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Como retornar o valor atual do locale padrão da instância da JVMQuantidade de visualizações: 7829 vezes |
/* Este exemplo mostra como obter o valor atual do locale padrão da instância da JVM. */ import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // Obtém o locale padrão Locale locale = Locale.getDefault(); // exibe o código do país usando o formato // de duas letras definido pelo ISO-3166 String pais = locale.getCountry(); // Exibe o resultado System.out.println("O código do país é: " + pais); } } |
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Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como verificar se um diretório já existe em Java usando o método exists() da classe FileQuantidade de visualizações: 14793 vezes |
Em algumas situações nós precisamos verificar se um determinado diretório existe antes de efetuarmos alguma tarefa, talvez gravar um novo arquivo ou listar os arquivos contidos em um diretório. Para isso nós podemos o método exists() da classe File da linguagem Java. A classe File faz parte do pacote java.io. A função exists() da classe File retorna um valor true se o diretório existir, e false em caso contrário. Veja um exemplo de seu uso: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.io.File; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // Este exemplo mostra como verificar a existência de um // diretório usando Java File diretorio = new File("c:\\java"); // vamos checar se o diretório existe if(diretorio.exists()){ System.out.println("Diretorio ja existe no sistema"); } else{ System.out.println("Diretorio ainda nao existe no sistema"); } } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: O diretório já existe no sistema. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o ponto médio entre dois pontos no plano usando Java - Geometria com JavaQuantidade de visualizações: 2959 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar um trecho de código Java para obter o ponto médio entre dois pontos quaisquer no plano, ou seja, no R2. Em mais dicas dessa seção você aprenderá como isso pode ser feito no R3 (espaço) Comece analisando a figura abaixo, na qual temos dois pontos A e B, com suas coordenadas correspondentes, e o ponto médio M: Assim, dados dois pontos A = (2, 9) e B = (10, 2) no plano cartesiano R2, as coordenadas x e y do ponto médio são calculadas por meio da seguinte fórmula: \[x = \frac{x_1 + x_2}{2}\] \[y = \frac{y_1 + y_2}{2}\] Colocando na fórmula os valores que já temos: \[x = \frac{2 + 10}{2} = \frac{12}{2} = 6 \] \[y = \frac{9 + 2}{2} = \frac{11}{2} = 5.5 \] Assim, as coordenadas do ponto médio será (x = 6, y = 5.5). E agora veja o código Java completo para calcular as coordenadas do ponto médio a partir de dois pontos no plano cartesiano (plano 2D ou R2): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ Scanner entrada = new Scanner(System.in); // x e y do primeiro ponto System.out.print("Coordenada x do primeiro ponto: "); float x1 = Float.parseFloat(entrada.nextLine()); System.out.print("Coordenada y do primeiro ponto: "); float y1 = Float.parseFloat(entrada.nextLine()); // x e y do segundo ponto System.out.print("Coordenada x do segundo ponto: "); float x2 = Float.parseFloat(entrada.nextLine()); System.out.print("Coordenada y do segundo ponto: "); float y2 = Float.parseFloat(entrada.nextLine()); // vamos calcular as coordenadas x e y do ponto médio float x = (x1 + x2) / 2; float y = (y1 + y2) / 2; // vamos mostrar o resultado System.out.println("As coordenadas do ponto médio são: (x = " + x + ", y = " + y + ")"); } } Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 2 Coordenada y do primeiro ponto: 9 Coordenada x do segundo ponto: 10 Coordenada y do segundo ponto: 2 As coordenadas do ponto médio são: (x = 6.0, y = 5.5) |
Java ::: Pacote java.lang ::: StringBuffer |
Curso completo de Java - Como usar a classe StringBuffer da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 9035 vezes |
A classe StringBuffer, no pacote java.lang, representa uma sequencia de caracteres mutável e segura em relação a threads. Um objeto StringBuffer é parecido com uma String, com a diferença que um StringBuffer pode ser modificado in-place, ou seja, modificações em seu conteúdo não geram uma nova cópia, como acontece com objetos da classe String. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes Java: java.lang.Object java.lang.StringBuffer A qualquer momento um StringBuffer contém uma sequencia de caracteres em particular, mas o tamanho e o conteúdo da sequencia pode ser alterado por meio de certas chamadas de métodos. Objetos StringBuffer são seguros para acesso em um ambiente de múltiplas threads. Os métodos são sincronizados (synchronized) onde necessário de forma a garantir que todas as operações em uma instância em particular se comportem como se estivessem em ordem serial, ou seja, sejam consistentes com a ordem das chamadas de métodos feitas por cada uma das threads envolvidas. As operações principais de um StringBuffer são os métodos append() e insert(), que são sobrecarregados para aceitar dados de qualquer tipo. Cada um destes métodos converte a informação fornecida em string e então acrescenta ou insere os caracteres desta string no string buffer. O método append() sempre adiciona os caracteres no final do buffer. O método insert(), por sua vez, adiciona os caracteres em um determinado ponto. Por exemplo, se z se refere a um objeto string buffer cujo conteúdo é "start", então a chamada de método z.append("le") faria com que o string buffer tivesse agora ""startle"", enquanto z.insert(4, "le") alteraria o conteúdo do string buffer para "starlet". Em geral, se sb se refere a uma instância de StringBuffer, então sb.append(x) tem o mesmo efeito que sb.insert(sb.length(), x). Sempre que uma operação ocorre envolvendo uma sequencia de fonte (por exemplo, adicionar ou inserir a partir de uma outra sequencia), esta classe sincroniza somente o string buffer no qual a operação está sendo feita. Todo string buffer possui uma capacidade (capacity). Enquanto o comprimento da sequencia de caracteres contida no string buffer não exceder a capacidade do mesmo, não há necessidade de alocar uma nova matriz interna de buffer. Se o buffer interno for sobrecarregado, ele será automaticamente expandido. A partir do Java 5, esta classe foi suplementada com uma classe equivalente criada para o uso em ambiente de thread única: StringBuilder. A classe StringBuilder deve ser usada em vez de StringBuffer, uma vez que ela suporta as mesmas operações mas é mais rápida por não executar sincronização. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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C# - Como converter um tipo string para um tipo decimal em C# usando o método Parse() da classe Decimal |
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