Você está aqui: Java ::: Classes e Componentes ::: JList |
Entendendo a classe DefaultListModelQuantidade de visualizações: 10404 vezes |
A classe DefaultListModel é uma implementação concreta da interface ListModel. Veja sua posição na hierarquia de classes Java: java.lang.Object javax.swing.AbstractListModel javax.swing.DefaultListModel O entendimento desta classe é muito importante para a manipulações dos dados de uma JList, já que ela usa um java.util.Vector para armazenar os itens da lista. Quase todos os métodos desta classe correspondem diretamente aos métodos de Vector. Assim nós podemos usar o método add ou addElement para adicionar itens na lista. Podemos ainda excluir todos os itens usando o método clear e assim por diante. |
![]() |
Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea |
Java Swing - Como definir a cor de fundo para um JTextAreaQuantidade de visualizações: 8884 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos aplicar uma cor de fundo a um controle área de texto, ou seja, um JTextArea do Java Swing. Para isso nós só precisamos fazer uma chamada ao seu método setBackground() e passar a cor desejada. Veja um exemplo de como isso pode ser feito: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- textArea = new JTextArea(10, 20); // Define a cor de fundo textArea.setBackground(Color.YELLOW); Note que aqui nós temos uma variável chamada textArea, do tipo JTextArea. |
Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games) |
Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java - Jogo completo em Java com código comentadoQuantidade de visualizações: 6204 vezes |
Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Java. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada. Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos. Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução: ![]() Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo? O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Java e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem. Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Java, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo. Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador: // o jogador escolheu Pedra? else if(jogador == 1){ // o computador escolheu Papel? if(computador == 2){ System.out.println("Você perdeu. Papel embrulha Pedra"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o computador escolheu Tesoura System.out.println("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } // o jogador escolheu Papel? else if(jogador == 2){ // o computador escolheu Tesoura? if(computador == 3){ System.out.println("Você perdeu. Tesoura corta Papel"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o ocmputador escolheu Pedra System.out.println("Você ganhou. Papel embrulha Pedra"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como escrever um método que retorna um objeto da classe ArrayList do JavaQuantidade de visualizações: 16263 vezes |
Em algumas situações precisamos escrever um método Java que retorna um objeto da classe ArrayList. Esta dica mostra como isso pode ser feito:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos obter o ArrayList do método abaixo ArrayList<String> lista = obterLista(); // vamos exibir os valores dos elementos for(int i = 0; i < lista.size(); i++){ System.out.println(lista.get(i)); } System.exit(0); } // um método que retorna um ArrayList public static ArrayList<String> obterLista(){ // vamos criar um ArrayList, adicionar alguns elementos // e devolvê-la ao chamador do método ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>(); nomes.add("Osmar J. Silva"); nomes.add("Fernanda de Castro"); nomes.add("Marcos de Oliveira"); return nomes; } } |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
![]() Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
![]() Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |