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Você está aqui: Java ::: Classes e Componentes ::: JMenuBar, JMenu, JMenuItem e Afins

Criando uma classe personalizada para tratar eventos de itens de menu

Quantidade de visualizações: 10761 vezes
/*
  Este exemplo mostra como criar uma classe
  personalizada para tratar as interações com
  os itens de menu.
*/

import javax.swing.*;
import java.awt.event.*;

public class Estudos extends JFrame{
  JMenuItem item1, item2, item3;  

  public Estudos(){
    super("Menus");

    // Cria a barra de menus
    JMenuBar barra = new JMenuBar();
    setJMenuBar(barra);

    // Cria um menu
    JMenu opcoes = new JMenu("Opções");

    // Gerenciador de eventos para os itens
    // do menu
    Gerenciador gerenciador = new Gerenciador(); 

    // Cria três itens de menu
    item1 = new JMenuItem("Item 1");
    item1.addActionListener(gerenciador);    

    item2 = new JMenuItem("Item 2");
    item2.addActionListener(gerenciador);

    item3 = new JMenuItem("Item 3");
    item3.addActionListener(gerenciador);
    
    opcoes.add(item1);
    opcoes.add(item2);
    opcoes.add(item3);

    // Adiciona o menu à barra de menus
    barra.add(opcoes);

    setSize(300, 150);
    setVisible(true);    
  }

  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }

  // classe personalizada para tratar as interações
  // com os itens de menu
  private class Gerenciador implements ActionListener{
    public void actionPerformed(ActionEvent e){
      String item = null;     

      if(e.getSource() == item1)
        item = "Item 1";
      else if(e.getSource() == item2)
        item = "Item 2";
      else
        item = "Item 3";
 
      String texto = "Sou o ítem \"" + item +
        "\" e acabei de ser selecionado pelo usuário";
      JOptionPane.showMessageDialog(null, texto); 
    }
  }  
}


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Java ::: Java Swing - Componentes Visuais ::: JList

Como retornar os índices dos itens selecionados em uma JList de seleção múltipla do Java Swing

Quantidade de visualizações: 7804 vezes
Em outra dica desta seção nós vimos como obter e retornar os valores selecionados em uma JList de múltipla seleção do Java Swing. Agora veremos como retornar os índices dos valores selecionados. Para isso nós vamos usar o método getSelectedIndices(), que retorna um vetor (array) de inteiros.

Note o uso da constante ListSelectionModel.MULTIPLE_INTERVAL_SELECTION fornecida para o método setSelectionMode() da JList para indicar a forma de seleção que estamos usando no exemplo.

Veja o código Java Swing completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as
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package estudos;

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;

public class Estudos extends JFrame{
  JList lista;  

  public Estudos() {
    super("A classe JList");
    
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT));
    
    // Cria os itens da lista
    String nomes[] = {"Carlos", "Marcelo", "Fabiana",
      "Carolina", "Osmar"};

    // Cria a JList
    lista = new JList(nomes);
 
    // Define a seleção múltipla para a lista
    lista.setSelectionMode(
      ListSelectionModel.MULTIPLE_INTERVAL_SELECTION);

    // Um botão que permite obter os índices do itens 
    // selecionados
    JButton btn = new JButton("Obter índices selecionados");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          int[] indices = lista.getSelectedIndices();
          String res = "Índices selecionados:\n";

          for(int i = 0; i < indices.length; i++)
            res += indices[i] + "\n";

          JOptionPane.showMessageDialog(null, res);
        }
      }
    );

    // Adiciona a lista à janela
    c.add(new JScrollPane(lista));

    // Adiciona o botão à janela
    c.add(btn);  

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Lembre-se que as teclas Ctrl ou Shift devem estar pressionadas enquanto escolhemos os itens de uma JList de seleção múltipla.


Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o ponto de interseção de duas retas em Java - Java para Geometria Analítica e Álgebra Linear

Quantidade de visualizações: 1099 vezes
Duas retas podem encontrar-se em 0, 1 ou 2 pontos. No primeiro caso, elas são chamadas paralelas; no segundo, elas são chamadas concorrentes e o ponto de encontro entre elas é chamado ponto de interseção; no terceiro caso, se duas retas possuem dois pontos em comum, então elas obrigatoriamente apresentam todos os pontos em comum e são chamadas coincidentes.

Nesta dica mostrarei como podemos encontrar o ponto de interseção (ou intersecção) de duas retas usando Java. Mas, antes de vermos o código, dê uma olhada na seguinte imagem:



Note que temos os pontos A e B correspondentes ao segmento de reta AB e os pontos C e D correspondentes ao segmento de reta CD. Nossa tarefa é encontrar o ponto exato de intersecção entre esses dois segmentos de reta.

