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Entendendo a classe DefaultListModel

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A classe DefaultListModel é uma implementação concreta da interface ListModel. Veja sua posição na hierarquia de classes Java:
java.lang.Object
  javax.swing.AbstractListModel
    javax.swing.DefaultListModel
Esta classe implementa as interfaces: Serializable, ListModel.

O entendimento desta classe é muito importante para a manipulações dos dados de uma JList, já que ela usa um java.util.Vector para armazenar os itens da lista. Quase todos os métodos desta classe correspondem diretamente aos métodos de Vector. Assim nós podemos usar o método add ou addElement para adicionar itens na lista. Podemos ainda excluir todos os itens usando o método clear e assim por diante.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de Java - Um programa que lê três números inteiros e mostra o maior

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Pergunta/Tarefa:

Faça um programa Java que solicita três números inteiros e mostra o maior deles. Exiba uma mensagem caso os três números não forem diferentes. Sua saída deverá ser parecida com:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
    
    // vamos solicitar os três números inteiros
    System.out.print("Informe o primeiro número: ");
    int num1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o segundo número: ");
    int num2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o terceiro número: ");
    int num3 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // o primeiro número é o maior?
    if((num1 > num2) && (num1 > num3)){
      System.out.println("O primeiro número é o maior");
    }
    // o segundo número é o maior?
    else if((num2 > num1) && (num2 > num3)){
      System.out.println("O segundo número é o maior");
    }
    // o terceiro número é o maior?
    else if((num3 > num1) && (num3 > num2)){
      System.out.println("O terceiro número é o maior");
    }
    // os número não são diferentes
    else{
      System.out.println("Os três números não são diferentes");
    }
    
    System.out.println("\n");
  }
}



Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games)

Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java - Jogo completo em Java com código comentado

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Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java

Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Java. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada.

Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos.

Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução:



Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo?

O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Java e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem.

Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Java, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo.

Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador:

// o jogador escolheu Pedra?
else if(jogador == 1){
  // o computador escolheu Papel?
  if(computador == 2){
    System.out.println("Você perdeu. Papel embrulha Pedra");
    vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador
  }
  else{ // o computador escolheu Tesoura
    System.out.println("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura");
    vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador
  }
}
// o jogador escolheu Papel?
else if(jogador == 2){
  // o computador escolheu Tesoura?
  if(computador == 3){
    System.out.println("Você perdeu. Tesoura corta Papel");
    vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador
  }
  else{ // o ocmputador escolheu Pedra
    System.out.println("Você ganhou. Papel embrulha Pedra");
    vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador
  }
}
Como posso obter este código fonte?

Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo:

1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.


Java ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números

Java para iniciantes - Como formatar moeda usando a classe NumberFormat da linguagem Java

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Este exemplo mostra como formatar moeda usando o método getCurrencyInstance() da classe NumberFormat. Note que, nesse exemplo, nós formatamos um valor double para a moeda brasileira em 2021, a saber, o real.

Veja o código completo para a dica:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

import java.text.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    double valor = 1234567.89;
    System.out.println("Sem formatação: " + valor);
    NumberFormat nf = NumberFormat.getCurrencyInstance();
    String valorFormatado = nf.format(valor);
    System.out.println("Formatado: " + valorFormatado);   
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Sem formatação: 1234567.89
Formatado: R$ 1.234.567,89


Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

O exercício do direito à propriedade

O direito de passagem é um direito de vizinhança reconhecido por lei no caso de terreno encravado e de passagem de cabos, tubulações e dutos na propriedade do vizinho. Assinale a alternativa correta sobre o direito de passagem enquanto direito de vizinhança e a ação de passagem forçada:

A) É possível condenar judicialmente o vizinho a conceder passagem forçada mesmo que haja acesso à via pública, mas que o acesso se dê de forma mais cômoda e facilitada se passar pela propriedade dele.

B) A ação de passagem forçada é possível no caso de terreno encravado sem acesso à via pública e para passagem de cabos, tubulações e dutos para serviços essenciais.

C) Se o proprietário vendeu parte do terreno que lhe pertencia, e ficou sem acesso à via pública, pode, depois, pleitear direito de passagem forçada pelo terreno do vizinho.

D) O vizinho que ganha do outro o direito à passagem forçada não será obrigado a indenizá-lo, pois esse direito decorre de lei.

E) Se ocorrer concessão de direito de passagem de cabos e tubulações na propriedade do vizinho e esses apresentarem risco, fica por conta dele as obras de segurança, pois ele é o proprietário e a quem foi atribuído o dever de passagem.
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Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Qual é a forma correta de se escrever uma laço WHILE em JavaScript?

A) while (a < 10) {}

B) while a = 1 to 10

C) while (a < 10):

D) while (a < 10; a++) {}
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Vamos testar seus conhecimentos em Python

Analise o seguinte código Python

letras = ['ab', 'cd']

for i in range(0, 2):
  letras.append(letras[i].upper())

print(letras)

Qual é o resultado de sua execução?

A) ['ab', 'cd']

B) ['AB', 'CD']

C) ['AB', 'CD', 'AB', 'CD']

D) ['ab', 'cd', 'AB', 'CD']
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Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual das formas abaixo é válida para a criação de um DICIONÁRIO em Python?

A) estados = ["SP": "SÃO PAULO", "GO": "GOIÁS"]

B) estados = ("SP": "SÃO PAULO", "GO": "GOIÁS")

C) estados = set("SP": "SÃO PAULO", "GO": "GOIÁS")

D) estados = "SP": "SÃO PAULO", "GO": "GOIÁS"

E) estados = {"SP": "SÃO PAULO", "GO": "GOIÁS"}
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais

Instalações prediais de combate a incêndio

A aspersão de água por meio de chuveiros automáticos é uma técnica eficiente para combater o princípio de incêndio. A norma NBR 10897, que estabelece os parâmetros mínimos para o projeto e a instalação de sistemas de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos, classifica os sistemas de chuveiros automáticos em quatro tipos básicos.

Analise os tipos de sistemas de chuveiros automáticos listados a seguir e associe-os com as suas respectivas características:

1) Sistema de ação prévia

2) Sistema de tubo seco

3) Sistema de dilúvio

4) Sistema de tubo molhado

( ) É indicado para locais em que não há risco de congelamento da água na tubulação.

( ) É caracterizado pelo tempo prolongado entre a abertura do chuveiro automático e a descarga de água.

( ) Demanda um sistema suplementar de detecção, que deve ser instalado na mesma área dos chuveiros automáticos.

( ) Os chuveiros ficam abertos e funcionam apenas quando a água entra na tubulação após o acionamento de uma válvula.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A) 1, 2, 3, 4.

B) 4, 3, 2, 1.

C) 3, 2, 1, 4.

D) 2, 3, 4, 1.

E) 4, 2, 1, 3.
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Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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