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Criando uma classe personalizada para tratar eventos de itens de menuQuantidade de visualizações: 10732 vezes |
/* Este exemplo mostra como criar uma classe personalizada para tratar as interações com os itens de menu. */ import javax.swing.*; import java.awt.event.*; public class Estudos extends JFrame{ JMenuItem item1, item2, item3; public Estudos(){ super("Menus"); // Cria a barra de menus JMenuBar barra = new JMenuBar(); setJMenuBar(barra); // Cria um menu JMenu opcoes = new JMenu("Opções"); // Gerenciador de eventos para os itens // do menu Gerenciador gerenciador = new Gerenciador(); // Cria três itens de menu item1 = new JMenuItem("Item 1"); item1.addActionListener(gerenciador); item2 = new JMenuItem("Item 2"); item2.addActionListener(gerenciador); item3 = new JMenuItem("Item 3"); item3.addActionListener(gerenciador); opcoes.add(item1); opcoes.add(item2); opcoes.add(item3); // Adiciona o menu à barra de menus barra.add(opcoes); setSize(300, 150); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } // classe personalizada para tratar as interações // com os itens de menu private class Gerenciador implements ActionListener{ public void actionPerformed(ActionEvent e){ String item = null; if(e.getSource() == item1) item = "Item 1"; else if(e.getSource() == item2) item = "Item 2"; else item = "Item 3"; String texto = "Sou o ítem \"" + item + "\" e acabei de ser selecionado pelo usuário"; JOptionPane.showMessageDialog(null, texto); } } } |
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Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como resolver uma equação do segundo grau em Java - Como calcular Bhaskara em JavaQuantidade de visualizações: 2885 vezes |
Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando a linguagem Java. Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a ≠ 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita. Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0. Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente. Como resolver uma equação do 2º grau Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns: a) Fórmula de Bhaskara; b) Soma e produto. O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa. Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara Como nosso código Java vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja: \[\Delta =b^2-4ac\] Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades: a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais. b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real. c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real. Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara: \[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\] Vamos agora ao código Java. Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // para efetuar a leitura do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // os coeficientes double a, b, c; // as duas raizes, a imaginaria e o discriminante double raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante; // vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes System.out.print("Valor do coeficiente a: "); a = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Valor do coeficiente b: "); b = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Valor do coeficiente c: "); c = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // vamos calcular o discriminante discriminante = (b * b) - (4 * a * c); // a equação possui duas soluções reais? if(discriminante > 0){ raiz1 = (-b + Math.sqrt(discriminante)) / (2 * a); raiz2 = (-b - Math.sqrt(discriminante)) / (2 * a); System.out.println("Existem duas raizes: x1 = " + raiz1 + " e x2 = " + raiz2); } // a equação possui uma única solução real? else if(discriminante == 0){ raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a); System.out.println("Existem duas raizes iguais: x1 = " + raiz1 + " e x2 = " + raiz2); } // a equação não possui solução real? else if(discriminante < 0){ raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a); imaginaria = Math.sqrt(-discriminante) / (2 * a); System.out.println("Existem duas raízes complexas: x1 = " + raiz1 + " + " + imaginaria + " e x2 = " + raiz2 + " - " + imaginaria); } } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Valor do coeficiente a: 1 Valor do coeficiente b: 2 Valor do coeficiente c: -3 Existem duas raizes: x1 = 1.0 e x2 = -3.0 |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se duas strings são iguais em Java sem considerar letras maiúsculas e minúsculas usando o método equalsIgnoreCase()Quantidade de visualizações: 93 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método equalsIgnoreCase() da classe String da linguagem Java para verificar se duas palavras, frases ou textos são iguais desconsiderando letras maiúsculas e minúsculas. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ String s1 = "GOSTO de Java"; String s2 = "gosto de java"; System.out.println("A primeira string é: " + s1); System.out.println("A segunda string é: " + s2); if(s1.equalsIgnoreCase(s2)){ System.out.println("As duas strings sao iguais"); } else{ System.out.println("As duas strings não sao iguais"); } System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: A primeira string é: GOSTO de Java A segunda string é: gosto de java As duas strings são iguais |
Java ::: Dicas & Truques ::: Gráficos |
Como desenhar em um JComponent do Java Swing (JLabel, JButton, JPanel, etc) usando o método paintComponent()Quantidade de visualizações: 10062 vezes |
A classe JComponent possui um método chamado paintComponent(Graphics g) que recebe um objeto da classe Graphics que pode ser usado para desenhar na superfície do componente. Desta forma, qualquer componente que herda de JComponent pode ser usado para esta finalidade. Para demonstrar como isso é feito, veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha em um JLabel e o anexamos à janela do aplicativo. Observe a criação de uma classe personalizada que herda de JLabel: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.awt.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos() { super("Desenhando em um JLabel"); Container c = getContentPane(); // Cria o JLabel MinhaLabel label = new MinhaLabel(); c.add(label); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation( JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } // classe personalizada que permite desenhar class MinhaLabel extends JLabel{ protected void paintComponent(Graphics g){ super.paintComponent(g); g.drawLine(0, 0, 200, 200); } } |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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