Veja o código Java completo que nos auxilia na resolução deste problema:

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package estudos;

// Classe usada para representar um ponto no
// plano 2d (Plano Cartesiano)
class Ponto{
  double x, y;
  
  // construtor da classe
  public Ponto(double x, double y){
    this.x = x;
    this.y = y;
  }
}

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos construir os quatro pontos
    Ponto A = new Ponto(5, 7);
    Ponto B = new Ponto(9, -4);
    Ponto C = new Ponto(-8, 2);
    Ponto D = new Ponto(11, 6);
    
    // vamos obter a representação do segmento AB    
    double a1 = B.y - A.y;
    double b1 = A.x - B.x;
    double c1 = (a1 * A.x) + (b1 * A.y);
       
    // vamos obter a representação do segmento CD
    double a2 = D.y - C.y;
    double b2 = C.x - D.x;
    double c2 = (a2 * C.x) + (b2 * C.y);
    
    // obtém o determinante
    double determinante = (a1 * b2) - (a2 * b1);
    
    // as duas retas são paralelas?
    if(determinante == 0){
      System.out.println("\nAs duas retas são paralelas.\n");
    }
    else{
      // e construímos o ponto de intersecção
      double x = ((b2 * c1) - (b1 * c2)) / determinante;
      double y = ((a1 * c2) - (a2 * c1)) / determinante;
      Ponto inters = new Ponto(x, y);
    
      System.out.printf("O ponto de interseção é: x = %.2f; y = %.2f",
        inters.x, inters.y);
    }
    
    System.out.println();
  }
} 

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

O ponto de interseção é: x = 5,76; y = 4,90

De fato, se você olhar a imagem novamente e desenhar este ponto, verá que ele se situa exatamente na intersecção das retas indicadas.


Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como testar se um número é par ou ímpar em Java

Quantidade de visualizações: 45213 vezes
Boa parte das listas de exercícios de Java básico contém um enunciado pedindo para o seu programa ler um número inteiro e informar se o mesmo é par ou ímpar. Esse teste é feito usando-se o operador de módulo (%) da linguagem Java.

Este operador retorna o resultado de uma divisão por inteiros, ou seja, se dividirmos 5 por 2, o resultado da divisão inteira será dois e o resto 1, indicando que o número informado não é par.

Veja o código completo para um exemplo:

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package arquivodecodigos;

import java.util.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    Scanner input = new Scanner(System.in);
    System.out.print("Informe um valor inteiro: ");
    int num = input.nextInt();

    if(num % 2 == 0){
      System.out.print("Você informou um numero par");
    }
    else{
      System.out.print("Você informou um numero impar");
    }
    
    System.exit(0);
  }
}

Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Informe um valor inteiro: 5
Você informou um numero impar


Java ::: Pacote java.io ::: Console

Java para iniciantes - Como usar a classe Console da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 9889 vezes
A classe Console, que é definida no pacote java.io como public e final, fornece métodos para acessar o dispositivo de console baseado em caracteres associado com a máquina virtual Java (JVM) sendo executada no momento. Um objeto desta classe é obtido por meio de uma chamada ao método console() da classe System. Veja:

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import java.io.Console;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos obter o console para a JVM atual
    Console console = System.console();
    
    // vamos testar se o console foi obtido com sucesso
    if(console != null){
      System.out.println("Console obtido com sucesso");
    }
    else{
      System.out.println("Não foi possível obter o console");
    }
  }
}


É importante observar que, durante a autoria desta dica (Maio/2012), não é possível obter um objeto da classe Console executando a aplicação dentro do Netbeans e/ou Eclipse, somente executando a aplicação a partir da linha de comando ou outros editores, tais como o JCreator. A razão disso é que, tanto o Netbeans quanto o Eclipse executam a janela de console como um processo de fundo, afim de obter sua saída e exibir em suas próprias janelas.

Veja a posição desta classe na hierarquia de classes da plataforma Java:

java.lang.Object
  java.io.Console
A classe Console implementa a interface Flushable.

O fato de a máquina virtual ter um console ou não depende da plataforma na qual ela está sendo executada, e também na forma que a JVM foi invocada. Se a máquina virtual é iniciada a partir de uma janela de linha de comando interativa sem redirecionar os fluxos de entrada e saída padrão, então o console existirá e estará conectado ao teclado e tela a partir da qual a JVM foi lançada. Se a máquina virtual é iniciada automaticamente, por exemplo, como um gerenciador de agendamento de tarefas em segundo plano, então ela, em geral, não terá um console.

Se a JVM atual tiver um console, então este é representado por uma instância única da classe Console, que pode ser obtida por meio de uma chamada ao método console() da classe System. Se nenhum dispositivo de console estiver disponível, uma chamada a este método retornará o valor null.

