações: 653 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que cria uma lista dinamicamente encadeada (lista singularmente encadeada) e peça para o usuário inserir 5 elementos do tipo inteiro. Em seguida faça a remoção do nó no início da lista ligada e retorne o seu valor. Sua saída deve ser parecida com: Inserindo 5 valores na lista Informe o 1.o valor: 3 Informe o 2.o valor: 8 Informe o 3.o valor: 4 Informe o 4.o valor: 7 Informe o 5.o valor: 6 Valores na lista: 3 -> 8 -> 4 -> 7 -> 6 -> null Removendo no início da lista O nó removido foi: 3 Valores na lista novamente: 8 -> 4 -> 7 -> 6 -> null Na saída podemos ver que a lista contém os valores 3, 8, 4, 7 e 6. Depois que o nó no início é removido, os elementos da lista ficam 8, 4, 7 e 6. Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; // classe interna usada para representar um // nó na lista ligada class No { int valor; // valor do nó No proximo; // aponta para o novo nó // construtor cheio da classe No public No(int valor, No proximo) { this.valor = valor; this.proximo = proximo; } // construtor vazio da classe No public No() { this.valor = 0; this.proximo = null; } } public class Estudos { // vamos criar uma referência para o início da lista static No inicio = null; public static void main(String args[]){ // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos inserir 5 valores inteiros na lista ligada int valor; System.out.println("Inserindo 5 valores na lista\n"); for (int i = 0; i < 5; i++) { System.out.print("Informe o " + (i + 1) + ".o valor: "); valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos inserir este valor no final da lista inserirFinal(valor); } // vamos exibir os valores na lista ligada System.out.print("\nValores na lista: "); exibirLista(); // vamos remover o nó no início da lista ligada System.out.println("\nRemovendo no início da lista"); No removido = removerInicio(); System.out.println("O nó removido foi: " + removido.valor); // vamos exibir os valores na lista ligada System.out.print("\nValores na lista novamente: "); exibirLista(); } // função que permite remover o nó no início de uma lista // dinamicamente ligada em Java public static No removerInicio() { // primeiro apontamos para o início da lista No no = inicio; // a lista está vazia? if (no != null) { // o início da lista aponta para o seu próximo inicio = inicio.proximo; } // retorna o nó removido ou null no caso da lista vazia return no; } // função que permite adicionar um nó no final da // lista ligada public static void inserirFinal(int valor) { // vamos apontar para o nó inicial No atual = inicio; // criamos um novo nó No novo = criarNo(valor); // a lista ligada ainda está vazia? if (atual == null){ // inicio recebe o novo nó inicio = novo; } else { // temos um ou mais nós na lista ligada // vamos localizar o último nó while (atual.proximo != null) { atual = atual.proximo; } // encontramos o último nó. Agora vamos inserir // o novo nó depois dele atual.proximo = novo; } } // função usada para construir e retornar um novo nó public static No criarNo(int valor) { // cria o novo nó No no = new No(valor, null); // retorna o nó criado return no; } // função usada para percorrer a lista ligada e // exibir os valores contidos em seus nós public static void exibirLista() { // vamos apontar para o início da lista No temp = inicio; // a lista está vazia? if (temp == null) { System.out.println("A lista está vazia."); } else { // esse laço se repete enquanto tempo for // diferente de null while (temp != null) { // vamos mostrar o valor desse nó System.out.print(temp.valor + " -> "); // avança para o próximo nó temp = temp.proximo; } // mostra o final da lista System.out.println("null"); } } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Dados - Listas Ligadas |
Exercícios Resolvidos de Java - Como inserir no início de uma lista ligada em Java - Escreva um programa Java que pede para o usuário informar váriosQuantidade de visualizações: 670 vezes |
Pergunta/Tarefa: Este exercício Java demonstra como inserir um nó no início de uma lista ligada. Escreva um programa Java que cria uma lista ligada, ou seja, uma lista dinamicamente encadeada, e pede para o usuário informar vários valores inteiros, colocando os valores sempre no início da lista. Seu código deverá interromper a leitura dos valores quando o usuário informar o valor -1. Quando isso acontecer, mostre todos os valores contidos na lista ligada, na mesma ordem que foram inseridos (o último valor lido será o primeiro da lista). Sua saída deve ser parecida com: Inserindo valores no início da lista Informe o valor (-1 para sair): 8 Informe o valor (-1 para sair): 2 Informe o valor (-1 para sair): 5 Informe o valor (-1 para sair): 7 Informe o valor (-1 para sair): -1 Valores na lista: 7 -> 5 -> 2 -> 8 -> null Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; // classe interna usada para representar um // nó na lista ligada class No { int valor; // valor do nó No proximo; // aponta para o novo nó // construtor da classe No No(int valor, No proximo) { this.valor = valor; this.proximo = proximo; } } public class Estudos { public static void main(String args[]){ // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos criar uma referência para o início da lista No inicio = null; // agora vamos pedir para o usuário informar // valores inteiros. O valor -1 sai do laço int valor; System.out.println("Inserindo valores no início da lista\n"); do { System.out.print("Informe o valor (-1 para sair): "); valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); if (valor != -1) { inicio = inserirInicio(inicio, valor); } } while(valor != -1); // vamos exibir os valores na lista ligada System.out.print("\nValores na lista: "); exibirLista(inicio); } // função que permite adicionar um nó no início da // lista ligada public static No inserirInicio(No inicio, int valor) { // vamos apontar para o nó inicial No atual = inicio; // criamos um novo nó No novo = criarNo(valor); // a lista ligada ainda está vazia? if (atual == null){ // inicio recebe o novo nó inicio = novo; } else { // temos um ou mais nós na lista ligada // vamos inserir este nó antes do nó que // representa o início da lista novo.proximo = inicio; inicio = novo; } // e retornamos o início da lista return inicio; } // função usada para construir e retornar um novo nó public static No criarNo(int valor) { // cria o novo nó No no = new No(valor, null); // retorna o nó criado return no; } // função usada para percorrer a lista ligada e // exibir os valores contidos em seus nós public static void exibirLista(No inicio) { // vamos apontar para o início da lista No temp = inicio; // a lista está vazia? if (temp == null) { System.out.println("A lista está vazia."); } else { // esse laço se repete enquanto tempo for // diferente de null while (temp != null) { // vamos mostrar o valor desse nó System.out.print(temp.valor + " -> "); // avança para o próximo nó temp = temp.proximo; } // mostra o final da lista System.out.println("null"); } } } |
Java ::: Java Swing - Gerenciadores de Layout ::: GridBagLayout |
Como criar uma tela de login usando o gerenciador de layout GridBagLayout do Java SwingQuantidade de visualizações: 35526 vezes |
Temos que aceitar o fato de que o uso de uma IDE visual facilita muito o trabalho de criação de interfaces gráficas (GUI). Contudo, é muito bom poder escrever telas via código mesmo. E o gerenciador de layout GridBagLayout possibilita a criação de layouts realmente avançados. O trecho de código abaixo mostra como criar uma tela de login usando este gerenciador. Guarde este código. Ele poder ser útil na criação de outros formulários: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import javax.swing.border.*; import java.awt.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Tela de login usando GridBagLayout"); // define o layout setLayout(new GridBagLayout()); // define uma borda para aumentar o espaço // entre as bordas da janela e o gerenciador // de layout ((JComponent)getContentPane()).setBorder( new EmptyBorder(5, 8, 8, 8)); // cria o GridBagConstraints GridBagConstraints gbc = new GridBagConstraints(); // controla o espaço entre os componentes // e as linhas do GridBagLayout. // aqui nós definimos 3 pixels para os // lados de cima, esquerda, inferior e direita gbc.insets = new Insets(3, 3, 3, 3); // adiciona componentes à janela // esta primeira JLabel ocupará duas células // na primeira linha gbc.gridy = 0; // linha gbc.gridx = 0; // coluna gbc.gridwidth = 2; // duas células na linha // alinha o label à esquerda gbc.anchor = GridBagConstraints.WEST; JLabel infoLabel = new JLabel("Dados do Usuário:"); // vamos aumentar a fonte da JLabel infoLabel.setFont(new Font("SansSerif", Font.BOLD, 14)); // vamos adicionar um espaço extra na parte // inferior da JLabel infoLabel.setBorder( new EmptyBorder(0, 0, 5, 0)); add(infoLabel, gbc); gbc.gridy = 1; // linha gbc.gridx = 0; // coluna gbc.gridwidth = 1; // cria a label do usuário JLabel usuarioLabel = new JLabel("Usuário:"); add(usuarioLabel, gbc); gbc.gridy = 1; // linha gbc.gridx = 1; // coluna // cria a JTextField do usuário JTextField usuarioTxt = new JTextField(13); add(usuarioTxt, gbc); gbc.gridy = 2; // linha gbc.gridx = 0; // coluna // cria a label da senha JLabel usuarioSenha = new JLabel("Senha:"); add(usuarioSenha, gbc); gbc.gridy = 2; // linha gbc.gridx = 1; // coluna // cria a JPasswordField da senha JPasswordField senhaTxt = new JPasswordField(13); add(senhaTxt, gbc); gbc.gridy = 3; // linha gbc.gridx = 1; // coluna gbc.gridwidth = 2; // duas células na linha // alinha os botões à direita gbc.anchor = GridBagConstraints.EAST; JPanel botoesPanel = new JPanel(); botoesPanel.add(new JButton("Cancelar")); botoesPanel.add(new JButton("OK")); add(botoesPanel, gbc); pack(); // ajusta o tamanho da janela ao // dos componentes setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executar este código Java Swing nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
