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O que você precisa saber sobre arquivos e fluxos (streams)

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O Visual Basic visualiza um arquivo como um fluxo sequencial de bytes (fluxo neste artigo é uma tradução de stream, um termo que não é geralmente traduzido para o português). Dependendo do sistema operacional, cada arquivo termina com um marcador de fim de arquivo ou em um número de byte específico, que é registrado em uma estrutura de dados mantida pelo sistema. Por exemplo, o Windows registra o número de bytes em um arquivo.

Quando abrimos um arquivo a partir de um programa Visual Basic, um objeto é criado e um fluxo (stream) é associado a este objeto. Quando um programa executa, o ambiente de execução cria três objetos stream que são acessíveis por meio das propriedades Console.Out, Console.In e Console.Error, respectivamente. Estes objetos facilitam a comunicação entre um programa e um arquivo ou dispositivo em particular. Console.In se refere ao objeto stream de entrada padrão, que permite que um programa leia entrada do teclado. Console.Out se refere ao objeto stream de saída padrão, que permite que um programa envie saída para a tela. Console.Error se refere ao objeto stream de erro padrão, que permite que um programa exiba mensagens de erro na tela. Muitos exemplos em nosso site usam Console.Out e Console.In em aplicações console. Os métodos Write e WriteLine usam Console.Out para exibir a saída, enquanto Read e ReadLine usam Console.In para permitir a entrada de dados.

O namespace System.IO inclui classes de stream tais como StreamReader (para ler texto a partir de um arquivo), StreamWriter (para escrever texto em um arquivo) e FileStream (para escrever e ler texto de um arquivo). Estas classes stream herdam das classes MustInherit (classes que só podem ser usadas como classes base) TextReader, TextWriter e Stream, respectivamente. Na verdade, as propriedades Console.In e Console.Out são do tipo TextReader e TextWriter.

As classes base de stream fornecem funcionalidades para representar fluxos formados por bytes. As classes FileStream, MemoryStream e BufferedStream (todas no namespace System.IO) herdam da classe Stream. A classe FileStream pode ser usada para escrever e ler dados em arquivos. A classe MemoryStream permite a transferência de dados diretamente na memória. Esta operação é mais rápida que escrever ou ler de dispositivos externos. A classe BufferedStream usa buferização para transferir dados de ou para um fluxo. Buferização é uma técnica de melhoria de performance na qual cada operação de saída é direcionada à uma região na memória, chamada de buffer, a qual é grande o suficiente para armazenar os dados resultantes de muitas operações de saída. Finalmente a transferência para o dispositivo de saída é feita de forma mais eficiente em apenas uma operação.

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