Você está aqui: Java ::: Classes e Componentes ::: JFormattedTextField

Como usar uma classe anônima InputVerifier para testar a validade da entrada em um JFormattedTextField

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/*
 Este exemplo mostra como usar uma classe
 anônima InputVerifier para verificar a
 validade da entrada em um JFormattedTextField.

 Observe que a entrada válida será um valor de
 ponto-flutuante tal como 23.433,23 ou valores
 inteiros
*/

import java.awt.*;
import javax.swing.*;
import javax.swing.text.*;
import java.util.*;
import java.text.*;

public class Estudos extends JFrame{
  JFormattedTextField campo;  

  public Estudos(){
    super("Estudos Swing");
    
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT));
    
    NumberFormat nf = NumberFormat.getInstance();
    NumberFormatter df = new NumberFormatter(nf);
    campo = new JFormattedTextField(nf);
    campo.setPreferredSize(new Dimension(100, 25));
    campo.setValue(new Double(0.0));
    campo.setInputVerifier(
      new InputVerifier(){
        public boolean verify(JComponent input){
          if(!(input instanceof JFormattedTextField))
            return true;
          if(((JFormattedTextField)input).isEditValid()){
            JOptionPane.showMessageDialog(null, 
               "Formato válido. Parabéns!"); 
            return true;
          }
          else{
            JOptionPane.showMessageDialog(null, 
              "Formato inválido. Tente novamente.");
            campo.setText("");
            campo.requestFocus();
            return false;
          }               
        }
      }
    );
	
    // cria um botão
    JButton btn = new JButton("OK");		

    // Adiciona os controles à janela
    c.add(campo);
    c.add(btn); 

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}


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Java ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples

Estruturas de dados em Java - Como criar uma lista singularmente ligada, inserindo e exibindo os valores contidos em cada nó

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Em dicas posteriores você aprendeu sobre listas singularmente e duplamente ligadas. Nesta dica você aprenderá a criar uma lista singularmente ligada (com referências apenas para o próximo nó), inserir alguns nós (sempre no final da lista) e usará um laço while para visitar todos os nós e exibir seus valores.

A classe usada para representar cada nó é a seguinte (No.java):

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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// classe No
public class No{
  public int valor;
  public No proximo;
}
// fim da classe No

Note que cada nó contém apenas um valor inteiro e uma referência para o próximo nó. Ao analisar o código você perceberá que tanto a inserção quanto a exibição dos nós são feitas usando métodos. Isso permitirá o reaproveitamento deste código em suas próprias implementações. Veja o código para a lista ligada (Lista.java):

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public class Lista{
  No inicio; // início da lista  

  // função que permite exibir os valores de
  // todos os nós da lista
  public void exibir(){
    if(inicio != null){
      do{
        System.out.println(inicio.valor);
        inicio = inicio.proximo;
      }while(inicio != null);
    }
    else
      System.out.println("A lista esta vazia\n\n");
  }

  // função que permite inserir nós na lista.
  // veja que a função recebe o valor a ser
  // armazenado em cada nó
  public void inserir(int v){
    No temp;

    // verifica se a lista está vazia
    if(inicio == null){
      // reserva memória para o novo nó
      inicio = new No();
      inicio.valor = v;
      // é o primeiro nó...não deve apontar para
      // lugar nenhum
      inicio.proximo = null;
    }
    else{ // não está vazia....vamos inserir o nó no final
      temp = inicio;
      // vamos varrer a lista até encontrar o último nó
      while(temp.proximo != null)
        temp = temp.proximo;

      // estamos no último nó...vamos criar um novo nó agora
      temp.proximo = new No();
      // atribui o valor do nó
      temp.proximo.valor = v;
      // define o campo proximo do nó como null
      temp.proximo.proximo = null;
    }
  }
}

Compile as classes No.java e Lista.java e vamos fazer o teste (TesteJava.java):

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public class TesteLista{
  public static void main(String args[]){
    // vamos criar uma nova lista
    Lista lista = new Lista();

    // vamos inserir quatro valores na lista
    lista.inserir(45);
    lista.inserir(3);
    lista.inserir(98);
    lista.inserir(17);

    // exibe os valores na lista
    lista.exibir();

    System.exit(0);   
  }  
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos

Exercícios Resolvidos de Java - Programação Orientada a Objetos - Uma classe Temperatura que converte graus Celsius em Fahrenheit e vice-versa

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Exercício Resolvido de Java - POO - Programação Orientada a Objetos - Uma classe Temperatura que converte graus Celsius em Fahrenheit e vice-versa

Pergunta/Tarefa:

Escreva uma classe Java chamada Temperatura que converterá graus Celsius em Fahrenheit e vice-versa. Esta classe não possuirá nenhuma variável, nem de instância nem de classe, somente dois métodos, que deverão ter as seguintes assinaturas:

double celsiusParaFahrenheit(double)
double fahrenheitParaCelsius(double)
Note que os dois métodos recebem um argumento do tipo double e retorna um valor double.

Para facilitar a resolução, seguem abaixo as regras de conversão:

Celsius para Fahrenheit: F = (1,8 x C) + 32
Fahrenheit para Celsius: C = (F - 32) / 1,8

Depois de escrever a classe Temperatura, use o método main() da classe principal da aplicação Java para testar suas funcionalides.

Sua saída deverá ser parecida com:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

Código para a classe Temperatura.java:

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Código para a classe Principal.java:

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Java ::: Pacote java.io ::: Console

Java para iniciantes - Como usar a classe Console da linguagem Java

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A classe Console, que é definida no pacote java.io como public e final, fornece métodos para acessar o dispositivo de console baseado em caracteres associado com a máquina virtual Java (JVM) sendo executada no momento. Um objeto desta classe é obtido por meio de uma chamada ao método console() da classe System. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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import java.io.Console;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos obter o console para a JVM atual
    Console console = System.console();
    
    // vamos testar se o console foi obtido com sucesso
    if(console != null){
      System.out.println("Console obtido com sucesso");
    }
    else{
      System.out.println("Não foi possível obter o console");
    }
  }
}


É importante observar que, durante a autoria desta dica (Maio/2012), não é possível obter um objeto da classe Console executando a aplicação dentro do Netbeans e/ou Eclipse, somente executando a aplicação a partir da linha de comando ou outros editores, tais como o JCreator. A razão disso é que, tanto o Netbeans quanto o Eclipse executam a janela de console como um processo de fundo, afim de obter sua saída e exibir em suas próprias janelas.

Veja a posição desta classe na hierarquia de classes da plataforma Java:

java.lang.Object
  java.io.Console
A classe Console implementa a interface Flushable.

O fato de a máquina virtual ter um console ou não depende da plataforma na qual ela está sendo executada, e também na forma que a JVM foi invocada. Se a máquina virtual é iniciada a partir de uma janela de linha de comando interativa sem redirecionar os fluxos de entrada e saída padrão, então o console existirá e estará conectado ao teclado e tela a partir da qual a JVM foi lançada. Se a máquina virtual é iniciada automaticamente, por exemplo, como um gerenciador de agendamento de tarefas em segundo plano, então ela, em geral, não terá um console.

Se a JVM atual tiver um console, então este é representado por uma instância única da classe Console, que pode ser obtida por meio de uma chamada ao método console() da classe System. Se nenhum dispositivo de console estiver disponível, uma chamada a este método retornará o valor null.

Operações de leitura e escrita são sincronizadas para garantir a atomicidade das operações críticas. Assim, as chamadas aos métodos readLine(), readPassword(), format() e printf(), assim como operações de leitura, formatação e escrita nos objetos retornados pelos métodos reader() e writer() poderão causar bloqueios em cenários de múltiplas threads.

Chamar close() nos objetos retornados pelos métodos reader() e writer() não fechará os fluxos destes objetos.

Os métodos de leitura da classe Console retornam null quando o fim do fluxo de entrada de console é alcançado, por exemplo, ao digitar control-D no Linux/Unix ou control-Z no Windows. Operações de leitura subsequentes terão sucesso se caracteres adicionais forem inseridos mais tarde no dispositivo de entrada do console.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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