Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: Java ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens

Criando thumbnails a partir de suas imagens e salvando-os como JPG

Quantidade de visualizações: 9999 vezes
import com.sun.image.codec.jpeg.*;
import java.awt.*;
import java.awt.image.*;
import java.io.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args) throws Exception{
    // Carrega a imagem original
    String mImagem = "foto1.jpg";
 
    // Nome da imagem final (thumbnail)
    String fImagem = "foto2.jpg";

    Image imagem = Toolkit.getDefaultToolkit().getImage(mImagem);
    MediaTracker mediaTracker = new MediaTracker(new Container());
    mediaTracker.addImage(imagem, 0);
    mediaTracker.waitForID(0);
    
    // define a qualidade da imagem
    int qualidade = 100; // 100%
 
    // define a largura e altura do thumbnail
    int largura = 150;
    int altura = 80;
    double thumbRatio = (double)largura / (double)altura;
    int larguraImagem = imagem.getWidth(null);
    int alturaImagem = imagem.getHeight(null);
    double imageRatio = (double)larguraImagem / (double)alturaImagem;
    if(thumbRatio < imageRatio){
      altura = (int)(largura / imageRatio);
    }
    else{
      largura = (int)(altura * imageRatio);
    }
    // Desenha a imagem original para o thumbnail e
    // redimensiona para o novo tamanho    

    BufferedImage thumbImage = new BufferedImage(largura, 
      altura, BufferedImage.TYPE_INT_RGB);
    Graphics2D graphics2D = thumbImage.createGraphics();
    graphics2D.setRenderingHint(RenderingHints.KEY_INTERPOLATION,
      RenderingHints.VALUE_INTERPOLATION_BILINEAR);
    graphics2D.drawImage(imagem, 0, 0, largura, altura, null);
 
    // Salva a nova imagem
    BufferedOutputStream out = new BufferedOutputStream(new
      FileOutputStream(fImagem));
    JPEGImageEncoder encoder = JPEGCodec.createJPEGEncoder(out);
    JPEGEncodeParam param = encoder.
      getDefaultJPEGEncodeParam(thumbImage);
    param.setQuality((float)qualidade / 100.0f, false);
    encoder.setJPEGEncodeParam(param);
    encoder.encode(thumbImage);
    out.close();
   
    System.out.println("Pronto. Veja se tudo correu bem.");
    System.exit(0);
  }
}

/*
 Ao compilar este código temos três avisos:

 Estudos.java:48: warning: 
com.sun.image.codec.jpeg.JPEGImageEncoder is Sun propr
ietary API and may be removed in a future release
    JPEGImageEncoder encoder = JPEGCodec.createJPEGEncoder(out);
    ^
Estudos.java:48: warning: 
com.sun.image.codec.jpeg.JPEGCodec is Sun proprietary
API and may be removed in a future release
    JPEGImageEncoder encoder = JPEGCodec.createJPEGEncoder(out);
                               ^
Estudos.java:49: warning: 
com.sun.image.codec.jpeg.JPEGEncodeParam is Sun propri
etary API and may be removed in a future release
    JPEGEncodeParam param = encoder.
    ^
3 warnings

Isso acontece porque com.sun.image.codec.jpeg é um pacote
proprietário da Sun. Esperamos que ele continue sendo
distribuído e essa mensagem desapareça de vez.
*/


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 26 usuários muito felizes estudando em nosso site.