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Como escrever um JTextField que aceita apenas valores numéricos

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/*
 Este exemplo mostra como criar um JTextField
 que aceita apenas valores numéricos. 
*/

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
import javax.swing.text.*;

public class Estudos extends JFrame{
  JTextField texto;  

  public Estudos() {
    super("Estudos Swing");
    
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT));

    // Cria um JLabel
    JLabel label = new JLabel("Digite um valor:");

    // Cria o JTextField
    texto = new JTextField(10);
    texto.setDocument(new MeuDocument());		

    // Adiciona o label à janela
    c.add(label);
    // Adiciona o JTextField à janela
    c.add(texto);  

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

// classe personalizada que amplia PlainDocument
class MeuDocument extends PlainDocument{
  public void insertString(int offs, String str, 
          AttributeSet a) throws BadLocationException{
    char digito;
    boolean numerico = true;

    for(int i = 0; i < str.length(); i++){
      digito = str.charAt(i);

      if(!Character.isDigit(digito)){
        numerico = false;
        break;
      }
    }
    
    if(numerico)
      super.insertString(offs, str, a);
  }
}


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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Física - Mecânica - Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)

Exercícios Resolvidos de Física usando Java - Dois automóveis, A e B, movem-se em movimento uniforme e no mesmo sentido. Suas velocidades escalares têm módulos respectivamente iguais a...

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Pergunta/Tarefa:

Dois automóveis, A e B, movem-se em movimento uniforme e no mesmo sentido. Suas velocidades escalares têm módulos respectivamente iguais a 15 m/s e 10 m/s. No instante t = 0, os automóveis encontram-se nas posições indicadas abaixo:



Determine:

a) o instante em que A alcança B;
b) a que distância da posição inicial de A ocorre o encontro.

Resposta/Solução:

Este é um dos exemplos clássicos que encontramos nos livros de Física Mecânica, nos capítulos dedicados ao Movimento Retilíneo Uniforme (MRU). Em geral, tais exemplos são vistos como parte dos estudos de encontro e ultrapassagem de partículas.

Por se tratar de Movimento Retilíneo Uniforme (MRU), as grandezas envolvidas nesse problema são: posição (deslocamento), velocidade e tempo. Assim, já sabemos de antemão que o veículo B está 100 metros à frente do veículo A. Podemos então começar calculando a posição atual na qual cada um dos veículos se encontra. Isso é feito por meio da Função Horária da Posição ou Deslocamento em Movimento Retilíneo Uniforme - MRU.

Veja o código Java que nos retorna a posição inicial (em metros) dos dois veículos:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // valocidade do veículo A
    double vA = 15; // em metros por segundo    
    // valocidade do veículo B
    double vB = 10; // em metros por segundo
    
    // posição inicial dos dois veículos
    double sInicialA = 0;
    double sInicialB = 100;
    
    // tempo inicial em segundos
    double tempo_inicial = 0;
    
    // calcula a posição atual dos dois veículos
    double sA = sInicialA + (vA * tempo_inicial);
    double sB = sInicialB + (vB * tempo_inicial);
    
    // mostra os resultados
    System.out.println("A posição do veículo A é: " + sA + " metros");
    System.out.println("A posição do veículo B é: " + sB + " metros");
  }
} 

Ao executar esta primeira parte do código Java nós teremos o seguinte resultado:

A posição do veículo A é: 0.0 metros
A posição do veículo B é: 100.0 metros

Agora que já temos o código que calcula a posição de cada veículo, já podemos calcular o tempo no qual o veículo A alcança o veículo B. Para isso vamos pensar direito. Se o veículo A vai alcançar o veículo B, então já sabemos que a velocidade do veículo A é maior que a velocidade do veículo B.