Operações de leitura e escrita são sincronizadas para garantir a atomicidade das operações críticas. Assim, as chamadas aos métodos readLine(), readPassword(), format() e printf(), assim como operações de leitura, formatação e escrita nos objetos retornados pelos métodos reader() e writer() poderão causar bloqueios em cenários de múltiplas threads.

Chamar close() nos objetos retornados pelos métodos reader() e writer() não fechará os fluxos destes objetos.

Os métodos de leitura da classe Console retornam null quando o fim do fluxo de entrada de console é alcançado, por exemplo, ao digitar control-D no Linux/Unix ou control-Z no Windows. Operações de leitura subsequentes terão sucesso se caracteres adicionais forem inseridos mais tarde no dispositivo de entrada do console.


Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Tutorial de Java - Como usar a instrução condicional if e if...else do Java

Quantidade de visualizações: 53992 vezes
Instruções if e if...else permitem executar trechos de códigos baseado em condições. Veja um exemplo:

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public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    int valor = 5;
    
    if(valor > 3)
      System.out.println("Valor maior que 3");
  }
}

Neste programa, a instrução

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System.out.println("Valor maior que 3");

será executada somente se o teste (valor > 3) for verdadeiro. Observe que a expressão de teste deverá sempre ser do tipo boolean (true ou false).

Neste exemplo temos apenas uma instrução a ser executada. Isso dispensa o uso das chaves ao redor do bloco de códigos. Se o bloco contiver mais de uma instrução, as chaves são necessárias. Veja:

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public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    int valor = 5;
    
    if(valor > 3){
      System.out.println("Valor maior que 3");
      System.out.println("O valor é: " + valor);
    }
  }
} 

A instrução if...else (se...senão) é usada quando queremos fornecer um caminho alternativo ao código. Veja:

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public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    int valor = 1;
    
    if(valor > 3)
      System.out.println("Valor maior que 3");
    else
      System.out.println("Valor menor que 3");
  }
}

Você pode ainda usar if...else if...else (se...senão se...senão). Veja:

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public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    int valor = 3;
    
    if(valor > 3)
      System.out.println("Valor maior que 3");
    else if(valor < 3)
      System.out.println("Valor menor que 3");
    else
      System.out.println("Valor é igual a 3");
  }
} 



Java ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens

Como carregar uma imagem em um JFrame do Java Swing - Manipulação de imagens em Java

Quantidade de visualizações: 19221 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível combinar as classes Toolkit e MediaTracker para carregar uma imagem JPG e exibi-la na superfície da uma janela JFrame do Java Swing. Este exemplo é muito útil, pois abre o horizonte para uma infinidade de aplicações interessantes, deste visualizadores de imagens e fotos até jogos em Java.

Veja o código completo para o exemplo:

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import java.awt.*;
import javax.swing.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  private Image imagem;  
 
  public Estudos() {
    super("Carregando imagens em uma JFrame");
     
    // imagem a ser exibida
    String minhaImagem = "foto1.jpg";
 
    Toolkit toolkit = Toolkit.getDefaultToolkit();
    imagem = toolkit.getImage(minhaImagem);
    MediaTracker mediaTracker = new MediaTracker(this);
    mediaTracker.addImage(imagem, 0);
     
    try{
      mediaTracker.waitForID(0);
    }
    catch(InterruptedException ie){
      System.err.println(ie);
      System.exit(1);
    }
 
    setSize(imagem.getWidth(null), imagem.getHeight(null));
 
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
 
  public void paint(Graphics graphics){
    graphics.drawImage(imagem, 0, 0, null);
  } 
}

Ao executar esta aplicação Java Swing nós teremos o seguinte resultado:




Java ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como converter radianos em graus na linguagem Java

Quantidade de visualizações: 3287 vezes
Todas os métodos e funções trigonométricas em Java recebem seus argumentos em radianos, em vez de graus. Um exemplo disso é a função sin() da classe Math. Esta função recebe o ângulo em radianos e retorna o seu seno.

No entanto, há momentos nos quais precisamos retornar alguns valores como graus. Para isso é importante sabermos fazer a conversão de radianos para graus. Veja a fórmula abaixo:

\[Graus = Radianos \times \frac{180}{\pi}\]

Agora veja como esta fórmula pode ser escrita em código Java:

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package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    double radianos = 1.5;
    double graus = radianos * (180 / Math.PI);
 
    System.out.println(radianos + " radianos convertidos para " +
      "graus é " + graus);

    System.exit(0);
  }
}

Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado:

1.5 radianos convertidos para graus é 85.94366926962348

Para fins de memorização, 1 radiano equivale a 57,2957795 graus.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercício Resolvido de Java - Usando o laço while para pedir ao usuário que tente acertar um número aleatório entre 0 e 10 (incluindo) e mostrar a quantidade de tentativas feitas

Quantidade de visualizações: 2521 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que gera um número aleatório (randômico) entre 0 e 10 (incluindo estes dois valores) e peça ao usuário para adivinhá-lo. Use um laço while para registrar as tentativas feitas e, a cada tentativa, dê dicas informando se o número gerado é maior ou menor que a tentativa feita. Finalmente mostre a quantidade de tentativas feitas até que o número fosse acertado.

