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Aprenda a usar o operador \ em VB.NET

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Aprenda a usar o operador \ em VB.NET

O operador \ do VB.NET divide dois números e retorna um resultado inteiro, ou seja, um valor do tipo SByte, Byte, Short, UShort, Integer, UInteger, Long ou ULong. Veja um exemplo:
Console.WriteLine(5 \ 2)
O valor exibido será 2 e não 2.5 como muitos poderiam esperar. Lembre-se: o resultado da aplicação do operador \ será sempre um valor inteiro. Veja mais um exemplo:
Console.WriteLine(9.9 \ 3)
O valor exibido será 3 e não 3.3 como poderíamos deduzir. Se o segundo operando for zero, teremos uma exceção de tempo de execução do tipo DivideByZeroException.

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VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar se uma variável do tipo string ainda é null ou vazia em VB.NET usando a função IsNullOrEmpty()

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Em algumas situações nós precisamos verificar se uma variável do tipo String ainda é null ou vazia. Para isso nós podemos usar o método IsNullOrEmpty(). Note que null em VB.NET é representado pela palavra-chave Nothing.

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    Dim var1 As String ' ainda não foi inicializada...é null
    Dim var2 As String = Nothing ' é null
    Dim var3 As String = "" ' está vazia

    If String.IsNullOrEmpty(var1) Then
      Console.WriteLine("A variável var1 ainda é null ou vazia")
    End If

    If String.IsNullOrEmpty(var2) Then
      Console.WriteLine("A variável var2 ainda é null ou vazia")
    End If

    If String.IsNullOrEmpty(var3) Then
      Console.WriteLine("A variável var3 ainda é null ou vazia")
    End If

    Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module

Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado:

A variável var1 ainda é null ou vazia
A variável var2 ainda é null ou vazia
A variável var3 ainda é null ou vazia


VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o cosseno de um ângulo em VB.NET usando a função Cos() da classe Math - Calculadora de cosseno em VB.NET

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Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria.

No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem:



Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles.

Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula:

\[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \]

Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos).

Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima.

Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função Cos() da linguagem VB.NET. Esta função, que é um método da classe Math, recebe um valor numérico Double e retorna um valor Double, ou seja, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    ' vamos calcular o cosseno de três números
    Console.WriteLine("Cosseno de 0 = " & Math.Cos(0))
    Console.WriteLine("Cosseno de 1 = " & Math.Cos(1))
    Console.WriteLine("Cosseno de 2 = " & Math.Cos(2))

    Console.WriteLine("\nPressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module

Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado:

Cosseno de 0 = 1
Cosseno de 1 = 0,5403023058681397
Cosseno de 2 = -0,4161468365471424

Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo:




VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como resolver uma equação do segundo grau em VB.NET - Como calcular Bhaskara em VB.NET

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Como resolver uma equação do 2º grau usando VB.NET

Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando a linguagem VB.NET.

Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a ≠ 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita.

Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0.

Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente.

Como resolver uma equação do 2º grau

Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns:

a) Fórmula de Bhaskara;
b) Soma e produto.

O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa.

Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara

Como nosso código VB.NET vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja:

\[\Delta =b^2-4ac\]

Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades:

a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais.
b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real.
c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real.

Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara:

\[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\]

Vamos agora ao código VB.NET. Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    ' os coeficientes
    Dim a, b, c As Double
    ' as duas raizes, a imaginaria e o discriminante
    Dim raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante As Double

    ' vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes
    Console.Write("Valor do coeficiente a: ")
    a = Double.Parse(Console.ReadLine())
    Console.Write("Valor do coeficiente b: ")
    b = Double.Parse(Console.ReadLine())
    Console.Write("Valor do coeficiente c: ")
    c = Double.Parse(Console.ReadLine())

    ' vamos calcular o discriminante
    discriminante = (b * b) - (4 * a * c)

    ' a equação possui duas soluções reais?
    If discriminante > 0 Then
      raiz1 = (-b + Math.Sqrt(discriminante)) / (2 * a)
      raiz2 = (-b - Math.Sqrt(discriminante)) / (2 * a)
      Console.Write("Existem duas raizes: x1 = " & raiz1 _
        & " e x2 = " & raiz2)
    ElseIf discriminante = 0 Then
      ' a equação possui uma única solução real?
      raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a)
      Console.Write("Existem duas raizes iguais: x1 = " _
        & raiz1 & " e x2 = " & raiz2)
    ElseIf discriminante < 0 Then
      ' a equação não possui solução real?
      raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a)
      imaginaria = Math.Sqrt(-discriminante) / (2 * a)
      Console.Write("Existem duas raízes complexas: x1 = " &
        raiz1 & " + " & imaginaria & " e x2 = " & raiz2 _
        & " - " & imaginaria)
    End If

    Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module

Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado:

Valor do coeficiente a: 1
Valor do coeficiente b: 2
Valor do coeficiente c: -3
Existem duas raizes: x1 = 1 e x2 = -3


Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Fórmula de Manning

Galerias subterrâneas de águas pluviais escoam todo o volume de chuvas que os bueiros conseguem drenar. São importantes para a drenagem de grandes centro. Isso porque, servem para evitar alagamentos e outros prejuízos sociais, ambientais e econômicos.

Para uma galeria de águas pluviais construída em concreto, com n igual 0,013, diâmetro de 85cm, declividade de fundo (S0) de 30cm/km, transportando 550l/s em regime permanente e uniforme, determine:

Qual altura da lâmina d'água pluvial que a galeria apresentará nessas condições?

A) 80cm.

B) 53cm.

C) 60cm.

D) 45cm.

E) 69cm.
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Vamos testar seus conhecimentos em Topografia

Azimute e Rumo

FCC-2014 - Na realização de um levantamento topográfico, foi determinado o azimute para o alinhamento 0-1, igual a 295º 32'. O rumo para este alinhamento é de:

A) 25º 32'.

B) 64º 28'.

C) 25º 32' NW

D) 64º 28' NW

E) 295º 32' NW
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Introdução à Ética

Como e por que julgamos que uma ação é correta ou não? Quais os critérios que devem ser utilizados para tal? Várias respostas são, hoje, dadas a essas perguntas.

Podemos afirmar que a ação correta é aquela que:

A) Considera a felicidade dos grupos prevalecentes, como as elites.

B) É praticada por um agente inerentemente bom e sem influência social

C) Está de acordo com regras próprias de grupos minoritários com interesses duvidosos.

D) É considerada a melhor ação pela subjetividade do sujeito em suas reflexões.

E) É aquela que está adequada às leis, regras e normas legais do Estado.
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira

O aço no edifício

A estrutura de estabilização da moldura estrutural da edificação da figura abaixo, que se caracteriza pelo fato de não possuir amarrações diagonais nem paredes de cisalhamento para assegurar a estabilidade lateral, pode ser chamada de:



A) Estrutura contraventada.

B) Moldura amarrada excentricamente.

C) Moldura resistente a momentos.

D) Paredes de cisalhamento.

E) Nenhuma das alternativas anteriores.
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira

Estrutura e propriedade dos materiais

Os materiais podem ser de várias classes de acordo com as suas propriedades.

O objetivo de estudar suas tecnologias consiste em:

A) controlar precisamente e individualmente os átomos para fabricar materiais com propriedades e desempenho específicos.

B) fabricar materiais com novas propriedades.

C) controlar as propriedades dos materiais.

D) estudar e produzir materiais a nível macro para fabricar materiais com propriedades específicas.

E) controlar os átomos, em geral, para fabricar materiais com desempenho específico.
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Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de VB.NET

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