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Programação orientada a objetos em Java: Classes, objetos, métodos e variáveis de instânciaQuantidade de visualizações: 18324 vezes |
Programação orientada a objetos (OOP) em Java: Classes, objetos, métodos e variáveis de instância A melhor forma de entender a programação orientada a objetos é começar com uma analogia simples. Suponha que você queira dirigir um carro e fazê-lo ir mais rápido pressionado o acelerador. O que deve acontecer antes que você seja capaz de fazer isso? Bem, antes que você possa dirigir um carro, alguém tem que projetá-lo. Um carro geralmente começa com desenhos feitos pelos engenheiros responsáveis por tal tarefa, tal qual a planta de uma casa. Tais desenhos incluem o projeto de um acelerador que possibilita ao carro ir mais rápido. O pedal do acelerador "oculta" os mecanismos complexos responsáveis por fazer o carro ir mais rápido, da mesma forma que o pedal de freio "oculta" os mecanismos que fazem o carro ir mais devagar e o volante "oculta" os mecanismos que fazem com que o carro possa virar para a direita ou esquerda. Isso permite que pessoas com pequeno ou nenhum conhecimento de motores possam facilmente dirigir um carro. Infelizmente, não é possível dirigir o projeto de um carro. Antes que possamos dirigí-lo, o carro deve ser construído a partir do projeto que o descreve. Um carro já finalizado tem um pedal de aceleração de verdade, que faz com que o carro vá mais rápido. Ainda assim, é preciso que o motorista pressione o pedal. O carro não acelerará por conta própria. Agora vamos usar nosso exemplo do carro para introduzir alguns conceitos de programação importantes à programação orientada a objetos. A execução de uma determinada tarefa em um programa exige um método. O método descreve os mecanismos que, na verdade, executam a tarefa. O método oculta tais mecanismos do usuário, da mesma forma que o pedal de aceleração de um carro oculta do motorista os mecanismos complexos que fazem com que um carro vá mais rápido. Em Java, começamos criando uma unidade de programa chamada classe para abrigar um método, da mesma forma que o projeto de um carro abriga o design do pedal de acelerador. Em uma classe fornecemos um ou mais métodos que são projetados para executar as tarefas da classe. Por exemplo, a classe que representa uma conta bancária poderia conter muitos métodos, incluindo um método para depositar dinheiro na conta, outro para retirar dinheiro, um terceiro para verificar o saldo, e assim por diante. Da mesma forma que não podemos dirigir o projeto de um carro, nós não podemos "dirigir" uma classe. Da mesma forma que alguém teve que construir um carro a partir de seu projeto antes que pudessémos dirigí-lo, devemos construir um objeto de uma classe antes de conseguirmos executar as tarefas descritas nela. Quando dirigimos um carro, o pressionamento do acelerador envia uma mensagem ao carro informando-o da tarefa a ser executada (neste caso informando-o de que queremos ir mais rápido). Da mesma forma, enviamos mensagens aos objetos de uma classe. Cada mensagem é uma chamada de método e informa ao objeto qual ou quais tarefas devem ser executadas. Até aqui nós usamos a analogia do carro para introduzir classes, objetos e métodos. Já é hora de saber que um carro possui atributos (propriedades) tais como cor, o número de portas, a quantidade de gasolina em seu tanque, a velocidade atual, etc. Tais atributos são representados como parte do projeto do carro. Quando o estamos dirigindo, estes atributos estão sempre associados ao carro que estamos usando, e cada carro construído a partir do projeto sofrerá variações nos valores destes atributos em um determinado momento. Da mesma forma, um objeto tem atributos associados a ele quando o usamos em um programa. Estes atributos são definidos na classe a partir da qual o objeto é instanciado (criado) e são chamados de variáveis de instância da classe. Veremos agora como definir uma classe em Java e usar um objeto desta classe em um programa. Veja o trecho de código abaixo (todo este código pode ser digitado e salvo em um arquivo com o nome Estudos.java): // Cria uma classe chamada Cliente que possui acesso // padrão, ou seja, acesso de pacote (package access) class Cliente{ private String nome; // Um método que permite definir um valor // para a variável privada nome public void setNome(String nome){ this.nome = nome; } // Um método que permite obter o valor // da variável privada nome public String getNome(){ return this.nome; } } // Um programa que usa a classe Cliente public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // Cria uma instância da classe Cliente Cliente cliente = new Cliente(); // Define um nome para o cliente cliente.setNome("Osmar J. Silva"); // Obtém o nome do cliente String nome = cliente.getNome(); System.out.println(nome); } } |