Sua saída deverá ser parecida com a mostrada abaixo:

Informe um número de 0 a 10: 5
Errou! Tente um número menor.
Informe um número de 0 a 10: 2
Parabéns! Você acertou em 2 tentativas.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

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package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Exercicio {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
      
    // declaração das variáveis
    int tentativas = 0, numeroLido;
    boolean acertou = false;
    // vamos gerar um número aleatório entre 0 e 10
    int numero = (int)(Math.random() * 11);
    
    // um laço while que repetirá até que o número seja acertado
    while(!acertou){
      System.out.print("Informe um número de 0 a 10: ");
      numeroLido = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      tentativas++;
      
      if(numeroLido == numero){ // acertou?
        System.out.println("Parabéns! Você acertou em " + tentativas + " tentativas.");
        acertou = true;
      }
      else if(numeroLido < numero){ // o número informado é menor que o número gerado
        System.out.println("Errou! Tente um número maior.");  
      }
      else{ // o número informado é maior que o número gerado
        System.out.println("Errou! Tente um número menor.");  
      }
    }
  
    System.out.println("\n");
  }
}



Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D

Conjuntos de Description Key no AutoCAD Civil 3D

Quando estamos usando conjuntos de Description Key, qual parâmetro nos permite controlar automaticamente os parâmetros de alguns pontos?

A) Location description (Descrição de localização)

B) Marker style (Estilo de marcador)

C) Raw description (Descrição crua)

D) Full description (Descrição completa)
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em

Vidros

O vidro:

A) É um material homogêneo.

B) Orgânico.

C) Formada pela fusão de uma massa resfriada.

D) Quanto mais rápido for resfriado maior será sua densidade.

E) É um material cristalino.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Tipos de Escoamentos

Um conduto cilíndrico interliga dois tanques de cerveja artesanal a uma velocidade constante e com diferença de 10 metros entre suas cotas. O fluido dentro dos tanques é mantido a uma pressão de 101.325 Pa e ocupa 95% da área do conduto quando transportado. Defina que tipo de escoamento ocorre nesse conduto e quais são os principais parâmetros que devem ser levados em consideração em seu cálculo de dimensionamento ou verificação.

A) Ocorre escoamento em conduto forçado, pois o fluido está confinado sob uma pressão diferente da atmosférica. Os principais parâmetros para cálculo do conduto são a vazão que se deseja escoar e a energia total do escoamento.

B) Ocorre escoamento à superfície livre, pois, mesmo tendo uma pressão diferente da atmosférica, o conduto não está completamente preenchido pelo fluido. Os principais parâmetros para cálculo do conduto são a vazão que se deseja escoar e a energia total do escoamento.

C) Ocorre escoamento em conduto forçado, pois 95% preenchem praticamente toda a área do contorno sólido que confina a cerveja. Os principais parâmetros para cálculo do conduto são a vazão que se deseja escoar e a diferença de cota entre os tanques.

D) Ocorre escoamento à superfície livre, pois 101.325 Pa é o valor médio da pressão atmosférica, além disso o conduto não está completamente preenchido pelo fluido. Os principais parâmetros para cálculo do conduto são a vazão que se deseja escoar e a energia total do escoamento.

E) Ocorre escoamento à superfície livre, pois 101.325 Pa é o valor médio da pressão atmosférica, além disso o conduto não está completamente preenchido pelo fluido. Os principais parâmetros para cálculo do conduto são a vazão que se deseja escoar e a diferença de cota entre os tanques.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em

Pilares centrais: dimensionamento e detalhes construtivos

No cálculo de pilares centrais, existem alguns preceitos em relação aos efeitos de primeira e segunda ordens. Assinale a alternativa correta em relação a essa afirmação.

A) O método do pilar padrão é deduzido de acordo com a equação da linha elástica deformada.

B) Para o cálculo do efeito de segunda ordem, deve-se utilizar apenas o método da rigidez aproximada.

C) Se apenas um lado tem efeito de segunda ordem, não necessariamente o calcula-se.

D) Para o cálculo do efeito de segunda ordem, existe apenas um método.

E) O efeito de segunda ordem só é considerado quando a esbeltez estiver abaixo da esbeltez limite.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Topografia

Escalas

FGV-2015 - Em uma carta topográfica, uma ferrovia de 30 km foi representada por uma linha de 6 cm de comprimento. Assim, é correto afirmar que a escala dessa carta é:

A) 1:200.000.

B) 1:500.000.

C) 1:1.000.000.

D) 1:2.000.000.

E) 1:5.000.000.
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