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Usando a estrutura condicional if em RubyQuantidade de visualizações: 8754 vezes |
# Este trecho de código mostra como usar a # instrução condicional if em Ruby valor = 10 if valor > 5 puts "Valor é maior que 5" end |
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Ruby ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Ruby - Escreva um programa Ruby para mover todos os zeros para o final do vetor, sem alterar a ordem dos elementos já presentes no arrayQuantidade de visualizações: 1101 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dado o seguinte vetor de inteiros: # vamos declarar e construir um vetor de 8 inteiros valores = [0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9] Sua saída deverá ser parecida com: Vetor na ordem original: 0 3 0 5 7 4 0 9 Vetor com os zeros deslocados para o final: 3 5 7 4 9 0 0 0 Veja a resolução comentada deste exercício usando Ruby: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos declarar e construir um vetor de 8 inteiros valores = [0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9] # vamos mostrar o vetor na ordem original print("Vetor na ordem original:\n") for i in (0..valores.length - 1) printf("%d ", valores[i]) end # vamos inicializar j como 0 para que ele aponte para # o primeiro elemento do vetor j = 0 # agora o laço for percorre todos os elementos do vetor, # incrementanto a variável i e deixando o j em 0 for i in (0..valores.length - 1) # encontramos um valor que não é 0 if(valores[i] != 0) # fazemos a troca entre os elementos nos índices # i e j temp = valores[i] valores[i] = valores[j] valores[j] = temp # e avançamos o j para o elemento seguinte j = j + 1 end end # agora mostramos o resultado print("\n\nVetor com os zeros deslocados para o final:\n") for i in (0..valores.length - 1) printf("%d ", valores[i]) end Não se esqueça: A resolução do exercício deve ser feita sem a criação de um vetor, array ou lista adicional, e os elementos diferentes de zero devem permanecer na mesma ordem que eles estavam antes. |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como somar os elementos da diagonal principal de uma matriz em RubyQuantidade de visualizações: 711 vezes |
A Matriz quadrada é um tipo especial de matriz que possui o mesmo número de linhas e o mesmo número de colunas, ou seja, dada uma matriz Anxm, ela será uma matriz quadrada se, e somente se, n = m, onde n é o número de linhas e m é o número de colunas. Em geral as matrizes quadradas são chamadas de Matrizes de Ordem n, onde n é o número de linhas e colunas. Dessa forma, uma matriz de ordem 4 é uma matriz que possui 4 linhas e quatro colunas. Toda matriz quadrada possui duas diagonais, e elas são muito exploradas tanto na matemática quanto na construção de algorítmos. Essas duas diagonais são chamadas de Diagonal Principal e Diagonal Secundária. A diagonal principal de uma matriz quadrada une o seu canto superior esquerdo ao canto inferior direito. Veja: Nesta dica veremos como calcular a soma dos valores dos elementos da diagonal principal de uma matriz usando Ruby. Para isso, só precisamos manter em mente que a diagonal principal de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que i é igual a j. Assim, tudo que temos a fazer é converter essa regra para código Ruby. Veja um trecho de código Ruby completo no qual pedimos para o usuário informar os elementos da matriz e em seguida mostramos a soma dos elementos da diagonal superior: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos declarar e construir uma matriz de três linhas e três colunas matriz = Array.new(3){Array.new(3)} soma_diagonal = 0; # guarda a soma dos elementos na diagonal principal # vamos ler os valores para os elementos da matriz for i in (0..2) # linhas for j in (0..2) # colunas printf("Valor para a linha %d e coluna %d: ", i, j) matriz[i][j] = gets.chomp.to_i end end # vamos mostrar a matriz da forma que ela # foi informada print("\n") for i in (0..2) # linhas for j in (0..2) # colunas printf("%5d ", matriz[i][j]) end print("\n") end # vamos calcular a soma dos elementos da diagonal # principal for i in (0..2) # linhas for j in (0..2) # colunas if(i == j) soma_diagonal = soma_diagonal + matriz[i][j] end end end # e mostramos o resultado printf("\nA soma dos elementos da diagonal principal é: %d", soma_diagonal) Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor para a linha 0 e coluna 0: 3 Informe o valor para a linha 0 e coluna 1: 7 Informe o valor para a linha 0 e coluna 2: 9 Informe o valor para a linha 1 e coluna 0: 2 Informe o valor para a linha 1 e coluna 1: 4 Informe o valor para a linha 1 e coluna 2: 1 Informe o valor para a linha 2 e coluna 0: 5 Informe o valor para a linha 2 e coluna 1: 6 Informe o valor para a linha 2 e coluna 2: 8 3 7 9 2 4 1 5 6 8 A soma dos elementos da diagonal principal é: 15 |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Datas e horas em Ruby: Time, Date ou DateTime - Qual classe devo usar?Quantidade de visualizações: 8432 vezes |
A linguagem Ruby oferece três classes básicas para lidar com datas e horas: Time, Date e DateTime. Para ajudá-lo em seus estudos, veja uma descrição breve de cada uma: 1) A classe Time está mais para um encapsulamento das funções de datas e horas da biblioteca C. Estas bibliotecas são geralmente baseadas na época UNIX (UNIX epoch) e, assim, não conseguem representar datas e horas antes de 1970. 2) A classe Date foi criada para superar estas deficiências da classe Time. Com esta classe nós podemos lidar com datas realmente antigas, tais como o aniversário de Leonardo da Vinci (15 de abril de 1452) e, esta classe funciona muito bem com a reforma do calendário. No entanto, a classe Date não permite lidar com horas, ou seja, ao usá-la não seremos capazes de representar a hora que Leonardo da Vinci nasceu. Apenas a data de nascimento. 3) A classe DateTime herda da Date e tenta ser o melhor de ambos os mundos. Com esta classe podemos representar datas da mesma forma que Date e horas da mesma forma que Time. Geralmente os desenvolvedores optam por esta classe, por considerá-la a forma mais correta de representar datas e horas. |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
Estrutura e propriedade dos materiais A determinação e o conhecimento dos materiais são muito importantes para a escolha do material para determinada aplicação. Essa escolha é a partir: A) de um banco de dados obtidos por meio de ensaios laboratoriais. B) da análise do agrupamento e da organização dos átomos. C) da estrutura interna do material. D) da análise das características físicas do material. E) da avaliação da composição química dos materiais. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual o resultado da execução do seguinte código Python?for i in range(10, 1, -1): print(i, end=" ") A) 9 8 7 6 5 4 3 2 1 B) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 19 C) 10 9 8 7 6 5 4 3 2 D) 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 E) 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Qual é o local correto para a inserção de códigos JavaScript em um documento HTML? A) Seção <head> B) Seção <body> C) Os códigos JavaScript podem ser colocados tanto na seção <head> quanto na seção <body> Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Java |
Analise o seguinte código Javadouble a = 0 / 5.0; System.out.println(a); Qual é o resultado de sua execução? A) Infinity B) NaN C) Uma exceção java.lang.ArithmeticException: / by zero D) 0.0 Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D |
Levantamento topográfico no Civil 3D É uma ferramenta fundamental para gerenciar e organizar dados de levantamento topográfico. Ela permite que você armazene, edite e utilize informações de levantamentos topográficos e de campo de maneira eficiente. Estamos falando da ferramenta: A) Point Groups B) Aba Survey do Prospector C) Survey Point D) Survey Database Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Ruby |
Veja mais Dicas e truques de Ruby |
Dicas e truques de outras linguagens |
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