Java ::: Coleções (Collections) ::: HashSet |
Java Collections - Como usar a classe HashSet em seus programas JavaQuantidade de visualizações: 5155 vezes |
A classe HashSet, no pacote java.util, é uma classe concreta que implementa a interface Set. Na maioria das vezes nós usamos objetos desta classe para armazenar elementos não duplicados (ainda que o elemento null seja permitido). Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma Java:java.lang.Object java.util.AbstractCollection<E> java.util.AbstractSet<E> java.util.HashSet<E> Veja um trecho de código no qual inserimos cinco elementos do tipo String em um HashSet e os listamos em seguida: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.HashSet; import java.util.Iterator; import java.util.Set; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { // vamos criar uma instância da classe HashSet Set<String> conjunto = new HashSet<>(); // vamos inserir cinco Strings neste conjunto conjunto.add(null); // o elemento null é permitido conjunto.add("Marcos"); conjunto.add("Osmar"); conjunto.add("Osmar"); // elemento duplicado aqui conjunto.add("Fernanda"); // vamos exibir os elementos Iterator iterator = conjunto.iterator(); while(iterator.hasNext()){ System.out.println(iterator.next()); } } } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: null Fernanda Marcos Abel Osmar |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Cálculo de velocidade de escoamento e vazão de canais usando a Equação de Manning Determine a vazão escoada em um canal com seção retangular, com lâmina d'água de 2,00m e largura de base igual a 3,00m e declividade 0,2m por Km. Utilize η=0,012. ![]() Selecione a resposta correta: A) 1,06 m3/s B) 0,84 m3/s C) 6,63 m3/s D) 4,22 m3/s E) 7,00 m3/s Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Dimensionamento de lajes e escadas maciças Considere uma laje retangular maciça, com condições de contorno definidas na imagem a seguir. A laje tem vãos de 4,00m x 3,00m e está sujeita a uma máxima reação de apoio correspondente ao lado do engaste de Vd = 9,97kN/m. A laje tem espessura de 8cm (com altura útil igual a 6cm), em concreto fck 20MPa. Considere que 50% da armadura inferior não chega até o apoio (k = 1), que a laje terá armadura mínima e que não há força normal atuando na laje. ![]() Em relação à utilização de armaduras para combater o esforço cortante, é correto afirmar que:​ A) VRd1 = 20,87kN e a laje pode prescindir de armadura para força cortante. B) VRd1 = 20,9 N, sendo necessária a utilização de armadura para força cortante. C) VRd1 = 9,97kN e a laje pode prescindir de armadura para força cortante. D) VRd1 = 16,97kN, sendo necessária a utilização de armadura para força cortante. E) VRd1 = 12,35kN, sendo necessária a utilização de armadura para força cortante. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
A instrução default é obrigatória na construção switch...case...default do JavaScript? A) Sim B) Não Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Segurança e Estados Limites Ações nas Estruturas de Concreto Armado Ações podem ser definidas como as causas que provocam esforços ou deformações nas estruturas. E, para aplicação nas análises estruturas, devem ser realizadas com cuidado pelos profissionais, uma vez que a classificação das ações definirá a sua relevância em dada combinação. Com base na classificação das ações, assinale a alternativa correta. A) O peso próprio dos elementos estruturais é considerado uma ação permanente direta, e o peso próprio dos revestimentos, uma ação permanente indireta. B) A mobília e a circulação de pessoas em um edifício residencial podem ser consideradas ações permanentes, pois sempre vão ocorrer sobre a estrutura. C) Variações de temperatura podem ser consideradas ações variáveis sobre a estrutura. D) A ação do vento em edifícios altos pode ser considerada uma ação excepcional, já que seu carregamento atinge valores mais importantes. E) A ação de enchentes é considerada uma ação variável, já que ocorre, normalmente, somente em determinadas épocas do ano. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Analise o seguinte código Pythonpalavra = "python" palavra.upper() print(palavra) A) PYTHON B) Um erro de execução na linha 2 C) python D) Python Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
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1º lugar: Java |