Sabemos também que a posição do veículo B é maior que a posição do veículo A. Só temos que aplicar a fórmula do tempo, que é a variação da posição dividida pela variação da velocidade. Veja o código Java que efetua este cálculo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // valocidade do veículo A
    double vA = 15; // em metros por segundo    
    // valocidade do veículo B
    double vB = 10; // em metros por segundo
    
    // posição inicial dos dois veículos
    double sInicialA = 0;
    double sInicialB = 100;
    
    // tempo inicial em segundos
    double tempo_inicial = 0;
    
    // calcula a posição atual dos dois veículos
    double sA = sInicialA + (vA * tempo_inicial);
    double sB = sInicialB + (vB * tempo_inicial);
    
    // calculamos o tempo no qual o veículo A alcança o veículo B
    double tempo = (sB - sA) / (vA - vB);
    
    // mostra os resultados
    System.out.println("A posição do veículo A é: " + sA + " metros");
    System.out.println("A posição do veículo B é: " + sB + " metros");
    System.out.println("O veículo A alcança o veículo B em " + tempo + 
      " segundos");
  }
} 

Ao executar esta modificação do código Java nós teremos o seguinte resultado:

A posição do veículo A é: 0.0 metros
A posição do veículo B é: 100.0 metros
O veículo A alcança o veículo B em 20.0 segundos

O item b pede para indicarmos a que distância da posição inicial de A ocorre o encontro entre os dois veículos. Agora que já sabemos o tempo do encontro, fica muito fácil. Basta multiplicarmos a velocidade do veículo A pelo tempo do encontro. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // valocidade do veículo A
    double vA = 15; // em metros por segundo    
    // valocidade do veículo B
    double vB = 10; // em metros por segundo
    
    // posição inicial dos dois veículos
    double sInicialA = 0;
    double sInicialB = 100;
    
    // tempo inicial em segundos
    double tempo_inicial = 0;
    
    // calcula a posição atual dos dois veículos
    double sA = sInicialA + (vA * tempo_inicial);
    double sB = sInicialB + (vB * tempo_inicial);
    
    // calculamos o tempo no qual o veículo A alcança o veículo B
    double tempo = (sB - sA) / (vA - vB);
    
    // a que distância da posição inicial de A ocorre o encontro
    double distancia_encontro = vA * tempo;
    
    // mostra os resultados
    System.out.println("A posição do veículo A é: " + sA + " metros");
    System.out.println("A posição do veículo B é: " + sB + " metros");
    System.out.println("O veículo A alcança o veículo B em " + tempo + 
      " segundos");
    System.out.println("O encontro ocorreu a " + distancia_encontro + 
      " metros da distância inicial do veículo A");
  }
} 

Agora o código Java completo nos mostra o seguinte resultado:

A posição do veículo A é: 0.0 metros
A posição do veículo B é: 100.0 metros
O veículo A alcança o veículo B em 20.0 segundos
O encontro ocorreu a 300.0 metros da distância inicial do veículo A

Para demonstrar a importância de se saber calcular a Função Horária da Posição ou Deslocamento em Movimento Retilíneo Uniforme (MRU), experimente indicar que o veículo A saiu da posição 20 metros, e defina a posição inicial do veículo B para 120 metros, de modo que ainda conservem a distância de 100 metros entre eles.

Você verá que o tempo do encontro e a distância do encontro em relação à posição inicial do veículo A continuam os mesmos. Agora experimente mais alterações nas posições iniciais, na distância e também nas velocidades dos dois veículos para entender melhor os conceitos que envolvem o Movimento Retilíneo Uniforme (MRU).


Java ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como obter o valor de PI em Java usando a constante Math.PI

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A constante PI, ou simplesmente PI, é o valor da razão entre a circunferência de qualquer círculo e seu diâmetro. Veja a figura abaixo para melhor entendimento:



Em Java, o PI pode ser obtido por meio do uso da constante PI da classe Math. Seu valor é algo como: 3,14159...

