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Você está aqui: C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Edit Control

Definindo e removendo o atributo de somente leitura de um Edit Control em tempo de execução

Quantidade de visualizações: 7769 vezes
/*
  Este exemplo mostra como definir que um
  Edit Control seja somente leitura em tempo de 
  execução. Em tempo de design, podemos definir o 
  valor True ou False para a propriedade Read Only
  (Visual C++ 2005).
  
  Este exemplo assume um Button com o ID IDC_BUTTON1
  e um Edit Control com o ID IDC_EDIT1.
*/

case IDC_BUTTON1: // ID do botão

  // vamos tornar o Edit Control somente leitura
  SendMessage(GetDlgItem(hwnd, IDC_EDIT1), EM_SETREADONLY, 
	  TRUE, 0);

  // remove o atributo de somente leitura
  SendMessage(GetDlgItem(hwnd, IDC_EDIT1), EM_SETREADONLY, 
	  FALSE, 0);

  break;


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C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

C++ para iniciantes - Como usar o laço for em C++

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O laço for é usado quando queremos executar um bloco de códigos um determinado número de vezes. Este laço é composto de três partes:

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A parte início é executada uma única vez (na entrada do laço). Geralmente é nesta parte que declaramos e inicializamos a variável de controle. Na parte condição nós testamos a condição atual da variável de controle, para verificar se o laço pode continuar sua execução. Na parte do incremento/decremento nós alteramos o valor da variável de controle. Finalmente o bloco de instruções representa as instruções que serão executadas no laço.

Veja um exemplo de laço for no qual exibimos os números de 0 a 10:

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Veja agora um laço for usado para exibir os números de 10 a 0:

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É importante observar que mais de uma expressão podem ser executadas nas partes início e incremento/decremento de um laço for. Veja um exemplo:

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C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++

Como usar a classe/contêiner vector da STL em seus programas C++

Quantidade de visualizações: 8932 vezes
O vetor, ou vector, é uma das classes contêineres mais simples da STL - Standard Template Library do C++. Um vector se comporta como um vetor, ou seja, uma matriz de uma linha e várias colunas, ou seja, seus elementos estão dispostos em posições contiguas na memória. O que diferencia um vector de um array comum é que o tamanho de um vector pode ser modificado dinamicamente.

A especificação do template da classe vector é:

template <class T, class Allocator = allocator<T>> class vector


Aqui T é o tipo de dados sendo armazenado (já ouvir falar em genéricos, não?) e Allocator define o modelo de alocação de armazenagem. Por padrão, o template da classe allocator para o tipo T é usado, o que define o modelo de alocação de memória mais simples e independente de valores.

Objetos da classe vector são úteis nas seguintes situações:

a) Acessar os elementos individualmente usando seus índices (tempo constante);
b) Percorrer os elementos em qualquer ordem (tempo linear);
b) Adicionar ou remover elementos no final do contêiner (tempo constante amortizado).

Para usarmos um vector em nossos programas C++ temos que incluir este contêiner da seguinte forma:

#include <vector>


Veja um trecho de código no qual criamos um vector, inserimos três inteiros e finalmente usamos um iterador para percorrer os elementos e imprimir seus valores:

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Ao executarmos este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

54
13
87


C++ ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória

Como usar ponteiros em C++ - Apostila de C++ para iniciantes

Quantidade de visualizações: 8032 vezes
Antes de pensarmos em ponteiros, é importante nos lembrarmos de alguns aspectos referentes à variáveis. Dependendo do seu conhecimento de programação, você deve saber que variáveis possuem nomes que as identificam durante a execução do programa. Você deve saber também que uma variável armazena um valor (que pode ser fixo, no caso de uma constante, ou pode mudar durante a execução de seus códigos).

O que poucos programadores se lembram é que uma variável possui um endereço, e que o nome da variável não é nada mais que um apelido para a localização deste endereço. Desta forma, um ponteiro não é nada mais que um tipo especial de variável que armazena o endereço de outra. Veja um exemplo:

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Neste código nós temos a declaração e definição de duas variáveis:

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A primeira variável é uma variável do tipo int e a segunda é um ponteiro para uma variável do tipo int. Veja que devemos sempre usar "*" antes do nome de um ponteiro em sua declaração. O símbolo "&" serve para indicar que estamos acessando o endereço de uma variável e não o seu conteúdo. O resultado destas duas linhas é que agora temos um ponteiro que nos permite acessar e manipular a variável valor.

Observe a linha:

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Aqui nós estamos acessando o valor da variável apontada por p. Veja o uso do símbolo "*" para acessar o valor da variável. Isso é chamado de desreferenciamento de ponteiros. Pareceu complicado? Veja uma linha de código que altera indiretamente o valor da variável valor para 30:

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Ponteiros são ferramentas muito importantes na programação em C++. No entanto, é preciso ter muito cuidado ao lidar com eles. A primeira coisa a ter em mente é que um ponteiro não está apontando para nenhum lugar até que atribuimos a ele o endereço de uma outra variável. E é aí que mora o perigo. Um programa entra em colapso absoluto se tentarmos acessar um ponteiro que aponta para um local de memória que já foi liberado novamente ao sistema. No caso menos grave, estaremos tentando acessar locais de memória inválidos ou reservados a outros programas ou tarefas do sistema operacional. Isso me lembra os velhos tempos da tela azul de morte.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++

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