Você está aqui: Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Efetuando arredondamentos para baixo usando o método floorQuantidade de visualizações: 8858 vezes |
/* O método: public static double floor(double a) recebe um valor double e retorna o maior valor inteiro (ainda que do tipo double) menor ou igual ao argumento fornecido. */ public class Estudos{ public static void main(String[] args){ double numero = 4.17; System.out.println( numero + " arredondado para baixo é " + Math.floor(numero)); } } |
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Java ::: Coleções (Collections) ::: HashSet |
Java HashSet - Como usar o método add() para adicionar novos elementos a um HashSet da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 5242 vezes |
Novos elementos podem ser adicionados a um HashSet por meio do método add(), definido originalmente na interface Collection<E> e sobrescrevendo a versão herdada de AbstractCollection<E>. Este método possui a seguinte assinatura:public boolean add(E e) ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.HashSet; import java.util.Iterator; import java.util.Set; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { // vamos criar uma instância da classe HashSet Set<Integer> conjunto = new HashSet<>(); // vamos tentar inserir três inteiros neste conjunto if(conjunto.add(5)){ System.out.println("Elemento inserido com sucesso."); } else{ System.out.println("O elemento não foi inserido."); } if(conjunto.add(7)){ System.out.println("Elemento inserido com sucesso."); } else{ System.out.println("O elemento não foi inserido."); } if(conjunto.add(5)){ System.out.println("Elemento inserido com sucesso."); } else{ System.out.println("O elemento não foi inserido."); } // vamos exibir os elementos inseridos com sucesso Iterator iterator = conjunto.iterator(); while(iterator.hasNext()){ System.out.println(iterator.next()); } } } Ao executar este código teremos o seguinte resultado: Elemento inserido com sucesso. Elemento inserido com sucesso. O elemento não foi inserido. 5 7 |
Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics |
Como desenhar texto na superfície de uma JLabel do Java Swing usando o método drawString() da classe GraphicsQuantidade de visualizações: 11595 vezes |
A classe Graphics possui um método chamado drawString() que é usado para desenhar uma string na superfície de um componente. Veja a assinatura deste método:public abstract void drawString(String str, int x,int y) Como podemos ver, só precisamos fornecer a string a ser desenhada, a coordenada x e a coordenada y. Estas coordenadas são obtidas a partir do canto superior esquerdo do componente no qual desenharemos. O trecho de código abaixo mostra como desenhar a string "Arquivo de Códigos" em um JLabel: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JLabel label; public Estudos() { super("Desenhando em um JLabel"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new BorderLayout()); // Cria um JLabel label = new JLabel(); c.add(label, BorderLayout.CENTER); // Cria um botão JButton btn = new JButton("Desenhar uma string"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ // Desenha uma string no JLabel Graphics graphics = label.getGraphics(); graphics.drawString("Arquivo de Códigos", 20, 50); } } ); // Adiciona o botão à janela c.add(btn, BorderLayout.SOUTH); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar o modificador abstract em suas classes e métodos Java - Programação Orientada a Objetos em Java - Java POOQuantidade de visualizações: 18167 vezes |
O modificador abstract pode ser aplicado a classes e métodos. Seu uso com variáveis pode causar o erro abaixo:abstract String nome; Estudos.java:2: modifier abstract not allowed here abstract String nome; ^ 1 error Classes abstratas não podem ser instanciadas, ou seja, não podemos chamar seu construtor. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ public static void main(String args[]){ Cliente cliente = new Cliente(); System.exit(0); } } abstract class Cliente{ public Cliente(){ } } Ao tentarmos compilar esta classe teremos o seguinte erro: Estudos.java:3: Cliente is abstract; cannot be instantiated Cliente cliente = new Cliente(); ^ 1 error A função principal de classes abstratas é forçar a implementação para as sub-classes. Desta forma, seus métodos são declarados com o modificador abstract e sem corpo. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- abstract class Cliente{ abstract void obterNome(); } Sempre que suas classes contiverem um ou mais métodos abstratos, você deverá declará-la abstrata. Não seguir esta regra provocará o seguinte erro: class Cliente{ abstract void obterNome(); } Estudos.java:9: Cliente is not abstract and does not override abstract method obterNome() in Cliente class Cliente{ ^ 1 error As situações que fazem com que uma classe deva ser declarada abstract são:
Para finalizar, abstract é o oposto de final. Uma classe final não pode ter sub-classes. Uma classe abstract precisa ter sub-classes. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
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