Você está aqui: C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como acessar os caracteres individuais de uma string em C++ usando a função at()

Quantidade de visualizações: 7215 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função at() para percorrer os caracteres individuais de uma palavra, frase ou texto em C++.

Esta função recebe o índice do caractere que queremos acessar e retorna o caractere correspondente. Note que o índice começa em 0.

Veja o código C++ completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <iostream>
#include <string>

using namespace std;

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos criar uma nova string
  string palavra("PYTHON");
    
  // vamos percorrer os caracteres um de cada vez  
  for(int i = 0; i < palavra.size(); i++){
    cout << palavra.at(i) << "\n";              
  }
  
  cout << "\n\n";
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

P
Y
T
H
O
N

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++

Como criar um vector de strings em C++, inserir alguns nomes usando a função push_back() e percorrê-los usando um iterador

Quantidade de visualizações: 11012 vezes
Se você tem pouca experiência com a classe container vector da STL (Standard Template Library), este exemplo o ajudará um pouco. Aqui eu mostro como criar um vector de strings em C++, inserir alguns nomes nele usando a função push_back() e depois percorrê-los individualmente usando um iterador.

Veja o código C++ completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <iostream>
#include <vector>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // um vector vazio que conterá strings
  vector<string> nomes;

  // vamos inserir três nomes
  nomes.push_back("Osmar J. Silva");
  nomes.push_back("Carlos de Souza");
  nomes.push_back("Maria Dias de Carvalho");

  // vamos percorrer o vector e exibir os nomes
  vector<string>::iterator it;
  for(it = nomes.begin(); it < nomes.end(); it++){
    cout << *it << endl;
  }

  cout << "\n" << endl;
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Osmar J. Silva
Carlos de Souza
Maria Dias de Carvalho


C++ ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Vetores e matrizes em C++ - Como passar vetores e matrizes para as suas funções C++

Quantidade de visualizações: 12016 vezes
Muitas vezes precisamos passar um vetor ou uma matriz C++ para nossas funções. O trecho de código abaixo mostra como isso é feito. Observe que a passagem de uma matriz para uma função é feita por referência, ou seja, qualquer alteração nos valores da matriz dentro do método será refletida na matriz original:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <iostream>
 
using namespace std;
 
// função usada para exibir os valores
// da matriz
void exibir_matriz(int matriz[], int quant)
{
  for(int i = 0; i < quant; i++){
    cout << matriz[i] << endl;
  }
}
 
int main(int argc, char *argv[])
{
  // cria uma matriz com 5 inteiros
  int valores[] = {54, 3, 89, 6, 1};
 
  // passa a matriz para a função exibir_matriz()
  // veja que temos que enviar também a quantidade
  // de elementos
  exibir_matriz(valores, 5);
 
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return 0;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

54
3
89
6
1


C++ ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como renomear um arquivo em C++ usando a função rename()

Quantidade de visualizações: 11632 vezes
Em algumas situações nossos códigos C++ precisam renomear arquivos. Isso pode ser feito com o auxílio da função rename() ou _rename(), disponível no header io.h or stdio.h (trazido da linguagem C). Veja a assinatura desta função:

int rename(const char *oldname, const char *newname);
Se o arquivo for renomeado com sucesso a função retornará o valor 0. O retorno será -1 se um erro ocorrer. Neste caso a variável global errno será definido como um dos seguintes valores:

a) EINVAL - Invalid argument - Os nomes dos arquivos contém caracteres inválidos;

b) ENOENT - No such file or directory - O caminho do arquivo é inválido;

c) EACCESS - Acesso negado - Algum outro programa está usando este arquivo e mantém controle sobre o mesmo.

