Você está aqui: C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como acessar os caracteres individuais de uma string em C++ usando a função at()Quantidade de visualizações: 7215 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função at() para percorrer os caracteres individuais de uma palavra, frase ou texto em C++. Esta função recebe o índice do caractere que queremos acessar e retorna o caractere correspondente. Note que o índice começa em 0. Veja o código C++ completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> #include <string> using namespace std; // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // vamos criar uma nova string string palavra("PYTHON"); // vamos percorrer os caracteres um de cada vez for(int i = 0; i < palavra.size(); i++){ cout << palavra.at(i) << "\n"; } cout << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: P Y T H O N |
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C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++ |
Como criar um vector de strings em C++, inserir alguns nomes usando a função push_back() e percorrê-los usando um iteradorQuantidade de visualizações: 11012 vezes |
Se você tem pouca experiência com a classe container vector da STL (Standard Template Library), este exemplo o ajudará um pouco. Aqui eu mostro como criar um vector de strings em C++, inserir alguns nomes nele usando a função push_back() e depois percorrê-los individualmente usando um iterador. Veja o código C++ completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá strings vector<string> nomes; // vamos inserir três nomes nomes.push_back("Osmar J. Silva"); nomes.push_back("Carlos de Souza"); nomes.push_back("Maria Dias de Carvalho"); // vamos percorrer o vector e exibir os nomes vector<string>::iterator it; for(it = nomes.begin(); it < nomes.end(); it++){ cout << *it << endl; } cout << "\n" << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Osmar J. Silva Carlos de Souza Maria Dias de Carvalho |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Vetores e matrizes em C++ - Como passar vetores e matrizes para as suas funções C++Quantidade de visualizações: 12016 vezes |
Muitas vezes precisamos passar um vetor ou uma matriz C++ para nossas funções. O trecho de código abaixo mostra como isso é feito. Observe que a passagem de uma matriz para uma função é feita por referência, ou seja, qualquer alteração nos valores da matriz dentro do método será refletida na matriz original:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; // função usada para exibir os valores // da matriz void exibir_matriz(int matriz[], int quant) { for(int i = 0; i < quant; i++){ cout << matriz[i] << endl; } } int main(int argc, char *argv[]) { // cria uma matriz com 5 inteiros int valores[] = {54, 3, 89, 6, 1}; // passa a matriz para a função exibir_matriz() // veja que temos que enviar também a quantidade // de elementos exibir_matriz(valores, 5); system("PAUSE"); // pausa o programa return 0; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: 54 3 89 6 1 |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear um arquivo em C++ usando a função rename()Quantidade de visualizações: 11632 vezes |
Em algumas situações nossos códigos C++ precisam renomear arquivos. Isso pode ser feito com o auxílio da função rename() ou _rename(), disponível no header io.h or stdio.h (trazido da linguagem C). Veja a assinatura desta função:int rename(const char *oldname, const char *newname); a) EINVAL - Invalid argument - Os nomes dos arquivos contém caracteres inválidos; b) ENOENT - No such file or directory - O caminho do arquivo é inválido; c) EACCESS - Acesso negado - Algum outro programa está usando este arquivo e mantém controle sobre o mesmo. Veja um trecho de código C++ no qual renomeamos um arquivo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos renomear este arquivo char arq_antigo[] = "C:\\Dev-Cpp\\arquivo.txt"; char arq_novo[] = "C:\\Dev-Cpp\\arquivo2.txt"; // vamos testar se o arquivo foi renomeado com sucesso if(rename(arq_antigo, arq_novo) != 0){ cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl; } else{ cout << "Arquivo renomeado com sucesso" << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } É possível usar a versão Unicode de rename() ou _rename(). O método _wrename, também presente em io.h or stdio.h é útil quando precisamos internacionalizar nossas aplicações. Veja o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos renomear este arquivo wchar_t arq_antigo[] = L"C:\\Dev-Cpp\\arquivo.txt"; wchar_t arq_novo[] = L"C:\\Dev-Cpp\\arquivo2.txt"; // vamos testar se o arquivo foi renomeado com sucesso if(_wrename(arq_antigo, arq_novo) != 0){ cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl; } else{ cout << "Arquivo renomeado com sucesso" << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia |
A transpiração é um processo fundamental na contribuição para o acúmulo de água em estado gasoso na atmosfera. Qual agente é um dos principais atores nesse processo? A) Rochas. B) Solos férteis. C) Chuvas. D) Seres vivos. E) Minerais. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
(TRE-MT - Analista Judiciário - Engenharia Civil) Em hidráulica, no que diz respeito à classificação dos escoamentos quanto à direção na trejetória das partículas, o escoamento pode ser A) forçado. B) laminar. C) permanente. D) livre. E) transitório. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Postura ética profissional A ética na engenharia envolve muitas questões, entre elas o estudo das decisões, das políticas e dos valores que são moralmente desejáveis na prática dessa profissão. Sendo assim, estudar ética na engenharia tem como objetivo: A) Capacitar os engenheiros a identificarem oportunidades para que seus projetos sejam aceitos. B) Capacitar os engenheiros a enfrentarem a complexidade moral envolvida nas decisões e ações do exercício. C) Priorizar a conformidade com normas técnicas em detrimento de considerações éticas mais amplas. D) Minimizar a importância do consentimento informado em projetos que impactam comunidades locais. E) Priorizar sempre o lucro das empresas sobre os valores éticos na execução de projetos. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
A instrução default é obrigatória na construção switch...case...default do JavaScript? A) Sim B) Não Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Turbomáquinas Uma turbomáquina é um dispositivo no qual a energia é transferida para ou de um fluido em movimento contínuo. A linha da lâmina gira e altera a pressão do fluido, realizando trabalhos no fluido (bomba hidráulica) ou realizando o trabalho na linha da lâmina pelo fluido (turbina). Qual classe de máquinas hidráulicas é especialmente excluída quando é considerada essa definição apresentada? A) Essa definição exclui a classe de turbinas eólicas, pois, apesar de referenciar o termo genérico "turbina", não engloba os dispositivos cujos fluidos não são a água e cuja a vazão do fluido pode ser variável. B) Essa definição exclui as máquinas hidráulicas que contêm um eixo de rotação. Nesse caso, foram excluídos, especialmente, os motores hidráulicos, um grupo amplo e com muitos dispositivos com vazão alta. C) Essa definição exclui a classe de dispositivos chamados máquinas de deslocamento positivo. Nesses dispositivos, há limites móveis que forçam o fluido a se mover ou são forçados a se mover pelo fluido. D) Essa definição exclui a classe de dispositivos chamados motores elétricos. Tais máquinas hidráulicas são responsáveis por receber a energia mecânica produzida por dispositivos, como as turbinas eólicas. E) Essa definição exclui a classe de dispositivos chamados máquinas de deslocamento negativo. Nesses dispositivos, há limites móveis que forçam o fluido a se mover ou são forçados a se mover pelo fluido. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++ |
Veja mais Dicas e truques de C++ |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
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