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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Exercícios Resolvidos de Java - Métodos - Um método estático que recebe um vetor de inteiros e o exibeQuantidade de visualizações: 2288 vezes |
Exercício Resolvido de Java - Métodos - Um método estático que recebe um vetor de inteiros e o exibe Pergunta/Tarefa: Escreva um método Java que recebe um vetor de inteiros e o exibe. Este método deverá ter a seguinte assinatura: public static void exibirVetor(int[] vetor){ // sua implementação aqui } Sua saída deverá ser parecida com: Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos declarar e construir um vetor de 5 inteiros int valores[] = new int[5]; // agora vamos pedir que o usuário informe os valores for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print("Informe o valor para o " + (i + 1) + " elemento: "); valores[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); } // e agora vamos passar o vetor para o método exibirVetor() System.out.println("\nOs elementos do vetor são:\n"); exibirVetor(valores); System.out.println("\n"); } // um método estático que recebe um vetor de inteiros e o exibe public static void exibirVetor(int[] vetor){ // vamos percorrer os elementos do vetor e exibir cada um for(int i = 0; i < vetor.length; i++){ System.out.print(vetor[i] + " "); } } } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Internacionalização e Localização (Internationalization, i18n, Localization, l10n) |
Como usar os construtores da classe Locale em seus programas JavaQuantidade de visualizações: 9566 vezes |
A classe Locale, na versão 1.6 do Java, apresenta 3 construtores. Aprender a usá-los corretamente trará muito mais flexibilidade aos seus códigos. Veja o primeiro construtor: Locale(String language) Este construtor requer como argumento um código de língua válido, ou seja, um dos códigos de duas letras minúsculas definidos pelo ISO-639. Assim, "pt" é para o português, "en" para o inglês, e assim por diante. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.util.*; import java.text.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // criamos um locale para o Brasil Locale localeBR = new Locale("pt"); // vamos obter a data e hora atual Calendar agora = Calendar.getInstance(); // vamos formatar de acordo com o formato de // data longa no português brasileiro DateFormat df = DateFormat.getDateInstance( DateFormat.FULL, localeBR); // vamos exibir o resultado System.out.println(df.format(agora.getTime())); } } Veja o segundo construtor: Locale(String language, String country) Este construtor requer a língua (language) e o país (country). O argumento country deve ser um código de país válido, ou seja, um dos códigos de duas letras maiúsculas definidos pelo ISO-3166. Assim, "BR" é para o Brasil, "PT" para Portugal, "US" para United States, e assim por diante. Este construtor que aceita o código da língua e o código do país é o mais frequentemente usado, uma vez que Brasil e Portugal possuem o mesmo código de língua, mas códigos de paises diferentes. Além disso, há países cujas regiões falam línguas diferentes, por exemplo, o Canadá. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.util.*; import java.text.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // criamos um locale para o Brasil Locale localeBR = new Locale("pt", "BR"); // vamos obter a data e hora atual Calendar agora = Calendar.getInstance(); // vamos formatar de acordo com o formato de // data longa no português brasileiro DateFormat df = DateFormat.getDateInstance( DateFormat.FULL, localeBR); // vamos exibir o resultado System.out.println(df.format(agora.getTime())); } } Vejamos agora o terceiro construtor: Locale(String language, String country, String variant) Este construtor requer a língua, o país e a variante de localização. O argumento variante é um código específico relacionado ao fornecedor do sistema ou browser. Por exemplo: WIN para Windows, MAC para Macintosh, etc. Este último construtor não é usado comumente, razão pela qual o exemplo de seu uso fica pendente até a próxima revisão desta dica. |