Veja um trecho de código C++ no qual renomeamos um arquivo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos renomear este arquivo
  char arq_antigo[] = "C:\\Dev-Cpp\\arquivo.txt";
  char arq_novo[] = "C:\\Dev-Cpp\\arquivo2.txt";

  // vamos testar se o arquivo foi renomeado com sucesso
  if(rename(arq_antigo, arq_novo) != 0){
    cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl;
  }
  else{
    cout << "Arquivo renomeado com sucesso" << endl;
  }

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

É possível usar a versão Unicode de rename() ou _rename(). O método _wrename, também presente em io.h or stdio.h é útil quando precisamos internacionalizar nossas aplicações. Veja o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos renomear este arquivo
  wchar_t arq_antigo[] = L"C:\\Dev-Cpp\\arquivo.txt";
  wchar_t arq_novo[] = L"C:\\Dev-Cpp\\arquivo2.txt";

  // vamos testar se o arquivo foi renomeado com sucesso
  if(_wrename(arq_antigo, arq_novo) != 0){
    cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl;
  }
  else{
    cout << "Arquivo renomeado com sucesso" << endl;
  }

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}



Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia

A transpiração é um processo fundamental na contribuição para o acúmulo de água em estado gasoso na atmosfera. Qual agente é um dos principais atores nesse processo?

A) Rochas.

B) Solos férteis.

C) Chuvas.

D) Seres vivos.

E) Minerais.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

(TRE-MT - Analista Judiciário - Engenharia Civil) Em hidráulica, no que diz respeito à classificação dos escoamentos quanto à direção na trejetória das partículas, o escoamento pode ser

A) forçado.

B) laminar.

C) permanente.

D) livre.

E) transitório.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Postura ética profissional

A ética na engenharia envolve muitas questões, entre elas o estudo das decisões, das políticas e dos valores que são moralmente desejáveis na prática dessa profissão.

Sendo assim, estudar ética na engenharia tem como objetivo:

A) Capacitar os engenheiros a identificarem oportunidades para que seus projetos sejam aceitos.

B) Capacitar os engenheiros a enfrentarem a complexidade moral envolvida nas decisões e ações do exercício.

C) Priorizar a conformidade com normas técnicas em detrimento de considerações éticas mais amplas.

D) Minimizar a importância do consentimento informado em projetos que impactam comunidades locais.

E) Priorizar sempre o lucro das empresas sobre os valores éticos na execução de projetos.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

A instrução default é obrigatória na construção switch...case...default do JavaScript?

A) Sim

B) Não
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Turbomáquinas

Uma turbomáquina é um dispositivo no qual a energia é transferida para ou de um fluido em movimento contínuo. A linha da lâmina gira e altera a pressão do fluido, realizando trabalhos no fluido (bomba hidráulica) ou realizando o trabalho na linha da lâmina pelo fluido (turbina).

Qual classe de máquinas hidráulicas é especialmente excluída quando é considerada essa definição apresentada?

A) Essa definição exclui a classe de turbinas eólicas, pois, apesar de referenciar o termo genérico "turbina", não engloba os dispositivos cujos fluidos não são a água e cuja a vazão do fluido pode ser variável.

B) Essa definição exclui as máquinas hidráulicas que contêm um eixo de rotação. Nesse caso, foram excluídos, especialmente, os motores hidráulicos, um grupo amplo e com muitos dispositivos com vazão alta.

C) Essa definição exclui a classe de dispositivos chamados máquinas de deslocamento positivo. Nesses dispositivos, há limites móveis que forçam o fluido a se mover ou são forçados a se mover pelo fluido.

D) Essa definição exclui a classe de dispositivos chamados motores elétricos. Tais máquinas hidráulicas são responsáveis por receber a energia mecânica produzida por dispositivos, como as turbinas eólicas.

E) Essa definição exclui a classe de dispositivos chamados máquinas de deslocamento negativo. Nesses dispositivos, há limites móveis que forçam o fluido a se mover ou são forçados a se mover pelo fluido.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++

Veja mais Dicas e truques de C++

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 27 usuários muito felizes estudando em nosso site.