Veja o trecho de código abaixo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // obtém e exibe o valor da constante PI
    System.out.println("O valor de PI é: " + Math.PI);

    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O valor de PI é: 3.141592653589793


Java ::: Pacote java.lang ::: String

Java para iniciantes - Como usar o método replace() da classe String para efetuar a substituição de caracteres em uma string

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Em algumas situações gostaríamos de substituir caracteres (não substrings) em uma string. Isso pode ser feito por meio do método replace() da classe String. Veja sua assinatura:

public String replace(char oldChar, char newChar)
O parâmetro oldChar representa o caractere que será substituído pelo valor no parâmetro newChar. Note que todas as ocorrências de oldChar serão substituídas por newChar. O resultado será um novo objeto String com as substituições aplicadas. Se não houver substituições a string atual é retornada.

Veja um trecho de código no qual substituímos todas as letras "a" por "e" e retornamos uma nova string com as substituições:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    String frase = "Programar em Java é muito bom";
    System.out.println("Frase original: " + frase);
    
    // vamos substituir todas as letras "a" por "e"
    frase = frase.replace('a', 'e');
    System.out.println("Depois da substituição: " + frase);
  }
}

Após a execução deste código teremos o seguinte resultado:

Frase original: Programar em Java é muito bom
Depois da substituição: Progremer em Jeve é muito bom



Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

O exercício do direito à propriedade

O tema dos direitos de vizinhança tem uma série de regras no Código Civil, que delimita o que um vizinho pode realizar em relação aos limites do exercício regular de seus direitos, que terminam onde iniciam os direitos do outro. Quanto ao tema dos direitos de vizinhança, seus desdobramentos conceituais e regras existentes no Código Civil, analise as assertivas marcando a opção correta:

A) Os direitos de vizinhança são obrigações ambulatórias, propter rem, pois acompanham a coisa, assim como o IPTU e as dívidas de condomínio.

B) Pela teoria da anterioridade ou pré-ocupação, o vizinho que se estabeleceu depois não pode reclamar do barulho do que já estava ali antes.

C) A função social da propriedade é um dos nortes da matéria dos direitos de vizinhança e é construção jurisprudencial, não estando prevista legislativamente.

D) O dono das árvores que estiverem situadas em seu terreno tem direito sobre elas, seus frutos e sua poda, sendo seus os frutos que caem no terreno do vizinho, e seu direito às raízes das árvores que crescem em terreno do vizinho, pois são direitos que decorrem da sua propriedade.

E) O dono ou possuidor do prédio inferior está obrigado a tolerar fluxo de águas artificialmente levadas (a exemplo de aquedutos ou captação de águas pluviais).
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Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia

São exemplos de objetos do espaço físico que compreendem o estudo da hidrografia, com exceção de

A) nascentes.

B) lagos.

C) rios.

D) matas.

E) aquíferos.
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil

Formas: Confecção e colocação

O concreto deve estar curado e liberado para a remoção das formas segundo recomendações técnicas. Quando não se utiliza concreto especial ou aditivo acelerador de pega, para vigas de pequeno vão, qual é o prazo mínimo para a retirada das formas inferiores, com a manutenção das principais escoras?

A) Cinco dias.

B) Sete dias.

C) Dez dias.

D) Quatorze dias.

E) Vinte e um dias.
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Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual dessas coleções Python é ordenada, mutável (permite mudanças) e permite duplicação de itens?

A) Dictionary

B) Tuple

C) List

D) Set

E) Nenhuma das opções anteriores
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais

Instalações prediais de combate a incêndio

O fogo pode ser classificado em classes em função do tipo de material sujeito a combustão, tal que, para cada classe de fogo, existe uma categoria de extintor adequada para dissipar focos de incêndio.

Sobre as categorias de extintores, são feitas as afirmações a seguir. Analise-as e assinale V para verdadeiro e F para falso:

( ) O extintor de água pressurizada é recomendado para extinguir o fogo por resfriamento de materiais de fácil combustão, como tecidos, madeira, papel e fibras.

( ) O extintor de espuma extingue o fogo por abafamento de equipamentos elétricos, como fios, quadro de distribuição, motores e transformadores.

( ) O extintor de pó químico emprega o abafamento para extinção do fogo, sendo recomendado para equipamentos elétricos energizados e pirofóricos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A) V - F - F.

B) V - F - V.

C) F - V - V.

D) F - V - F.

E) V - V - F.
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Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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