Java ::: Coleções (Collections) ::: HashMap |
Java Collections - Como usar a classe HashMap da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 37032 vezes |
A classe HashMap, do pacote java.util, é uma das principais implementações da interface Map. Além de fornecer todas as operações opcionais de um map, esta classe permite a inserção de chaves e valores com o valor null. Em realidade, a classe HashMap é bem similar à classe Hashtable, com a diferença que HashMap não é sincronizada (tenha cuidado ao usuá-la em ambiente de múltiplas threads) e permite valores e chaves null. Veja sua posição na hierarquia de classes Java: java.lang.Object java.util.AbstractMap<K,V> java.util.HashMap<K,V> O uso principal da classe HashMap é quando queremos associar chaves e valores e, posteriormente, recuperar valores baseados em suas chaves. Veja um exemplo no qual temos cidades e habitantes: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.util.*; public class Estudos{ @SuppressWarnings("unchecked") public static void main(String[] args){ // cria uma nova instância de HashMap HashMap cidadesHabitantes = new HashMap(); // vamos adicionar algumas chaves e seus valores cidadesHabitantes.put("Goiânia", new Integer(4334598)); cidadesHabitantes.put("São Paulo", new Integer(49282768)); cidadesHabitantes.put("Brasília", new Integer(96736887)); // vamos obter uma view dos mapeamentos Set set = cidadesHabitantes.entrySet(); // obtemos um iterador Iterator i = set.iterator(); // e finalmente exibimos todas as chaves e seus valores while(i.hasNext()){ Map.Entry entrada = (Map.Entry)i.next(); System.out.println("Chave: " + entrada.getKey() + " - Valor: " + entrada.getValue()); } System.exit(0); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Chave: Goiânia - Valor: 4334598 Chave: Brasília - Valor: 96736887 Chave: São Paulo - Valor: 49282768 Uma observação importante em relação à classe HashMap é que esta não honra nenhuma ordem específica de seus elementos, ou seja, a ordem dos pares chave-valor em uma operação de exibição pode ser bem diferente da ordem de inserção. |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual das formas abaixo é válida para a criação de um DICIONÁRIO em Python? A) estados = ["SP": "SÃO PAULO", "GO": "GOIÁS"] B) estados = ("SP": "SÃO PAULO", "GO": "GOIÁS") C) estados = set("SP": "SÃO PAULO", "GO": "GOIÁS") D) estados = "SP": "SÃO PAULO", "GO": "GOIÁS" E) estados = {"SP": "SÃO PAULO", "GO": "GOIÁS"} Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual o resultado da execução do seguinte código Python?for i in range(10, 1, -1): print(i, end=" ") A) 9 8 7 6 5 4 3 2 1 B) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 19 C) 10 9 8 7 6 5 4 3 2 D) 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 E) 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
Perda de Carga Localizada, Acessórios de Tubulação Considerando a questão: "Qual a perda de carga singular em um conduto de 100 m, diâmetro de 100 mm, com um fluido escoando a 2 m/s, apresentando as seguintes singularidades rosqueadas na tubulação: válvula globo totalmente aberta e cotovelo de 45º com raio normal?". Qual o valor do fator de atrito f na tubulação anteriormente citada? Qual valor do somatório de Ks tornaria a perda de carga singular idêntica à perda de carga linear? A) 0,66 e 66,2. B) 0,066 e 66,2. C) 0,132 e 66,2. D) 0,066 e 132,4. E) 0,132 e 132,4. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia |
Assinale a alternativa que apresenta uma justificativa para a importância dos rios: A) A manutenção do equilíbrio ambiental local. B) A disponibilidade somente de água potável. C) A ausência de grandes eventos de inundação. D) O desgaste da superfície das rochas ígneas. E) O aumento da temperatura de forma pontual. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Dimensionamento de pilares de canto O cobrimento mínimo de um pilar de canto é de grande importância para sua durabilidade, pois tem a função de proteger a armadura do ambiente contra agentes externos que podem causar sua oxidação. Para um pilar de canto de uma edificação construída em ambiente urbano, qual o valor do cobrimento nominal? A) Cnom = 50mm. B) Cnom = 40mm. C) Cnom = 35mm. D) Cnom = 30mm. E) Cnom = 25mm. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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